Os curiosos carros conceituais do Japão

Compartilhe

O Japão sempre teve uma forte tradição em termos de design. Nesse post vou mostrar uma curiosa seleção de carros-conceito projetados por montadoras japonesas de 1957-2009.
concept car 1 Os curiosos carros conceituais do Japão

Toyota Proto, 1957

concept car 2 Os curiosos carros conceituais do Japão

Toyota Proto, 1957

concept car 3 Os curiosos carros conceituais do Japão

Toyota Publica Sports, 1962

concept car 4 Os curiosos carros conceituais do Japão

Protótipo Nissan Prince Sprint 1900, 1963

concept car 5 Os curiosos carros conceituais do Japão

Conceito Toyota, 1966

concept car 6 Os curiosos carros conceituais do Japão

Mazda RX 87 (Bertone), 1967

concept car 7 Os curiosos carros conceituais do Japão

Isuzu Bellett MX1600 (Ghia), 1969

concept car 8 Os curiosos carros conceituais do Japão

Toyota EX-1, 1969

concept car 9 Os curiosos carros conceituais do Japão

Toyota EX-II, 1969

concept car 10 Os curiosos carros conceituais do Japão

Toyota EX-III, 1969

concept car 11 Os curiosos carros conceituais do Japão

Mazda RX-500, 1970

concept car 12 Os curiosos carros conceituais do Japão

Mazda RX-500, 1970

concept car 12x Os curiosos carros conceituais do Japão

Isuzu MX1600-II

concept car 13 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan 126X, 1970

concept car 14 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan 270X, 1970

concept car 15 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan 216X, 1971

concept car 16 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan Skyline Concept, 1972

concept car 17 Os curiosos carros conceituais do Japão

Toyota EX-7, 1972

concept car 18 Os curiosos carros conceituais do Japão

concept car 19 Os curiosos carros conceituais do Japão

concept car 21 Os curiosos carros conceituais do Japão

Toyota RV-2, 1972

concept car 22 Os curiosos carros conceituais do Japão

Toyota F101, 1973

concept car 23 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan AD-1 Concept, 1975

concept car 24 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan NX-21, 1983

concept car 25 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan CUE-X, 1985

concept car 26 Os curiosos carros conceituais do Japão

Daihatsu TA-X80, 1987

concept car 27 Os curiosos carros conceituais do Japão

Mitsubishi HSR II, 1989

concept car 28 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan Boga, 1989

concept car 29 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan Figaro Concept, 1989

concept car 30 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan FEV, 1991

concept car 31 Os curiosos carros conceituais do Japão

Mazda London Taxi, 1993

concept car 32 Os curiosos carros conceituais do Japão

Mitsubishi ESR, 1993

concept car 34 Os curiosos carros conceituais do Japão

Suzuki EE-10, 1993

concept car 33 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan AP-X, 1994

concept car 36 Os curiosos carros conceituais do Japão

 Nissan Hypermini, 1997

concept car 37 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan TrailRunner, 1997

concept car 38 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan KYXX, 1998

concept car 39 Os curiosos carros conceituais do Japão

Honda Fuya-Jo, 1999 (essa porra é feia que nem o capeta!)

concept car 40 Os curiosos carros conceituais do Japão

Mazda Miata Mono-Posto, 1999

concept car 41 Os curiosos carros conceituais do Japão

Isuzu Zen, 2001

concept car 42 Os curiosos carros conceituais do Japão

Toyota POD, 2001

concept car 43 Os curiosos carros conceituais do Japão

Isuzu FL-4, 2002

concept car 44 Os curiosos carros conceituais do Japão

Honda IMAS, 2003

concept car 45 Os curiosos carros conceituais do Japão

Honda KIWAMI, 2003

concept car 46 Os curiosos carros conceituais do Japão

Honda Pro Arraste Si Cívico, 2003

concept car 47 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan Jikoo, 2003

concept car 48 Os curiosos carros conceituais do Japão

Toyota FINE-S, 2003

concept car 49 Os curiosos carros conceituais do Japão

Toyota MTRC, 2004

concept car 50 Os curiosos carros conceituais do Japão

Infiniti Kuraza, 2005

concept car 51 Os curiosos carros conceituais do Japão

Mazda Senku, 2005

concept car 52 Os curiosos carros conceituais do Japão

Mitsuoka Orochi, 2005

concept car 53 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan Zaroot, 2005

concept car 54 Os curiosos carros conceituais do Japão

Acura Advanced Sedan, 2006

concept car 55 Os curiosos carros conceituais do Japão

Mazda Nagare, 2006

concept car 56 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan Terranaut, 2006

concept car 57 Os curiosos carros conceituais do Japão

Acura Advanced Sports Car, 2007

concept car 58 Os curiosos carros conceituais do Japão

Mazda Taiki, 2007

concept car 59 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan Mixim, 2007

concept car 60 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan Bevel, 2007

concept car 61 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan Pivo-2, 2007

concept car 62 Os curiosos carros conceituais do Japão

Honda FC Sport Concept, 2008

concept car 63 Os curiosos carros conceituais do Japão

Mazda Kiyora, 2008

concept car 64 Os curiosos carros conceituais do Japão

Honda P-NUT, 2009

concept car 65 Os curiosos carros conceituais do Japão

Infiniti Essence, 2009

concept car 66 Os curiosos carros conceituais do Japão

Nissan Land Glider, 2009

concept car 67 Os curiosos carros conceituais do Japão

Isuzu FC-12

concept car 68 Os curiosos carros conceituais do Japão

Isuzu bombeiro 2

concept car 69 Os curiosos carros conceituais do Japão

Isuzu FL-1 / FL-4 / FL-10

concept car 70 Os curiosos carros conceituais do Japão

Isuzu Lunar Rover

concept car 71 Os curiosos carros conceituais do Japão

Isuzu Super Heavy Dumptruck

concept car 72 Os curiosos carros conceituais do Japão

Lexus, 2054

Artigos relacionados

3 comentários em “Os curiosos carros conceituais do Japão”

  1. Orientais nunca tiveram carisma em criar desenhos que carros que fosse um ítem de desejo absoluto, Honda é um exemplo, tinham boas motos e principalmente confiáveis mas não alavancavam porque éram “tétricas,” chegavam a sangrar os olhos de tão feias frente as belas Triump e Bsa inglesas entre outras, o que estas últimas tinham em beleza, também em problemas elétricos e mecânicos, os japa nada bobos viram uma brecha e passaram a copiar o design ocidental com o melhor de dois mundos, as linhas orgânicas e fluídas que despertam o desejo e a confiabilidade mecânica e hoje são essa potência em franco aclive. Pena que todos os carros e motos atuais estão descaradamente obrigando ao lado ocidental a gostar da alta costura japonesa diga-se seus modelos com faróis puxados e excesso de elementos visuais melhor falando “jaspionados” os veículos estão todos iguais não tendo mais opções que despertem o desejo de se passar uma noite tórrida com Sofhia Lorem tendo que engolir por certo um baiacu.

    • Luciano sua visão é mesmo etnocentrica.
      Enquanto nossa visão de mundo for tao provinciana, outros presidentes “golden shower” serão eleitos e sentiremos orgulho de sermos a piada de outros povos.
      Enquanto você sonhava com Sophia Loren, o mundo mudou.

    • Acho que você pode estar confundindo design com “design que eu gosto”. São coisas diferentes. De fato, os japoneses presaram a função em detrimento à forma logo na retomada após serem massacrados na Guerra. Acho que fica bem contextualizado historicamente isso num período em que as produções dos países ainda eram sempre direcionadas para mercado interno. Enquanto o estudio Guia já terceirizava projetos de design automotivo para a Europa e Estados Unidos, o japã ainda estava na busca de encontrar uma linha estética e um espaço fabril que permitisse uma retomada econômica. Eles encontraram isso de fato copiando e adaptando muita coisa do ocidente, e eu não recrimino isso, ao contrario. Países inteligentes são bons de copiar o que é bom. Hoje essa mesma crítica vem sendo feita à China, que trilha uma estrada que o Japão da retomada trilhou com grande sucesso.
      Eu concordo muito com você no contexto de hoje a maioria do design automotivo puxar uma tendência urbana de linhas agressivas. è tudo muito agressivo, muito monovolumétrico. A sensação que dá é que linhas fluidas como as de um Karmann Guia ou de um Shelby Cobra nunca mais voltarão, mas se há uma certeza em design, é que o que é bom, nunca vai embora pra sempre.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.