FRIACA:Cientistas descobrem o lugar mais frio do mundo

Pensa num lugar tão frio que perto dele um picolé parece um pirulito? Pois é. O mundo tem muitos lugares realmente frios, mas onde se localiza a FRIACA SUPREMA? è este lugar que foi descoberto. Logicamente é na Antártica!

As análises de mapas globais de temperatura da superfície permitiram pesquisadores do National Snow and Ice Data Center (NSIDC) a identificar o lugar mais frio na Terra em um grau absoluto.
Lá faz um frio INACREDITÁVEL mané!

Os cientistas dizem que o lugar é tão frio que os termômetros de mercúrio ou álcool comuns nem mesmo vão funcionar lá.

Se você estivesse lá, cada respiração seria dolorosa, sua roupa estalaria cada vez que você se mexesse, e se você jogar água para o ar, ela viraria neve INSTANTANEAMENTE, caindo no chão como pequenos pedaços de gelo.

ku-xlarge

Neste local, o novo registro de menos 136 F (ou inacreditáveis -93,2 C) foi obtido em 10 de agosto de 2010. Os pesquisadores analisaram dados de vários instrumentos de satélite e encontraram o lugar mais frio da Terra nos últimos 32 anos.

Trata-se de um cume elevado na Antártida entre Domo Argus e Domo Fuji, duas cimeiras sobre a camada de gelo conhecido como o platô leste da Antártida.

“Nós já suspeitávamos que este local da Antártida era susceptível de ser extremamente frio”, disse Ted Scambos, da do centro de pesquisa Nacional de Dados da neve e do gelo em Boulder, Colorado.

“Conseguimos leituras confiáveis graças ao lançamento do Landsat 8, que finalmente teve embarcado um sensor capaz de realmente investigar esta área com mais detalhes.”

O novo recorde ultrapassou o anterior, obtido em 1983 que foi de -89,2 graus e tinha sido obtido na estação de Pesquisa russa Vostok, na Antártida Oriental.
Claro que o lugar mais frio do mundo é um deserto desabitado.

Qual o lugar mais frio onde mora gente?

O mais frio lugar permanentemente habitado na Terra é nordeste da Sibéria, onde as temperaturas nas cidades de Verkhoyansk e Oimekon já cairam para -67,8 graus centígrados. Essas temperaturas de congelar até o pensamento foram obtidas em 1892 e 1933, respectivamente.

A descoberta se deu por acaso

A busca para encontrar o lugar mais frio da Terra começou quando os pesquisadores estavam estudando grandes dunas de neve, esculpidas e polidas pelo vento, no leste da Antártida Plateau. Quando os cientistas analisaram mais de perto, eles notaram rachaduras na superfície da neve entre as dunas, possivelmente criadas quando as temperaturas no inverno ficaram tão baixas que a camada de neve no topo se reduziu. Isso levou os cientistas a se perguntarem qual seria a faixa de temperatura para causar aquilo. Isso desencadeou a pesquisa com base nos dados dos sensores de satélites.

O estudo dessa baixíssima temperatura pode nos dar pistas da merda que vai ser quando finalmente entrarmos na próxima era do gelo (e está chegando a hora!)

“Um dia você vai acrodar enterrado embaixo de nove andares de neve. É tudo parte de um ciclo estável, previsível e natural que retorna como um relógio a cada 11.500 anos. E como a última Era Glacial terminou quase que exatamente há 11.500 anos…” (Ice Age Now)

fonte

21 Comentários

  1. Fabio 10 de dezembro de 2013
  2. Cemin 10 de dezembro de 2013
    • Philipe 10 de dezembro de 2013
  3. Thiago chipset 11 de dezembro de 2013
  4. Juliana Vetromille 11 de dezembro de 2013
  5. Will 11 de dezembro de 2013
    • Will 11 de dezembro de 2013
    • Philipe 11 de dezembro de 2013
    • Julio Kendy 11 de dezembro de 2013
  6. John Doe 11 de dezembro de 2013
    • Philipe 11 de dezembro de 2013
  7. YO 11 de dezembro de 2013
    • Philipe 11 de dezembro de 2013
      • Zafar 11 de dezembro de 2013
    • Marcus 13 de dezembro de 2013
  8. Hermínio 13 de dezembro de 2013
  9. André Alves 25 de janeiro de 2014


Deixe seu comnetário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *