Lava artificial: Algo que não se vê todo dia

Sharing is caring!

Antes de explicar do que se trata este post, vou começar ele com uma foto impactante:
0_e14aa_b96caac0_orig

 

Vagões dotados de grandes tanques fumegantes circulam num lugar escuro e cheio de pedras, fedendo a enxofre que mais lembra as terras devastadas de Mordor em Lord of the Rings. O vagão subitamente para e então, após um estalo que ecoa no ar, os tanques viram. Um copioso caldo em altíssima temperatura, a mais de mil graus é derramado sobre a montanha de detritos. Não se vê uma planta, nada verde. Somente a escuridão bruta das pedras e o pó que se levanta quando o caldo cremoso e quente, com milhares de graus é derramado sobre elas.

O lugar se ilumina de tons laranja, vermelho e amarelos. Uma nuvem de vapor sobe ao céu. Quando o caldo fumegante escorre até uma depressão cheia de água acontece a explosão.



A explosão ruge violenta como um grito do âmago da Terra. Todos os que presenciam o insólito fenômeno se perguntam se estamos criando vulcões artificiais.
E é quase isso mesmo!
Isso aí que você está vendo é na Rússia. Trata-se de um depósito de escória de uma siderúrgica. A Russia é o maior exportador de níquel do mundo. O Níquel vai ao alto-forno para ser transformado em lingotes e todas as impurezas do material se liquefazem. Por processos siderúrgicos, essas impurezas são removidas do autoforno e são escoadas nesses tanques. os tanques são acoplados a vagões de trem que os levam até os depósitos de escória, onde são descarregados. Essa escória chega lá como uma lava. Depois de esfriar, ela forma um tipo de pedra frágil e quebradiça, que costuma ser usada como camada intermediaria de pavimentação de estradas, além de outras aplicações.
A explosão acontece por liberação súbita de vapor, quando a escória a exatamente 1500 graus centígrados atinge a água fria decorrente do degelo da neve que se depositou durante a noite. É uma violência assustadora e perigosa, que pode matar uma pessoa se ela estiver perto.

Ufos,mistérios,curiosidades e muito mais
Luminária Ufo

13 comentários em “Lava artificial: Algo que não se vê todo dia”

  1. Agora mais uma vez a Russia me surpreende esses caras sao reamente os maiores bizarristas do mundo so ficam depois da china,sobre essa reação assustadora da lava com a neve por um tempo pensei que os russos poderiam fazer bombas com isso ‘-‘ colocar a lava quente na parte superior de uma bomba e a neve embaixo mas teria quiser bem grande mesmo…bem bom post saber que lava artificial é interessante XD saber que sei la a humanidade pode criar um vulcão daqui uns 100 anos ‘-‘

    Responder
  2. hahahaha, olha os russos ai genteeeeeeeeeeee.. sempre eles! interessante.. isso creio q seja feito em todas as siderurgicas, já q é o subproduto nao utilizavel após os processos para a obtencao do metal.

    Responder
    • Rodrigo, não se trata de um subproduto não utilizável. Hoje, no Brasil, as siderúrgicas estão optando por construir fábricas de cimento para a reutilização dessa escória como aditivo na fabricação do cimento. Sai mais barato para a siderúrgica construir a fábrica e depois vender o cimento do que ter os custo e a responsabilidade de descartar a escória.

      Responder
      • nao utilizavel novamente na obtencao de metais, mas em outras coisas com certeza, como foi dito no proprio post q eles la na russia usam isso como componente para asfalto

        Responder
  3. Cara, recentemente descobri seu site e estou encantado pelo numero de publicações e histórias curiosas, estou lendo tudo pouco a pouco, meus parabéns!!
    Abraços!

    Responder
  4. Philipe, site MUITO legal amor, porém cometeu um erro que arranhou um pouco meu ouvido… é alto-forno e não autoforno… esse auto com u não são fornos de siderurgia… bjo

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Lava artificial:  Algo que não se vê todo dia

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.