Foto Gump do dia: Vantablack

Se um adia alguém te perguntar qual é a coisa mais preta do mundo, você pode responder com certeza que é o vantablack, este treco aqui:

yFiR3MRvOnI7

O vantablack é quase um “buraco negro”, porque esse troço capta nada menos que 99,956% de toda a radiação do espectro visível! O vantablack é o preto mais preto que se poderia produzir na Terra.

Esse troço é uma substância feita de nanotubos de carbono. Assim, quando a luz atinge a substância, em vez de ser refletida, fica presa entre os tubos, saltando entre eles, até finalmente se converter em calor. Seu nome vem de Vertically Aligned NanoTube Arrays(Conjunto de Nanotubos Verticalmente Alinhados). O vantablack foi desenvolvido pela empresa britânica Surrey NanoSystems que já se encontra a produzir e entregar encomendas do material para a indústria aeroespacial e da defesa. A substância foi apresentada em uma folha de alumínio. A parte sem a substância era perceptível como sendo de três dimensões, por causa da luz refletida, mas a parte com a substância parecia lisa e sem profundidade, porque a luz não retorna para nos informar a profundidade.

Louco né?

fonte

Related Post

11 comentários em “Foto Gump do dia: Vantablack”

  1. O mais legal é que se você olha uma esfera de vantablack, dá uma bugada no cérebro, porque ela parece um círculo e não uma esfera, já que sem brilho/sombra toda a informação de volume vai pro brejo. Mesmo um cubo de vantablack deve parecer um polígono dinâmico quando visto ao vivo.

  2. Você poderia fazer um post sobre compostos de carbono, como os nanotubos, o aerografite (tem um post seu), o grafeno, compostos fulerênicos(?) e outros compostos artificiais orgânicos (como os diamantes artificiais e sua incrível dureza) e a tecnologia por trás disso.
    Poderia comentar sobre o futuro da nanotecnologia, principalmente a impressão nanométrica 3D.
    É só uma idéia.
    Grande abraço.

  3. Philipe, o Vantablack foi superado:
    http://engenhariae.com.br/tecnologia/novo-material-desenvolvido-e-o-mais-escuro-do-mundo
    https://youtu.be/O0CYc_mC3Uo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares