Morreu carequinha

Image Hosted by ImageShack.us

È com tristeza que vi a notícia da morte do Carequinha, nosso palhaço mais genuíno. carequinha viu a tv nascer, viu a tevê amadurecer, viu muitas mudanças no mundo em 90 anos de vida.
Ser palhaço no Brasil não é fácil. Embora todos nós sejamos feitos de palhaço por políticos safados, somos feitos de palhaço pagando as mais altas taxas de impostos do planeta e não tendo sequer um serviço digno de um país pobre a África. Carequinha era nosso rei. Talvez soe maldosa a frase de que morreu a última coisa boa de São Gonçalo.
Mas a verdade é essa. Carquinha era muito melhor que o Bozo. Bozo ficou marcado na geração que viveu a infância nos anos 80 por estar na tv o dia inteiro ano após ano, por exatos dez anos, (de 81 a 91) mas carequinha sempre foi melhor em todos os aspectos. Só quem já viu os fantásticos filmes dele, na época do cinema preto e branco, sabe que ele era capaz de fazer coisas com o próprio corpo que só Charles Chaplin conseguiria.
Bozo, era uma instituição. Uma figura importada do canal americano WGN. Bozos não estavam ligados aos seus atores como carequinha se ligava a George Savalla Gomes, um palhaço nacional legítimo, não importado. Ele nasceu num circo e seu último desejo – desrespeitado vergonhosamente – era morrer num, trabalhando – ou ser velado num circo, vestido de palhaço.
O Lula não decretou luto oficial pela morte de Carequinha. Devia. Se o fez pelo Roberto Marinho devia botar a mão na consciência e perceber que carequinha fez mais pelos brasileiros em 90 anos de profissão do que Roberto Marinho poderia fazer em duas encarnações.
Outra coisa interessante: Carequinha tinha 90 anos. George Savalla Gomes também. Mas como pode? O personagem tinha a mesma idade do ator? Sim. Carequinha nasceu junto com Savalla. O nome foi dado pelo pai, também palhaço de circo no dia do nascimento, e carequinha honrou o nome de batismo no circo por toda sua vida.
Fica aqui a homenagem e o protesto do Mundo Gump por não respeitarem o desejo de George Savalla de ser velado com maquiagem e em um circo no dia de seu falecimento.
O que nos consola é saber que o tipo de morte que levou Carequinha e Savalla é a melhor. Morreu em casa, dormindo tranquilamente, sem sofrimento. Um prêmio para poucos.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos