Musicas em Klingon, elfico e sei lá mais o que

Sharing is caring!

Hoje fui acometido de uma duvida estranha: Será que existe alguma musica numa língua inventada, tipo klingon?

Pedi um help no facebook e no twitter. Eu também dei uma pesquisada. Se você não sabe nem mesmo o quê é um klingon, eu explico.

Os Klingons são aqueles alienígenas que tem o saco na testa:

Musicas em Klingon, elfico e sei lá mais o que

Todos eles são súditos da minha família, que desde a criação do Universo, é a dona do planeta Kling, de onde eles saem como baratas para dominar a Galáxia.  O Rafael deu a dica de um clipe Klingon:

A linguagem Klingon, chama-se tlhIngan Hol, em Klingon e é uma língua artificial fictícia criada para a série de televisão Jornada nas Estrelas (Star Trek). Alguns fãs da série estudaram e aprenderam a falar fluentemente a língua (caras tipo o Sheldon), e existem pelo menos três publicações em Klingon. A linguagem Klingon foi criada por Mark Okrand para a série. Pode parecer bizarro, mas Mark foi apenas um dos vários escritores que se deram ao trabalho de bolar línguas para suas obras de ficção. O mais famoso deles é sem dúvidas o J.R.R. Tolkien. Tolkien era linguista e isso ajudou no processo criativo, porque não só criou as línguas faladas na Terra média, como estabeleceu sua genealogia, estruturando linguas mortas na sua ficção. Todas com suas regras e peculiaridades.

Tem esta musica aqui que seria cantada em sindarin (a língua dos elfos) que foi criada por Tolkien:

Outra língua bem estranha é o Esperanto, que em teoria deveria ser uma espécie de língua universal. Aqui tem uma musica em esperanto:

Eu também achei musicas numa língua artificial chamada Novial. O novial é uma Idioma artificial criado pelo destacado linguista dinamarquês Otto Jespersen com o intuito de facilitar a comunicação entre os povos. A palavra novial provém da combinação do prefixo nov (novo) e as iniciais do termo International Auxiliary Language.

Aqui tem outra e outra aqui

Outra língua artificial que eu nem fazia ideia que existisse antes de iniciar este post é a Interlíngua. Trata-se de uma língua auxiliar internacional baseada na existência de um vasto vocabulário comum compartilhado por línguas de grande difusão mundial. Eu não achei uma musica propriamente dita, mas me espantei em achar uma radio interlíngua e por mais estranho que pareça eu estava entendendo grande parte do que era falado na radio. Olha que doideira: http://www.interlingua.com/radio

Achei esta musica em linguagem Ido, que é outra língua artificial internacional que precedeu o Esperanto.

O ido é  uma síntese das principais línguas europeias existentes, com um vocabulário relativamente reduzido, uma gramática simples e consistente, sendo assim teoricamente fácil de aprender.

Outra língua muito, muito estranha é o Toki pona. Eu achei uma musica em Toki pona aqui: http://bknight0.myweb.uga.edu/toki/music/siketu.mp3
Aqui tem outra. Juro que isso é sério: http://bknight0.myweb.uga.edu/toki/music/tokipona.mp3

O Toki Pona é uma língua planejada, criada pela língüista e tradutora canadense Sonja Elen Kisa e tendo aparecido pela primeira vez na internet em 2001. Trata-se de uma linguagem minimalista, composta de apenas 14 fonemas e 125 palavras. A língua Toki Pona foca-se em conceitos simples e elementos que são relativamente universais. Inpirado pela filosofia taoista, o Toki Pona não visa a ser uma língua auxiliar, mas um “yoga para a mente”, pretendendo expressar o máximo sentido com o mínimo de complexidade. Troço meio doido, né?

Há também uma outra língua criada pelo Tolkien (tolkien foi o mais tarado dos tarados em termos de criar mundos complexos para ambientar seus livros) é o Quenya. Basicamente, o Quenya é uma lingua antiga élfica, diferente do sindarin. O Quenya deu oriegm a outras linguas elficas, como o Valarin, e surgiu de uma lingua base chamada “Quendiano primitivo”. Ou seja o cara é tão escalafobético que ele criou uma língua extinta para seu mundo. Achei uma musica do Evanescence convertida para o Quenya:

Não consegui achar nenhuma musica em Na´vi, nem em românico, nem Tlavatli, ou Rumani. Também não achei musica em Língua Franco nova, só este cara falando aqui. Não achei nada audível em Agartiano, Europanto, Volapuque, Kuzduhl, novilingua (aquela do 1984). Se alguém tiver musicas nessas línguas aí mandem pra mim o link que eu ponho no post.

fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte

19 comentários em “Musicas em Klingon, elfico e sei lá mais o que”

  1.  Tava achando estranho a falta do Na’vi até chegar ao fim do post, afinal não foi daqui que saiu aquele post do cara que foi assistir Avatar e saiu do filme boladasso, tanto que aprendeu a língua e hoje em dia só sai de casa “fantasiado” de Na’vi?

    Responder
  2.  Olá Philipe, tem uma língua maluca que se chama Zeuhl que está mais para um estilo musical. Algumas bandas que cantam nessa lingua: Magma (foram eles que criaram), Univers Zero, Art Zoyd. As musicas são bem experimentais e uma mistura de fusion, rock progessivo, art rock e mais um monte de coisa heheheVlww

    Responder
  3. A do Klingon eu sabia, tá num documentário sobre os Trekkers. Mas o resto… morria e não sabia! Só voce pra achar essas coisas mesmo. Boa!
     

    Responder
  4. Philipe, se me permite, gostaria de fazer uma correção. O primeiro vídeo não é Klingon não! Eles estão cantando em russo! Um abraço

    Responder
  5. Só para completar, a lingua que eles falam no filme Laranja Mecanica é uma mistura de inglês e russo. Por exemplo, Drug é amigo em russo, golova é cabeça (eles falam guliver), e por aí vai. Parabens pelo blog , um grande abraço!

    Responder
  6.  Na trilha de LotR existem várias canções em Sindarin, acho eu que a mais conhecida é a “The Council of Elrond”/”Aniron” da Enya que é bem… etérea, digamos assim. Eu gosto ^^

    Responder
  7. uma lingua estrana que estou começando a estudar é o portunhol selvagem tem até um encontro anula na america latina, sendo em cada ano em um pais

    Responder
  8. Existe um livro em portugues da lingua klingon…

    http://livrosdamara.pbworks.com/f/29+-+MARC+OKRAND+-+Jornada+nas+Estrelas+-+Dicion%C3%A1rio+Klingon_+IV.pdf

    segundo o livro é um dicionário….

    tem umas frases legais para quem quiser dar uma de fã louco da serie

    rs

    tIv toH

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.