->

Essa é uma boa notícia. Talvez uma das melhores notícias da astronomia nos últimos anos.
Um planeta chamado Gliese 581 C foi descoberto. Este planeta provavelmente tem temperaturas amenas , o que pode garantir a existência de água na forma líquida, o que aumenta bastante as chances do planeta ter vida.
O planeta, que foi descoberto nas instalações do European Southern Observatory, no deserto de Atacama, no Chile foi batizado de Gliese 581 C porque orbita a estrela Gliese 581, que está a 20,5 anos luz do planeta Terra, na constelação de Libra.
Gliese 581 C tem temperatura estimada entre zero e 40 graus Celcius e seu raio deve ser apenas uma vez e meia a da Terra, o que gera uma situação gravitacional bastante próxima da do nosso planeta. OS modelos sugerem que o planeta é rochoso e provavelmente coberto por oceanos.
O planeta foi descoberto com o auxílio de um instrumento que mede as minúsculas mudanças que acontecem na velocidade de uma estrela quando atraída gravitacionalmente por um planeta próximo. É algo como medir o quanto você é empurrado para trás quando uma mosca colide com seu corpo. Este tipo de método é usado porque não há tecnologia óptica para enxergar tão longe, sobretudo quando são objetos apagados como planetas que orbitam o gigantesco brilho de uma estrela. Embora a descoberta tenha sido recebida com festa pela comunidade científica internacional, a menos que a ciência humana se desenvolva em ritmo acelerado nos próximos mil anos, não devemos ir até Gliese 581 C tão cedo. As distâncias são monstruosas. Um ano-luz é a distância em que a luz viaja (na velocidade da luz , que é de 300.000 Km por segundo, durante um ano inteiro, que dá 9.460.536.207.068.016 metros.) multiplique esta distância incomensurável por 20 e chegamos lá.
Quando eu digo desenvolvimento em ritmo acelerado, estou me referindo às experiências de física para dobrar o espaço-tempo ou -os leitores céticos que me desculpem - conseguir absorver tecnologia extraterrestre.
Ir linearmente do ponto A ao B é inviável, porque não há tempo, nem máquina nem combustível capaz de uma viagem dessas.
O cientista Xavier Delgosse, da Universidade de Grenoble,diz que o planeta poderá ser o destino de missões futuras em busca de vida alienígena. “Água líquida é crítica para a vida como conhecemos”, diz ele. (cientista adora falar o óbvio)
Obviamente, estas missões deverão usar métodos para a detecção de gases atmosféricos como metano e evidências de clorofila para verificar a presença de vida em Gliese 581 C. Mas o que eu acho é que devemos arrumar logo uma porra dum nome decente pro planeta, que esse aí, vou te falar… Parece até o nome do planetinha do Pequeno Príncipe.
Mas como desenvolver a tecnologia necessária para chegar lá vai demorar bastante, talvez o planeta não dure isso tudo, já que a estrela Gliese é uma anã vermelha. As anãs vermelhas são estrelas velhas, que já perdema seu brilho porque perderam a capacidade de fundir hidrogênio em Hélio, o que significa que ela pode entrar em colapso e explodir na forma de uma supernova, o que mataria Gliese 581 C e nosso amiguinhos inquilinos de lá instantaneamente.
24 Comentaram sobre “Gliese 581 C - Planeta parecido com a Terra descoberto!”
dê sua opinião
Seu comentário pode ser apagado ou moderado se:







April 25th, 2007 at 1:24 pm
legal isso.. quem sabe um dia exista (ou resolvam usar)a tecnologia pra permitir uma viagem dessas.
agora sabendo q a estela ta nas ultimas.. magina a cena..
qdo eles tão qse lá.. qse chegando no primeiro planeta q pode ser habitado..
BUUUMMMMM!!!
vai tudo pro espaço (literalmente)..
ahuahasauu
Owned!!!!
April 25th, 2007 at 1:40 pm
a velocidade da luz é 300000km/s e nao 30000
April 25th, 2007 at 1:44 pm
Credo, isso só reforça e aumenta o meu medo de ET’s!
Ainda mais que a estrela deles tá no finzinho… Eles provavelmente vão escolher morar na Terra! Que medo!
April 25th, 2007 at 2:28 pm
Planeta parecido com a Terra com estrela vermelha? Primeiro acharam kryptonita. Agora acharam Krypton!
April 25th, 2007 at 2:40 pm
É mesmo… Deve ser Krypton!
April 25th, 2007 at 2:41 pm
VAleu Anônimo. Eu errei na digitação.
April 25th, 2007 at 4:58 pm
Pode deixar que antes de desenvolverem a tecnologia pra chegar lá, o Google já terá um serviço de imagens de satélite chamado “Google Gliese 581 C”.
April 25th, 2007 at 7:40 pm
E a UPS entregará qualquer astronauta lá em até 24 horas.
April 25th, 2007 at 7:58 pm
so uma correçao…
ano luz eh medida de distancia e nao de tempo…ano luz eh a distancia q a luz percorre em um ano…
voltando ao post, eh uma noticia mto boa msmo!
April 25th, 2007 at 11:57 pm
Menina Malvada, se você soubesse o que eu sei sobre os ets, teria MUITO mais medo.
Nossa. Amedrontadora esta frase né? Deixa uma curiosidade temerística no ar.
Mas é verdade. A “invasão” é o de menos!
April 26th, 2007 at 12:02 am
Boa Fernandão. Arrumei aqui. Boa dica mesmo.
Aqui, vc vai na exposição em Itaipava?
April 26th, 2007 at 1:34 pm
Bom e o que tu sabe sobre et’s ein philipe??
uashuashuashuahsuas
April 26th, 2007 at 6:19 pm
È só brincadeira, Pancho. È que eu sou ufólogo e leio muitos livros sobre abduções e violências alienígenas. Nosso país é visitado há muito e muitos anos, e entre os milhares de casos descritos no Brasil, muitos deles são marcados por violência tanto humana quanto alienígena. Coisas como jogar óleo quente, expor pessoas a radiação, queimar pessoas com raios, além das abduções, que são uma violência à parte. Mas nem todo Et é mau (e nem tem aquele olhão preto e cabeção de feto de 5 meses tb.) São relatados varios tipos de alienígenas. Alguns muito parecidos com humanos.
Mas, se eu puder dar um conselho. Ao se deparar com um Et, fuja! Ou tente.
April 27th, 2007 at 3:00 am
salve krypton
April 30th, 2007 at 9:11 pm
Tamo fudido, pois se estourar esse planetinha, eles vem pra’ ca’ e nao vamos poder mandar nossos politicos pra’ la’.
May 1st, 2007 at 12:00 am
CAra, só a parte conhecida pelos humanos do espaço conta com mais de seis sextilhões de estrelas.
Sabe o que é um sextilhão?
Encha uma piiscina olímpica de areia da praia e talvez você tenha quase um sextilhão de grãos de areia ali.
Ou seja, deve ter planeta igual a Terra pra dedéu. Ainda temos muitos lugares para onde mandar nossos políticos.
May 14th, 2007 at 10:27 pm
uma estrela anã-vermelha não explode! ao contrário das gigantes-vermelhas (que de fato explodem), as anãs duram centenas de bilhões de anos, esfriando lentamente. Ou seja, é ainda mais fácil ter vida lá do que aqui.
May 15th, 2007 at 12:39 am
não se preocupem. se é político, não interessa pra onde que vai. só precisa ser de primeira classe. se possível entre terça e quinta feira, pra poder matar o trabalho.
May 15th, 2007 at 1:13 am
A anã vermelha não explode? Pensei que virasse uma super-nova.
Pelo menos a Wikipedia diz que explode.
Olha lá:
http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A3_vermelha
June 20th, 2008 at 2:48 pm
Sou um atomo nessa emessidão desse universo /quero faser parte do planeta
gliese 581 c estou com esperança me ajude por favor?
June 20th, 2008 at 2:48 pm
August 19th, 2008 at 10:51 pm
Eu mato esses ets se eles tentarem invadir.E ainda vou usar a cabeça deles de troféu!
August 30th, 2008 at 12:37 pm
bjs
September 11th, 2008 at 1:09 pm
PÔ SACANAGEM A ESTRELA SER UMA ANA VERMELHA,PQ ATÉ ANIMEI ME COM AQUELA ESTORIA DO”PIRATA DO ESPAÇO” LEMBRA? Q OS CARINHAS TINHAM Q PROCURAR UM OUTRO PLANETA PRA GENTE MORAR PQ OS CARAS JA TINHAM FODIDO COM A TERRA TODA.