O misterioso numero sob a caixa

Compartilhe

%name O misterioso numero sob a caixa
Minha sogra apareceu com uma idéia meio sem nexo sobre na hora de comprar o leite, olhar sob a caixinha do longa vida para ver um número. Ela avisa com medo sobre comprar sempre o número 1 e nunca o 2, 3, 4, 5…
Alguém da Parmalat – Olha só o nível do hoax- falou pra ela que esse número significa o número de vezes que o leite foi para a prateleira e não vendeu, retornando a fábrica para reembalar pra vender novamente aos incautos que não sabem o secreto numero sob a caixa.
Então ela é obrigada a peregrinar por vários mercados atrás do tal número 1.
É…desde Lost essas coisas com múmeros estranhos parecem ter aumentando muito.

Mas eu vou estragar a festa dela novamente. (a primeira vez que eu desmenti um hoax dela foi quando ela estava toda feliz que o Roberto Carlos tinha se convertido à Congregação Cristã do Brasil – igreja pentecostal ao qual ela pertence)

Aí vai:

Esse alerta que está sendo divulgado pela Internet, acusando a re-pasteurização do leite longa-vida, onde o número 5, no fundo da caixa, indicaria que já foi recolhido e recolocado no mercado, por cinco vezes, não tem fundamento.

O reprocessamento do leite longa-vida tenderia a escurecer o produto, provocando um tom “caramelizado”, como podemos observar, por exemplo, no “doce de leite”. Não parece tecnicamente viável reprocessar e tornar a vender como “leite longa-vida”. Teria mais lógica, nesse caso, direcionar esse leite para a fabricação de outros produtos, como Bebida Láctea sabor chocolate. E parece que isso é usual quando algum problema é detectado na produção e esta ainda se encontra na “quarentena”.

Já quanto ao número, de 1 a 5, no fundo da caixinha, na orelha inferior do pacote, aquilo é uma impressão do fabricante de embalagens, da Tetrapak, e corresponde ao número da faixa do papel que pode variar de 1a 5, representando a posição da bobina no momento do corte. E´ um dado importante para o controle de qualidade da própria TETRA PAK, da embalagem, e não do leite.

Tentemos, então, ilustrar como são fabricadas as caixinhas: existe um rolo, ou uma bobina, de embalagem “tetrapak” (camadas de papel, alumínio e plástico). E´ mais ou menos como um rolo de papel higiênico, de papel para FAX ou um rocambole. Essa bobina é colocada na máquina que vai embalar o leite esterilizado (UHT – Ultra High Temperature).

A bobina é muito larga e a máquina vai fatiar em faixas, para fabricação automatizada das caixinhas. São cortadas cinco fatias longitudinais. As fatias externas, laterais, são numeradas como faixas 1 e 5. A fatia vizinha à faixa 1 é a faixa 2. E vizinha à 5 é a faixa 4. A fatia central recebe o número 3. Todas as 5 faixas têm o mesmo número básico, que corresponde ao número de fabricação da bobina, variando apenas o número da faixa (que é de 1 a 5, em cada bobina).

Cada faixa deveria ser suficiente para, normalmente, produzir 15 mil caixinhas ou, obviamente, para empacotar aproximadamente 15 mil litros de leite.

Como já dizia a psicóloga da minha mulher: – Cabô a palhaçada!

2 comentários em “O misterioso numero sob a caixa”

  1. Parabéns pelos seus trabalhos!
    E pela manutenção da boa informação com o fim desses hoaxs :p

    Vc sabia que apareceu uma luz estranha num dos videoblogs do Superman Returns??
    1:21, bem acima da cabeça do cara, e depois ela não aparece novamente.

    http://video.google.com/videoplay?docid=-7251252760396714213

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.