Olhos incríveis

Olha só que notícia mais interessante:

“Cientistas descobriram depósito de células tronco no olho humano”.

Logo abaixo da retina de um olho humano, em uma camada externa chamada de Pigmento do Epitélio Retinal (RPE, na sigla em inglês), pesquisadores americanos fizeram uma descoberta impressionante.
Este apêndice do sistema ocular, aparentemente, é detentor de células multipotentes, que poderiam ser convertidas em células de outros tecidos para auxiliar em uma série de tratamentos médicos.

A retina é um órgão de revestimento do globo ocular, responsável pela formação das imagens que vemos e transmissão dessas informações ao cérebro. O RPE, por sua vez, é uma finíssima camada que reveste a retina, nutrindo as células visuais. Sem ele, a retina deixaria imediatamente de funcionar por falência celular.
Cientistas da Fundação de Pesquisas Regenerativas, em Albany (Nova Iorque, EUA), investigaram as propriedades das células do RPE de adultos entre 22 e 99 anos. Cultivadas em laboratório, 90% das células maturaram, como era esperado. As 10% restantes, no entanto, continuaram inativas. Tratadas com componentes químicos, no entanto, elas puderam se transformar em células do tecido adiposo e nervoso, entre outras.

Trata-se, portanto, de células multipotentes, que têm a capacidade de se diferenciar em diferentes tipos de célula, conforme a necessidade. Com isso, os pesquisadores visualizam duas esperanças para tratamentos médicos no futuro. A primeira, mais direta, é a chance de tratar melhor as doenças no próprio RPE, que podem levar o olho humano até a cegueira.

Além disso, a extração de células tronco dos olhos pode permitir que elas sejam reinjetadas em outros tecidos do corpo para tratar doenças degenerativas nestes locais. Para que isso seja possível, no entanto, ainda é preciso que os cientistas descubram como uma célula do RPE poderia maturar no corpo humano sem a manipulação artificial que se faz em laboratório. É o próximo desafio a se enfrentar neste campo.

Realmente, os olhos são um mecanismo sensacional desenvolvido pela natureza ao longo de milhões de anos. Há quem acredite que os olhos são as janelas da alma. Mas será que os olhos humanos são todos iguais? Segundo as mais recentes pesquisas neste campo, a resposta é não.

OLHO AZUL
Olhos incríveis

O que se sabe até hoje é que pessoas que possuem olhos mais claros são mais sensíveis à luz, pelo fato de que não há pigmento o suficiente para bloquear os raios de luz e proteger a visão. Isso pode gerar danos na visão que podem ser irreversíveis. Mas até onde vai essa relação entre cor dos olhos e danos de visão nunca esteve muito claro.

Se há alguma diferença, ela tende a ser sutil. As evidências de que olhos mais escuros proporcionam uma melhor visão são muito pequenas ou inexistentes. Porém, já se sabe que é possível ter melhores reflexos com olhos mais escuros.

Alguns pesquisadores estão examinando esses efeitos no ramo dos esportes. Um estudo realizado na Universidade de Louisville revelou que pessoas de olhos mais escuros têm, no geral, melhores performances em tarefas que exigem rápido tempo de reação, como acertar bolas, jogar como goleiro e até no boxe.

Já aquelas com olhos mais claros, obtêm melhores resultados em tarefas que exigem mais precisão, como arremessar bolas de baseball, jogar golfe ou boliche.

Isso é interessante, embora eu sempre recomende ao leitor “ficar com um pé atrás” em pesquisas que tendem a dizer que certos padrões genéticos ou grupos étnicos são odeias para isso ou para aquilo. Há sempre o perigo de um ideal eugenista aparecer aí no meio. No Século XIX, era comum pesquisas científicas com bandidos. Os caras mediam suas dimensões cranianas, na busca de um “padrão de cabeça de bandido”. Assim, eles poderiam facilmente detectar quem cometeu um crime, não pela via das provas e investigação, mas pelas medidas corporais dos suspeitos. Nem preciso dizer como essas ideias falharam miseravelmente, mas elas são ainda hoje, uma parte fundamental da filosofia nazista, de pensar que o suposto grupo étnico nomeado de “arianos” são o ponto alto da evolução do homo-sapiens. O que é óbvio, uma ideia idiota construída sobre as frágeis bases científicas da eugenia.

SUPER ZOOM NO OLHO HUMANO

Se não fossem estas fotos, muita gente nem imaginaria que a superfície dos nossos olhos são tão impressionantes. Essas fotos, da fotógrafa Suren Manvelian publicadas pelo site underflash.com dão uma incrível dimensão de detalhes dos olhos humanos.
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis
Olhos incríveis

A complexidade do olho humano e de muitos outros animais é verdadeiramente surpreendente. Bilhões de anos de evolução e cerca de 400 mil gerações foram passando pelo processo de seleção natural para liderar o complexo olho que possuem muitas das espécies. E a prova disso, podemos obter pela simples observação do mundo natural, onde diferentes espécies têm diferentes tipos de olhos, cada um em diferentes estágios de desenvolvimento e com diferentes níveis de complexidade.

O mais simples olho que encontramos na natureza, é um bom representante das fases iniciais da evolução deste órgão. Olhos assim são vistos nos organismos unicelulares do gênero Euglena , que simplesmente se resumem a  um ponto pequeno (organela) em uma extremidade da célula. Este olho primitivo só é sensível à luz, sendo capaz de determinar se há luz ou não, mas não consegue formar imagens ou ver qualquer coisa.

Há quem pense que na outra extremidade, está o olho humano, e que este seria o olho mais perfeito da natureza. Isso é um ledo engano. Enquanto o nosso egocentrismo pode nos levar a acreditar que o olho do ser humano é o mais evoluído e incrível que existe no mundo natural, existem centenas de bons exemplos de animais com olhos mais fascinantes e surpreendentes do que os nossos. Discutiremos algumas criaturas com sistemas visuais curiosos no reino animal.

 

 CAMALEÃO
Olhos incríveis

Os olhos dos camaleões podem ser movidos independentemente para qualquer direção, o que lhe confere aparência curiosa. Quando um camaleão vê uma presa, pode fixá-la com um olho e utilizar o outro para verificar se não há predadores nas redondezas. O encéfalo do camaleão recebe duas imagens separadas, que tem de associar. À medida que se aproxima da presa, o camaleão fixa nela ambos os olhos para poder fazer pontaria.

 LIBÉLULA
Olhos incríveis

A libélula, possivelmente a mais formidável caçadora aérea entre os insetos, também tem alguns dos mais incríveis olhos do mundo animal. Eles são tão grandes que cobrem quase toda a cabeça, dando-lhe uma aparência de capacete, e um campo de 360 graus de visão. Esses olhos são compostos de 30.000 unidades visuais chamados omatídeos, cada um contendo uma lente e uma série de células sensíveis à luz. Sua visão é excelente, pois eles podem detectar cores e luz polarizada, e são particularmente sensíveis ao movimento, permitindo-lhes descobrir rapidamente alguma presa ou inimigo.

O TARSIER

 

Este primata noturno do tamanho de um esquilo tem alguns dos maiores olhos da natureza (proporcionalmente).  Só pra ter uma idéia, se os olhos de um ser humano fossem proporcionalmente tão grande quanto os de um tarsier, eles seriam do tamanho de laranjas. Os olhos do bicho são grandes e fixados sobre o crânio. Por isso,  não podem girar nas suas órbitas. O Tarsier compensou isso com a evolução de um pescoço extremamente flexível, no melhor estilo “Exorcista”. Como seus olhos mais pesados do que seu cérebro, o tarsier tem visão aguçada e excelente visão noturna. Ao que parece ele pode também ter uma visão capaz de   ver a luz ultravioleta, como o monstro alienígena Predador .

 

6) ARANHA
Olhos incríveis

Todas as aranhas, tem oito olhos. Nada estranho para um bicho que tem tantas pernas. Uma coisa curiosa sobre as aranhas é que seus olhos variam tremendamente de posição e tamanho em relação ao corpo. Aranhas caçadoras costumam ter dois olhões grandes principais. É o caso desta moça simpática que eu cliquei aqui em casa.

CAMARÃO MANTIS

Olhos incríveis

Ele já foi até tema de post aqui no blog. Seus olhos são tão espetaculares que não dá pra deixar de falar novamente deste carinha. O camarão Mantis tem os olhos mais complexos do reino animal. Os crustáceos têm uma visão notável, sendo capazes de ver até 12 cores primárias e detectar seis tipos diferentes de polarização de luz, bem como ver objetos em três diferentes partes do olho.

LAGARTIXA_FOLHA
Olhos incríveis

A lagartixa da cauda de folha um olhar muito surreal, suas pupilas são verticais e possuem um número de furos que se estendem pela estrutura, permitindo a coleta de maiores quantidades de luz. Seus olhos têm muitas células mais sensíveis como nos olhos humanos, dando ao animal a capacidade de detectar objetos e ver cores também durante a noite. Para dar uma idéia da espetaculosidade da visão noturna dessa lagartixa, enquanto os gatos e os tubarões podem ver de seis a dez vezes melhor do que os seres humanos na escuridão, este carinha aqui pode ver até trezentos e cinquenta vezes melhor do que nós na luz fraca. Ele tem um número de padrões estranhos e intrincada no olho, que também ajudam a fornecer camuflagem. Já que seus olhos não têm pálpebras, eles estão protegidos por uma membrana transparente, que esta  lagartixa geralmente limpa com a língua. Hummm… Dilícia!

 

O PEIXE DE 4 OLHOS
Olhos incríveis

Apesar do nome, este peixe pequeno tem apenas dois olhos. No entanto, cada um dos olhos é dividido por uma faixa de tecido e cada metade tem a sua própria pupila. Este ajuste permite que o peixe veja perfeitamente (e ao mesmo tempo) acima e abaixo da linha de água, e assim possa fazer a varredura de presas potenciais e dos predadores. A metade superior do globo ocular é adaptado para a visão no ar, enquanto a metade inferior está adaptado para visão subaquática. Embora as duas metades do olho estejam usando a mesma lente, a espessura e a curvatura da lente são diferentes nas metades superior e inferior do olho. Isso é assim porque somente dessa forma ele pode corrigir diferenças no comportamento da luz no ar e em água. Logo, Quando o peixe de quatro olhos fica completamente submerso, as metades superior dos olhos dele enxergarão desfocado. No entanto, o peixe passa a maior parte da sua vida vagando ali na superfície, ficando totalmente imerso apenas ocasionalmente, para impedir que as metades superiores dos olhos dele ressequem.

 

SAPO VERMELHO
Olhos incríveis

Ficando um pouco fechados, os olhos do sapo vermelho e verde possuem uma terceira pálpebra que protege o olho, mas que ainda permite o sapo ver. Não deve ser muito bom para dormir!

 

 OSTRA GIGANTE
Olhos incríveis

Células sensíveis à luz são os olhos da ostra gigante.

PEIXE RED LORD
Olhos incríveis

O colorido do peixe Red Lord, membro da família (sculpins) – faz a sua casa em rochosas áreas costeiras do Pacífico Norte, onde come caranguejos, peixes e algas. Ele pode mudar de cor para combinar com o ambiente, indo do vermelho ao branco em uma incrível variação de cores.

 CORUJA
Olhos incríveis

No mundo das aves, as corujas tem a melhor visão estereoscópica (significando que elas vêem em três dimensões) Como aves noturnas possuem córneas grandes que permitem que mais luz penetre em sua íris, melhorando seu desempenho como caçadora noturna, mas as corujas têm um ponto fraco: podem ver mais claramente a longa distância, deixando escapar o que esta por perto.

TIGRE
Olhos incríveis

O tigre é um temível caçador. Ele possui um mecanismo de visão adaptado para a caça. Durante o dia, os tigres têm uma visão tão boa quanto a de um ser humano, embora sem tantos detalhes, mas no escuro a coisa muda de figura! Eles possuem uma visão seis vezes mais apurada que a do ser humano na escuridão. Graças a isso, eles podem calcular com precisão a distância, o que é fundamental para decidir o momento exato de atacar. Mas os tigres selvagens estão em perigo: sua população diminuiu em mais de 96% nos últimos 20 anos.

TUCANO
Olhos incríveis

A característica mais marcante de um tucano é seu bico, longo e curvo, que pode crescer mais que o resto de seu corpo inteiro. Os cientistas acreditam que seu bico o ajuda a assustar predadores e na competição por comida. Eles também vivem em pequenas áreas fechadas, no interior de troncos de árvores, enrolando-se feito uma bola, escondendo seu bico entre suas asas. Seus olhos são extremamente curiosos, e contrastam com suas cores exuberantes.

 

RINOCERONTE
Olhos incríveis

Como os elefantes, o gigante rinoceronte também têm olhos pequenos em relação ao seu tamanho, estes são posicionados nos lados da cabeça, ao invés de na frente. Uma pessoa em pé a 100 metros de distância é invisível para um rinoceronte, mas seu aguçado olfato e audição compensam sua falta de visão. Mas mesmo com seus sentidos em alerta, os rinocerontes não têm sido capazes de evitar os predadores humanos, atualmente estão ameaçados de extinção no ambiente selvagem.

 COBRA
Olhos incríveis

Apesar da visão das cobras não ser particularmente notória, isso não impede a detecção de movimentos para além dos olhos, algumas serpentes (crotalíneos e pítons), têm receptores infravermelhos sensíveis em sulcos profundos entre a narina e os olhos que lhes permitem “ver” o calor emitido pelos corpos.

 

A LULA COLOSSAL
Olhos incríveis

Essa lula não é apenas o maior invertebrado conhecido, mas também tem os maiores olhos do reino animal. Cada um dos olhos da lula colossal pode medir até trinta centímetros de largura, e é maior do que um prato de jantar com uma lente do tamanho de uma laranja. Estes permitem que a lula para ver na penumbra, útil para um animal que passa a maior parte de seu tempo caçando a dois mil metros abaixo da superfície marítima. A lula colossal tem uma visão estereoscópica , o que dá uma maior capacidade de julgar distâncias. Ainda mais surpreendente, cada olho tem um “farol” integrado, um organismo chamado de ” farol “que pode produzir luz, para que cada vez que o lula foca seu olhar para a frente, os fotóforos produzir luz suficiente para que você possa ver sua presa no escuro.

fonte fonte

Este post foi feito em conjunto com o Lucas Gimenes

Related Post

14 comentários em “Olhos incríveis”

  1. Devia ter pesquisado sobre os olhos do peixe “linguado”. Não conheço maior bizarrice em termos de sistema visual. Ao longo do desenvolvimento do peixe, um dos olhos “migra” pro outro lado da cabeça.
    Tenho certeza que vc vai querer fazer um post só pra ele quando pesquisar! ^^

  2. Salve jovem,
    olhos são coisas muito loucas… a natureza gatou um bocado de tempo pra produzi-los, senti falta do lagartos com 3 olhos, como o Tuatara…

    ah, as fotos dos olhos humanos são muito legais, e aproveitando a fase macro em que você está, que tal fazer algumas experiencias… faz umas fotos aí, de gatos e cachorros e qualquer outro olho que se apresente. 

    vamos ver no que dá
    UmPonto

  3. Philipe, gostei da matéria. Pode me passar seu email para que eu lhe envie uma sugestão legal de post ?

    Estou tentando pela opção “entre em contato”, aqui do blog, mas não está aceitando. Talvez pelo fato de eu enviar endereços de sites e também links de vídeo.

    Abraço!

  4. super legal saber que temos os olhos assim ,nunca tinha visti imagens de olhos iguais as que vc postou ,parabens gosto muito do seu blog ,e meu divertimento depois do trabalho ,sucesso !!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares