Gran Turismo 5 – o mais realista game de carros para PS3

Compartilhe

O Fabio Morroida mandou as imagens do Gran Turismo 5 e eu mal pude acreditar no que eu vi. O jogo, que já saiu para o PS3 é inacreditavelmente realista.

A qualidade gráfica do game é impressionante. A equipe em torno do jogo ultrapassou os 150 designers, em um trabalho que durou mais de quatro anos e contou com um orçamento dez vezes maior do que o do “Gran Turismo” original para o Playstation.

blivr Gran Turismo 5   o mais realista game de carros para PS3

Agora, os veículos podem capotar e há simulação complexa de danos, fazendo deformar os carros com o impacto dos acidentes em 170 modelos de automóveis selecionados especialmente.

No modo Arcade, pode-se correr sozinho ou contra outro jogador. O GT traz um cenário global, em que é possível participar de diversas provas sob um sistema de pontuação que permite comprar carros e tirar as licenças. Também há lojas de tuning e lava-jatos para deixar seu carro brilhando depois de provas mais conturbadas. O título tem mais de 20 localidades que somam mais de 70 configurações de trajetos.
granturismo52 Gran Turismo 5   o mais realista game de carros para PS3

Pela primeira vez carros da Ferrari, estarão disponíveis num game da série. Os jogadores também podem correr em Audi, BMW, Dodge, Nissan, Toyota, entre outros modelos de carros.

Uma das inovações desse título é o multiplayer online, que permite que até 12 carros disputem o primeiro lugar, enquanto, nas partidas offline, são permitidos 16 corredores.
Outro destaque da versão 5 da franquia, é a visão do cockpit que possibilita que o jogador tenha um ângulo de câmera de dentro do carro, vendo o volante, o painel e os espelhos retrovisores. Os gráficos do interior do carro são bastante detalhados e o som do motor é diferente, de acordo com o ângulo de câmera. Outro destaque é a física detalhada, o que pode deixar o jogo um pouco difícil pra quem não é muito afeito a jogos de corrida de grande realismo.

grandturismo5370zpt4bys Gran Turismo 5   o mais realista game de carros para PS3

Essa física fiel à realidade é o maior destaque de todo o jogo, o que é fortemente sentido na jogabilidade. Sendo assim, até mesmo quem não se interessa pelo gênero de corrida ou simulação vai se admirar e gostar da mecânica utilizada em Gran Turismo 5.
A questão da física super realista pode afetar de alguma forma a maneira como o usuário vai perceber o jogo. Mas o balanceamento é bem feito de modo que a dificuldade acompanhará a progressão da carreira do jogador. Além de encontrar campeonatos mais acirrados, seu nível vai refletir também no grau de realidade do jogo. À medida que suas habilidades como piloto aumentam, as complicações das corridas reais tornam-se mais acentuadas.

gt5x Gran Turismo 5   o mais realista game de carros para PS3

A partir do momento que você atinge um nível mais elevado, as batidas no cenário ou em outros automóveis passam a deformar a lataria de seu carro até o ponto em que ele não consegue mais o mesmo desempenho de antes. Essa restrição foi feita exatamente para que novos jogadores não fossem penalizados por sua falta de perícia no volante.

gt51i Gran Turismo 5   o mais realista game de carros para PS3

Outro destaque muito comentado de GT5 é o som. Os efeitos utilizados nos motores variam de acordo com o modelo utilizado e também com a força aplicada durante a aceleração. Para ampliar o realismo, os elementos de cenário também influenciam no ronco do motor. Um túnel, por exemplo, torna o som mais abafado, enquanto áreas de elevação vão “castigá-lo” mais.
Falando de ambientes, tem pra todos os gostos. Dos vários circuitos ofertados, há aqueles criados exclusivamente para o jogo, assim como autódromos reais e áreas urbanas de cidades famosas. A novidade, entretanto, fica por conta das trilhas de rally e das estradas com neve para corridas off-road. Dá pra correr até de kart na bagaça, meu!
Para tornar a experiência mais versátil e dinâmica, alguns circuitos possuem o tempo instável, podendo chover de repente ou simplesmente anoitecer à medida que você avança, o que poderá obrigar o piloto a tomar decisões estratégicas na hora de ultrapassar ou entrar numa curva. E é justamente por isso que a escolha dos pneus adequados para o estado do asfalto é fundamental para conseguir um bom desempenho.

2yod6ox Gran Turismo 5   o mais realista game de carros para PS3

Com menos de uma semana após o lançamento oficial, o título já bateu vários recordes de vendas e é a maior aposta da Sony para o Natal.

Embora seja ótimo game pro playstation 3, (o game é exclusivo deste console) sem sombra de dúvida, a expectativa criada com os 5 anos de produção deste game, que prometeu (e cumpriu) o maior realismo gráfico até hoje num game de corrida com nada menos que MIL CARROS pra você usar, foi tamanha, que qualquer pequeno problema vira o clímax em decepção.

94110320100819640screen Gran Turismo 5   o mais realista game de carros para PS3

Como na vida, a perfeição é uma meta inatingível, ter isso em mente na hora de jogar Gran Turismo 5 pode fazer você enxergar os pontos altos e as pequenas falhas desse game, que embora não seja o game mais perfeito do mundo como tantos especularam, é um jogaço pra ninguém botar defeito.
site oficial do game

Já tem na loja Gump Mercado livre:
gt5capa Gran Turismo 5   o mais realista game de carros para PS3

Quer comprar o Gran Turismo 5? Entra aqui!

Artigos relacionados

13 comentários em “Gran Turismo 5 – o mais realista game de carros para PS3”

  1. Olha cara, esse game é incrível , mas não é tão bom não. O gráfico de algumas imagens enganam, essas imagens foram feitas SIM pelo motor do game, mas na corrida os gráficos não são bem assim… Sobre o sistema de danos… eles são bastante realistas nos carros premium, mas em carros standart(800 desses 1000 carros, que foram portados de outros gran turismos) os danos nem acontecem as vezes. É um game muito bom sim, é realmente um simulador, mas esse hype gerado antes do game fez que as pessoas se decepcionassem com o game, não que ele seja ruim, mas queriam que fosse muito melhor.

  2. Basicamente é um jogão bonzão mas corrida não é meu estilo, a não ser que seja violenta. Leia-se: Burnout 3: Takedown (PS2).

    E eu ainda prefiro que o sistema de danos seja o mesmo dos antigos GT, já que não deu pra fazer em todos os carros.

    Mas tenho a impressão de que foi o GT5 que vi no stand da Sony aqui num shopping, demonstrado um PS3 funcionando em uma TV3D dela.

    • Tem certeza que nem todos os carros tem dano? Me parece que os carros iniciais não tem dano mesmo, porque o jogo vai aperfeiçoando à medida em que vc joga. Talvez lá na frente eles tenham danos.

      • Assim, não são todos os carros que tem o sistema “Premium” de danos, os “normais” tem somente danos simples como arranhões e amassados super-simples. (Pelo menos foi o que eu li no Preview do UOL Games.)

  3. Só tem um problema essa jogo: não dá pra ganhar. Isso tira toda a graça. Todo mundo que gosta de jogos, gosta de fechar 100%, e quando se chega na parte ‘avançada’, com os danos ‘premium’, começa a ficar uma chata sequência de sempre-perde-na-ultima-volta. Se eu quisesse tamanho realismo de danos, pegava um carro de verdade e enfiava num poste, oras.

  4. seguinte malukos, gran turismo 5 e um etilo de jogo de corrida insuperavel.
    e logico que tem muitos jogos por ai que a jogabilidadee melhor mas….
    quem ama granturismo que nem eu que por sinal tenho todos os 5, alem dos prologues e dos conscept. nao o toca por nada…

  5. Gran turismo não é um jogo para que o carro se quebre todo.. ele é um simulador de corridas.. e como toda corrida real, vc não iria bater.. iria sim fazer uma curva perfeita para conseguir o melhor tempo..
    Algumas dessas imagens não são da corrida, só só a parte de divulgação do jogo.. de qlqr forma.. ele está incrivelmente lindo! é só ver a evolução do jogo pra notar a quase perfeição alcançanda. 🙂

  6. O jogo realmente é muito realista, mas os 2 ultimos Call of Duty são ainda mais, assim como Crysis e principalmente Uncharted 2.
    Olha lá as fotos, Gump.
    Parabens pelo Blog Philip, eu vi você no Jô, hilario.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.