O que há de errado com esta árvore?

Olhe para esta árvore e me diga: Você sabe o que há de Gump nela?  A resposta vai te deixar bolado. Vamos ver a planta mais de perto:

0_1081b0_3f0f4603_orig

 

0_1081b1_dfb59110_orig

 

Olhando de perto, podemos ver que a árvore está REPLETA de bolotas. Seria algum tipo de árvore desconhecida que dá sementes pelo tronco (como o faz a nossa jabuticabeira)?

 

Nada disso.

 

0_1081b2_f199cdd6_orig

 

A primeira coisa que nos chama a atenção quando olhamos para a árvore é que ela parece uma esponja.

0_1081b3_2e704c31_orig

Seu tronco esta repleto com milhares de pequenos orifícios onde vemos sementes. Os orifícios se espalham por toda a árvore, da base à copa. O numero de sementes é praticamente incalculável.

0_1081b4_d0c0f6ce_orig

Você poderia se perguntar por que elas estão surgindo de dentro da planta. A resposta é que elas não estão surgindo da planta, e sim estão sendo colocadas lá UMA A UMA! Quem é o autor desta insana façanha? Ele:

 

0_1081af_9d7f82cd_orig

Este é o Pica-pau.

O tipo mais comum de ave da família dos pica-paus, habita as florestas do México e sudoeste dos Estados Unidos (Califórnia e Oregon). Seu apelido é pica-pau bolota.A principal característica do habitat dessas aves é a presença de bolotas por TODO LADO.  Graças ao declínio das áreas de floresta, ele vem expandindo suas áreas de “reserva de comida”, fazendo suas buraqueiras e guardando sementes por todo lado. Isso inclui postes, mourões, e até casas. O pica-pau prefere mesmo o carvalho, mas na falta dessa árvore, qualquer madeira serve.

0_1081ad_81493cef_orig

Esta espécie de pica-pau difere de seu parentes por guardar as sementes na árvore, ao invés de cavar nela uma toca para criar seus filhotes.

0_1081a8_c27f8d1d_orig
O pica-pau faz isso para armazenar as sementes para o inverno, empurrando-as para os sulcos esculpidos à bicadas, nos troncos de árvores. É claro que um só pássaro não faz essa buraqueira toda. Geralmente eles vivem em bandos pequenos, que passam O DIA TODO, sete dias por semana repetindo o trabalho. Numa única árvore podem ser encontradas até 60.000 sementes escondidas. Cada bando tem seu próprio território para alimentação e reserva de comida, de modo que eles se juntam para meter a pancada em algum pica-pau esperto que queira tirar proveito do trabalho deles. Esses espertos existem aos montes. Não só outras aves, como os esquilos são seu principal inimigo.
0_1081ae_92a2aa5e_orig

0_1081aa_c10cebbf_orig 0_1081ab_fd5957cc_orig 0_1081ac_bc42326_orig 0_1081a7_cca4f609_orig

Como regra geral, o bando dos pica-pau bolota são compostos por 6 a 10 aves adultas, sem contar com os filhotinhos. Do total, o grupo é composto de 5 a 7 machos. Isso faz com que a fêmea seja ULTRA-desejada. Dessa forma, o período de reprodução deles gera uma competição ferrenha pelo direito de acasalar com as fêmeas. Os machos saem na porrada direto durante o acasalamento. Essa espécie de ave não forma pares estáveis e aliás, eles não tem nenhuma simpatia um pelo outro.

A plumagem dos Pica-paus na fase adulta tem cor marrom escuro no dorso, cauda e asas, e inferior – o abdômen, pescoço e cauda – é de um branco-manchado. A fronte é branca, com um fortíssimo bico preto-esverdeado. A maior característica e que os machos tem um “gorro” vermelho, como o Pica-Pau do desenho animado. Nos indivíduos do sexo feminino, o gorro é dividido por faixas brancas.

0_1081b6_1a792b86_XXXL

A reprodução é como a dos outros pica-paus, sendo feita sempre no oco de uma árvore. A árvore é escolhida com cuidado e uma vez feito o “cafofo” ela NUNCA MAIS mudará de residência. Todas as fêmeas do grupo vão depositar seus ovos no mesmo ninho, e depois nascem os filhotes, machos e fêmeas, alternadamente dentro de 11 a 14 dias. Os filhotinhos crescerão rapidamente, e nos primeiros meses de idade voarão do ninho.

O que realmente impressiona nesses animais é sua capacidade de estocagem. Numa floresta de montanha da Califórnia uma só arvore tinha 20 mil bolotas! Num pinheiro ao lado, foram encontradas cerca de 50 mil bolotas! Estes animais guardam sementes durante todo o ano. O dia -a dia é esse. Cava o buraco, pega a semente, coloca no buraco, repete…

Cada bando tem uma área bastante grande, a partir do qual os indivíduos estrangeiros são sumariamente expulsos. A defesa do território é obrigação de todos os membros do grupo.

fonte

Related Post

21 comentários em “O que há de errado com esta árvore?”

  1. Dava um filme de terror gore bacana! Os pica-paus devido ao desequilíbrio ecológico na região ficam inseguros em guardar suas bolotas nas escassas árvores, então eles começam a atacar em bando os humanos para guardar as bolotas nas cavidades oculares deles.
    Depois eles aproveitam todas as outras cavidades para guardar bolotas e não satisfeitos começam a cavar buracos nos crânios humanos!

  2. até os animais iracionais pensam no amanhã,se preocupam com o dia seguinte….tem seres humanos que não tá nem ai com nada gasta tudo que tem, recebe 100 mas deve 1000, só se preocupam com o hoje,….lamentavel…..

  3. Engraçado, nem sabia que a agonia que eu sentia em ver certos tipos de imagens tinha nome: tripofobia. Tive uma naúsea forte com a primeira imagens de zoom nas bolotas-sementes. Quase infartei. Passei rapidamente pra baixo e vi que eram feitas por pica-paus (bom, logo após ver a imagem do pau na cerca todo furado e passar mal de novo…). Interessante a matéria, mas não gostaria de morar por perto.!!

  4. Bem contraditório com o pica-pau do desenho…tem um episódio em que ele fica só descansando e comendo enquanto os outros animais trabalham para estocar comida kkkk inclusive um esquilo rs

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares