Incrível cidade fantasma surge na China e impressiona até cientistas

Parece até coisa de filme. E não é primeiro de abril, pelo que me consta. O que aconteceu é que duma hora para outra, UMA CIDADE INTEIRA surgiu no meio de um rio na China. (onde obviamente não existe cidade)

O fenômeno super GUMP, que é forte candidato a maior gumpice de 2013 até agora, foi filmado e fotografado.  A explicação para a estranha cidade? Um fenômeno óptico raríssimo.

De acordo com o jornal  Daily Mail, a cidade fantasma surgiu do nada sobre o rio Xinan que corta a cidade Huanshan, no leste da China. Segundo a publicação, a cidade surgiu ao anoitecer, depois de fortes chuvas e condições climáticas muito úmidas.

article-2008161-0CBBA4BD00000578-615_634x314

 

A ilha no meio do rio parecia estar flutuando no ar.

Testemunhas afirmaram que árvores, montanhas e diversos edifícios simplesmente surgiram através da névoa que pairava sobre o rio, e especialistas que visitaram o local comprovaram que realmente não existia nada no local onde a cidade flutuante foi avistada.

Fenômeno óptico

Aparentemente, a cidade fantasma se trata de uma miragem, ou seja, uma ilusão de óptica formada devido à umidade presente no ar que provavelmente se tornou mais quente do que a temperatura da superfície logo abaixo — neste caso, o rio Xinan —, fazendo com que os raios solares, provenientes de temperaturas mais baixas, sofressem refração e criassem um reflexo.

article-2008161-0CBBA4A200000578-357_634x316

Normalmente, as imagens formadas pelas miragens são pouco definidas, portanto, as que foram vistas na China são, provavelmente, as mais nítidas já registradas.

Que louco, hein? Confira o video abaixo e fique boquiaberto com o realismo do negócio. Eu não sei não, mas os cientistas deviam investir mais nisso aí, porque é tão real que parece até um holograma.

Claro que não tardou para os viajantes de sempre começarem a especular sobre vórtices espaço-temporais, multidimensões e coisas do tipo. Como neblina caiu sobre o lugar  ao entardecer, os edifícios apareceram magicamente sobre o rio, levando os residentes na cidade Huanshan próxima a especular que a visão poderia  ser um “vortex” a uma civilização perdida.

“É realmente incrível, parece uma cena de um filme, em um conto de fadas”

Foi o que disse um residente do Reino Unido ao canal de notícias MTI. A cidade misteriosa desapareceu tão rapidamente como tinha vindo.
Os cientistas jogaram um balde de água fria na onda de maionese da teoria dos vórtices espaço-temporais com uma explicação muito mais simples para o incrível fenômeno. Eles acreditam que ela pode ter sido uma miragem, causada quando a umidade do ar fica mais quente do que a temperatura da água abaixo.
Quando os raios de luz solar cruzam do ar mais frio para o ar mais quente, eles são refratados ou dobrados – criando uma reflexão no ar que é semelhante a um reflexo na água. É uma visão comum para muitos viajantes oceânicos. Inclusive tem uma área no mar do norte onde “icebergs fantasmas aparecem”.

Um certo número de miragens já foram relatadas na China. Em 2006, o jornal China Daily publicou quatro imagens de miragens surgindo na costa de Shandong, província do leste da China. Inclusive, essas miragens duraram impressionantes quatro horas! Veja como apareceu e como é na verdade o local:

miragens

Fontes: Daily Mail  Fox NewsYouTube

Uma das vantagens de ter um blog é poder ir arrumando o post à medida em que as investigações trazem a verdade à tona. Abaixo deste quadro, veja as últimas descobertas sobre este impressionante fenômeno.
O caso da “cidade que surge do nada” é apenas um exagero dos sites de notícias e jornais. Aparentemente, o analista de noticias da china se confundiu em traduzir o que saiu por lá. Eu e meu amigo Americo – quem primeiro sacou que poderia se tratar de um erro de tradução somado a pressa de fazer uma polêmica e angariar um dindim.

A primeira coisa a fazer é colocar o google maps em ação, ativando o modo google earth.

Usando as seguintes coordenadas, vamos cair nas imediações do rio.

29.707978,118.313624

Eu levei algum tempo até conseguir encontrar a ponte certa e posicionar mais ou menos o google no ângulo que o cinegrafista filmou.

Podemos ver de imediato uma coisa interessante: O rio está mais cheio que o de costume. Esqueça então um fenômeno bizarro fazendo surgir árvores, plantas e prédios  como sugeriu o Daily Mail, a Fox news e atualmente milhares de outros sites que somente repetem as notícias dos grandes portais confiando que “eles não podem ser tão burros”. Eles são!

A verdade é que um copia do outro, e muitas fontes falando uma mentira, mesmo que acidental, fazem a coisa parecer uma verdade.

Observe qual a posição correta do câmera no rio, apontando para a margem esquerda. A tal ilha que surge no meio do rio, que segundo os portais apareceu como um passe me mágica e depois sumiu, SEMPRE ESTEVE LÁ! 

Suspeitamos que na tradução o que provavelmente a matéria original dizia é que a ilha parecia flutuar, como um castelo de conto de fadas. E isso se deu pela neblina baixa, na altura da superfície, que somada a distorção perspectiva realmente fazia parecer que a ilha estava levitando. Mas a ilha não surgiu do nada.

Do mesmo jeito, os tais prédios da margem esquerda, podemos vê-los sendo construídos. No google maps, temos um grande terreno baldio, porque a imagem de satélite é defasada, de acordo com o Americo, em cerca de dois anos.

Ao contrario do que os sites de notícia dizem, certamente nenhum “especialista atestou uma miragem” no local. Os especialistas podem ter sido consultados e disseram que sim, miragens são possíveis. E de fato são. As que ocorreram e foram fotografadas em em shandong em 2006, são tipicas miragens do tipo fata morgana.

Arruma daqui, puxa o texto dali, surge uma inverdade. Os predios estão ali, mas pelo video, me parece que há uma distorção de miragem NA BASE desses prédios. Não que eles todos estejam surgindo do nada. Inicialmente, eu pensei que os prédios do outro lado do rio estivessem sendo refletidos pelo fenômeno óptico, mas tudo leva a crer que os prédios la do outro lado são simplesmente reais.

Seguido o Americo, pode ser um simples erros de tradução que causou o rolo. Segundo o Americo:

Miragem é sheng chi e nevoeiro é shen jin

A sonoridade muito próxima poderia ter induzido um analista de notícias ao erro. Na imagem capturada do google maps podemos ver onde eu presumo que o câmera estava (ponto vermelho) porque da pra ver pelo fotograma do video, as duas massas de vegetação, que são de um grande jardim que esta alagado pela cheia do rio. Incrível cidade fantasma surge na China e impressiona até cientistas

Veja o frame do video onde podemos ver a enchente. E os prédios sendo construídos ao fundo.

Incrível cidade fantasma surge na China e impressiona até cientistas

Então, é importante entender, não são prédios surgindo do nada, mas sim prédios parecendo flutuar. Caso novas informações apareçam, vou postar aqui.

15 comentários em “Incrível cidade fantasma surge na China e impressiona até cientistas”

  1. isso é oque eles querem que nos pensemos, que se trata apenas de uma miragem, a teoria do vórtex acho meio viajada, por mais legal que seja. mas a ideia das imagens holográficas? por que não? seria uma ótima forma de camuflagem no caso de uma guerra. fazer o inimigo pensar que você esta em um lugar quando na verdade esta um pouco mais ao lado, ótimo elemento surpresa.
    ta blz eu sei que viajei, mas é uma teoria.

    Responder
    • Essas coisas não estão surgindo do nada. Não se trata de uma pareidolia. A miragem é apenas uma espécie de espelho, de construções dos arredores, que são refletidas em um outro lugar.

      Responder
  2. po, miragem? haha, miragem tem como ser capturada por video? nao sabia (se sim, me informe)

    acreditar q é miragem é dar o cu pro ceticismo cego, namoral

    Responder
    • tem sim. O processo pelo qual a câmera registra algo é o mesmo pelo qual o nosso olho vê a miragem. A miragem é somente uma reflexão dos predios ao redor, fazendo o reflex surgir num lugar no meio do rio.
      Veja outra miragem gravada em video aqui: http://youtu.be/Rh2tzXvBlJg

      Leia mais sobre miragens aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fata_Morgana

      Responder
  3. Também gosto mais da teoria de uma camuflagem/distração holográfica. Dá pra ver que os padrões se repetem bastante, inclusive no “modelo” dos edifícios, o que me faz lembrar de alguns jogos de video game…

    Responder
  4. Não é por nada, não… mas essa notícia é falsa. Foi logo desvendada em 2011, quando de fato a notícia correu o mundo. No fim das contas, foi só uma péssima tradução de uma notícia chinesa que acabou sendo interpretada por uma mídia sensacionalista. Quem duvidar, é só procurar no Google =)

    http://www.asiaone.com/News/Latest%2BNews/Asia/Story/A1Story20110701-287099.html

    Responder
  5. Ainda bem que o Philipe sempre se informa bastante, mesmo depois de postar algo, eu já não sabia em que acreditar nessa historia, era fantasiosa demais para acreditar, e ao mesmo tempo, algo real demais pra poder duvidar.
    tava ficando perdidinho aqui….hehehe

    Responder
  6. Este fato aí narrado pode ser “engano’, mas as miragens são bastante comuns dentro de determinadas circunstâncias.
    Li uma vez, uma narrativa de um soldaado que durante a II guerra em um acampamento nas margens de um deserto, volta e meia viam uma patrulha de soldados. Mandavam uma equipe de reconhecimento para o local, mas eles não escontravam nada. O episódio ficou conhecido como “patrulha fantasma”. tratáva-se de uma reflexão de imagens devido à refração do calor que o sol provocava nas areias do deserto!
    Na verdade a patrulha existia mas estavam a muitos kilômetros dali, apenas a sua imagem era refletida!

    Responder
  7. Quando comecei a ler já ia chamar o pessoal aqui de casa, mas li até o final e perdeu a graça. Parabéns pela matéria e pela explicação no final do texto.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares