Olhar mangá

%name Olhar mangáAposto com você que se você perguntar para seu avô o que é mangá ele não vai saber.

…Vou conter minha piada infame de humor negro sobre avós falecidos aqui. Claro que me refiro ao avô vivo.

Ok, talvez ele saiba. Se bem que pegar o avô é golpe baixo, mas perguntando para seus pais sobre o que eles acham da estética mangá, eles possivelmente irão comentar alguma coisa bem reducionista como :

” japonês gosta de desenhar bonecos olhudos porque eles tem olhos apertadinhos”.

É claro que esta resposta, embora reducionista e simplória revela um certo traço de verdade, mas não é só isso, obviamente, que faz do mangá um gênero com o qual toda uma estética de personagens e correlatos se desenvolveu. Isso afetou não só os produtos como também teve reflexo em campos como o cinema, jogos, os quadrinhos, as ilustrações, esculturas, etc…

Embora “mangá” seja um termo que designe histórias em quadrinhos, ou arte seqüencial oriental, a estética do mangá ganhou tamanha quantidade de copiadores e repetidores dos elementos básicos do estilo que tomou ares de uma nova escola artística, como foi com o Art Deco, Art Nouveau, o Modern art e assim vai.
Hoje em toda banca de jornais do Brasil tem uma revistinha baratíssima que diz em letras garrafais na capa:

“APRENDA A DESENHAR MANGÁ. E GANHE DINHEIRO COM ISSO!”

Há muito a se falar sobre este tipo de estética e não me negarei a fazer isso. Mas por agora meu render está acabando e tenho que encerrar a postagem. Pra não dizer que não falei da bizarrice, aqui está uma pessoa mangá.
Não, não é Photoshop, nem filtro ou modelo 3d. Essa menina ucraniana nasceu com olhos gigantes. Tão desproporcionais que viraram uma arma comercial nos tempos do predomínio da estética japonesa. Ela virou supermodelo, e vem sendo cada vez mais requisitada em função dos olhos “no estilo mangá de ser”.
%name Olhar mangá%name Olhar mangá%name Olhar mangá%name Olhar mangáRepito, isso não é montagem.
O nome da menina é Masha Tyelna. Saca só o olhão da garota. Eu teria medo de namorar alguém com uma butuca desse naipe, sinceramente.

Comments

comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.