Microcosmo no jardim

Hoje de manhã eu estava de castigo esperando a HP entregar aquele meu Netebook. Enquanto esperava, eu resolvi sair pelo jardim com o presente de natal da primeira dama, uma câmera fotografia Casio Exilim EX-FH20. Daí eu resolvi fazer uns testes com ela. A Nivea é aquele tipo de fotógrafa que ainda não domina os recursos manuais de uma câmera. Gosta de tudo automático, do tipo aponte e clique. Mas eu sou daquele tipo mais tarado, que tenta todos os modos possíveis (e com resultados quase sempre desastrosos).

Microcosmo no jardim
Olhando da janela
Microcosmo no jardim
Mosquinha de belo colorido

Não sou fotógrafo profissional, mas eu gosto muito de brincar com essas coisas. Principalmente quando o objeto da foto é não-humano. Quando fomos escolher a câmera nova, eu procurei uma que tivesse justamente uma boa quantidade de recursos eletrônicos, mas que também oferecesse um macro bom. Como vocês sabem, eu faço bonequinhos e miniaturas, e graças a isso, sou forçado a buscar sempre fotos de detalhes minúsculos. A nossa câmera antiga me dava altos problemas para obter boas macros. Mas depois do teste de hoje, me considero satisfeito.

Microcosmo no jardim

Dona Aranha. Eu estou criando essa aí.

Microcosmo no jardim

Microcosmo no jardim

Microcosmo no jardim

Microabelhinha. Ela deve ter uns dois milímetros.

Microcosmo no jardim

Pernilongo do inferno? Que bicho é esse???

Microcosmo no jardim

Amar é: Meter a câmera novinha da mulher num formigueiro.

Microcosmo no jardim

Microcosmo no jardim

Não me pergunte. Eu não faço a mínima idéia que porra é essa. Cigarras trepando?

Microcosmo no jardim

Microcosmo no jardim

Microcosmo no jardim

Microcosmo no jardim

Olha o macro do bagulho, meu.

Microcosmo no jardim

Microcosmo no jardim

Microcosmo no jardim

Microcosmo no jardim

Grilo radioativo

Microcosmo no jardim

Lesminha feliz

Tudo que eu fiz foi pegar a câmera, colocar no supermacro e sair pelo meu jardim fotografando a vida silvestre. Brinquei de fotógrafo do Discovery até a hora do almoço e me espantei com a diversidade de espécies que encontrei no meu próprio jardim. Algumas tão minúsculas que me impressionei com o resultado.
Outra coisa interessante é o zoom animal que ela dá. 20X de zoom óptico mais um tanto de zoom digital. Esta foto do lagarto sorrindo, foi feita no zoom máximo, sem o Mal de Parkinson (o nome do meu tripé).

Microcosmo no jardim

Eu estava a uns 20 metros do animal, que pegava sol no muro. Olha o grau de detalhe que ela dá (vou deixar esta em full resolution):

Microcosmo no jardimClique para ver no tamanho original

Microcosmo no jardim

Uma parada que ela faz que é foda, muito foda mesmo, é a câmera lenta. Sim, meu. Ela filma em câmera lenta. Ok, não é a Supercâmera do Discovery, mas é o mais perto que eu já vi um equipamento doméstico chegar.

Aqui estão meus testes com a câmera lenta:

Posso dizer que dá pra ver um beija-flor bater asa, meu! Ela alcança a marca de 1000 frames por segundo! :omg:

Obviamente que nem tudo são flores. Dois pontos negativos dela me matam de raiva: Um é que ela BEBE bateria. O outro é que o controle focal dela em mono de foco manual é horrendo pra acertar. Infelizmente, os caras da Casio não fizeram a gente girar manualmente o controle da objetiva para obter o foco. Isso ferra a precisão no modo de foco manual. Também achei lentíssimo o tempo de gravação de imagens RAW. Isso porque ao gerar a RAW ele grava também um JPG junto.

Mas no fim das contas, o veredito da câmera foi muito positivo. Volta e meia eu comento alguns produtos que compro e gosto aqui, sem nenhuma intenção comercial. Entenda com isso que EU NÃO ESTOU GANHANDO NADA da CASIO para falar bem dessa câmera.
Minha opinião é de usuário. Se você é fotógrafo profissional, ela pode não te oferecer nenhuma boa vantagem. Mas para quem está começando na fotografia, quem não quer gastar os tubos com jogos de lentes e quem busca um equipamento automático que alie alguns interessantes recursos manuais, essa câmera é ótima. Uma das grandes vantagens é o peso. Ela é leve, sem deixar de ser robusta e não é muito grande ao ponto de precisar de uma mala para transportar. Ela tem ISO 1600 e um modo em que fotografa até 40 fotos por segundo em até 9 megapixel. Fora isso, a câmera faz imagens em JPG e RAW. Além de filmar em HD com 30fps.
Aliás, falando em filmar. Ela tem uma parada que contando assim, parece macumba. Ela filma o passado!
Não, não tô zoando não. É sério. Vamos dizer que vc está filmando uma corrida. O carro passa e vc dispara o botão de filmar tarde demais. Vc não perdeu a filmagem. Ela consegue guardar os 5 segundos ANTERIORES a você apertar o botão! (não me pergunte como. Isso parece mágica pra mim tb!)
Mas nos pontos fracos, o pior é que ela bebe bateria à vera, então não dá pra pensar nela sem considerar a hipótese de levar junto um pacote de baterias de 2500 mAh e o respectivo carregador. A Casio podia pensar em relançar esta câmera com uma tela Oled, para poupar bateria. Percebi que o grande consumo vem da tela TFT de 7,6cm. Outro ponto fraco é a memória interna de apenas 32mb. Fala sério. Hoje em dia com chips gigantescos de espaço em tamanhos minúsculos, custava colocar logo três ou quatro giga de espaço interno nativo na câmera? Então, se vc for filmar, compre um memory card de bom tamanho. Eu comprei um de 2gb e tem dado vazão. Mas eu filmo pouco. Se vc filma muito, sugiro um de 8GB ou mais. Outra parada que eu acho que ela podia ter é bluetooth.
O resto, é só diversão. Espero que curtam as fotos.

Microcosmo no jardim

Tem pra vender pelo Gump shopping Mercado Livre.

Related Post

27 comentários em “Microcosmo no jardim”

  1. Muito massa isso. Gosto muito de fotografia, principalmente macro e 99% das minhas fotos macro foram tiradas em minha casa principalmente no meu Jardin: http://www.flickr.com/photos/ironman_br/

    []’s

  2. “jura que tudo isso é no seu jardim? onde você mora? no jardim botânico?” [2]

    Philipe, você poderia tirar uma foto “panorâmica” do seu jardim, para termos uma idéia do tamanho.

  3. Sim isso é no seu jardim.
    Da próxima vez disfarça um pouco que estão te pagando pra fazer propagando com um post sobre uma máquina.
    Modo interessante de propaganda, também, com 500 mil visitas diárias, demorou para começar a aparecer posts propaganda.

    • Quando eu falei do meu tênis também pensaram que era propaganda. Eu não faço este tipo de propaganda assim aqui no blog. Quando eu recebo um produto para falar dele, como no caso do LG Renoir, eu digo que recebi.
      Além disso, não parece um contra-senso fazer uma propaganda depois do natal? Toda verba de propaganda é gasta ANTES do natal, não depois.

  4. ó o José viajando hehe

    Legal as fotos.. esse recurso de “filmar o passado” fica ativo o tempo todo? pode ser ele que esteja sugando a bateria.. :B

    []’s

  5. Hummm, pensei em comprar a camera, mas cade?

    http://www.mundogump.com.br/loja/EX-FH20

    Error 404 – Not Found

    Fora isso, as fotos ficaram muito bacanas mesmo e sobre o lance de gravar 5s “do passado” so pode ser que ela fique ativa sempre captando imagens, pq so assim, nao tem como.

  6. Poutz!!!!!!! Faz tempo que estou querendo um brinquedinho desse! Eu tinha visto uma Nikon, mas a-mey o macro dessa! E não é por nada, mas na matéria de Fotografia da minha facul só falavam em Canon 😉

    Me deixou com vontade, droga! rs

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares