O efeito bizarro do shampoo

Sharing is caring!

Há um curioso efeito que acontece com o shampoo (eu creio que ocorra com qualquer líquido viscoelástico) quando colocamos dois potes, um virado para o outro e derramamos shampoo sobre o segundo. Veja só que coisa mais curiosa:

A explicação para isso está na Física. Trata-se de um efeito chamado kaye. Ele tem este nome porque foi descoberto por um engenheiro alemão britânico chamado Alan Kaye, em 1963.
fonte

9 comentários em “O efeito bizarro do shampoo”

  1. Doideira. Mas precisa mesmo ter duas dessas assadeiras de lasanha, dispostas dessa maneira?
    Imagino que seja efeito do líquido do xampu se amontoando de alguma maneira que crie um “túnel” menos denso ali na base do líquido, aí o peso do líquido que está caindo faz pressão e cria esse esguicho. Tipo, o próprio material do xampu se acomodando age como um cano dobrado, e o xampu que cai faz peso e pressão, e o líquido rompe na parte mais frágil do acúmulo, qualquer coisa a ver com tensão superficial. Depois que vi aqueles vídeos da piscina não-newtoniana não duvido de nada.

    Responder
  2. Te juro que ja fiz isso acontecer e nao foi com Shampoo, mas nao lembro com oq, pqp, eu estava fazendo algo fantástico e nem sabia, na epoca achei normal. 😛

    Responder
  3. da pra faze isso com shampoo nas mãos mesmo, eu ficcava fazendo isso, mas gasta mto uehuehuhauhushuhashd, e o shampoo q eu usava tambem n pulava tanto assim

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.