O grande buraco azul


O grande buraco azul é um dos lugares mais interessantes do nosso planeta. O nome já diz tudo. Trata-se de um enorme e profundo buraco, que fica no atol de Belize, a aproximadamente 100km da cidade de Belize. Olha só que coisa linda:

20bur O grande buraco azul   Curiosidades

Este é um dos lugares mais incríveis para se mergulhar.

bur O grande buraco azul   Curiosidades

O buraco azul é uma circunferência perfeita de 300 metros e profundidade de 125 metros. Ele é tombado pela UNESCO como patrimônio da Humanidade por suas características únicas.  Durante um bom tempo acreditou-se que o buraco azul era formado por um choque de um meteoro contra a Terra. Mas ele nunca foi uma cratera.

BlueHole O grande buraco azul   Curiosidades

Este buraco foi formado no último período glacial do nosso planeta. Nessa época, o nível dos oceanos era muito mais baixo e o local era um emaranhado de cavernas.

19bue O grande buraco azul   Curiosidades

Quando o planeta esquentou e o nível dos oceanos subiu, o teto da ceverna desabou, formando esta curiosa forma circular.

2332215780102347975S600x600Q85 O grande buraco azul   Curiosidades

A água é cristalina e existem milhares de espécies vivendo ali.

fonte



Escreva o que achou deste post. (Apreciaremos sua educação)
  1. Thomas disse:

    Teve um mergulhador famoso chamado Yuri Lipski que morreu nesse buraco em 2000, e a camera que ele carregava filmou toda a agonia e desespero dele ao acordar e perceber que estava no fundo do buraco… Não entendo inglês, mas me parece que ele desmaiou e acordou no fundo já sem oxigenio suficiente pra subir.

    Esse video esta no youtube e pode ser visto aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=eejQPUyeNiY

    Responder
  2. Lucas Fazzi disse:

    Bom post. Lugar bem estranho, se for pensar pela lógica.

    Dei uma pesquisada (aqui no blog) e não achei nada a respeito da “Porta do Inferno”, lá no Uzbequistão ou Turcomenistão; não me recordo. Outro lugar BEM estranho e que eu nunca soube o que é lenda, e o que é real a respeito disso.

    http://casossobrenaturais.blogspot.com/2009_06_01_archive.html

    http://www.youtube.com/watch?v=9LBcTHYICYI

    PS: vi que saiu uma matéria no fantástico disso, http://www.youtube.com/watch?v=GmkA0pynX30

    Responder
  3. F.Mendes disse:

    Eu fui pra Belize como voluntario e viajei por todo o pais, porem, nao pude fazer passeios turisticos porque o projeto tomou muito do meu tempo (o que foi bom). Passei “perto” do Blue Hole, mas, nao pude conhece-lo. Apenas em meu ultimo dia em Belize conheci as lindas ilhas, como SAn Pedro, La Isla Bonita.

    Responder
  4. Douglas disse:

    imagina passar de lancha pelo buraco e derrubar alguma coisa de metal sem querer. será que acha?

    Responder

Responder.