Mundo Gump atualizado

%name Mundo Gump atualizado

É com grande satisfação que reabro o blog à visita dos leitores. Depois de alguns dias de sufoco e perrengue, aqui estamos nós, em um novo server, mais parrudo e mais veloz, com tema novo, aplicativo de celular e muita disposição para continuar inovando e criando permanentemente.

Foi trabalhoso (e estressante) fazer isso tudo numa semana bastante tumultuada. Meu filho quase nasceu antes da hora, um monte de coisa pra resolver, bugs para corrigir… Isso tudo não seria possível sem a ajuda do meu amigão Pedro Gafanhoto, leitor do blog das antigas e salvador da pátria nas horas mais difíceis de configurar servidor, criar plugin exclusivo, criar aplicativo de celular, etc.

A primeira coisa que talvez você note é que o blog ficou muito mais rápido. Isso se deve em parte ao novo servidor, mas em parte a um trabalho que fizemos de depurar o banco de dados do site, que estava ENTULHADO de lixo acumulado ao longo de 6 anos e centenas de plugins e temas anteriores.

Outra coisa é que agora o blog é responsivo, ou seja, ele se adapta ao tamanho da tela dinamicamente. Consertei um monte de posts que estavam com erros, com imagens faltando e tal, mas não deu pra completar tudo. É MUITA coisa que tem que ser feita para gerir um blog deste tamanho, com quase 4000 posts. Fizemos uma verdadeira higienização, arrumando um numero gigante de categorias em umas poucas, mas bem definidas que definem melhor o perfil deste blog desde a sua gênese.

Um dos aspectos mais empolgantes da nossa nova interface é justamente a facilidade com que a pagina principal joga o visitante aí pra dentro. Com mais portas de acesso interno, separadas por categorias bem distintas, fica mais fácil navegar pelo que você realmente quer ver. Quer ver bizarrice? Basta escolher a categoria bizarro e um show de coisas inacreditáveis e bizarras vai passar na sua frente. Quer ver posts de esculturas e bonecos? É só escolher a categoria esculturas.

“Ah, mas eu gostava do jeito antigo!” – Calma meu camarada! Eu pensei nisso e para ver o blog como ele era antes (ou quase) basta clicar na casinha aí no menu. Os posts do blog agora estão com modo resumo, porque muita gente reclamava de ter que passar minutos intermináveis descendo a scrollbar para saber o que ia ler primeiro. Agora isso ficou mais fácil e intuitivo.

O problema das imagens, um problema clássico e antológico do blog desde que ele migrou do blogger para o wordpress, ainda não foi completamente resolvido. Ocorre que naquele tempo, eu hospedava as imagens externamente e um dos servidores de imagem do blog faliu e apagou TUDO. Resultado, milhares de imagens sumiram aqui do blog. Isso é mais comum nos posts antigos. Resolver isso não é fácil e envolve refazer o post, fazendo upload de uma nova imagem e colocando lá. O problema é que o Hd onde estavam estocadas essas imagens deu defeito e um amigo meu esta tentando consertar. Eu vou arrumando as imagens na medida em que consigo.

Ainda há algumas coisas para mexer, mais na parte de plugins compatibilidades e tradução do tema. Mas eu precisava botar logo o blog no ar. Por causa do excesso de trabalho, minha janela de tempo esta curta e não dá pra dar bobeira. A próxima meta é criar um cronograma definido de postagens, para não dar mais vácuo.

Bom, é isso. Caso notem alguma coisa se comportando estranhamente, podem falar comigo por aqui ou pelo facebook. Falando no Face, se você gosta do Mundo Gump e ainda não curtiu nossa pagina, dá um alô aí!

Artigos relacionados

Comments

comments

63 comentários em “Mundo Gump atualizado”

  1. Ficou ótimo o novo visual do site! Eu acompanho desde 2010, e finalmente consegui comentar (eu acesso pelo celular e os scripts para comentar não rodavam aqui). Sou teu fã! PS: termina logo o conto “Os outros” estou morrendo de curiosidade!

    • Poluído era o outro layout cara, esse é muito mais limpo. Eu e o Philipe trabalhamos horas pra conseguir deixar o mais limpo e sem defeitos o possível.

      • O fato de vocês terem trabalhado horas é louvável, mas em nada mundo que para mim o layout é poluído. É muita propaganda, banner, caixinha, animação, sugestão de outros posts, textos pulando e correndo. Talvez eu seja o único, mas para mim está poluído e desagradável.

        Eu deixei de visitar o blog justamente porque para mim está muito bagunçado. Não digo isso para desmerecer o trabalho de ninguém, mas porque talvez haja outras pessoas como eu, e isso pode impactar no número de visitantes.

        Já tentei a sugestão do Philipe (de clicar ‘na casinha), mas a irritação de encontrar textos novos e seções que eu acompanhava está superando o prazer de encontrá-las e lê-las.

        • Nuno, a minha meta era apenas voltar a disponibilizar o blog o mais rápido possível, porque fui obrigado a fazer a mudança “no susto”, bem no meio de um conto. Com isso, não tive tanto tempo para testes e avaliações quanto eu gostaria. A necessidade de reativar o site o quanto antes se interpôs ao meticuloso estudo e refinamento do tema, testes de carga, cache, etc. Minha ideia era: Tirar os bugs e o lixo no banco de dados, colocar o site no ar primeiro, e depois ajustar o tema. E é isso que eu estou fazendo. A mudança num blog deste tamanho não é algo trivial. O servidor novo deu uns bugs, tivemos problemas inesperados de todo tipo (incluindo ataques de hack), um plugin deu pau e ferrou o feed, deu um trabalho descomunal descobrir onde era o erro e como consertar, mas acho que vamos conseguir deixar tudo bem bacana e confortável para s leitores. Normal que as pessoas fiquem incomodadas com o volume de opções possíveis na primeira pagina. A solução via “casinha” era uma solução paliativa antes de eu começar a mexer mais a fundo nos arquivos do tema. Há uma lista enorme de atividades a serem feitas por aqui, e eu tenho que ir seguindo as prioridades. Uma das mais importantes é não deixar dar vácuo de conteúdo. Tem que ter pelo menos um post novo todo dia. Abaixo de fazer o blog funcionar, que é prioridade zero, esta é minha meta numero um.
          Me dê um feedback melhor aí sobre as “seções que acompanhava”. Como era isso? Vc se refere ao melhor d mundo gump e os contos na sidebar?

          • Olá, Philipe. Hoje entrei no Mundo Gump e o que era o blog ficou como página inicial – está muuuuito mais fácil de navegar.

            Gostaria de pedir desculpas se fui inconveniente, mas nem de longe minha intenção foi atrapalhar. Apenas quis colocar os problemas que eu estava tendo porque outros poderia ter os mesmos problemas.

            Sim, você está certo: no sidebar havia os textos mais acessados e as seções/histórias mais longas (o diário de um MIB, por exemplo). Era por ali que eu acompanhava. Mas não é necessário recolocar. Do jeito que está, bem mais clean, fica bem mais fácil achar.

            Uma sugestão para você verificar: acho que o endereço mundogump.com.br não está direcionando para lugar nenhum, só o http://www.mundogump,com.br é que está . Não sei se é meu navegador, ou se é isso mesmo.

            Quando a gente gosta de algo, se acha meio dono (o que é errado, mas é o que acontece). Por isso, minhas sugestões.

            Obrigado pela atenção e, como dizem por aí, desculpa qualquer coisa. 🙂

            Abraços.

    • Para oferecer muitas portas de acesso ao gigantesco conteudo interno, acaba ficando meio cheio visualmente. Mas clicando na casinha, o blog fica praticamente como sempre foi. Estou estudando uma forma de automatizar o processo, para que o blog detecte o perfil do visitante e saiba sozinho queal versao ele vai mostrar. Ia ser massa, ne¿

      • Se tiver algum plugin que trabalhe com cookies e guarde no browser do cara a versão que ele deixou quando saiu do site é bom, só que eu acho que meio impossível, por que iria requerer cadastro no site e todo um processo cômico que ia acarretar um server overload ou a gente sendo obrigado a pegar um server maior.

      • Cara, consegui acessar seu site em /blog e realmente o layout aqui é bem melhor. Por que não deixa essa página como a inicial do site? A inicial atual está muito poluída. Tem muita informação…

  2. Uma solução definitiva para o vácuo de posts é colocar uma ou duas pessoas a mais pra criar posts. Eu mesmo sou voluntário, sempre mando sugestões pro site.

  3. Ficou bom, mas senti falta do acesso rápido aos principais posts na coluna da direita. Era bem útil quando se quer mostrar algo em específico pra um amigo.

  4. Realmente, ficou bem legal, a parte da casinha pra redirecionar pro blog ficou show, quero dizer, no blog você não precisa realmente descer lá embaixo para poder ler a meteria que quisesse, dessa forma ta espetacular. Como o Catu disse, eu também achei as fontes pequenas, alias, pequenas e em negrito difícil de ler. Não sei se é no Chrome e no Firefox o problema, mas só da pra ler com Ctrl + mesmo, as letras ficam um pouco indefinidas com o tamanho normal. No mais é só alegria Cara. Parabéns !

    • EU acho que não vou ativar o disqus, por duas razões. A principal é que nele não consigo gerenciar comentários pelo meu celular. E com esse lance de filmar, viajar e tal, isso se mostrou importante. Outro é que leitores reclamaram que não estavam conseguindo usar o disqus, principalmente alguns logados em redes corporativas. Há uma razão extra é é loadtime, o disqus é um plugin a mais e com isso ele aumenta a carga do server, então acho que vou deixar um tempo no modo normal, pelo menos até eu ter grana e comprar um tablet direito para gerenciar remotamente o blog, ja que meu celular é um lixo.

  5. Eu também achei a letra muito pequena! Tenho problemas na visão e não enxergo muito bem, as vezes troco uma palavra por outra!(risos)

    ADOREI O NOVO BLOG!

  6. Adorei o novo visual do Mundo Gump!
    Ficou bem mais rápido também.
    E o melhor de tudo e’ que agora consigo comentar, antes não era possivel.

    Ah, eu acesso do Japão pelo smartphone e a casinha não está mais visível para mim.

    Baixei o aplicativo, show!

    Parabéns pelas inovações!

  7. Cara, ficou muito bom o novo formato! Acompanho o Mundo Gump de longa data (há mais de dois anos se não me engano) e sempre tive muita admiração pelo trabalho de vocês. Acho incrível a qualidade dos posts, em vista das porcarias que há na blogsfera hoje em dia. Parabéns pelo nova “roupa” e que continuem crescendo, continuarei indicando o blog como um dos meus prediletos e quem sabe qualquer dia eu não mande uma colaboração de artigo 🙂

  8. Oi, Philipe!! Acompanho o blog desde, uh… Desde sempre, na verdade, e achei bom o formato novo. Mas achei melhor ainda você ter dado a opção de ler no formato antigo também!!! Inteligentíssimo de sua parte, não acho que algum outro blog já tenha feito algo assim. Obrigada!

  9. Ficou MUITO mais bonito, está bem profissional, parabéns!

    Só queria dar uma opinião sem compromisso sobre uma coisa: a sua intuição sobre haver pessoas que prefiram o formato anterior, de todos os posts listados em uma página, foi boa, porque segmentar demais o site pode tirar aquela sua voz própria que cria a sua comunidade fiel de leitores (ou seja, aqueles que voltam ao site porque conhecem o seu estilo próprio, e não porque procuram mais um site de notícias e variedades). Mas acho que deixar essa opção escondida na casinha não fica fácil de descobrir – casinha costuma ser link da página inicial, eu não adivinharia a sua função aqui se estivesse procurando.

    Como a divisão em categorias é um recurso mais específico, talvez, na minha opinião, o formato tradicional com todos os posts poderia permanecer com o privilégio de ser a página inicial do site, e as categorias exclusivas é que seriam opções pra quem fizesse questão delas, já que elas estão bem óbvias ali no menu superior. Assim a casinha não seria um recurso tão específico e “inadivinhável”, embora importante.

    Mas é só uma opinião pra ser registrada! O saldo ficou muito positivo!

    Abraços!

    • Eu gostaria, mas o tema não permite que eu faça isso. Ele só mostra nessa estrutura a home. Em todo caso, no primeiro link da barra lá em cima é “blog”, que mostra o site como ele era antes.

      • Philipe, queria aproveitar pra avisar: já faz um tempo que eu não estou conseguindo acessar o endereço básico do site (www.mundogump.com.br) do meu iPad! Fica só uma tela em branco. Já os links específicos de cada post e mesmo o http://www.mundogump.com.br/blog/ estão sem problemas.

          • Esquece, esquece, agora está dando certo! E está ótimo com o conteúdo do blog na página inicial mesmo. 🙂 Talveeez pudesse mostrar mais posts por página, mas não é um problema.

            Só notei anda uma coisa pelo menos no iPad: ao coicar em uma categoria (como Aventuras), ele não carrega a página até o final, só carrega os dois primeiros posts e metade do segundo…

          • Leo, o link que vc indicou estava aparecendo normal aqui, mas eu estava mesmo prestes a fazer uma alteração nesses dois para tornar o acesso aos conteúdos mais ágil. Agora eles apontam para as respectivas paginas de conteúdo de texto e de aventuras.

          • Ficou bom também!

            E só pra resumir e esclarecer: eu disse que o endereço padrão do site não estava abrimdo no iPad, mas agora entendi, na verdade ele não abre caso eu não digite o “www.” antes, só “mundogump.com.br”.

            Sobre o que eu tinha dito que só carregava a página até a metade, com a sua mudança nas categorias do menu superior isso não acontece mais, a não ser que eu clique diretamente na categoria de um post (que aparecem debaixo dos títulos), por exemplo: http://www.mundogump.com.br/category/aventuras/. Essa página aqui no iPad só carregamaté a metade do que seria o preview do terceiro post, aí fica incompleto. Mas acho que a essa altura não é grave, viu.

            E me deixe te parabenizar também por estar cuidando dos posts antigos e das imagens que eles tinham perdido. Vai ser legal ir recopondo as coisas aos poucos.

            Valeu!

          • O lance do www. é alguma coisa do DNS… Talvez eu tenha que adicionar algum codigo de redirecionamento no .htacess; vou perguntar pro Pedro Gafanhoto isso.
            As paradas das categorias está acontecendo em alguma outra? Desculpa te encher, mas eu não tenho ipad para testar aqui (ainda).

          • Pode perguntar, na verdade eu é que me sinto enchendo. 😛

            Testei abrir as páginas de várias outras categorias aqui no iPad – categorias diferentes até dessas principais do menu superior do site (como “polêmica” e “diversão”), e nenhuma deu esse problema, só o http://www.mundogump.com.br/category/aventuras/ mesmo! Nessa página, ele carrega perfeitamente os previews do “O dia em que eu me cageui – 1” e do “O dia em que eu me cageui – 2”, mas o “Estou de volta ao Brasil” fica carregado pela metade, só com o título e a caixinha vazia, como se eu tivesse mandado parar de carregar a página antes dela carregar até o final, sabe?

            Mas por enquanto é só isso.

          • EU consegui ver o problema. Mas não consegui resolver. Fiz um teste e removi o “estou de volta ao Brasil” dessa categoria e o problema continuou no post subsequente. Bizarro isso, porque se funciona nas outras categorias pq será que nessa não? É uma programação só. Mais um mistério desse blog, hehehe;

  10. Não sei de onde você tirou que o blog ficou “muito mais rápido”. Antes sim era rápido, agora está uma carroça, e várias horas do dia eu tento acessar e está offline. Mas pelo menos o layout ficou muito bom, e como eu leio mais pelo feed mesmo, não estou nem aí para a velocidade. (Mentira, durante o dia sempre acesso pra ver se tem post novo.)

    Desejo toda a sorte para o menino que está por chegar. Você vai sua vida mudar totalmente no momento em que pousar os olhos sobre ele pela primeira vez (isso que você pensa que já mudou desde que ficou sabendo da gravidez — ainda não viu nada).

    • Dino, com relação a velocidade, fizemos diversos testes de carga antes e depois do novo server. O tempo de loading caiu de 25,90 segundos para 4. Evidentemente, dependendo do que estivermos fazendo aqui nos bastidores, o server vai ficar lento e pode ate travar. Desde ontem o blog esta rodando em modo “debug”, vamos dizer assim. Domingo tivemos problemas de ataques e esta madrugada parece que ou os ataques conseguiram derrubar o server ou algo lá deu pau. Se voc~e não gosta quando o blog fica lento e fora do ar, IMAGINA EU!

      • Tenho alguns blogs dos quais eu vivo. Quando algum concorrente descobre que o site é meu, invariavelmente ataques DDoS são disparados contra mim. Tenho tido um excelente sucesso nisso, sem gastar nada, usando a CloudFlare. Boto em configurações máximas de segurança, e eles mitigam qualquer ataque lá, meu servidor nem chega a tomar conhecimento da maldade. Não sei se você já experimentou, de repente pode ser uma informação útil para você. Qualquer coisa tem meu email, faça contato se precisar de ajuda.

        • Pois é, cara… Eu não entendo isso de ataque ddos… Porra com tanta sacanagem pro cara ver na internet ele vai perder o tempo dele tentando derrubar sitezinho dos outros? Baita falta do que fazer do caralho.
          Quer ser o “Mr. fodão”? Derruba o site do FBI, da CIA, da Casa Branca. Aí sim, mostrou que tem culhão. Agora, querer derrubar Mundo Gump é muito fim de carreira, coisa de noob metido a esperto. Valeu a dica do cloudflare. Eu estava com ele instalado, na nova versão não ativei ainda, pq estou mexendo no site, mas assim que eu achar que já dá pra ligar o cloudflare eu vou fazer isso.

    • Estou ciente disso. Estamos testando umas coisas no servidor e ele deu pau. Dessa vez parece que foi um problema físico na maquina, então pode ser somente um caso extraordinário. Vamos acompanhar aqui e ver como ele se comporta. desde domingo o MG esta sofrendo diversos ataques ddos. Isso pode ter relação, ou não. Ainda não sabemos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.