->
5…
4…
3…
2…
1…
péééééééééé. Acabou o tempo.
Uma Katana é uma espada. Uma espada oriental que é feita da mesma maneira há vários séculos. Também é conhecida como espada de samurai.
Se você leu Musashi, então você provavelmente sabe o que é e também como é feita uma katana legítima. E de quebra você sabe do que uma boa katana é capaz.
Assim, deve ter respondido sem pestanejar logo após a interrogação da primeira linha deste post.
A boa katana é feita a partir de um bloco quase cúbico de aço. Esta pequena caixinha de metal é levada a uma fornalha até incandescer. Então ela passa a ser suavemente batida, em movimentos ritmados por incontáveis vezes até começar a afinar. Quando ela finalmente afina, o artesão começa a bater de modo a dobrá-la. E volta a bater vigorosamente até ela voltar a se compactar. Então, o processo se repete com a beleza sincronizada da fornalha e batidas.
Após dias neste processo, o metal ganhou estruturas fibrosas em sua estrutura molecular. O bloco de metal agora parece ser uma lâmina. Mas é ainda aquecido e resfriado em seqüências repetitivas. A repetição de calor e batidas tem por objetivo formar microscópicos filamentos de aço que percorrerão a estrutura da lâmina, conferindo-lhe enorme flexibilidade.
desde os imemoriais tempos dos Shoguns, a katana é o símbolo máximo da disciplina, honra e dedicação. Seu corte preciso aliado a sua maleabilidade em combate fizeram da espada mais que uma arma. Mais até que o mero prolongamento do corpo de um guerreiro. Fizeram uma obra de arte única.
Veja o que a katana é capaz de fazer.
Ela corta o tomate como se fosse um sabre de luz jedi. E eu que achava que a cena em que o personagem tem a cabeça cortada em 2 ( mas só vemos quando ela - aparentemente inteira, desliza e divide-se em duas metades) nos animes era só um exagero narrativo!
Neste video, é possível ver a fabricação da legítima katana japonesa . Infelizmente está em japonês sem legendas. Mas pelo que eu entendi, eles estão fazendo espadas com metal proveniente de meteoros!
É praticamente impossível não desejar uma espada dessas. Felizmente, eu já tenho a minha.(eu coleciono espadas)
Compre uma Katana pra você. Ou melhor, FAÇA a sua.
src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js">
- Nenhum post foi encontrado
7 Comentaram sobre “O corte da Katana”
dê sua opinião
Seu comentário pode ser apagado ou moderado se:







March 29th, 2007 at 11:56 pm
Philipe, você quer dizer que tem uma dessas RÉPLICAS que vendem ali perto da Carioca, que custam entre 150 e 250 pratas, né? Porquê uma katana de verdade hoje em dia, só vendendo um rim e metade do fígado…
March 30th, 2007 at 1:25 am
vale a pena a leitura: http://en.wikipedia.org/wiki/Katana
March 30th, 2007 at 10:57 am
Boa pergunta a do Ananias?
É katana de verdade ou a réplica de loja de aeroporto? =)
Grande post esse teu, principalmente por citar Musashi, um dos melhores livros que já li.
Vou recomendar o post no Muito Firme!
Ah! estou de endereço novo:
http://www.muitofirme.net
March 30th, 2007 at 11:02 am
uma legitima dessa é loco e caro… não se acha no mercado livre heeh,
alias, alguem sabe como conseguir uma dessa.. verdadera assim?
March 30th, 2007 at 11:04 am
so complementando:
olha isso:
http://www.youtube.com/watch?v=-sHTJAKN-5k
eu achava q isso era só em filme!
March 30th, 2007 at 12:31 pm
As verdadeiras Katanas são feitas somente no Japão, por artesãos que passam o conhecimento para seus filhos, mas como hoje em dia não existe mais a demanda, a Katana tornou-se menos procurada.
E tem mais uma coisa, a verdadeira Katana não enferruja, o que para muitos é um mistério e na verdade trata-se da cultura milenar de um povo que sempre cuida de sua história.
March 31st, 2007 at 3:31 pm
È claro que eu vendi meu rim, ué.
Mas não só isso. Vendi meu fígado, uma parte do baço e ainda meu olho esquerdo é de vidro.
Lógico que quando eu digo que tenho uma, quero dizer que tenho uma réplica. Não uma dessas aí. Mas considerando que:
1- Não vou usar a espada
2- Não tenho dinheiro pra queimar
3- Não sou samurai
A réplica resolve bem a minha necessidade, hehehe.