Mais 5 animais curiosos e bizarros

Compartilhe

Depois de mais um período de pesquisas eu achei mais alguns bichos bastante estranhos para compartilhar com vocês. Acredito que alguns desses aqui são tão bizarros que vocês nunca viram. Vamos aos bichos.

1- Esse bicho devia se cahamar “a coisa”

220040627093613aa2 Mais 5 animais curiosos e bizarros

Acredite ou não, isso que você está vendo não é uma planta. É um animal marinho, aparentado com a estrela do mar. E talvez por isso é conhecido como Basket Star.

O animal habita as Ilhas Salomão, e pode ser visto no video abaixo. Se você achou o visual estranho, espere só até ver “a coisa” em movimento.

2-Phronima – Esse é muito Gump
cephargjelly Mais 5 animais curiosos e bizarros

Um animal muito, muito estranho mesmo é esta espécie de cefalópode, aparentado com os polvos, porpém com algumas características muito digamos, peculiares. O Phoronima é basicamente um polvo normal, exceto que ele faz muitas outras coisas que os polvos não fazem, como viver perto da superfície em mar aberto. Este bicho produz uma espécie de “concha” que é bem fina, da espessura de uma folha de papel. Ele pode usar ou não a “concha”, pois ao contrario de outros cefalópodes como o Nautilus, ele não está preso a ela. Apenas as fêmeas usam as conchas. Os machos não ligam pra essas coisas, hehehe.
Outra coisa curiosa sobre este bicho é que os machos são minúsculos, com apenas dois centímetros, enquanto as fêmeas ultrapassam os dez centímetros, com conchas de até 30 centímetros. Embora sejam pequenos, os machos conseguem segurar as fêmeas com apenas dois tentáculos.

A parte mais curiosa desses bichos é que eles vagam pelo oceano a procura de águas vivas altamente letais. Eles se agarram as águas vivas e se incorporam a elas, de modo que passam a usar os tentáculos das águas vivas como armas para se defender. (vide foto) Tanto o macho quanto a fêmea usam este engenhoso artifício de defesa.

Mais bizarramente ainda, esses polvos conseguem conectar os corpos aos estômagos das águas vivas, de maneira que elas são mantidas vivas por um longo tempo para servirem de armas. Isso faz deles os únicos polvos parasitas que se tem notícia.

3- A minhoca-marinha-transparente-gigante-da-qual-eu-nunca-ouvi-falar

041624578657m Mais 5 animais curiosos e bizarros

041626088812m Mais 5 animais curiosos e bizarros

041641132414m Mais 5 animais curiosos e bizarros

Achei este bicho há algum tempo atrás em um site onde o cara perguntava “o que é isso”. De fato, no forum ninguém soube dizer do que se tratava. A coisa apareceu nadando como uma serpente nas transparentes e frias águas da barreira de corais. Pela transparência e aparência etérea da coisa, eu suponho que se trate de alguma espécie de água-viva, embora eu nunca tenha ouvido falar em águas vivas serpentiformes. Pode até se tratar de um animal desconhecido da ciência. O que eu sei é que é impossível olhar pra isso sem lembrar do alien de “Segredo do Abismo”.

Se por acaso você sabe o que é este bicho, conta aí pra nós.

4- O curioso lagarto sangrento

shorthornedlizard Mais 5 animais curiosos e bizarros

Este lagarto (Phrynosoma) parece não ter grandes detalhes para nos impressionar, com excessão de uma única e estranha característica: quando está com medo, ele ejeta sangue pelos olhos!

hornedlizardblood Mais 5 animais curiosos e bizarros

5- Grideyes – o tchutchuco das profundezas

Dá só uma olhada nessa coisa aqui e entenda porque eu não gostaria de ser um mergulhador de águas profundas:

abyssipnops Mais 5 animais curiosos e bizarros

O Grideyes é um peixe que vive na escuridão do fundo do mar e praticamente nada se sabe de seus hábitos, além do fato de que ele usa os olhos com células bioluminescentes para atrair suas presas.

6-(Bônus) – O catiço-pescador do fundo do mar
abysswolftrap3 Mais 5 animais curiosos e bizarros
O nome desse troço feio como o demo é “Wolf trap angler fish”. O nome advém da forma de sua boca, com a mandíbula inferior similar a uma antiga armadilha de capturar ursos.
Ele tem (acredite se quiser!) uma “VARA DE PESCAR” com o qual atrai outros peixinhos. Na ponta da Vara (uma parte do próprio organismo desse peixe super estranho) tem uma “pelinha” luminosa que age como se fosse um inocente vemezinho anunciando que está ali para ser “comido” pelo peixinho desavisado.

Artigos relacionados

24 comentários em “Mais 5 animais curiosos e bizarros”

  1. Caramba, que maneiro, o da minhoca e igualzinho ao do segredo do abismo mesmo, e o peixe planta de cima e como deveria se mover os Ents em senhor dos aneis, ficaria muito foda!

  2. Philipe, esse post me deu uma ideia interessante pra vc, mas queria poder falar direto com vc. acho q vc vai gostar.
    entra em contato pra gente conversar ok!

  3. É por estas e outras que prefiro as águas calmas das enseadas, mas mesmo assim sempre há um bicihino suspeito escondido pelas águas. Agora a do lagarto que menstrua pelos olhos,… ele vive de tpm.

  4. O tio biólogo aqui pode ajudar.
    A tal “minhoca” é na verdade alguma espécie do gênero Pyrosoma (ou corpo de fogo, traduzindo). Ele é uma colônia de milhares de tunicados, como ascídias minusculas, em forma de um saco. Tem desses bichos com colônias bem pequenas até muito, mas muito grandes mesmos. Os tunicados, conhecidos como Urochordata, são um grupo de animais bem próximo a nós, na verdade, também pertencendo ao filo Chordata, o dos animais que apresentam medula espinhal.

    • Pra ter medula espinhal não é preciso ter espinha, não?

      Esse bicho parece tão homogêneo… tão monótono… cada célula do corpo dele parece igual a todas as demais. Difícil crer que esse bicho possua qualquer estrutura diferenciada.

      Mas eu sou leigo.

      • Também sou biólogo… gostei da explicação do Frederico, também nunca tinha visto ou ouvido falar desta “minhoca”, mas não esqueça, Heitor, que trata-se de uma colônia. São vários tunicados. Realmente de cara lembrei de “O Segredo do Abismo”.

        O cefalópode é impressionante. E esse lagarto sanguinário é demais, ele tem outras defesas, como inflar o corpo ou emitir um sibilo pra assustar predadores. Infelizmente é muito procurado por colecionadores de lagarto (sim, é ridículo, mas isso existe) e por isso ameaçado de desaparecer.

        Os seres abissais sempre facinam a gente. Pouquíssimo, praticamente nada, se conhece das profundesas dos oceanos. Cerca de 3% do mais obscuro pacífico, pra se ter uma noção.

        Esses animais são incríveis para serem admirados assim, em livros, vídeos e onde devem permanecer: na natureza. x_x

      • Cara, a medula espinhal é o feixe de nervos, os ossos só aparecem depois e para ser um chordado basta ter em pelo menos um momento da vida: cauda pós anal (que a gente perde), fendas branquiais (que a gente também perde), cordão nervoso dorsal (a medula espinhal) e notocorda (um eixo de sustentação, que na gente acaba virando os discos intervertebrais). Em seu estágio larval os tunicados apresentam tudo isso, mas o adulto retém apenas as fendas branquiais. E, acredita, se você ver uma colônia desses bichos de perto e examinar umindivíduo não vai achar nada monótono. São incrivelmente complexo, com estruturas únicas, como a túnica e uma faringe em forma de cesto. Também são os únicos animais em que o fluxo sanguíneo se inverte a cada batida de coração.
        São muito legais mesmo.

  5. Ah, tava com saudade destes posts bizzaros no Mundo Gump… e esse foi muito bom!

    Agora, a foto do polvo-concha-chupador-de-água-viva não abriu aqui não.

  6. Que tensoooooo. O primeiro é um ótimo bixin de aquário…

    Aproveitando a resposta do biólogo acima, achei esse video:

    http://www.youtube.com/watch?gl=FR&hl=fr&v=TTTbrDCjzvU

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.