Frutas esquisitas

Outro dia eu estava comendo uma tangerina e percebi que talvez ela seja a fruta com o melhor design da natureza. A Tangerina pode nem ser a mais gostosa, mas é inegável que ela oferece certas condições técnicas que são simplesmente sensacionais.

Perfeição e design!
Perfeição e design!

Por exemplo, uma laranja. Uma laranja é uma fruta gostosa e tal, mas precisa de faca para descascar. A tangerina não. Ela descasca facilmente, o que é um puta diferencial, que joga todas as demais frutas complicadas, como o Abacaxi para o fim da fila no critério “usabilidade”.

A gente não dá o devido valor ao fator “casca simples de remover” até o dia em que precisa abrir um coco sem facão, no melhor estilo Naufrago. O coco é praticamente uma sacanagem, gente. E pior, ele fica muito alto e cai lá de cima, podendo ate matar uma pessoa.

– Ah, mas a banana também descasca fácil.

É verdade. Realmente, a banana se equipara a tangerina na questão usabilidade, mas a tangerina tem um outro ponto a favor no seu design que é de tirar o chapéu. Se um amigo teu vê você comendo uma banana e te pede um pedaço, você vai dar sua banana para ele meter a boca, ou vai precisar de uma faca para repartir a banana com seu amigo.  A usabilidade da banana foi para o saco quando o quesito compartilhamento entrou em jogo. Nesse quesito, a usabilidade da maçã e de muitas outras frutas também foi para o saco.

Já na tangerina, olha que foda, cada gomo é facilmente separável do todo, de modo que você desconecta somente uma porção da sua fruta e passa para seu amigo. Gente… Isso é muito bem bolado!

Claro, você poderia me dizer que a uva é ainda melhor já que vem em bolinhas individuais que te permite distribuir para um grande numero de amigos. Isso é verdade, porém, a uva não tem uma casca protetora que te exime da necessidade babaca de lavar a desgraçada da fruta antes de comer! Isso é também um puta diferencial da tangerina, que fica acondicionada numa casca que está muito mais para uma “embalagem” do que para uma casca de verdade.

images (81)

Algumas tangerinas tem bastante caroços, é verdade. Isso é um ponto que vejo pessoas levantando contra esta fruta esplêndida. Realmente, talvez a profusão de caroços numa tangerina não faça com que ela seja perfeita para todos, mas quando você é um moleque, quanto mais caroços, mais “munição” para disparar nos seus primos.  Para dar tiros de tangerina (laranja também funfa) basta ir apertando o caroço com o polegar e o indicador. A parte gorda do caroço deve ser direcionada para onde você quer dar o “tiro”.  Sua forma especial morfologicamente similar a uma gota faz com que a pressão crescente dos dedos esmagando a semente permita que se atinja uma massa crítica que faz com que a tangerina seja empurrada com a força maior sobre a área onde ela tem menor volume. Isso impele o fruto através da pele com força crescente, produzindo seu disparo como um projétil, sem elásticos, sem pregadores, sem nenhuma babaquice que vá te incriminar e fazendo dela a arma perfeita para zoar na aula.

Até porque, ao ser apanhado, você pode justificar que ela é a merenda.

Outra vantagem sensacional da tangerina é que ela parece ter sido criada para os tempos modernos.

Assim como outras frutas cítricas, contém vitamina C e fibra, além de altas doses de vitamina A. Mas não só isso!  Essa pequena fruta amarela combate dois dos mais importantes desafios de saúde do nosso tempo. A tangerina é um poderoso agente contra a obesidade e a doença cardíaca.

Pesquisadores da Universidade Western Ontário, observaram que a tangerina contém uma substância que previne obesidade e protege contra diabetes do tipo 2 e aterosclerose, além da doença cardíaca e do derrame.
[wp_ad_camp_5]
Os pesquisadores induziram, com uma alimentação semelhante à consumida pela população americana (com muita gordura hidrogenada e açúcar), que ratos apresentassem a  Síndrome Metabólica.

Um grupo de ratos que consumia a dieta americana ficou obeso, tendo diversos problemas de saúde, tais como triglicérides elevados, insulina e glicose elevadas e gordura no fígado. Isso fez com que os animais estivessem em alto risco de doença cardíaca e diabetes. O outro grupo não ficou obeso e não desenvolveu a Síndrome Metabólica.

Vale destacar que os dois grupos se alimentaram da mesma forma com algumas pequenas diferenças. Os ratos que estavam saudáveis foram alimentados com Nobiletin, um flavonóide contido na tangerina.

Mas falando em frutas, já parou para pensar como existem frutas estranhas no mundo? É uma profusão de coisa estranha que algumas parecem ter saído de outro planeta.

Veja, por exemplo a grenadia.

Grenadia
Grenadia

 

Essa fruta parece uma espécie de nectarina, mas que quando você abre, está repleta de caroços envoltos numa gosma que lembram ovos de sapo. Dizem que é bom, mas sei lá… Ovos de sapo, meu.

Vai um proto-girino aí?
Vai um proto-girino aí?

Outra fruta que tem gente que ama e eu nunca gostei:

enhanced-buzz-7159-1382648250-14

Assumo meu preconceito com a JACA. Porra, meu. Jaca é um troço escroto. Pensa bem, a jaca nasce da jaqueira, e a jaqueira é uma porra duma árvore grande pra dedéu, e a maldita da jaca costuma nascer lá no alto, lá na casa do caramba. Pior, a porra da jaca pode chegar a TRINTA QUILOS! Ela fica podre e CAI! Uma vez vi uma desgrama dessas cair e afundar o teto dum carro em plena Zona Sul do Rio. Uma planta dessas na rua é um risco de vida.
Não obstante:
jacamata

É inconcebível também que algum doido seja burro o suficiente para achar uma boa ideia estacionar debaixo duma jaqueira, mas sabe como é, nunca duvide da burrice alheia. Além de mais, a jaca podre tem um cheiro que é desgraçado de ruim, mas os miquinhos adoram.

Tem umas frutas que são bastante bizarras, como uma fruta que tem na Índia que eles chamam de Wood apple, e é um parente do marmelo. Meu, por mais gostoso que essa porra venha a ser, eu não tenho coragem de comer esse troço. A planta onde essa fruta estranha nasce, parece uma árvore de bolas de futebol. Não duvido que elas também caiam na cabeça dos azarados.
woodapple

Enquanto umas frutas tem o visual muito desagradável, como essa com essa coisa que parece uma diarreia dentro, há outras que são tão legais que eu colocaria até para enfeitar minha casa. Saca só essa:
efc3663acb9c9a39fa3fba3b58482824

Parece aqueles cortes para explicar como é o centro da Terra…
Essa fruta é nativa do Havaí e se chama Hala Fruit e cada gominho desses tem uma semente doce dentro. Infelizmente, arrancar um gominho dessa coisa exige um trabalho considerável. NUnca comi. Se você já comeu, conte para nós nos comentários como foi.

Outra fruta que também é “espacial” em seu design é a nossa carambola. Tá aí uma fruta que eu como sempre, mas sempre com cagaço, porque sei que ela é venenosa. Mas pense em quais frutas existem que são uma estrelinha?
istock_photo_of_carambola_star_fruit
Apesar de linda, a carambola tem uma neurotoxina capaz de provocar graves alterações neurológicas em pacientes com problemas renais. Se a toxina não for eliminada na urina ela pode levar ao coma e à morte. Lindo, né?

Quando eu era mais novo, não havia kiwi no Brasil. Assim, na primeira vez que minha mãe trouxe aquelas duas bolas peludas para casa, achei estranho, quando ela cortou e tinha uma merda verde fosforescente dentro, eu achei ainda mais bizarro. Foi um custo para provar, mas depois que provei, fiquei de boa com o kiwi.
xos-beneficios-do-kiwi-1-342.jpg.pagespeed.ic.-ovyX9FZJs

Eu confesso que gosto muito de admirar a beleza que algumas frutas tem. Certas frutas são simplesmente tão lindas, que não deveriam ser frutas e sim jóias. Quer um exemplo?

husk-cherry-329
A Fisalis. Essa frutinha é um colosso de beleza. Primeiro porque ela é esférica e eu curto frutas esféricas. Depois que ela é vermelha, alaranjada e frutas dessa cor são muito atrativas, e intrigantes, mas o que faz dela uma planta realmente linda de se ver antes de comer, é sua cobertura, com um design lindo que vira uma casca na forma de uma gaiola, com o fruto dentro. Em lugares onde neva, a neve penetra na gaiola.

images (79)

Acho a Fisalis um espetáculo da natureza.

43625

Uma vez nasceu espontaneamente no terreno baldio da minha casa (quando eu morava numa casa) e eu fiquei admirando, mas não sabia que merda era aquela e preferi não comer bolotas vermelhas sem saber se eram comestíveis.

Há outras frutas igualmente curiosas e eu diria, são até bonitas, como essa aqui que não sei nem o nome, nem onde ela dá e muito menos qual gosto tem, mas o desenho dela parece ser feito em fractal.

Parece que se chama Screw Pine
Parece que se chama Screw Pine

Há frutas que são especialmente esquisitas em suas formas. Vamos ver um lote de mais algumas:

Rambutan
Rambutan

 

Fruta cobra
Fruta cobra

 

Mão do Buda (sério que é esse o nome?)
Mão do Buda (sério que é esse o nome?)

 

Pitaya
Pitaya

 

Melão Radish
Melão Radish

 

Kumquat
Kumquat

 

Akebia Quinata
Akebia Quinata

 

Pittosporum Rubiginosum
Pittosporum Rubiginosum

 

Fruta dragão
Fruta dragão

É um lote e tanto de frutas bizarras, de fato. Eu queria destacar duas dessas frutas esquisitas. Uma delas é bem conhecida de nós brasileiros, mas faz o queixo de qualquer gringo bater no umbigo:

Jaboticaba
Jaboticaba

A jaboticaba é uma fruta sensacional, porque ela nasce no TRONCO da árvore e ver uma jaboticabeira carregada é uma experiência fascinante. Além de tudo a fruta é uma delícia. Já o nosso próximo amiguinho…

Noni (como vai sua tripofobia?)
Noni (como vai sua tripofobia?)

Este é o Noni. O noni é uma fruta que veio lá da Indonésia. Além de feia e que dá “coisa” em que tem tripofobia, essa fruta é considerada por muitos a mais intragável do PLANETA.

Pensa numa fruta que tem cheiro de merda misturada com vômito. Pensou? Pois é, o Noni é MUITO pior. Essa fruta é tão nauseabunda que ela é proibida de vender na maioria das feiras de frutas do mundo! E se você acha que o cheiro é ruim, precisa saber que o gosto é um milhão de vezes pior. O mais bizarro no noni é que ele vende, apesar de tudo. O noni é tão ruim, que não demorou surgiu uma lenda dizendo que a chave da fonte da juventude era o Noni, o que casava bem, afinal, “algo tão horrível, devia ter pelo menos alguma coisa de bom”, e seguindo essa crendice, muita gente toma suco e come essa fruta, que se de fato te faz rejuvenescer, certamente a maioria das pessoas vai querer virar velhinho quando sentir o belo buquê de caixa de gordura de rodoviária que ela exala.

Bom, eu fico por aqui. Se você curtiu este post, pode se inscrever na nossa newsletter (o pop up deve aparecer aqui em baixo) ou pode assinar grátis o nosso blog e receber os posts mais malucos do mundo no seu email. Para assinar, use a caixinha aqui na sidebar ——>

Related Post

46 comentários em “Frutas esquisitas”

  1. A fisalis e a hala são lindas mesmo. Talvez algum dia eu as use de modelo pra minhas naturezas mortas. A grenada e a woods apple são realmente… desagradáveis. A mão do buda me lembra mais um polvo, e a kumquat parece gema de ovo. Muito legal esse post. Será que existem verduras tão estranahs quanto? rsrsrs

    • Por incrível que pareça experimentei 4 frutas dessa lista é uma delas foi o Noni. Estava em uma viagem na ilha de San Andres e resolvi bater papo com um nativo que vivia em uma parte remota da ilha, o maluco todo de Dread na cabeça e com imagens de Bob pra todo lado, já imaginou né! Eis que olho uma fruta no chão e pergunto o que era, foi então q descobri o Noni. Ele fez questão que eu experimentasse por mais que o cheiro fosse de uma diarreia de parmesão, e não é que o gosto correspondia ao cheiro??? Kkkk Ainda assim ele insistiu que levássemos uma pra casa.Depois de 2 dias chamei o gerente do hotel pois o esgoto estava cheirando de forma horrível, e adivinha o que era? NONIIIII

  2. Concordo com você quanto a Tangerina (que chamo de Mixirica kkkkkkk), sempre pensei o mesmo. Fantástico essas frutas, a Grenadia lembra o maracujá doce que tinha no sítio do meu avô. Também não gosto de Jaca, mas provo. Carambola, Kiwi e Pitaya, são deliciosas, a Fisalis comprei uma vez e dei para meus pais, pois achei enjoativo. As demais nunca tinha visto, ótimo post. Ah! Fico no aguardo do Frutas equisitas II, tem mais umas frutas estranhas por aí.

  3. Olá Philipe!
    O guaraná ficou fora da lista. O guaraná é pra lá de esquisito, pois parece que as frutas tem olhos. hahaha. E é uma fruta nativa da Amazônia.

    Abraços.

  4. Interessante pensar na beleza alheia, antes eu classificava as frutas em ricas e miseráveis kkkkkk As ricas são as que tem muita coisa para comer como o caso da manga, tangerina e goiaba e as miseráveis eram as pequenas como acerola, jabuticaba, pitomba. Mas eu me senti mal por chamar de miseráveis algumas frutas que eu gostava 😛

  5. Caraca!
    Pirei na carambola-assassina-from-hell… Jamais imaginei que essa fruta pudesse ser tão cabulosa a quem tem problemas nos rins. O fato de ter sobrevivido a décadas comendo essa fruta pelo menos me diz que não tenho problemas renais. Ainda. kkkkkkkkkkk

  6. Philipe, tem uma fruta que é de origem do sudeste brasileiro, eu conhecia como “guambé”, mas descobri que também é chamada de banana-de-macaco, é uma fruta bem estranha e eu mesmo ja comi, a aparência é estranha e é de dar tilt em quem tem tripofobia também, porém o sabor, eu acho muito gostosa.
    A unica imagem que consegui da fruta em estado maduro e essa. A parte comestível é uma amarelinha que são uns carocinhos com uns pontinhos em cima (por isso a tripofobia), https://reinometaphyta.files.wordpress.com/2012/06/araceae-philodendron-bininnatifidum-banana-de-macaco-flor.jpg?w=819&h=614

  7. A pitaya e a fruta do dragão parecem ser as mesmas, com a diferença da cor da polpa (notei até as sementinhas).
    e a fruta Kumquat, tem por aqui nos matos do sul. Não lembro como é chamada aqui, mas ela tem umas características interessantes: o gosto lembra uma laranja bem azedinha, e não tão suculenta, e tem que por ela inteira na boca, com casca, semente e tudo. não pode ser “mordida” ao meio, pois o ácido da casca pode causar queimadura nos lábios. Pelo menos, era o que meu pai dizia, eu já comi muito e nunca me “queimei”

  8. No cerrado há muitas frutas exóticas, mas de gosto agradável, um exemplo é a mutamba, um fruto seco, escuro, de casca dura e um pouco espinhosa, a gente quebra e lambe a polpa seca e um pouco amarelada, com um sabor levemente doce. Há também a marmelada do mato, um fruto esférico, pouco menor que uma bola de bilhar, quando maduro é preto e a polpa amarronzada, semelhante a uma geleia, muito doce. E o jatobá? Também é nota 10 em design, uma casca dura e hermeticamente fechada, mas que pode ser facilmente rompida, com algumas bagas envolvidas por uma massa semelhante a leite em pó, muito doce, mas com um cheiro um pouco forte.

  9. Aqui no sul temos duas frutas bastante comuns e esquisitas ao mesmo tempo;
    Pinhão: esse na verdade é só a semente da árvore, mas é muito apreciado e lembra bastante a Hala Fruit.
    Ingá: essa é em formato de vagem e quanto esta bem maduro é bem doce.

      • Ingá mesmo arvorezinha acabou quebrando meu muro e calçada, rompendo tambem cano da CEDAE… não serve para arborizar na área urbana nem fruta dá pro gosto, tamarindo é similar mas azedinha gostosa… tenho que gastar notinha para “pedreirar” novo muro e consertar portão…

        • Pior que é, tem umas árvores que tem umas raízes sinistras. Quer ver uma? Flamboyant. Porra a raiz dessa árvore vai longe pra dedéu. Ela se infiltra nos canos de água e de esgoto e quando você vê, tá saindo uma raiz dentro do seu vaso sanitário!

    • Ingá é nojento. Lembro que na infância, no caminho pra aula tinha uma lanchonete: Lanchonete Ingá, porque tinha um pé dessa “fruta” na frente. Uma vez tentei comer isso, mas é muito ruim. É doce mas tem um gosto enjoado de capim, nem sei como descrever… 😛

  10. Sempre considerei a banana como a melhor fruta por conta da sua praticidade, o fato de vir embaladinha, o sabor… Mas realmente, perde pontos no quesito compartilhamento. Depois desse post tenho que concordar que a tangerina/mexerica/bergamota/mimosa/mandarina/poncã/clementina/etc é a melhor fruta (e também a que tem mais nomes). O design dela é incrível!
    Comprei uma dessa tal fruta do dragão (denominada assm devido à aparência da casca lembrar a pele deste animal fantástico) no mercado municipal esses dias, só que estava sendo vendida como sendo pitaya. Me apaixonei pela fruta rosada, que remete à uma mistura de beterraba com kiwi, além de ser muito boa pra saúde, segundo a Wikipédia.
    Ah, a Physalis é um show a parte, com uma pegada mais “retrô” e essa capa que parece um guarda-chuvinha, fica ainda mais bonita nessas fotos com neve.

  11. Tangerina, mexerica, bergamota, mimosa e poncã são frutas diferentes. Pelo menos aqui no Sul. A Tangerina e a mexerica são as mais parecidas, casca de espessura média, relativamente fáceis de descascar, mas a tangerina é mais doce e a mexerica mais azeda. A bergamota tem a casca mais lisa e é bem difícil de descascar, quase uma laranja. O gosto se aproxima da tangerina, mas mais forte. A mimosa geralmente é pequena, tem casca bem fina, é mais azeda que as outras. As que nascem em quintais tem muitas sementes. A poncã é grande, tem casca bem grossa e é naturalmente descolada da fruta, às vezes tem até espaços com ar entre a casca e a fruta. É a mais fácil de descascar. Tem poucas ou nenhuma semente (é resultado de enxerto).

  12. Se a estrutura da hala fruit for remotamente parecida com a pinha da Araucária, como parece ser, é só jogar no chão quando madura que ela se separa toda ahahahha. Aliás, quando é tempo de pinhão tem que ficar de olho nas pinhas e colher elas até um pouquinho verdes, senão maduram, caem no chão e daí tu tens que ficar uma eternidade catando pinhão do chão num raio de 100m.

    A grenadia me parece um maracujá triste. Tens nojo de maracujá também, Philipe?

    • Não, curto muito o maracujá. Outro dia estava ouvindo uma conversa de um cara que é botânico e ele dizia que o maracujá é uma das plantas mais evoluídas da Terra.

  13. Aqui em Recife a sua tangerina se chama laranja cravo, e eu devo ser highlander pois na minha casa tinha um pé de carambola, comi a vida inteira e nunca morri.

    • Esse caso da Carambola só acontece se você tiver algum problema renal, quase tendo que apelar pra hemodiálise. Ela é venenosa, mas não causa nenhum mal se seus rins são saudáveis.

  14. Tangerina eu odeio. Acho nojento esses bagaços dela. Só como se tirar essa bolsa externa dos gominhos. E por incrível que pareça eu gosto de laranja e nem me importo com bagaço. 😛

    A Grenadia me parece um Maracujá, só mudando a cor externa e interna.

    A Hala Fruit se parece com a pinha do pinhão, muito conhecido aqui no Sul. Até pensei que fosse uma pinha ainda verde…

  15. O Noni é uma fruta adorada aqui pelo interior do Pará por ser vista como medicinal. Tem um pé disso na casa da minha vó, ela tomava suco dessa fruta porque tinha diabetes. Bom, pelo menos eu acho que era por isso.
    Aliás, tem pé de Noni pela cidade toda, mas, eu, particularmente, nunca tive a coragem de colocar esse troço na minha boca. Não tem um cheiro muito bom e a aparência me deixa estranho. AOKSKOAKO.

    A que você chamou de proto-girino (AKOSKOAKO, parece mesmo), acredito que seja o que nós chamamos de Maracujá do Mato, é muito bom. Me fez até lembrar de uma outra fruta estranha que eu sempre encontrava em cercas de arame farpado quando era criança. Era tipo um mini-maracujá, ele era envolto por uma proteção, parecido com a Fisalis que você postou. Cara, eu sempre encontrava aquilo no meio de matagal, mas sempre acabava comendo, era uma delícia. Até hoje eu ando procurando essa maldita fruta.
    Só me lembro que a planta era uma trepadeira e que parecia mato.

  16. Dificilmente um amigo te pedirá um pedaço de banana e sempre temos mais de uma. A banana vc pode quebra-la ao meio junto com a casca sem precisar de faca, mas uma tangerina vc não consegue desfaçar que está chupando uma, o cheiro dela logo te denuncia, dá nem pra esconder, rsrs.

  17. Bom dia amigo
    Estou com uma fruta aqui esquisita e gostaria de compartilhar a foto dela com você? Mwu zap é (79) 98863 4886 posso enviar as fotos dela agora me ligar. Valdir Moura.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares