Isso que é produtividade: Conheça a arvore que está dando mais de 32.000 tomates de uma só vez!

De vez em quando me deparo com coisas realmente incríveis. A natureza não cansa de me surpreender com sua magia de permanente mutações. Eventualmente o homem dá sua mãozinha, é claro, mas no fundo não deixa de ser também a natureza operando, já que nós humanos gostamos de nos imaginar de fora da natureza mas somos parte integrante dela.

Pra começar, eu jamais imaginei que pudesse haver uma arvore de tomate. Pra mim o tomateiro sempre foi um arbusto pequeno que dá uma quantidade limitada de tomate até finalmente morrer e ser replantado para a safra seguinte. Eu estava enganado, pois realmente existe uma ÁRVORE DE TOMATE:

%name Isso que é produtividade: Conheça a arvore que está dando mais de 32.000 tomates de uma só vez!

Por estranho que pareça, não há muita informação sobre as “árvores polvo” de tomate na Internet. Parece que eles foram criadas inicialmente na China. Hoje elas estão até no Walt Disney World Resort também. Ao que parece, Yong Huang, gerente da ciência agrícola no pavilhão Terra no Epcot, do Walt Disney World Resort, encontrou-os em Beijing, China, e pensaram que faria uma grande exposição no complexo de entretenimento da Flórida. Então ele trouxe algumas sementes de volta com ele, plantou-as em grandes áreas de jardinagem e, juntamente com sua equipe, evoluiu o arbusto para uma árvore de tomate magnífica você pode ver nas fotos abaixo.

Evidentemente, você pode notar que as ramas do tomateiro jamais seriam suportadas pelo caule fino da planta e por isso que é necessário uma grande treliça para que ele se desenvolva horizontalmente. Com isso, o tomateiro adquire uma estrutura de árvore, e com mais amplitude luminosa a atingí-lo ele aumenta BRUTALMENTE sua produtividade, o que talvez nos mostre que esses anos todos estamos plantando o tomate de maneira estúpida.
%name Isso que é produtividade: Conheça a arvore que está dando mais de 32.000 tomates de uma só vez!

%name Isso que é produtividade: Conheça a arvore que está dando mais de 32.000 tomates de uma só vez!

%name Isso que é produtividade: Conheça a arvore que está dando mais de 32.000 tomates de uma só vez!

%name Isso que é produtividade: Conheça a arvore que está dando mais de 32.000 tomates de uma só vez!

%name Isso que é produtividade: Conheça a arvore que está dando mais de 32.000 tomates de uma só vez!

Uma outra vantagem desse método é que ele evita o desperdício de grandes áreas, e por tabela o enorme gasto com defensivos. O tomateiro em forma de árvore necessita de uma estufa, o que é uma mão na roda, já que por natureza, esse arbusto é alvo de diversas pragas. É preciso levar em conta também uma economia brutal com a compra de sementes, já que a mesma “árvore” vai produzir diversas safras.

As “árvores de Tomate” aparentemente, levam um ano e meio para atingir seu tamanho impressionante. Elas não dão fruto durante os primeiros 7 a 8 meses, mas uma vez que atingem a maturidade, você pode esperar uma colheita de mais de 14.000 tomates em média!
O atual recorde mundial para a maior colheita de uma única planta foi a colossal quantidade de 32.000 tomates com um peso total de 522 kg!
A coroa da arvore foi espalhada sobre uma grande treliça e atinge entre 40 a 50 metros quadrados! Todos os tomates são colhidos e usados no restaurante do resort.

Sensacional, né?

O tomateiro tem grande adaptabilidade climática, podendo ser cultivado em climas tipo tropical de altitude, subtropical e temperado, o que permite seu cultivo em diversas regiões do mundo. Como alimento, na forma in natura ou processado, agrada ao paladar de povos de todos os continentes. Por isso, o tomate é considerado a hortaliça mais universal dentre todas. É, também, a que oferece maiores opções de industrialização, produzindo diversos tipos de derivados, tendo, por isso, elevada importância econômica.

Eu adoro tomate, mas uma coisa que me preocupa demais é a quantidade JOSELÍTICA de defensivos e agrotóxicos que são aplicados de modo indiscriminado nos tomates do Brasil. É veneno que a gente come.

Em termos de produção de tomates no Brasil, a partir da década de 70, houve um rápido crescimento da indústria de processamento de tomate, o que provocou uma grande expansão da área cultivada com essa hortaliça. Hoje, o país está entre os dez maiores produtores de tomate industrial do mundo, sendo os Estados Unidos o líder mundial.

Artigos relacionados

Comments

comments

6 comentários em “Isso que é produtividade: Conheça a arvore que está dando mais de 32.000 tomates de uma só vez!”

  1. onde eu morava, tinha um tomateiro do tipo tomate-cereja. meu pai tinha trazido um punhado desses tomatinhos do sítio de um tio, e o que não foi aproveitado em saladas foi jogado num canto do quintal pra virar adubo. os tomates secaram, apodreceram e sumiram. mas no ano seguinte, na época certa, cresceu um pé de tomate, e assim, ano após ano, o tomateiro nascia, dava frutos por umas semanas, secava e morria completamente. Na infância, eu achava aquilo incrível, o pézinho de tomate nascer no nada e dar um monte de pelotinhas vermelhas

    • Os que nascem nos meus canteiros também segues esse mesmo processo. Porque eu renovo meus canteiros jogando terra nova com Húmus que consigo de outro pequeno canteiro onde jogo os restos orgânicos, inclusive os tomatinhos que racham, caem apodrecem ou apresentam mal aspecto. Com isso sempre nascem mudinhas novos dessa terra. Assim, de umas sementinhas iniciais, há anos venho obtendo novas plantação todo ano., tanto nascem que tenho que arrancar muitas mudinhas toda vez..

  2. Impressionante, hein? Esse eu ainda não conhecia. A pouco tempo atrás consegui cultivar em meus canteiros um pé de tomate de quase dois metros de altura e com várias ramificações, e já fiquei admirado com esse feito. Só que este era da variedade “tomatinhos”, esses que chamam “caipira”, dessa feita colhi desse pé , o que já é uma quantidade considerável, mais de 4 litros das frutinhas. Até postei uma foto dele no facebook.

  3. Mas existe uma qualidade de tomateiro que dá em arvore sim, é o tomate japones, e a arvore é robusta, com tronco forte pra crescer, tinha um desses no quintal do avô de uma ex-namorada.

    O tomate japones é um pouco mais doce que o comum, e alongada e pontudo, mas ainda assim é tomate

    To lendo aqui na wikipedia e diz que tomate -japones é o nome q ele recebe no paraná, mas tb é conhecido como tomate-de-arvore… especie seria a Solanum betaceum

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.