O dia mais quente, o mais chuvoso e o mais frio no mundo

Hoje fez um calor infernal aqui. Então eu estava como sempre pensando em algo bem estranho para comentar aqui no blog e tive a idéia de procurar quando e onde se deu o dia mais frio e o dia mais quente do mundo.

Ao que parece, o dia mais frio do mundo foi 21 de julho de 1983. Neste dia, o termômetro em Vostok, na Antártida registrou a temperatura de menos 89 ºC. Frio como o catiço, hein?

E o dia mais quente ocorreu em 13 de setembro de 1992, em Azizia, na Líbia. O termômetro atingiu a temperatura de 58 ºC (na sombra!)

Frio ou quente, eu acho que chato mesmo é quando chove, né? Qual terá sido o dia mais chuvoso do mundo? Pelo que eu consegui descobrir, o dia mais chuvoso do mundo aconteceu em Cilaos, a leste de Madagascar, e foi em 16 de março de 1952. Neste dia, choveu de uma só vez 1,87metros de água. Mais 60,96cm de água caíram nas 24h do mesmo dia.

E no Brasil?

A menor temperatura já registrada em território nacional, oficialmente, foi em Santa Catarina na cidade de Caçador onde registrou-se -14°C. Porém muitas vezes as estações meteorológicas não registram alguns valores ou em algumas localidades não há estação meteorológica para efetivar o registro, então dados não oficiais dizem que já chegou-se a menos. Nas proximidades de São Joaquim SC a temperatura teria chegado a -18°C e em Palmas no sul do Paraná a -15°C. Oficialmente nestas duas cidades as mínimas são de -10°C.

O ponto mais frio do Brasil? A alguns quilômetros de São Joaquim SC nas proximidades da cidade de Urubici no planalto sul catarinense, esta localizado o ponto mais alto de Santa Catarina com 1808 metros. É o Morro da Igreja. O Morro da Igreja é provavelmente o ponto mais frio do país e atualmente lá funciona uma base militar. Geralmente, entre o pico e as cidades de São Joaquim e Urubici existe uma diferença de 4°C. Então não pode-se descartar a possibilidade de no pico a temperatura ter chegado a valores próximos de -20°C. Este valor é apenas uma hipótese que não pode-se descartar. Segundo os relatos de militares, em dias de frio e vento a sensação térmica no morro da Igreja pode-se chegar a -35°C.

E o lugar mais quente do Brasil?

A maior temperatura foi registrada em Orleans, um município de Santa Catarina onde chegou a 45°C. Mas em Paratinga, na Bahia, os termômetros também já chegaram a 45°C, porém com décimos de diferença para a cidade catarinense. Há uma hipótese de que nas proximidades da cidade baiana a temperatura teria passado do recorde catarinense.

Os municípios que registram as maiores temperaturas médias no Brasil se localizam ambos no Piauí. Bom Jesus e Picos detém as maiores médias de temperatura do Brasil, sendo que freqüentemente as temperaturas chegam a 39°C. Apesar de outras cidades do Brasil registrarem valores maiores que a destas duas cidades, as cidades do Piauí tem maior freqüência de altas temperaturas.

Bizarrice suprema no clima da Amazônia
Todo mundo sabe que na amazônia é quente pra chuchu. Pois o que você diria se eu te contasse que já fez ZERO GRAU lá? Pois é. O fenômeno acontece de tempos em tempos e se chama “friagem”. A Friagem ocorre porque as massas de ar polar mais fortes conseguem chegar até o oeste da Amazônia fazendo assim a temperatura cair no oeste do Mato Grosso, Rondônia e Acre. As temperaturas descem até 10°C podendo chegar a menos. Foi na maior friagem registrada, no ano de 1975, no mês de julho, que a temperatura atingiu zero grau, desesperando os moradores da região que não tem nem roupa de frio e nem metabolismo corporal habituado a isso. Lá a temperatura flutua na faixa dos 30 graus praticamente o ano todo.

fonte

Nevasca no Brasil

Acredite se quiser, já teve uma nevasca no Brasil que soterrou uma cidade com 2 metros de gelo! Isso aconteceu em Vacaria, (nordeste gaúcho) nos dias 7, 8 e 9 de agosto de 1879. Nevasca cabulosa! Coisa nem tão rara no Brasil, pois em 1963 e 1957 a cidade de São Joaquim também teve uma das piores nevascas já registradas no Brasil. A camada de neve chegou a 1,30 metros e a cidade ficou isolada em função da falta de condição de trafego nas estradas e em varias casas o telhado caiu, por não ser feito para agüentar o peso da neve. Na cidade de Palmas no sul do Paraná, em 1965 também varias casas desabaram em função da neve. Nestas grandes ocorrências a neve durou de 5 a 10 dias para derreter completamente, principalmente nas áreas abrigadas do sol. (fonte: climaterra , abaixodezero ).

Related Post

85 comentários em “O dia mais quente, o mais chuvoso e o mais frio no mundo”

  1. O uso da alávra “centígrados” é errado, pois demarca uma medida que a variação do ponto de ebulição e fusão é 100.
    Como Kelvin e Célsius são assim, é mais certo usar ºC

    😉
    de resto, r0x

  2. [quote comment="51356"]O uso da alávra “centígrados” é errado, pois demarca uma medida que a variação do ponto de ebulição e fusão é 100.
    Como Kelvin e Célsius são assim, é mais certo usar ºC

    😉
    de resto, r0x[/quote]

    Boa. Consertei lá

  3. [quote comment="51361"]só uma consideração, complementando: temperatura é medida na sombra mesmo, não existe medição de temperatura no sol bruto![/quote]

    Sim, mas é que é tão quente que alguém poderia pensar que foi medido no sol.

  4. [quote comment="51403"]58 ºC aqui em Cuiabá é um clima bem ameno… :P[/quote]

    A média de temperatura em Cuiabá (dados oficiais) é:
    Minima Julho 22,0°C
    Maxima Novembro 27,2°C

    Não existe registro de temperatura acima de 45 graus no Brasil. 😛

    Fonte: http://www.climabrasileiro.hpg.ig.com.br/dadostemp.htm

  5. 28°C????

    ASUHauhsuAHUSUHauhsuhaSUHHUAuhsuhAHSUHASHUAsuhAUHSUHAUHSUHauhshuasuhuhauhsuhausuhAUHSAUHsuhaSUHauhshuASUHASUHASUHAs

    Quando o indivíduo morre e vai pro inferno, primeiramente ele faz estágio aqui em Cuiabá…

    Olha eu sei que o termometro de rua não é uma fonte confiável,,, mas EU já vi e se quiser qualquer dia te mando fotos de um desses marcando 48°C…

    E 28°C aqui é a marcação de noite… e ainda tá bem fresquinho… :raisebrow:

  6. Ahhh!!! Eu quase ia me esquecendo de algo… você sabe claramente que média pega as temperaturas de todos os dias do ano e fa uma média…

    Tenho a informar que Cuiabá tem uma amplitude térmica muito grande, ou seja… hj tá 10ºC de noite e amanhã 11 Horas estará 42ºC… (Y)

    e isso é verídico! não é exagero não…

    aqui em certas epócas do ano, dormimos no freezer e acordamos no forno.

    :ohhyeahh:

  7. Fala sério… Lugar quente mesmo é itaperuna. PQP! Maluco, eu nunca fui num lugar tão quente.
    Aqui no rio é sinistro tb, mas o mar até que dá uma segurada. Antigamente, aqui no rio o lugar mais quente era Bangu. Daí mudou para praça Mauá.
    Muita gente olhando as estatísticas vai pensar que o rio esfriou, mas a verdade é que os malucos depredaram a estação meteorológica de Bangu e agora ela não existe mais, então o calor passou a ser medido no centro.
    Por isso que a gente não pode confiar muito nos dados oficiais.

  8. [quote comment="51567"]Cara!
    eu moro em Foz do Iguaçu no Paraná
    aqui no verão passa facilmente dos 45°C[/quote]

    No rio eu tb acho que tem dia que passa fácil, já vi o relógio da praia marcar 48 aqui. Agora isso não é dado oficial, né?

  9. [quote comment="51584"]Ahhh!!! Eu quase ia me esquecendo de algo… você sabe claramente que média pega as temperaturas de todos os dias do ano e fa uma média…

    [/quote]

    Hehehe eu sei sim. Passei em estatística I e II na faculdade. (não sei como até hoje)

  10. issu é mentira de q a temperatura mais quente foi de 45 graus, ki na minha cidade todo dia o termometro marca 39° 40° 42°
    issu é o normal, agora issu foi em julho, (época de praia)
    se liga na foto: http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAADAjqg7RtZLSX2EcFmmNzVnVAann8J8l3xqRP9YuXy3rEZLGySBzVzflFY2pxF1W6RghmsmdOmmFP5n1pmTpddFAJtU9VC1kwSKhBKKXtpJMe25WOhQDGNjbQ.jpg simplismente 48° :omg:
    e num vem dizer q o termometro ta errado, pq quem tem carro com termometro tambemregistro essa temperatura! :ohhyeahh:

    • jA MOREI AI EM teresina-pi 1ANO AI E SEI COMO É! PIOR Q NAO VENTA E NAO TEM UMIDADE A PISTA DERRETE AGORA MORO EM SAO LUÍS-MA AQ É MAIS FRIO É MAIS FRESQUINO!!!

  11. isso pq vocês nunca vieram a cuiaba…. faz 45º~49º

    eh SENTIR pra crer… =\

    muito quente (moro aqui desde q começou a onda dos “42 graus” foi a epoca q essa temperatura tava ‘normal’ :\

  12. Tambem moro em Teresina – Piauí, sou leitor do mundo gump já faz um tempo, agora sobre calor com certeza o Piauí ganha! Maluco esse domingo eu fui parar no hospital!!! Mês passado eu passei duas semanas em Brasília e voltei pq não tava conseguindo mais nem respirar, o ar tava muito seco, mas de noite tava frio, bem frio. E o pior é que cada ano esquenta mais ainda!

  13. [quote comment="69857"]vem visitar corumba ms e descubra o que é calor. 🙁 :([/quote]

    Conheço bem. Um calor do catiço mesmo. Mas acho que itaperuna -RJ é pior.

  14. Desejo fazer curso de especialização em metereologia, algum curso que eu possa ser um meteorologista confiável, digamos assim,…

  15. eu acho q vcs nunhca foram em Palmas-to nao .. uma vez tava passando nun sinalero e tinha um termometro no lado : 42º , e um dia minha prima tirou uma foto com o termometro marcando 50º x_x

  16. Malucos, eu ODEIO o calor. Pra mim passou de 25° já esta quente e este ano em São Paulo tivemos em março uma semana inteira de minimas acima de 22° e máximas na casa dos 33° (Eu vi um termometro de rua marcar 37°). Vá fazer calor assim em Teresina.
    Aliás, dizem que:
    Em Teresina não dá pra fritar ovo no asfalto – ele frita antes de cair.
    Em Teresina galinha come milho e bota pipoca.
    O diabo morava em Teresina, mas mudou para o inferno por ser menos quente.
    A primeira coisa que um Teresinense faz ao chegar em Cuaibá é reclamar do frio…
    Falando sério (Ou pelo menos tentando) segundo pesquisei por ai, de fato Cuiabá tem maximas maiores que Teresina, mas por sofrer o evento da friagem no inverno, não pode ser considerada a capital mais quente do pais. Já em Teresina e Palmas as maximas são altas mesmo em julho. Parece que Palmas também registra máximas maiores que Teresina e não sei por que raio do diabo Teresina ainda é a capital mais quente. Mas Cuiabá deve ser um catzo no calor hein? Além de quente é bem úmida também. falando nisso, um conhecido meu visitou Nova York no verão e disse que por lá também passa de 40° (mais de 100°F) ele disse que além do calor a úmidade é tanta que as pessoas andam e nadam ao mesmo tempo, tamanho é o suor. Pelo amor de Deus. Hoje, aqui em São Paulo esta fresquinho, uns 17°, estou sem camisa e só de comentar sobre tanto calor já estou suando.
    Quem me dera morar em Yakutska, Sibéria, onde no inverno faz 45° abaixo de zero…ô coisa boa.

  17. Mas deixando o calor de lado… Domingo (07/06) Aqui em Fraiburgo-SC vai ter sensação térmica de -3ºC. Friozinho né?
    Axo q deve estar entre as 10 cidades mais frias do Brasil.

    Run Forrest, Run!

  18. Isso não é montagem pq eu já vi isso ocorrer varias vezes.
    http://buzz.globo.com/files/136/2008/12/termometros-cuiaba-jb.jpg

    Conheço outras regiões do Brasil mas nenhum calor como Cuiabá, normalmente os termometros chegam a 40°C facinho, quem nunca esteve lá não pode dizer que a cidade não é quente, 10°C isso só acontece no inverno que normalmente dura 2 dias e nada mais!!!

  19. nao sei se o termometro aqui no rio de janeiro estava certo mas marcou 47 graus ( esses termometros de rua nem sempre estao certos . ) , mas estava tao calor que os meus olhos estavam ardendo , por isso acho que a temperatura recorde do brasil foi registrada no domingo da semana passada …

  20. O dia que fez 0 graus na amazonia deve ter sido alí pelo dia 20 de julho de 1975.
    Eu moro em Cascavel, no interior do Paraná e me lembro que no dia 17 de julho deste ano, a temperaturo não passou dos 3 graus, e no dia 18 de julho, fez 4 graus negativos até as 2 horas da tarde e nevou a manhã toda, a agua das torneiras congelou e dois agricultores se suicidaram devido as perdas ocasionadas.

    Nessa mesma frente fria, fez 3 graus em Cuiabá, completamente fora do padrão para o local.

  21. Galera Namoral sem querer falar nada se em cuiabá ta passando facilmente de 48ºC Aki no rio deve tar uns 90ºC; porque ta loco cara se em Orleans ta passando diariamente ou facilmente de 40ºC
    Bangu ta em quantos ?

    100ºC ????

    -> Se em um dia em Bangu tivesse 40ºC e eles banhassem Em Nitrogênio Liquido em um dia de frio, chuva, neve, furacão e etc…

    A temperatura ia cair de 45ºC Para 44.9ºC !!!

    Acha, que eu tou louco, sou exagerado??? Então fiquem 1 MINUTO PARADO BEM CENTRO DE BANGU !
    E DEPOIS ME FALA BELEZA ???

  22. oh…vou mentir nao, essas cidades ai podem ate serem quentes, mas quando vem as massas de ar quente em goiania, RAPAZ dificilmente vao pra menos que 40 graus. EXCELENTE TOPICO.

  23. Povo exagera né, falando que faz 48 graus no Rio e 58 graus em Cuiabá. Os récordes do Brasil são, 44.8°C em Orleans sul de Santa Catarina, Santana do Livramento (RS) com 43° em março de 2004. No nordeste com certeza deve ter registrado récordes como esses. Agora, exagerem não falarem que já teve 48 graus no Rio, claro né, só se for no sol. Queira pegar 48 graus na pele pra ver o que é bom. Os vizinhos argentinos provaram isso, na cidade de Rivadavia ao norte da Artentina com 48.8°C e Rivadavia no estado de San Juan onde registrou 50 graus na sombra em 5 de janeiro de 1905. A cidade de Cordoba nesse país ja registrou 47.1° em janeiro de 2005. Isso sim são fatos verídicos. Agora não me venham falar que no Rio já chegou a 48° na sombra, ou exageiros como falarem que Cuiabá anoiteceu com 10 graus e amanheceu com 42 graus, ajudem ai…

  24. que exagero
    eu sei que faz muito calor tanto no RJ como em Cuiabá
    mas nunca passou de 45C
    no sol com certeza, a sensação térmica é maior
    mas a temperatura oficial é medida na sombra
    e o recorde em Cuiabá é de 43C, do RJ tbm
    em SC chegou a 45C na sombra, assim como na cidade da Bahia lá
    esse sim foi o recorde
    termometros de rua não são confiaveis

    já vi um termometro na sombra marcando 26C em Curitiba e na outra esquina tinha um no sol marcando 36C
    sendo que o recorde de Curitiba foi 35C em 1985

  25. sou de Imperatriz – Mam muuuuuuito mais quente que cuiabá e palmas
    foz do iguaçu, teresina, corumbá e rio de janeiro nem se fale, não dá nem pro começo

    sem puxação de saco , cidades mais quentes estão no nordeste do ceará (aracati), leste do rio grande do norte (mossoró), estado do piaui (floriano, teresina, picos, parnaiba, bom jesus), centro sul e centro leste do Maranhão (Imperatriz, Caxias, Barreirinhas) e leste da Bahia (Bom Jesus da Lapa) e leste da Paraíba (patos)

    o resto é mta falação e pouca ação.
    todas as cidades do centro-sul fazem menos de 18 graus no inverno
    tem que ver é a média
    aqui na minha cidade na estação chuvosa (novembro à abril) as temperaturas no termometro máximas ficam entre 37 (em dias muito chuvosos) e 44 graus, na estação seca fica entre 45 e 51 graus
    isso é SENSAÇÃO TÉRMICA e não temperatura, minha city tem essas sensações pq fica na Amazonia

    Agora pra mim as duas mais quentes são Floriano, Mossoró e de capital é Teresina!

    Macapá tbm tem médias muito altas.

  26. Cara vou falar uma coisa ja fui em muito dos lugares citado ai, mas cidade quente e Cuiaba nossa pois ela fica no meio literalmente de um buraco de qualquer lado para sair da cidade e serra,, e esta localizada em um planalto…sem mar,,sem ar…nossa aquilo e uma locura..ja presenciei dia que marcava 42grau… e as pessoas tranquilas nas rua…ta doido rsrs.

  27. Eu moro em São Joaquim – SC, aqui, em 2000 fez -11º negativos, e 6 cm de neve, mas isso é comum, todos os anos isso acontece, chega a -8º,-9º, e ás vezes chega a -10º de noite, e neva, pelo menos 2 vezes por semana no inverno e pelo menos 1 vez por semana no último mês de outono… Aqui a máxima foi de 33º! E essa de -18º é real, não é mentira!

  28. cara, aki em belém os termometros marcam todos os dias entre 30 e qurenta graus, e bota positivo nisso, pois na época do inverno os termometros marcam no minimo 23º e daí pra baixo impossível e aki ñ tem esse negócio de friagem e o que alivia bastante é pq aki o ar é bastante úmido, e dificilmente tem alguém q se atreva andar por aí a partir do meio dia, e nem a chuva q cai praticamente todos os dias ajuda a aliviar o calor, muleque, é coisa de louco 🙁

  29. Olha sem sacanagem, a questao nao é sombra e no sol, porque os termometros de praça ficam abaixo do solo portanto não faz diferença nesse sentido, agora sem k.o Bangu no rio bateu 50° nesse verão de 2009 pra 2010, ate no Vagner Montes rolou uma matéria mostrando o quanto os termometros marcam menos do que realmente é, pelo menos segundo a materia voce deve acresentar 10° do termometro de praça, se bateu 50° é 60° assim por diante, nao estou dizendo que Bangu é o mais quente do Brasil ou tambem Itaperuna que é quente pra caralho tambem no rio, mas que pra ter passarelas com duchas é porque o inferno ta por ali!

  30. Quando eu fui para Yakutsk já peguei temperaturas de 67 graus negativos e quando fui para Al Azizia peguei 59 graus possitivos, nossa que loucura né?

  31. Bom eu acho a capital mais quente da minha regiao é sem duvida teresina onde eu ainda vou conhecer, o piaui foi o unico estado em que eu nao fui aqui no nordeste
    Capital mais chuvosa e umida: Salvador(Minha cidade claro)raramente valores menores que 60%
    Capital mais seca: teresina tem indices que podem chegar a 10%

    vo falar de salvador nessa misera (sou o primeiro argh) salvador é a capital mais fria e agradavel do nordeste pois com minimas anuais de 23,0°c e maximas anuais de 28,3° lembrando que esse ano 2010 salvador obteve temp°c de 16°c 19/8/2010 na ondina
    Medias minimas em julho de 18,9°c e maximas de 24,8°c

    No verao nao se sente calor pois a umidade sobe e temp raramente passam dos 30°c (estou na bahia viu)

    Ah e tambem salvador é a capital mais agradavel pois

    1- sensaçoes termicas no inverno tipo ta fzendo 18°c mas a sensação ta de 15°c e maximas tb fazendo 25°c mas sens de 22°

    2- no verao tb pois temp 28° sens de 26°

    3- Umidade media no verão (epoca mais seca) em torno de 68% a 75%

    4- Salvador por ser um santuario geografico pois é banhado por TRES lados recebe umidade, brisa, de tudo quanto é jeito, por isso é raro ficar dois dias seguidos sem chover(quando ja é raro um)
    5-Atras de salvador fica o planalto da chapada diamantina(mais elevado e frio do nordeste (com temp minima nao oficial de 0° em abaira)por isso alem da tripla brisa do mar ainda recebe a quarta brisa do planalto que geralmente derruba as temperaturas maximas no inverno

    6- Salvador E A MAIS COTADA A FAZER ABERTURA DA COPAAAAAAAAA

  32. Estao falando doideces. 45 graus, 47 graus, isso e merda, nao sao temperaturas do ar.
    A medicoes corretas se midem com instrumentacao profesional com abrigo.
    E assim ate o 44.8C de Bom Jesus do Piau e errado. O recorde e o de Orleans.
    Isso dos 49 graus na Argentina tambem e errado, Rivadia nao tenha um termometro profesional no 1905. Rivadavia nunca teve passado de 45.3C com instrumentos profesionais.

  33. Teresina, realmente é muito quente, entretanto é somente nos meses de agosto até dezembro, mês este onde já começa a cair algumas chuvas, de janeiro a julho o clima é agradável.

  34. ASSIS -SP Se lava sua ropa antes de vc colocar o prendedor ja seco, o gugu foi la pode ver o video kkkk falou q cidade quente kkkk vc nao pode sair das 10 am ate 5 pm, sinao terra quemaduras de 3 grau. se é branco fica nego, se é nego fica mais nego… nem tem mais onde estacionar , te tem mais e no sol arvores poucas deixar no sol e fogo, joga galinhas ja almoçada terrá um atentado a terrorista no raio de 5 km terra pena e pipoca a vontade kkkk, quando é 5 am o sol toma bebida alcolica e da uma risadinha, falando achoooo rsrsrsrs … falowww

  35. Termometro de rua não é confiável. Eu já vi aqui em Belém ( cidade da chuva e do calor ) um termômetro marcando 21°C na sombra e um outro 34°C ao sol. Aqui em belém 48°C é bem friozinho. Se um belenense chegar no rio de janeiro vai primeiro reclamar dum frio de 41°C.

  36. Eu também sou de Belém. Temos uma grande amplitude térmica em um dia. De noite tá 19°C e à tarde 34°C ( NUNCA FEZ 40°C AQUI). O clima daqui di belém é super loko.

    Hoje mesmo são 17:48 tá sol e tá fazendo 25°C ontem tava chuvendo e tava fazendo 29°C.

  37. Em belém mesmo chuvendo todos os dias faz calor porque o clima é equatorial. Só p ter uma prova se colocar papel imbaixo do sol de belém em 3 segundos já tá pegando fogo. Mas calo mesmo é aki em Manaus. As 4 da matina já começa a esquentá, a manhã já tá pegandu fogo e á tarde já tá tudo em cinzas

  38. Eu não sei quanto a Cuiabá ;x Mas aqui em Manaus no verào a temperatura passa facilmente dos 40 graus e a maior temperatura já registrada nesse ano aqui foi de 49 graus ;x E eu ainda juro que tava mais quente do que isso ;x
    Agora tu vem falar q em município de Santa Catarina faz mais calor do que aqui ;x Aí é lenda

  39. Olá vc tinha proucurado a maior temperatura do Brasil qe em SC marcou 45°c mas aqui em Cuiabá já marcou 47°c gostaria que vc proucura-se no googleimagens ”Cuiabá” vc verá um termometro marcando 47°c e gostaria que vc vesse e muda-se no seu blog….

  40. FALA SÉRIO MEU MANAUS É ABAFADO ,mas não tão quente assim aqui a temperatura de tarde é de 33 graus de tarde e 28,29 graus no inverno e de noite faz uns 22 graus e já é quente  imagina fazer quase 50 graus de tarde e 30 de noite como cuiabá!my god! eu morreria torrado…

  41. mar de espanha- mg devia ser o melhor clima do mundo até no verão costuma fazer 16 ou 15 graus de madrugada , pode ser um pouco quente de dia tanto no inverno como no verão mas de noite refresca muito , ano passado fez 5 graus na madrugada do dia 10 de julho de acordo com a estação metereológica , no verão raramente passa de 27 graus e no inverno de tarde mal passa de 24 ou 25 graus e de noite faz 10 , 12 ou até 7 nos dias mais frios , chove só 1200 milímetros por ano concentrados no verão , as maiores temperaturas são registradas no final da época da seca entre setembro e o começo de outubro chegando a 32 graus , aki nem é muito alto só 500 metros de altitude , mas o vento que vem das montanhas mais altas em volta da cidade refresca muito …

  42. Eu acho que em média no lugar mais quente do Brasil é no Norte, lá chove muito, mais também é calor o ano todo, e aqui no Ne é seco, mas no tempo das chuvas a paisagem fica linda. As temperaturas mínimas no inverno (aqui na minha cidade) variam em torno de 16 e 20ºC . No verão acho que deve chegar a 36,37ºC.

  43. A verdade é que se você pegar o dia mais quente do ano de cada cidade: Teresina-PI, Rio de Janeiro-RJ, Cuiabá-MT, Foz do Iguaçu-PR, Blumenau-SC, Santa Maria-RS, a temperatura oficial é muito parecida.
    Diferente de outras cidades como Brasília-DF, Caxias do Sul-RS, Curitiba-PR, Lages-SC onde devido à altitude a temperatura oficial, mesmo do dia mais quente do ano, sempre será mais amena.

    Olha a prova aqui:

    Temperaturas máximas absolutas capitais 2010

    Capitais
     Temperatura máxima absoluta 2010Porto Alegre 38,5ºC – 03 fevereiroFlorianópolis 34,7ºC – 07 fevereiroCuritiba 33,5ºC – 05 fevereiroSão Paulo 33,8ºC – 02 fevereiroRio de Janeiro 41,8ºC –16 fevereiroBelo Horizonte 34,3ºC – 17 fevereiroVitória 37,3ºC – 24 fevereiroCampo Grande 37,4ºC – 20 setembroCuiabá 41,9ºC – 17 setembroGoiânia 37,8ºC – 16 setembroBrasília 32,5ºC – 26 setembroSalvador 34,6ºC – 23 marçoAracaju 33,8ºC – 06 janeiroMaceió 34,8ºC – 28 fevereiroRecife 34,0ºC – 04 marçoJoão Pessoa 33,6ºC – 23 marçoNatal 33,2ºC – 16 marçoFortaleza 34,0ºC – 05 fevereiroTeresina 39,1ºC – 28 setembroSão Luís 35,4ºC – 06 fevereiroPorto Velho 38,2ºC – 29 setembroRio Branco 38,1ºC – 28 setembroManaus 38,1ºC – 30 setembroBoa Vista 37,0ºC – 02 marçoMacapá 36,2ºC – 05 julhoBelém 35,4ºC – 25 agostoPalmas 41,2ºC – 25 setembroFonte: INMET

    Só três capitais fizeram uma máxima maior que Porto Alegre em 2010, e olhe que há ciadades muito mais quentes no interior gaúcho no verão, como é o caso de Santa Maria.

  44. Uma Mulher Disse ao seu marido : – Amoor, Posso dizer algo bem quente em seu ouvidinho…
    E o Marido responde todo alegre : – Pode sim meu amor !
    E ela susurra em seu ouvido : – FOZ DO IGUAÇU ! 

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

    Aqui é PHODAA… Ontem fez 49 º C

  45. Nao sao veridico. Sao varrendura. Rivadavia NUNCApassou de 45.1C ,no 1905 nao existia un Stevenson Screen, a temperatura mais alta registrada na Argentina en condicoes correta e de 47.3C. todos os demais e verrendura,

  46. Bem, nasci e morei durante 32 anos em Manaus e estou a 02 meses morando no centro de Caxias do Sul/RS. A estação nesse momento aqui em Caxias é o verão. Termômetro marcou máxima de 25 graus (à tarde) e mínima de 16 graus à noite. Esses 25 graus de Caxias, que a população sentiu muito calor, pra mim é um clima ambiente, não senti calor e nem frio. Quanto aos 16 graus senti muito frio. Durmo com muita roupa e três cobertores. Em Manaus, nunca senti no corpo esse imenso frio. Mais os 25 graus de Caxias equivalem-se a 19 graus em Manaus. Imagina os 39 graus de Manaus em Caxias do Sul. Quem disse que Manaus é a cidade mais quente do Brasil não sei se está correto, mas que está entre as cinco está. De madrugada, em Manaus é muito quente, muitas das vezes nem condicionador de ar resolve. Portanto, em Manaus é quente e abafado o dia todo, não tem presentça de vento. Nas cidades do sul e sudeste há sol intenso, mas tem ventos frequentes, principalmente, as cidades praianas que recebem ventos do mar. Em Manaus ventilação mesmo só de arvores que são poucas na cidade. Porém, acho que as cidades mais quentes do Brasil são as capitais da região Norte, Cuiabá (MT), Teresina e Picos (PI). O restante que me perdoem: calor é de vez em quando!

  47. Moro em Campo Grande MS e aqui as temperaturas variam que é uma beleza!! Um dia ta 35 graus 2 dias depois caiu para 1,8graus e no ano varia entre 40 e 0 graus com sensação térmica entre 45 e -6

  48. Moro em campo Grande/MS,tipo assim, para um morador das serras gaúchas ou mineiras,aqui seria muito quente, para um morador de cuiabá, do Pantanal ou do norte do país seria um pouco quente,assim como para residentes próximo do litoral brasileiro,Campo Grande, faz calor, mas o bom é que a cidade em média de 560m de altitude,fica num planalto, sem ser rodeada por serras próximas e muitas vezes há uma boa ventilação, aqui é muito doido, faz calor como nas partes mais quentes e frio que lembra as partes mais frias,os moradores mais antigos dizem que nos anos 60 a 80 o calor era menos e o frio era mais,hoje dizem ao contrário com o desmatamento e aumento da cidade o calor é mais e o frio é menos,menor minima em Campo Grande/MS, em 18/7/1975, 3,4 negativos,poré, teve várias de 1 grau negativo, ou zero grau, em 24/7/2009 a cidade teve uma das tardes mais fria da sua história com a temperatura máxima de 6 graus, sendo que neste dia, a sensaçao térmica chegara ao meio dia à 4 graus abaixo de zero.

  49. Eu moro em Campo Bom, no Rio Grande do Sul. Nasci em 4 de junho de 1984 em Encantado, que também fica no Rio Grande do Sul. Aqui em Campo Bom eu já peguei 42 graus no Inverno, mas no Verão eu peguei 46. Na minha terra dá no máximo uns 37. Mas eu estive em Cuiabá em 2013, estava 51 graus.

  50. Sei lá,mtos eu nem conheço,países e datas,mas não sei se por estar doente,tava c suspeita de ansiedade c mto medo,o ano mais gelado,em São Paulo,p mim foi,primeiro meados de 1999.E 2000,insuportável,perdeu apenas p os últimos 4,q não estou mais suportando.Calor idem,e agora c a seca,nossa.Eu pensei q tava passando mal e ia enfartar,mas todo mundo estava ou c problema de pressão,ou respiração.E as oscilações estão acabando c a gente,a queda mto brusca de 25,p 14,15…haja imunidade.Tenho medo,não pavor de como será,e se iremos sobreviver nesse início de primavera no Brasil,ja não aguento a falta de ventilação,e passo mal.Só tive problemas de asma qdo criança,e nunca tive doenças,só depressão legal,nada.A gente fica sentindo frio no calor,calor no frio e não dá p definir,e a depressão sazonal,q tenho é horrível,particularmente nesse mês em q vimos um solzinho,pensei q ia me animar,mas essas quedas bruscas,falando sério.Durmo c calor e acordo mal,me sentindo como se andasse em carvão,incha tudo,fico c nariz entupido.O país está um caos,o governo quer nos matar,isso sim…Eu queria mto morar no Sul,mas não consigo suportar temperatura extremamente baixas,e gelo me dá fobia…me lasquei…Agora,notaram q parece não bater a sensação térmica com a q cada um sente?Se a previsão diz q está por exemplo 20,mas tira 3 graus,sinceramente acho q tem que multiplicar,pq eu agora senti um frio danado,desliguei até o ventilador,e o ar cheira a ozônio…Alguém pode me dizer se é impressão,minha sensibilidade,ou tem erro nessas previsões?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares