Ilusão de ótica? Será?

Compartilhe

Olhe para a imagem abaixo e responda: Além da rosa, são listras verdes e azuis?

colorillusion Ilusão de ótica? Será?
Não tem verde e azul. É a mesma cor!

Acredite se quiser, não são. Só tem rosa e verde ali. Não há azul!

Tanto as verdes quanto as azuis são a MESMA COR.
Eu sei que parece difícil de engolir essa, mas eu me dei ao trabalho de usar o color picker do Photoshop e é realmente a mesma cor! (se duvidar, tente aí)
Por que elas parecem diferentes então? Porque o nosso cérebro usa um processo comparativo entre as cores adjacentes para determinar qual é a cor. O segredo da ilusão está nas listras finas em sentido contrario. Repare que na barra que parece ser azul, elas são rosa. Nas que parecem ser verdes, elas são laranja. Como as listas rosa e laranja não se misturam, elas geram uma confusão no processamento cerebral, que acaba interpretando a cor das barras como sendo diferentes.

Fonte

Artigos relacionados

30 comentários em “Ilusão de ótica? Será?”

  1. Philipe, o mais bacana é diminuir (resize mesmo… não é diminuir o zoom não) a imagem para, sei lá… 100x100px e ver que o Photoshop TAMBÉM confunde as cores, mesclando o verde com o rosa = azul e o verde com laranja = verde…

    • Acredito que a faixa verde cortada pelas listras violetas resulte no efeito de parecer ser azul, o que não acontece com a faixa cortada pelas listras laranjas…
      Legal mesmo!!

    • Catu, não é que ele se confunda. O que o Photoshop faz é pegar uma matriz, dividir a imagem em blocos e cada bloco em subblocos. Aí ele analisa cada bloco e obtem um pixel da cor predominante e deleta o resto. É assim que ele interpola os tons dentro cada subbloco para poder reduzir mantendo a proporção.
      Se você reduz muito ele faz isso muito. Se reduz pouco, ele faz pouco. Na redução, a paleta cromatica acaba sendo recalculada em função dos tons paralelos. Se reduzir a um único pixel por exemplo, ele vai pegar e calcular a média cromática da imagem inteira e vai resultar numa única cor. Então não é que ele se confunda, é que não dá pra escalonar uma imagem raster (matriz de pixels coloridos) sem ser fazendo isso.

  2. Já ia falar exatamente o que o Renato M falou. Tampe com a mão de forma a só deixar visível uma ou duas litras azuis, verá que elas se tornam verdes, quando você tira a mão, ela quase que instantaneamente se tornam azul!

  3. Não precisar nem dar zoom para ver que o azul na verdade é verde: é só tampar a imagem com a mão, deixando um canto da imagem exposto e verificar que é verde mesmo.

  4. Philipe,

    talvez seja um dos “leitores mudos” mais antigos daqui…
    Não tem os “Come Quieto”? Então tb tem os “Lêem Quieto”. Quando vc tinha uns 9 meses de blog descobri o Mundogump.(deu um trabalhão ler os textos de 9 meses atrás, mas li…no mesmo dia – avançando madrugada -…GUMP!<— isso vai virar chavão hein…)
    Vez o outra eu me mexo na cadeira querendo fazer críticas construtivas, mas me contenho. Sai da tumba finalmente, ou melhor, só botei a boca pra fora pra elucidar, não é nem pra criticar hein…: esse efeito observado é a chamada COR INEXISTENTE e foi descoberta, estudada (seriamente), apresentada e reconhecida mundialmente por um brasileiro chamado Israel Pedrosa. Pode-se encontrar nas livrarias seu livro. É muito bom. Agora vai na fonte que vc pegou e vê se tem alguma palavra sobre o autor? Se não tem dos Santos Dummont em outros assuntos, pq teria desse cara né ?

      • Ruído de pedra
        Saindo da cripta

        Henrique: – Isso aí! O livro é muito bom, ou sei lá, acho que não inventaram um adjetivo melhor !

        Encorajado Henrique diz: Ah! Lembra aquele video antigo dos caras andando sem skate ? Acho que foi usado o programa chamado MOKEY. Dá trabalho mas não tanto quanto se imagina…ele tem algoritmos que automatizam o trabalho depois de circundado o objeto a ser retirado (contanto que o fundo se revele em algum momento sem o objeto para repor e ocultar no caso do exemplo os skates – inclusive ele repõem ruído de imagem de outra parte do vídeo para ficar natural e outras recursos blá blá blá – acho que o etc é mais fácil.)

        Ruído de pedra
        Henrique volta para cripta.

  5. As listras NÃO SÃO das mesmas cores,qualquer um pode ver isso. O correto seria dizer: “São 2 tons de verde ao invés de listras verdes e azuis”. E sei o que estou afirmando,pois já testei a imagem em vários programas (entre eles o PhotoFiltre Studio).

    Mais uma vez,Phillipe tenta dar uma rasteira nos leitores desatentos! hehehehehe

      • A GAROTA DOS MEUS SONHOS

        Eu era criança essa garota estudou comigo na 4ºserie eu era um garoto gordo nunca gostei dela mas tinha uma coisa dentro de mim que dizia que era ela nunca liguei mas depois nas férias eu emagreci pra caramba e começei a malhar e fui emagrcendo todo mundo dizia ”Ta emagrecendo Gordão”e depois fiquei magro e forte.
        na 5ºserie ela olhava pra mim eu percebia foi no começo do ano ela puxava meu saco toda hora falava comigo eu percebi as olhadas dela em julho (chegando as ferias)era uma sexta-feira ela vinha triste no meio do caminho estava eu um amigo dela e meu e ela o meu amgo esquentava nosso clima ele virou a primera rua e só ficou eu e ela sem assunto eu era Timido demais então eu disse voçe mora aonde? ela apontou o dedo e eu disse aham na segunda rua ela subiu e foi embora não namorei com ela.
        Mas chegando em casa eu botei uma roupa maneira escrevi um carta peguei a minha bicicleta e fui la na casa do amigo dela(vizinho) dei a carta para ele entregar a ela tava quase nas ferias eu ia ficar sem ela por 8 dias so 1 eu ia para escola eu não desperdicei passados 8 dias na escola ela vem dizendo ”A garotão te amo” e até hoj to com ela namorando não sou muito velho hoje estou na sexta serie e namoro com ela.Perdi a vergonha e criei coragem e assim que e faz.

        • ?, a história parece ser bonita, mas não seja egoísta, não deixe o sentido dela só pra você, conta junto com a história. É só botar as vírgulas…toma, vou oferecer um monte delas(,,,,,,,,,,) e espalha direitinho pelo texto…. 🙂
          Foi dificil ler sem elas…com elas, vai ficar muito legal! :^)

    • ?, não fica assim… a história é bacana, falei só pra te ajudar.
      Você tem jeito, tem uma abordagem cativante, gostosa de ler. É só botar as vírgulas.
      Já pensou se vc tem outras histórias legais e nos privar delas.
      Não faça isso. Continue escrevendo.
      Um cordial abraço.
      🙂

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.