Ideias sensacionais para fazer com pallets e caixas de madeira velha

Eu fico de queixo caído com certas ideias, que parecem fazer tanto sentido que eu me pergunto “como não foi sempre assim”?
Até pouco tempo atrás, os pallets (estruturas de madeira que servem para amparar cargas diversas) que estavam fora de uso eram amontoados e viravam fogueira. Isso mesmo que você leu, aquele monte de madeira em perfeito estado de reaproveitamento tinha como destino virar fumaça!

Com o aumento da consciência ambiental, os pallets de madeira continuam sendo usados, alguns deles vão sendo substituídos gradualmente por outros materiais, como os de plasticos reciclados, mas o grosso do mundo da logística ainda usa pallets de madeira. Esse material logo caiu no gosto de decoradores e designeres, que logo viram a multiplicidade de usos para essa madeira. Geralmente o pallet é feito de madeira de quinta categoria. Não espere madeira boa, porque ele é um mero anteparo de carga. Então, o pallet é o tipo da madeira que cupim gosta de comer, muitos são de pinho, ou de madeiras moles e claras, o que ajuda muito para certas aplicações do uso dos pallets ou pedaços deles. Porém, o pallet tem duas vantagens que são avassaladoras enquanto material de criação:

1- Tem pallet pra caralho no mundo
2- Pallet é barato pra dedéu

Nesse post fiz uma compilação de algumas ideias interessantes que você mesmo pode fazer (ou encomendar a quem faça pra você) a partir dos pallets. Tem de tudo. Coisas do arco da velha, como se dizia antigamente.

1- Sofá de Pallet

Ok, vamos começar do básico. O sofá de pallet é um projeto facil. Easy mode, que você acha trocilhões de desenhos e modelos passo-a-passo para fazer com pallets velhos. Veja, geralmente, o pallet é usado em transporte, o que significa que é um material SUJO. Seu primeiro trabalho ao lidar com pallets é preparar eles. Procure ver se não estão com sinal de cupim ou insetos, e nem se já estão podres (quase sempre estão em algum pedaço) se estiver, extirpe a parte ferrada e troque com a de outro pallet. Muitos estarão empenados e quase todos estarão com farpas desgraçadas do capiroto! Essa é a pior parte. Por ser madeira de segunda linha, eles costumam ser lotados de farpas, de modo que você tem que manusear com cuidado e dar uma boa lixada para se certificar que não tenham farpas, Principalmente em projetos para crianças e móveis.

De volta ao sofá de pallet, uma dica interessante é que você pode deixar a madeira em cor natural (SEMPRE ENVERNIZE!) usando um verniz incolor ou tingir a madeira, com escurecedores, como Viochene e formulações próprias de de escurecer madeira, além de ceras.
Uma vez envernizado, você também pode pintar o pallet, e ele aceita tinta muito bem. NA real, da pra fazer até coisa de pallet que nem parece ser pallet. Mas eu curto muito a autodeclaração de reaproveitamento que o pallet dá. De fato, é quase uma chancela de criatividade.

O conjunto de mobiliário de pallet se presta especialmente bem para uso em áreas externas.

A cama de Pallet

Outro item clássico no universo da recriação com o pallet é a cama, que nada mais é que a montagem do pallet como um enorme estrado onde você vai colocar seu colchão de qualidade em cima. Volto a lembrar para dar uma boa inspecionada se não tem cupins ou buracos de broca nem nada disso que adora comer um pinus.

A aplicação do conjunto de pallets com uma fita led dá um chã na parada e cria aquela luz indireta ideal para… Bem, você entendeu.

Note que aqui é CRUCIAL ver se não tem farpa nenhuma.
De fato, o pallet é uma ferramenta interessante. Pense nele como um lego gigante que você usa conforme precisa. Muitas vezes ele pode ser usado na parede, não criando um objeto propriamente, mas como uma forração decorativa.

Ele pode ser usado até mesmo no chão, criando assim uma separação de ambiente.  (tipo delimitar seu home office). Por estar levantado em relação ao piso, isso é MUITO útil para passar cabeamento.

Pedaços que sobram (sempre sobram) você pode juntar e fazer uma pirografia ou uma gravação a laser em cima. Fica massa:

Dá pra fazer até relógio:

 

Outra ideia bem bacana é usar o pallet na parede como uma pequena horta de varanda:


Mas juntando um monte deles, você constrói um bar assim…


A madeira proveniente de pallets velhos pode ser usada para delimitar espaços como nessa bela cerquinha oriental:

Usando uma placa de eucatex e um pouco mais a criatividade, aliada a uma boa serra tico-tico, você pode criar um sistema de nichos que funciona muito bem como armário.

E extrapolando um pouco mais, da pra fazer um monte de nichos.


Sem falar que é possível usar até como escada!

O pallet também fica maneiro quando integrado com elementos como o vidro. Veja nessa mesa de centro:

Achei simples, fácil e elegante essa solução para sapateira:

Ja falamos do pallet na parede e no chão e nos moveis. Agora falta falar do pallet na iluminação. Veja como fica bacana. Nesse caso as madeiras foram envernizadas e escurecidas, para criar mais contraste com a fraca luz das lâmpadas antigas. A madeira em conjunto com esse tipo de iluminação gera um clima bastante intimista, ideal para restaurantes.

O contraste costuma funcionar, e é por isso que uma mesa de computador feita com pallets pode ser uma sacada genial em certos projetos.

Mas nada tira o brilho da simplicidade absoluta do material. Um belo exemplo é essa cadeirinha de jardim. Olha que coisa legal. Umas chapinhas dobradas, uns parafusos e acabou.


Como eu disse antes, tem coisa que é de pallet que a gente nem acredita. Se liga nessa pequena cômoda, que genial.

Enfim, o céu é o limite. E já que é, por que não uma…

CASA DE PALLETS?

Legal, hein? Essa é simples. Olha essas aqui:

É sempre bom relembrar o que eu já falei antes. Cuidado na escolha do pallet na hora de comprar. Por serem de madeira, os pallets podem desenvolver fungos, podem estar sujos e com mau odor, até porque muitos podem ter passado pelo lixo. Importante é verificar a umidade e a conservação. às vezes compensa pagar um pouco mais se o pallet não estiver com marcas de umidade. Alguns até são bem difíceis de limpar, então o tempo gasto não compensa o desgaste do trabalho. Muitas vezes o unico jeito é meter a lixadeira em cima.

Verifique sempre se não tem mancha de óleo, marcas de cupim, mofado ou indícios de podridão, como cogumelos crescendo nele. Isso são indicações de má qualidade e de que você não precisa e nem deve levar a madeira para a casa.

Outra coisa, alguns paletes  (no Brasil são poucos na verdade, mas a maioria no exterior) são tratados para evitar que alguns insetos proliferem. Isso pode ser feito de duas maneiras: através da química ou do tratamento químico. O mais seguro é o tratamento químico, por isso, ao procurar por um, procure sempre por um palete com o carimbo “HT”, que quer dizer “heat treatment” (tratamento térmico).

Já o que tem a marca “DB” indica que os paletes foram tratados com “methyl bromide” (brometo de metila) que é conhecido como um pesticida poderoso. Vc pode achar uma boa ideia pegar esse, mas não indico por ser um produto químico bastante poderoso e toxico, como também é o creosoto usado em dormentes ferroviários. Se for usar, evite colocar no jardim ou em locais onde pegue chuva, pois a água que escorrer dele leva o contaminante que MATA QUALQUER MERDA QUE TIVER NA FRENTE.

Enfim, são muitas ideias com um material fabuloso. Espero que tenha curtido. Tem mais coisas legais aí dentro. Dá uma cavucada no blog que são mais de 5000 artigos de tudo que é doideira.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Não consigo ver beleza em móveis feitos de pallet, por mais que os acessórios sejam bonitos ou que a madeira seja pintada/envernizada… sempre fica parecendo uma coisa meio riponga, meio pobre.

    • Eu gosto muito de trabalhar com madeira, depois que descobrimos a utilidade do palet fiquei mais tranquilo , pois não precisaremos de desmatar matas nativas.
      Agora , quem não gosta, pra que abrir o aplicativo?

  2. Quantos móveis bonitos! Ficou muito chique com muita criatividade! É uma pena que alguns olhos não conseguem observar a beleza da natureza então não tem como ver a plasticidade artística nesta arte. Arte é tudo e é ímpar! Parabéns! Excelente trabalho!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos