Jackie Chan, o cara que quebra o coco e arrebenta a sapucaia

Filmes de ação são legais. Muita gente gosta e rendem uma grana bem interessante. Desde que Bruce Lee morreu, milhares de fãs dos filmes de artes marciais se viram órfãos. Surgiram na década de 80 grandes nomes, que prometiam tirar o gênero kung fu do marasmo. Os filmes de luta ganharam um sopro de vitalidade quando surgiu o Van Damme, o Steven Seagal e os filmes de pancadaria trouxeram novos estilos de combate à tela, como o Muay Thai, o Kick boxing, o Akido, o Karatê, entre outros gêneros e estilos de artes marciais. Na esteira da busca por um sucessor de Bruce Lee, milhares de filmes foram feitos, explorando os mais variados estilos e meandros do kung fu. Nenhum dos pretensos sucessores de Bruce Lee foram tão longe quanto um jovem que nasceu com 6kg numa família tão pobre que foi dado para adoção pelos pais biológicos. O nome do cara é Jackie Chan.
jackie-chan

Quando os filmes do Jackie Chan ganharam  a atenção do público, ele se tornou o ator oriental que faz maior sucesso no Ocidente desde (a lenda  eterna, o mestre dos mestres, o alfa e o ômega da pancadaria) Bruce Lee.

Chan Kong-Sang é o verdadeiro nome deste cara. Ele é conhecido por seus filmes e por seu leque de atuações, quase tão impressionante quanto seu conhecimento de lutas. Jackie Chan é ator, produtor, roteirista, coreógrafo e diretor de cinema. Ele estudou  hapkido e vários estilos de Kung Fu, como Drunken Fist, Wing Chun, Shaolin do Norte, Monkey Style e Wushu moderno.

Pouca gente sabe, mas este cara também é cantor. Suas músicas são muito populares na Ásia, principalmente em Hong Kong. Sua primeira produção musical profissional foi feita na década de 1980, desde então Jackie Chan lançou mais de 20 álbuns, vários dos quais foram usados como trilha sonora em filmes que ele mesmo participou. Um fato relevante a respeito de suas músicas é que Chan canta em muitas línguas, incluindo coreano, mandarim, cantonês, japonês e inglês.

O seu estilo original de fazer filmes é que foi realmente decisivo para a sua carreira. Jackie Chan utiliza os mais diversos objetos em suas cenas de luta, entre eles cadeiras, mesas, lâmpadas, cordas, etc., outra característica marcante é que Jackie Chan dispensa o uso de dublês para as cenas perigosas (graças a isso já quebrou o nariz, o tornozelo e os dedos diversas vezes, sendo que uma vez ele quase morreu), também é típico dos filmes de Jackie Chan a exibição dos erros de filmagem antes, durante ou depois dos créditos finais e a inclusão de cenas de humor em meio às lutas, ou em outras partes do filme, mesmo quando este não é de humor.

Justamente em função dessa característica, Jackie já se meteu em grandes roubadas, se estropiando como nenhum outro ator de cinema foi capaz. Confira no video abaixo os dez piores acidentes que Jackie sofreu ao interpretar para o cinema.

Imagino como deve ser um pesadelo a vida do agente de seguros deste maluco aí.

Jackie Chan fundou, em 1988, uma instituição de caridade chamada Jackie Chan Charitable Foundation que repassa uma quantidade considerável de dinheiro para programas de caridade a crianças em vários países e para os mais diversos programas sociais, como os realizados pela Cruz Vermelha e pela UNICEF. Por meio de sua fundação, Jackie Chan também financia bolsas de estudos acadêmicas e artísticas para crianças carentes e para atores que sofreram lesões durante set de filmagem.Assistindo o video acima, a gente entende porquê, né?

Fonte via Omedi

Related Post

11 comentários em “Jackie Chan, o cara que quebra o coco e arrebenta a sapucaia”

  1. Bacana… outro cara no mesmo estilo chuck norris de atuação é o Tony Jaa (do filme Ong Bak) – tem um filme dele que até Jackie Chan faz uma aparição rápida… Uma coisa bacana do Jackie é o desenho animado dele né

  2. Bom, sou suspeita pra falar, pois eu amo Jackie Chan! É fera naquilo que faz, e ainda é humanitário, mesmo antes de isto estar “na moda”. Show!

  3. Faltou dizer que Jackie também é dublê.
    Ele foi inclusive dublê em um dos filmes de Bruce Lee. Ele luta Jet Kune Do também, mas não sei dizer se ele foi aluno de Bruce Lee.

    No youtube você encontra partes de um documentário (dublado em português) onde ele revela os truques que ele usa pra cena de ação dos filmes dele. Lutas de espadas, contra gangues, saltos, quedas, objetos de madeira que explodem quando são atingidos, etc.

    Acho ele O Cara não só pelo talento, mas também pela simpatia e principalmente por ser um grande humanitário =D

    falow!
    braços!
    té +!
    Math

  4. Eu tbm sou fã do tio Jackie faz muito tempo. Tenho filmes dele aqui no pc de antes do boom dele no ocidente, e desde la ele ja mostrava q era o cara!Um cara q mesmo em seu estilo de ator de filmes de ação cheio de porrada e violência, ainda consegue ser gentil, carismatico e misturar um pouco de comedia mesmo nos momentos mais criticos. Enfim o cara é um gênio! Isso fora o q ele faz na “vida real”, muito bem dito por um camarada ai em cima “antes de estar na moda”! Parabéns ao tio Jackie q mesmo cinquentão desce a porrada e continua divertindo todos nós!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares