Fogo místico – Como fazer fogo colorido

%name Fogo místico   Como fazer fogo colorido

Uma empresa americana está comercializando produtos químicos em forma de pó que ao serem lançadas no fogo, tem a capacidade de mudar a cor da chama para virtualmente qualquer cor. A reação quimica disso é bem simples de entender. O segredo dos pós é que eles são os mesmos materiais usados em fogos de artifício (a parte não explosiva dos fogos) para colorir os mesmos.

Lembra daquele post das velas de chama colorida? Basicamente é a mesma coisa, só que estes são em forma de pó.

Colorir o fogo é relativamente simples e algumas coisas é possível fazer em casa mesmo. Por exemplo, sal de cozinha lançado ao fogo faz a chama ficar amarela. Já óxido de cobre deixa o fogo azul. Oxido de cobre é vendido em lojas de produtos para limpar piscinas. Fazer fogo azul é facil. Aqui neste link eles vendem oxido de cobre a 15 reais o saco de 25kg!

Em lojas de produtos químicos é possível comprar outros compostos capazes de mudar a cor do fogo. Abaixo uma lista de prod. quimicos e suas respectivas cores:

Vermelho – Cloreto de estrôncio

Alaranjado – Cloreto de cálcio

Amarelado – Cloreto de sódio

Azul – Óxido de cobre

Verde – Cloreto de cobre ou cloreto de bórax ou ácido bórico

Verde mar ou púrpura – Sulfato de cobre ou cloreto de cobre

Roxo – Cloreto de potássio

Carmesim – Cloreto de lítio Misturado – Sal

Fucsia: Cloreto de litio

Preciso lembrar que mexer com produtos químicos e fogo é algo perigoso. Alguns desses materiais podem causar danos a saúde, e podem ser venenosos.

Artigos relacionados

Comments

comments

42 comentários em “Fogo místico – Como fazer fogo colorido”

  1. Vale lembrar que magnésio deixa a chama extremamente brilhante e intensa.
    Pra quem não sabe é usado nos Flash de maquinas fotográficas, FlashBangs que são aquelas bombas que causam cegueira momentânea usadas pela SWAT e em bombas incendiarias que vcs não devem tentar fazer em casa. 😀

  2. Cara, vou te falar, tem muito cara que fica brincando de jogar materiais diversos no fogo, porque fica maneiro, e inalando isso.

    Me lembro uma ocasião, que um panaca gringo, ensinava como fazer uma vela que não apaga nunca e colorida, não lembro mais qual o material usado, mas lembro que era tóxico, e ele recomendava que era para fazer algo romântico e diferente.

    É bom salientar para a galera em geral, que muitos sites que anunciam produtos direto via internet, não tem seus produtos fiscalizados por nenhuma agência de controle, podendo eles serem tóxicos.

    Por exemplo o magnésio recomendado pelo Zé aí em cima, usado em uma quantidade razoável, pode explodir criando um clarão que fere a retina permanentemente.

      • A mais facil é o sal de cozinha, que vai deixar o fogo amarelo. Mas de longe, a mais legal é a que deixa o fogo verde e o azul. O verde é ácido bórco. O azul cloreto de cobre. Você deve achar pelo menos o ácido bórico na B.Herzog, que fica em frente ao beco da sardinha, no centro do Rio.

  3. uma vez comprei um esqueiro com fogo colorido que acendia verde e vermelho, descobri depois que tinha uns fiozinhos que eram queimados tipo de metal. queria conseguir estes fios aguem sabe onde tem

  4. ola do clube de dsebravores moro em ipiaí-ba eu sou diretor gostaria de saber se fazer essas mistura dentro da igreja pra mudar a cora do fogo se é perigozo e como fazer pra não fumaça muito? quero essa dica urgente obrigado

    • Olá boa tarde, não sei mas eu vendo fluido para pirofagia, o produto não faz fumaça e não tem gosto e queima igual a querosene (11) 2129-8023 

      • Cara, se liga, que esses produtos que colorem o fogo podem ser venenosos. Muito cuidado com isso, véio! Pode matar o seu cliente e você acabar indiciado por crime culposo.

  5. cara achei maneiro esse negócio de fogo colorido mas eu to com um problema.
    eu queria apresentar o fogo místico na feira de ciências do meu colégio mas eu preciso explicar o por que da reação e da mudança da cor. Tem como enviar para o meu e-mail um manual que explique como fazer e uma explicação do que acontece para que o fogo mude de cor. aguardo resposta o mais rápido possível [email protected]

  6. Cuidado com algums intems pois misturados com outra coisas podem ate causar uma explosão (ácido bórico) . Tbm vc pode colocar um pouco dos produto num cabo de cobre e segurar

  7. Oi , eu prático pirofagia e gostaria de saber se algum desses matérias não é tóxico para se por na boca e cuspir , qual dessas cores daria certo em uma pirofagia e não traria nenhum problema para saúde ?

  8. Olá, gostaria de saber quais desses citados no post produzem fumaça tóxica. Sou chefe escoteira e queria fazer uma fogueira diferente, mas não quero colocar as crianças em risco de intoxicação. Valeu!

  9. Ha 18 anos trabalho com o Fogo Sagrado Materializado em alquimia.
    Uso alguns sais mas não todos citados.
    Consegui um sistema de materialização eficientíssimo, porém isto é segredo alquímico.
    O Fogo Sagrado Materializado está patenteado e posso enviar para quem solicitar.
    Não é tóxico, não solta fumaça e é composto de ervas especiais também.
    Os sais foram quebrados em alquimia eliminando todas as nocividades.
    Impossível de ser copiado por se tratar de um trabalho com fundamento e linhagem espiritual.
    É isto coisa boa a gente compartilha com aqueles que entendem do assunto.
    O custo é acessível.
    Me formei em qúimica para justamente defender o meu trabalho.
    Conheçam o meu site> http://www.flordaalma.org/fs.htm

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.