Giethoorn, uma cidade sem ruas na Holanda

Você consegue imaginar uma cidade sem ruas? Nós, criaturas urbanas temos dificuldade em imaginar o que seria uma cidade sem grandes avenidas, carros, taxis, gente atravessando no sinal e muito movimento.

Pois aqui neste post você vai ver uma pequena cidade diferente do que estamos habituados a ver.

Qualquer pessoa que sonhe com uma vida simples, simplesmente surta o cabeção ao ver a aldeia de Giethoorn, nos Países Baixos.
Esta idílica aldeia da Holanda não tem estradas, e o único acesso é pela água ao longo dos muitos canais. São lugares lindíssimos, com casas muito bonitas e bem construídas. Geralmente elas possuem belas pontes em arco. Os moradores usam barquinhos para circular na área das casas. Eles até tem carros, mas os veículos ficam fora da área da aldeia, onde as únicas vias permitem bicicletas e pedestres (Quanto a motos, eu não sei).
Este lugar sensacional tem pouco barulho, ar puríssimo e o perfume das muitas flores que caracterizam a Holanda. Ele está localizado na província de Overijssel, há 4 quilômetros de canais e quintas com telhados de colmo, que remontam ao século 18.

Dá uma sacada nas casinhas do lugar:

Boy in a Punt

Giethoorn, Holland, the town with no roads

Giethoorn, Holland, the town with no roads

article-2093144-11804A44000005DC-547_964x553

Giethoorn, Holland, the town with no roads

holland-giethoorn6_e

Giethoon_10_edited

holland-giethoorn11_e

Slide24_edited

holland-giethoorn41_e

holland-giethoorn3_e

Slide23_edited

holland-giethoorn40_e

Slide21_edited

Slide5_edited

Slide18_edited

holland-giethoorn38_e

holland-giethoorn30_e

holland-giethoorn23_e

Slide10_edited

Claro que com toda esta beleza e características especiais, Giethoorn se tornou uma atração turística popular e recebeu o apelido de “Veneza dos Países Baixos”. Dá pra percorrer a área das casas de bicicleta e barco à vela ou remos.

4162383-Giethoorn_Giethoorn

1620146-GIETHOORN_Giethoorn

6377971-Going_by_boat_through_the_canals_Giethoorn

448009-Canal_and_bridge_Giethoorn_Giethoorn
A visita guiada canal é famosa entre os turistas, e também é uma das muitas maneiras de descobrir o seu charme rústico.
A vila foi fundada por um grupo de fugitivos da região do Mediterrâneo em torno do ano 1230. Ela tornou-se conhecido em 1958, quando ele foi destaque no filme Fanfare, feita pelo cineasta holandês Bert Haanstra. Desde então, viver lá não ficou tão legal, porque os moradores reclamam da zoeira dos turistas, que passam o tempo todo olhando para dentro das casas deles.

A explicação para tanto interesse deve ser justamente pelo fato de que não temos algo assim pelo mundo. Seria bacana se houvessem mais lugares como este por aí. Nem precisaria ser 4 km de canais interligando as casas.
Vamos dar uma olhada do satélite?

Existem várias opções para fazer uma boattrip lá em Giethoorn. Você pode alugar um pequeno barco e meter as caras por conta própria. Como os vermelhos aqui na imagem abaixo. Esses têm um motor elétrico. Também existem barcos a remo. Outro tipo comum é como uma gôndola que se move uma vara que é usada empurrando o barquinho pelo fundo do canal.

1414204-make_a_boattrip-Giethoorn

34ecba64e12cf66745d7db4f92a0e2a9_view

Giethoorn_blauwe_boten

 

Num fim de semana, você pode presenciar uma banda completa desfilando pelos canais em seu barquinho.

bba-giethoorn

giethoorn_11

 

Evidentemente, este estilo de vida não é pra todo mundo. Fico me perguntando como que chegam as geladeiras, fogões e móveis. Será que é tudo de barco ou há algum tipo de autorização para veículos pequenos levarem coisas maiores por terra?

 

20131030_Giethoorn_Binnenpad

Giethoorn, The Netherlands

 

 

 

 

 

giethoorn-82

Giethoorn37-610x457

Giethoorn-Netherlands-Wallpaper

Seja como for, Giethoorn é um lugar lindo e me intriga como que os magnatas da construção dos condomínios de luxo ainda não copiaram isso aí na China ou aqui no Brasil.

 

fonte fonte

A cidade sem ruas da Holanda:
http://www.thepastwhispers.com/Silence.html

Related Post

11 comentários em “Giethoorn, uma cidade sem ruas na Holanda”

  1. Oi, Philipe! Na Argentina, no delta do Rio tigre, a cidade e bem nesse estilo tambem, fora que ha barco-posto de gasolina, barco-supermercado, etc. Muito bonita! Da uma olhadinha que voce vai curtir… Abracao!

  2. Ótimo artigo, Philipe! Deu uma enorme vontade de visitar o local.
    Sobre os magnatas da construção: já estão quase lá! Aqui no litoral do Rio Grande do Sul, o grande boom imobiliário é de condomínios fechados, alguns deles com lagos artificiais e atracadouros privados. Inclusive, a cidade de Xangri-Lá intitula-se a “Capital Nacional dos Condomínios”…

  3. já foi "tentado" mas as barreiras da legislação e liberação ambiental são muito grande para ser viável, pelo grande impacto gerado pela construção e desviu dos cursos d´águas naturais.

  4. Na realidade esta sendo contruido um condominio com essa ideia no rio grande do sul, aqui o link da reportagem
    http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2009/10/condominio-de-eldorado-do-sul-tera-canais-no-guaiba-2686925.html

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares