Esculturas matemáticas

A Matemática está presente em todo o universo. Muitas das formas que acreditávamos ser mera obra do acaso, revelaram intrincados padrões, que a matemática e o conhecimento dos fractais demonstrou serem padrões matemáticos de repetição infinita.

bathsheba-grossman-math-drawer-pull.jpg

Os padrões matemáticos são capazes de gerar formas surpreendentemente belas. Os escultores pós modernos descobriram isso há algum tempo, mas só recentemente coisas como as maçanetas e torneiras feitas com formas matemáticas esculpidas em metal apareceram. Muito maneiro mesmo. Eu queria ter uma dessas na marcha do meu carro.

Vale a pena visitar todo o site do cara. Tem umas obras de arte fenomenais. E o legal é olhar para aquela complexidade do caramba em pensar: Isso é só uma equação.  Muito show.

Por exemplo, aqui está o giróide:

gyroid_hex.jpg

O giróide é uma tríplice superfície mínima periódica.

Related Post

13 comentários em “Esculturas matemáticas”

  1. Muito legal estas esculturas… Como será que ele faz esse molde? Acho que dentro da peça iria quebrar tudo…
    Ow! Se vc buscar por fractal na wikipedia vai descobrir umas imagens muito psicodélicas… Tem um programinha para gerar seus próprios fractais, mas não me lembro onde vi.
    Agora, piração mesmo é ler sobre tempo fractal (mistura Efeito Borboleta com Donnie Darko e Farscape).
    Abraço.

  2. O processo de criação de um modelo assim é parecido com a criação de jóias. O processo chama-se moldagem por cera perdida. Basicamente, é criada uma peça em cera, que é coberto por um material especial. Alguns artistas fazem com gesso. Depois, esta fôrma é aquecida, e a cera derrete, saindo do molde na forma líquida. Depois, o metal aquecido (alumínio ou bronze, na maioria dos casos) é derramado ali dentro e solidifica na forma do objeto de cera inicial. Depois, dependendo da peça, a forma é destruída e o objeto de metal é enviado para o acabamento.
    É por isso que esculturas de bronze costumam ser caras, porque há um grande uso de material que se perde.
    No site do cara tem um link lá em que ele explica como ele faz e cada coisa que ele usa.

  3. Cara! q coisa linda, principalmente a 2º escultura, do lado da “arvorezinha”
    Ah Philipe, cara, eu desenho carros desde criança, ultimamente eu tenho feito alguns desenhos no paint no estilo pixel god. mas tenho problemas com as cores, faço “bem” somente os contornos… por acaso você não gostaria de pegar um dos meus desenhos pra tentar fazer o preenchimento? eu posto no meu álbum do orkut e te mando um scrap pra ficar mais fácil pra você. se possível pode responder por aqui mesmo, eu entro aqui quase todo dia. abraço!

  4. Victor, eu quase não uso MSn.

    Sobre o lance da cor, se eu fizer pra você, como você vai aprender?

    Então tenho uma idéia melhor. Vou fazer um mini-tutorial de rendering automotivo e posto aqui. Aí você tenta fazer igual. Acho que isso seria mais produtivo.

  5. Caramba, Philipe!
    Você poderia me responder uma pergunta que me intriga há algum tempo?
    Por que será que eu não consigo ficar sem vir aqui no “Mundo Gump”?
    Se existe esse lance de “Gumpmania”, pode ter certeza que virei uma “Gumpimaníaca”. Por falar nisso criei uma comunidade no Orkut que se chama “GUMPMANIA”. ( http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=41781708)
    Me divirto muito com tudo que vc posta aqui, mas principalmente com seus comentários que são pra lá de criativos e hilários, por causa de seu humor sem sarcasmos, viajo nos seus comentários e suas história reais me fazem dar gargalhadas (aquela da garota girafa, então… ká ká ká). Sua criticidade e criatividade no que escreve me faz dar altas gargalhadas e por muitas vezes ficar refletindo.
    Obrigada Philipe por nos proporcionar o que vc tem de bom…
    A Paz do Senhor! Sucesso!

  6. [quote comment="5630"]Caramba, Philipe!
    Você poderia me responder uma pergunta que me intriga há algum tempo?
    Por que será que eu não consigo ficar sem vir aqui no “Mundo Gump”?
    Se existe esse lance de “Gumpmania”, pode ter certeza que virei uma “Gumpimaníaca”. Por falar nisso criei uma comunidade no Orkut que se chama “GUMPMANIA”. ( [quote post="1244"]http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=41781708[/quote]
    )
    Me divirto muito com tudo que vc posta aqui, mas principalmente com seus comentários que são pra lá de criativos e ilários, por causa de seu humor sem sarcasmos, viajo nos seus comentários e suas história reais me fazem dar gargalhadas (aquela da garota girafa, então… ká ká ká). Sua criticidade e criatividade no que escreve me faz dar altas gargalhadas e por muitas vezes ficar refletindo.
    Obrigada Philipe por nos proporcionar o que vc tem de bom…

    A Paz do Senhor! Sucesso![/quote]

  7. opa TUDO BEM???? eu tenho uma duvida qnto a um problema q uma professora de pra gente responde valendo nota …. a questao é a seguinte : eu devo 450 reais em uma loja , como eu nao tenho esse dinheiro para pagar eu peguei 250 reais de um amigo e 250 de outro … ai fiquei ao todo com 500 reais ,,, paguei a loja e me sobro 50 reais só que pra meus amigos nao ficarem duros eu dei 10 reais pra um e dez reais para outro … ai fiquei devendo 240 pra um e 240 para outro e me sobro 30 reais ….
    a questao é 240 mais 240 sao 480 ……com mais 30 sao 510 … da onde surgiu esses 10 reais ………???????

    por favor alguem me ajuda a ganhar essa nota ????

  8. [quote comment="27506"]opa TUDO BEM???? eu tenho uma duvida qnto a um problema q uma professora de pra gente responde valendo nota …. a questao é a seguinte : eu devo 450 reais em uma loja , como eu nao tenho esse dinheiro para pagar eu peguei 250 reais de um amigo e 250 de outro … ai fiquei ao todo com 500 reais ,,, paguei a loja e me sobro 50 reais só que pra meus amigos nao ficarem duros eu dei 10 reais pra um e dez reais para outro … ai fiquei devendo 240 pra um e 240 para outro e me sobro 30 reais ….
    a questao é 240 mais 240 sao 480 ……com mais 30 sao 510 … da onde surgiu esses 10 reais ………???????

    por favor alguem me ajuda a ganhar essa nota ????[/quote]

    Douglas, este não é um problema de matemática. Mas sim de fluxo de pensamento.
    Os trinta reais que você tem estão associados aos 450 que você deve, não vá pensar que você tem 510, pois você só tem 480 (450 que pagou as dívidas e 30 que você tem em casa) e este é o mesmo valor que você deve aos seus amigos. Resumindo, some 240+240=480
    Depois some com 20 pois é o tanto vc devolveu vc devia 500 pagou 20 e agora deve 480.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares