Fatos incríveis que você não sabia sobre o poker

Compartilhe

MV5BZmQwYmY4NTQtOGRmNy00NmU3LWI0NGYtODQ3NDg5OTdkYTUwXkEyXkFqcGdeQXVyNjUwNzk3NDc@. V1 SY1000 CR0015051000 AL  1024x680 Fatos incríveis que você não sabia sobre o poker
Foto por IMDB/Divulgação – James Bond (Daniel Craig) disputa uma partida do esporte das cartas que conquistou o mundo

Muitas nuances do poker e detalhes sobre principais modalidades são conhecidas por vários praticantes da modalidade, mas existem fatos incríveis sobre o famoso esporte das cartas que não são de conhecimento geral das pessoas.
O poker é um jogo repleto de história e é possível realizar uma viagem espetacular pelos últimos séculos através de algumas das curiosidades atreladas a ele.

New Orleans Louisiana Mardi Gras in the French Quarter Flickr Fatos incríveis que você não sabia sobre o poker
Foto por Pedro Szekely/ CC BY-SA 2.0 “Nova Orleans: local onde o poker surgiu”

Início nos Estados Unidos com influência francesa e britânica

Assim como o expressivo jazz, o poker teve suas origens em Nova Orleans. Ninguém pode saber de maneira exata quando a primeira mão exata foi jogada, mas os historiadores afirmam que a forma mais parecida com jogo que conhecemos hoje surgiu no início dos anos 1800. Conhecido como “poque” entre os falantes de francês do território, o nome poker foi desenvolvido com a chegada de mais colonos de língua inglesa após a compra da Louisiana em 1803.
A forma mais comum do poker na época era jogada com um baralho de 20 cartas e quatro jogadores. Cada um deles recebia cinco cartas e todos apostavam para decidir quem tinha a melhor mão.

Surge o poker moderno e sua modalidade mais popular

A primeira menção documentada do jogo com um baralho de 52 cartas só surgiria em 1834, cerca de 30 anos depois da popularização inicial do esporte. O número maior de cartas aumenta de maneira exponencial a quantidade de jogos possíveis e existem mais de 300 milhões de combinações possíveis.

É difícil determinar exatamente quando ocorreu a primeira rodada do Texas Hold´em, mas de acordo com a Assembleia Legislativa do Texas, a invenção dessa que se tornou a modalidade mais popular do esporte remonta ao início dos anos 1900 na cidade texana de Robstown.

poker game in home of day laborer sunday afternoon near new iberia louisiana 1024 1024x768 Fatos incríveis que você não sabia sobre o poker
Foto por PICYRL/ Public Domain “Partida de poker na Louisiana em 1934”

Popularidade aumenta e surge um problema de padronização

No início o poker era jogado com pepitas de ouro, moedas de ouro e outros tipos de objetos pequenos e valiosos. Essa solução permitia a realização das jogadas, mas não era possível determinar exatamente quanto cada item valia. A necessidade de criar uma unidade padrão era clara e foi aí que as casas de jogos e os
saloons surgiram com a ideia das fichas de poker, que costumavam ser feitas de materiais distintos como marfim, barro e madeira.
No entanto, esses materiais eram relativamente fáceis de produzir e copiar, de forma que já no início de 1900, diversas empresas começaram a fabricar chips de barro padronizados que eram muito mais seguros.

Primeira competição mundial dá início a uma nova era

Setenta anos depois da criação das fichas de poker, o esporte cresceu de maneira explosiva e surgiu a primeira World Series of Poker (WSOP). O evento ocorreu em Las Vegas e contou com a participação da maior parte dos competidores da época para decidir quem seria o primeiro campeão mundial de poker.
Ao contrário das edições seguintes, o primeiro vencedor foi decidido por uma votação aberta, algo que fez com que Johnny Moss fosse eleito pelos seus pares como o
primeiro “Campeão Mundial de Poker”. Três anos se passaram até que uma emissora reconhecesse o grande potencial dramático e narrativo desse esporte, mas em 1973 a Columbia Broadcasting System (CBS) televisionou o WSOP para todo os Estados Unidos. Esse primeiro passo aumentou ainda mais a popularidade do esporte das cartas, que logo passou a conquistar espaço na cultura popular. Já nos anos 1980, o poker era considerado um passatempo comum entre os americanos e ao longo das últimas décadas, sua presença só aumentou.

Entre os anos 1990 e os dias atuais o poker saiu dos Estados Unidos para conquistar o resto do mundo e sedimentou de vez seu espaço como um dos maiores esportes internacionais.

800px Tombstone Bird Cage Theatre 13 Fatos incríveis que você não sabia sobre o poker
Foto por Marine/ CC BY-SA 4.0 “Teatro Bird Cage: possível local do jogo de poker mais longo da história”

 

Recordes e feitos impressionantes

Desde a sua criação na primeira década de 1800, entre muitas competições longas e partidas quase infinitas, o esporte das cartas tem alguns números e recordes
impressionantes. Embora não seja possível verificar com provas concretas essa alegação, o Teatro Bird Cage de Tombstone, no Arizona, afirma ter sido o local do jogo de poker mais longo de todos os tempos.
De acordo com eles, o evento, que contou com diversas personalidades do Velho Oeste, um buy-in mínimo de 1000 dólares e inúmeras partidas e rodadas de poker,
supostamente começou em 1881 e durou impressionantes oito anos, cinco meses e três dias.
Em contraste com a dificuldade de estabelecer qual seria a série de competições mais longa, a partida de poker individual que durou mais tempo é mais fácil de identificar. O recorde atual de duração de uma única partida é do competidor profissional Phil Laak, que acabou jogando por mais de 115 horas em Las Vegas. Enquanto o recorde de uma partida em um torneio fica por conta do norte-americano Damon Shulenberger, com aproximadamente 49 horas em Manilla.

Phil Laak WPT Gardens Poker Festival Season 2018 2019 World Poker Tour Flickr Fatos incríveis que você não sabia sobre o poker
Foto por World Poker Tour/CC BY-ND 2.0 “Phil Laak durante uma partida de poker”

Grandes números nos Estados Unidos e no Brasil

Os grandes números atuais do poker não estão relacionados apenas com partidas e o esporte das cartas também conta com uma quantidade expressiva de entusiastas e competidores profissionais. Estima-se que hoje em dia aproximadamente 20% da população norte-americana pratique o esporte e os números do Brasil não ficam muito atrás. De acordo com dados das principais entidades do setor desse esporte no país, mais de 8 milhões de brasileiros praticam o poker de maneira regular e quase 5% deles atuam no esporte de maneira profissional.

O Brazilian Series of Poker (BSOP), por exemplo, principal competição de poker no Brasil, é o maior torneio da América Latina e a edição do circuito em 2015 alcançou o status de segunda maior competição de poker em todo o planeta.

Das suas origens humildes em Nova Orleans até seu posto como um dos principais esportes globais, a história do poker é muito interessante e repleta de grandes feitos. Com um crescimento ininterrupto desde o começo, o futuro dessa modalidade esportiva é brilhante e ela só deve crescer e ganhar ainda mais espaço.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.