Frango preto, um rango meio bizarro

Você olha para o prato e ali esta uma coisa que mais parece um morcego gigante do que um frango assado.

Trata-se do frango preto.


Estranhamente, o frango preto é branco, quando está com suas penas. Olha que coisinha mais bonitinha:
%name Frango preto, um rango meio bizarro

Embora as penas do animal sejam brancas, a carne desta galinha é totalmente preta devido a uma mutação genética natural. No prato ele fica meio estranho, mas parece que o sabor é o mesmo.

%name Frango preto, um rango meio bizarro

Não se engane, não é só a pele desse frago que é preta. Ele é TODO preto, incluindo órgãos internos e até os ossos! Essa bizarra ave é natural da China e se chama Silkie Chicken.

As Silkies são belas aves, cobertas de plumagem macia, que segundo dizem, lembram a seda. Sua pele é de uma cor escura-azulada, a carne é escura e os ossos e alguns órgãos internos são escuro como breu. Embora no mundo ocidental frangos silkie sejam vendidos principalmente para fins ornamentais, em países como a China eles são consideradas um super alimento e são apreciados pela sua carne de sabor marcante. Chamados de “wu gu ji” ou “galinha de ossos pretos”, o silkie tem sido valorizada pelo seu valor medicinal desde o século sete ou oito.

As mulheres chinesas costumam comer este frango tição depois de ter neném porque eles acreditam que o frango é “forte” dando uma energia extra. Acredita-se que o frango preto também tem um efeito positivo sobre o Yin, sangue, pulmões e estômago.

%name Frango preto, um rango meio bizarro
Preto por dentro e por fora

A carne do Silkie raramente é torrada. Para tirar o máximo partido das suas propriedades curativas, os chineses usam principalmente para fazer um caldo de cor âmbar misturado com ginseng, frutinhas locais secas e outros ingredientes, como o feijão.
De acordo com um estudo genético, publicado em 2011, a característica única de galinhas silkie, é conhecido como fibromelanosis, e é causada por uma mutação genética rara caracterizada como “complexo de um rearranjo que leva ao aumento da expressão de endotelina 3, um gene, que é conhecido por promover a o crescimento de células de pigmento “. A enorme expansão de células de pigmento, não só faz com que a pele e os ossos do animal fiquem pretos, mas também faz com que os órgãos internos escuresçam. Outro aspecto interessante sobre os silkies é o seu elevado teor de carnosina, um péptido de ocorrência natural que é vendido como um suplemento dietético. Pessoas costumam tomar isso para aumentar a massa muscular, além de retardar os efeitos do envelhecimento e aliviar doenças como a diabetes e até autismo.
Estudos têm demonstrado o frango preto é uma das fontes mais ricas de carnosina na natureza.

E aí? Você comeria?

Fico imaginando como seria estranho um prato desse frango com arroz preto

%name Frango preto, um rango meio bizarro

…Com feijão preto…
%name Frango preto, um rango meio bizarro

 

… Ou acompanhado de espaguete negro…
%name Frango preto, um rango meio bizarro

…Com batatas pretas peruanas…
%name Frango preto, um rango meio bizarro

…Pra beber uma cerveja. Preta, lógico.
%name Frango preto, um rango meio bizarro

 

E pra fechar o rango com chave de ouro, uma sobremesa:

%name Frango preto, um rango meio bizarro

 

Fica aí meu desafio para minha amiga Vivian la do blog Temperaria (recomendo pra quem curte cozinhar) para criar um rangão completo todo preto usando esse bicho. Se ela me chamar eu levo a cerveja, e a trilha sonora:

%name Frango preto, um rango meio bizarro

Artigos relacionados

Comments

comments

20 comentários em “Frango preto, um rango meio bizarro”

  1. Ah, pode botar junto milho preto, que combina muito bem! Ah, minha avó criava estas galinhas, mas nós nunca as matamos, eram de estimação mesmo! E o ovo tb é preto-azulado!

  2. hahahahahahahahaha o final foi o melhor.

    Talvez seja por costume, mas que dá uma sensação de comida estragada, com certeza dá.

    Faz um post culinário sobre a comida típica da Islândia, o Hákarl.

  3. Hahaha Philipe, só você mesmo! Eu super topo seu desafio, só tenho que ver como conseguir essa galinha tição por aqui! Vou até pesquisar na internet hehehe

    • Tem delas aqui sim! Já vi a venda em uma casa de ração, era 160,00 reais se não me engano. São bem bonitinhas. Mas quanto ao post, isso sim é um rango gótico. kkk

  4. Uma vez eu fui assar um frango e coloquei coloral para ficar “douradinho”, o frango saiu ROSA do forno, sério, foi muito bizarro jantar um frango cor-de-rosa

  5. Poderiam os dois (mundogump e temperaria) bolar isto, pondo até açaí como sobremesa… XD

    ela posta as receitas e você posta sobre o acontecimento e sua experiência gourmet do banquete… e história das iguarias…

    Momento “Ana Maria Black Food” …

    Só que, pensando no ideal, seria legal todos estarem de preto tendo a toalha de mesa e os pratos como únicas peças brancas para dar destaque a tudo …

    com direito a video … claro … o/

  6. Minha tia tinha um casal desses frangos, o fato deles nunca terem tido filhotes me faz duvidar de que realmente fossem um casal.
    Sempre tive medo dos rostos desses dois e nunca chegava perto.

    https://cronicasdesabadoanoite.wordpress.com

  7. O “frango TIÇÃO para quem acabou de ter neném” foi demais… tô rindo até agora….

    Mas para fechar com chave de ouro mesmo este “banquete” carbônico só mesmo sendo à luz de velas… apagadas, claro.

    Abraços.

  8. Estive na China no final de 2013 e vi esse frango no cardápio de um restaurante. Já tinha lido o post e lembrei na hora. Ele era cozido inteiro, com bico e até pé (que lá é uma especiaria), em uma espécie de sopa com legumes bastante típica lá. Como custava cerca de R$ 400,00 acabamos pedindo a mesma sopa com um frango comum. Mas pela foto, a sopa de frango preto parecia deliciosa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.