A maçã mais bizarra que você já viu

Compartilhe

A maçã  “Pink Pearl” foi lançada em 1944 por Albert Etter da Califórnia. Seu nome, obviamente,  é devido a sua variedade de colorido e sua suculenta polpa cor-de-rosa.

0 1968a7 6ef48211 orig A maçã mais bizarra que você já viu

A maçã tem uma casca translúcida casca verde-amarela e um sabor que vaira do doce ao azedo. Acredita-se que a Pink Pearl seja uma descendente da maçã “surpresa”, outra maçã cuja polpa é cor-de-rosa e que se acredita ser uma descendente de Malus niedzwetskyana.

0 1968a8 77e93383 orig A maçã mais bizarra que você já viu

Ao que parece, o objetivo inicial era fazer ma maçã completamente vermelha por dentro, objetivo alcançado por outra maçã, a Redlove:

Unusual Apples 3 650x404 A maçã mais bizarra que você já viu
Maçã redlove

Maçãs Pink Pearl são geralmente de tamanho médio, e amadurecem no final de agosto a meados de Setembro. 



0 1968a9 129789d2 orig A maçã mais bizarra que você já viu 0 1968aa 36051656 orig A maçã mais bizarra que você já viu 0 1968ab 78ee2c50 orig A maçã mais bizarra que você já viu

Maçãs diferentes

Entre os descendentes da maçã Pink Pearl está a Pink Princess. Trata-se de uma maçã listrado-carmim com rosa e com polpa rosa escuro. Ele foi originalmente chamado Pink Lady pelo seu desenvolvedor, Fred Janson de Ontário, Canadá, mas Janson não patenteou o nome e “dançou”, pois o nome foi posteriormente registrado como uma maçã australiana bastante diferente, forçando Janson a mudar o nome de sua maçã. Mas como Janson, há especialistas tentando todo tipo de maçã diferente, e patenteando suas criações. Vejamos…

Maçã Branca:

Sim, existe. A maçã vem sofrendo variações genéticas por cruzamentos de especies selvagens, originárias da ásia, de uma rehião entre o Mar Negro e o Mar Cáspio e espécies tradicionais ao longo de séculos.  Isso fez surgir uma variedade absurda de tipos de maçãs diferentes, cerca de 8000 tipos de maçã.

Unusual Apples 7 650x404 A maçã mais bizarra que você já viu

Assim, não tardou muito para aparecer até maçã roxa no mercado, como a Blue Pearmain:

BluePearmain 1 300x224 A maçã mais bizarra que você já viu

E até umas completamente roxas, como esta belíssima Maçã Black Oxford (não é Photoshop!):

BlackOxford A maçã mais bizarra que você já viu
A maçã Black Oxford

…E também existe uma maçã dourada muito bonita, chamada Chojuro Asian pear:

ChujuroPear 1024x994 A maçã mais bizarra que você já viu

E a maçã de duas cores?

Aliás, acredite ou não, existe maçã de duas cores, meu chapa:

Unusual Apples 8 650x404 A maçã mais bizarra que você já viu

Como você pode imaginar, isso é uma quimera genética produto de uma rara mutação no genoma da planta.  O agricultor Ken Morrish cultivava maçãs em suas terras por mais de 60 anos. Então, um dia ele deu de cara com esta obra de arte da natureza. Espontaneamente ocorreu uma mutação incrível nas variedades Golden Delicious, gerando uma maçã com metades coloridas. Ao que parece, isso só ocorre uma vez a cada 10 milhões de casos!

E a menor maçã do mercado?

Enquanto algumas maçãs se destacam por suas cores e sabores, outras são notoriamente distintas por seu tamanho. Uma das menores maçãs do mundo é esta “maçã anã”, que é uma das espécies mais antigas de maçã que se conhece, remontando ao tempo de Cristo.

lady A maçã mais bizarra que você já viu

Seu nome é “lady”. Essa maçã é tão pequenina que quase ninguém come, e portanto seu uso é bem mais restrito como elemento de decoração natalino e em jardins. Ela ficou famosa após o rei Luiz XIII se apaixonar e cultivar em seu jardim. Certamente que essa macieira deve ser absolutamente perfeita para fazer bonsai.

E a maior maçã?

A corrida pela maior maçã é realizada anualmente em todo o mundo com diversas empresas disputando que consegue inflar mais a maçã a tamanhos inimagináveis.

0181 A maçã mais bizarra que você já viu
Uma maçã gigante comparada a uma comum
%name A maçã mais bizarra que você já viu
O cultivo das maçãs gigantes é uma disputa sem fim

Os orientais tem levado vantagem nos processos de seleção genética e geração de especies cada vez maiores, mas se vamos falar de orientais e maçãs eu preciso mostrar algo Gump.

A incrível maçã quadrada

Famosa na Coréia, a maçã quadrada tem em sua geometria o grande diferencial. Basicamente eles colocam moldes de plastico transparente nas maçãs quando ainda são pequenos brotos, e elas crescem ali, assumindo a forma da caixa de acrílico. Então são removidas e vendidas. A vantagem é que ela não rola:

macaquadrada A maçã mais bizarra que você já viu

square apple A maçã mais bizarra que você já viu

A maçã mais nojenta

Aliá, falando em maçã oriental, aqui está uma que realmente requer aquela força de vontade para encarar:

9cde5c90c6600fcfe4072dc5e3577aef A maçã mais bizarra que você já viu

Veja que delícia essa maçã do amor recoberta com LARVAS de TENÉBRIO. Iguaria apreciada na China, principalmente nos parques de diversões.

fonte fonte fonte

Artigos relacionados

7 comentários em “A maçã mais bizarra que você já viu”

  1. Complementando: a colheita de agosto a setembro… no hemisfério norte. Seria um diferencial sazonal e tanto uma variedade produzindo nessa época no hemisfério sul, mas logo li Canadá e já me desiludi. =/

    • Tem diversas espécies que produzem em épocas diferentes das maçãs comuns daqui. Me parece que há um tipo de maçã que dá a cada mês do ano. è só escolher.

  2. Adoro esses posts de frutas… vc consegue achar uma mais estranha que a outra. fiquei curiosa quanto ao sabor… será que é mais suculenta, ou essa cor toda é propaganda enganosa, igual a fruta conde (que é linda de aparência, mas dizem que o sabor deixa a desejar)?
    Abraços Philipe!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.