Escadas para o céu

Tem gente que odeia subir escadas. Eu mesmo, não curto muito grandes escadarias. Quando fui na Igreja da Penha, quando acabei de subir a escadaria eu tava quase vomitando minhas tripas.

Agora, perto dessas escadas do post, a escadaria da Penha não dá nem para entrada!

Sente só o naipe da parada:

Escadas para o céu

Cansa só de olhar, né?

Essa escadaria está na montanha Hua Shan (Montanha da flor). Ela é uma das oito montanhas sagradas do Taoísmo. Todos os anos, milhões de peregrinos afluem a essas montanhas, subindo suas escadas, muitas delas insanamente verticais, escavadas na pedra por monges alpinistas em tempos imemoriais.

Escadas para o céu

Esses visitantes vão ao Hua Shan, para visitar os templos construídos diretamente em cima dos penhascos, de onde se pode admirar a beleza estonteante da paisagem. Realmente, após quase morrer de agonia nessas subidas, tem que ter uma recompensa!

206528_600
huashan7
Muita gente confunde as montanhas que tem nomes parecidos. Uma é a Hua shan e outra, Huang shan.

Os nomes são parecidos, mas a distância entre elas é de 1000 km.

A entrada para a montanha Hua Shan começa num templo taoísta. Optar pelas escadas direto, não é passeio para fracotes. O inicio da subida é mais relax, porque você vai de ônibus até a parte de subida e de lá pega um teleférico que sobe bizarramente. Você pode subir direto pela escadas, evitando o teleférico. Mas só faça isso se você for um atleta.

204586_600

Aí quando você acha que chegou no topo, descobre que chegou no COMEÇO da jornada!

Escadas para o céu

Dali em diante, é na viação canela! Os primeiros 4 km de subida são por escadarias de pedra, algumas insanamente verticais!

Escadas para o céu

Depois a parada dá uma relaxada, com caminhos contendo corrimãos ou correntes para apoio. Aí você já anda mais 2,3km de percurso.

Escadas para o céu

A cada 400 ou 500m você vê uma marca que indica o quanto percorreu. A cada 300 ou 400 metros, existem barraquinhas que vendem um rango e bebidas, afinal a parada é extenuante. Após 500 metros, você vê banheiros.

 

Lá em cima do complexo de trilhas nas montanhas, em certos lugares nem tem degraus, mas buracos onde você encaixa o pé, torcendo para tudo “dar certo”

204494_600

 

Você tem coragem de encarar?

Escadas para o céu

 

Ao longo da jornada, você poderá ver “pontos de interesse”.São lugares onde os peregrinos deixam coisas. Geralmente fitas amarradas e cadeados pendurados. É uma tradição local. Mas a maior parte do percurso é bem limpa. Mesmo que você deixe algo ali, os vigias do parque vão lá e tiram. Senão, vira zona.

Escadas para o céu

O final da subida vai dar na Blue Dragon Ridge (costela dragão azul). Esta é uma escada cabulosa, (note a plaquinha te informando que você pode se foder).

Escadas para o céu

Nesta parte você está tão alto que as nuvens passam por você. A umidade é grande e as escadas (olha que legal!) ficam escorregadias! Essas trilhas da montanha conecta muitos dos mais altos picos, com altitudes em torno de 2.160 metros!

As altitudes dos picos são:

  • South Peak (pico de queda do Ganso -não me pergunte o porquê deste nome doido) – 2.154,9 m
  • North Peak -1,614.9 m
  • West Peak – 2.082,6 m
  • East Peak – 2.096,2 m
  • O pico central (Menina de Jade) – 2.037,8 m

Escadas para o céu

Escadas para o céu

Escadas para o céu

 

Escadas para o céu

Escadas para o céu

Escadas para o céu

 

Escadas para o céu

 

 

Escadas para o céu

Escadas para o céu

 

Escadas para o céu

 

 

Escadas para o céu

 

Escadas para o céu

O percurso tem visual de tirar seu fôlego, literal e figurativamente.

Escadas para o céu

Ao longo do caminho você encontra muitos mosteiros taoístas, pagodes, templos, portões e pontes.

Escadas para o céu

A maioria dos edifícios foram construídos durante a dinastia Ming (1368-1644). Até agora, o mosteiro mais preservado é o Yuquan, do século XI. Em dezembro de 1990, a UNESCO colocou a montanha Huashan na Lista do Patrimônio Natural Mundial.

 

Escadas para o céu

Escadas para o céu

Este lugar é um destino turístico muito popular na China, apesar das escadas.

Claro, eventualmente rolam ali uns abismos, onde se você der mole, você cai! Algumas das trilhas envolvem um risco REAL de você virar patê lá em baixo!

 

Escadas para o céu

Escadas para o céu

Essa parte mais cabulosa fica na escalada do pico Norte. O pico norte é o mais hard de todos os 5 e também o mais distante. Este caminho, chama-se Changkongzhandao (também conhecido como o caminho da prancha sobre o penhasco). Isso é um passeio paralelo OPCIONAL, ao cume das montanhas. Este caminho é praticamente a razão para muitos turistas de aventura irem pra lá. O caminho leva a um pequeno mirante de cerca de 70 metros de comprimento. Quando chegar ao final, você tem que voltar por onde veio. isso significa passar nas pranchas de madeira (não tratada e exposta ao tempo sobre metal enferrujado) então dali é só voltar e continuar em seu caminho. A face do penhasco é cabulosa! A pedra é em 90 graus. O caminho tem 40 centímetros de largura! Bobeou, caiu! Há correntes pregadas na rocha, pra você segurar num dos momentos mais “trancacu” da sua existência. Por uma pequena taxa, você pode comprar um gancho e um cinto de segurança de alpinismo para passar ali. mas a maior galera realmente faz uma economia nessa parte. (o que me parece meio estupido, mas eu sou cagão, e dada minha habilidade para me meter em fria, sei que se eu passar ali essa merda solta)

Escadas para o céu

Escadas para o céu

Escadas para o céu

Escadas para o céu

Mas isso não impede a galera vida loka de fazer suas papagaiadas, tentando que sabe, um Darwin Awards.

O lugar também tem interessantes cavernas de pedra rasgadas na rocha.

Escadas para o céu

Os Chineses parece que adoram suas montanhas altíssimas e verticais. Em certos casos, muitas subidas seriam tão insanamente verticais e perigosas, que os chineses resolveram fazer escadas em caracol fora da pedra. Você ficará bolado agora!

Essa escadaria leva os residentes de aldeias localizadas perto das montanhas Taihang (na província de Henan) para as partes altas. E bota alta nisso!
A escada tem o nome apropriado de “Stairway to Heaven”. São nada menos que de 300 metros de espirais que parecem nunca acabar. (é quase a altura do Pão de Açúcar, que tem 396m!) Ela te leva ao topo de uma das montanhas.

Escadas para o céu

Escadas para o céu

 

Escadas para o céu

Acredite ou não, tem gente que sobe isso aí por prazer! Essa escadaria é tão cabulosa que não é qualquer um que pode subir. Os candidatos com mais de 60 anos de idade são obrigados a preencher um formulário em que para confirmam a ausência de quaisquer problemas com o coração ou os pulmões, e assumem os riscos.

De volta ao Hashan, a parada é hard, mas tem gente que consegue fazer os 5 picos num único dia. Deve ser uma correria louca, mas enfim. Tem que goste.

No resumo, o passeio é legal, com uma vista do caramba. Mas você só se arrisca naquelas plataformas e abismos se quiser. O treco, segundo pesquisei tem realmente seus riscos, como subir o Pão de Açúcar no Rio também tem. Mas muitas fotos tem seus ângulos cuidadosamente escolhidos para parecer um passeio perigosíssimo. A maioria da galera tira essas fotos para mostrar a aquele seu amigo impressionável.
O que realmente é um perigo lá é o batedor de carteiras. Parece que rola muito furto lá, porque em certas épocas do ano dá uma aglomeração FODIDA (padrão china) no lugar, principalmente no lado softcore, onde se concentra mais a cabeçada. O empurra-empurra para descer no teleférico pode chegar a duas horas!

fonte fonte fonte fonte

Related Post

45 comentários em “Escadas para o céu”

  1. Velho…eu acho que não aconteceu nada com mais ninguém, mas eu senti uma vontade louca de ir até a China nessas montanhas!
    Eu juro, sou cagão, que nem você, mas alguma coisa tá me chamando pra ir nessas montanhas, principalmente nessa do “pau”.

  2. Coisa prá maluco! Se já é algo digno de Iron Man subir, imagina então construir!!! Não, aluga um helicóptero, que compensa bem mais… Imagina estar com “aquela” dor de barriga, depois de comer alguma gororoba por lá, e saber que o banheiro mais próximo está a uns quinhentos metros de escadaria… NA SUBIDA!!! Não vei ter fé ou crença que segure a mer……

  3. Eu estou aqui imaginando o caboclinho chines que ficou penduradinho no abismo ESCULPINDO os degrauzinhos na pedra. Esse podia falar que era macho!
    Deve se um passeio bacana, mas não sei se eu iria não. Na parte arriscada eu não iria, porque também tenho vocação pra fazer merda, e na parte mais light, se é essa muvuca toda, não deve nem dar nem para curtir o passeio.

  4. Casa 30 metros de subida vale uma hora de academia!!
    Agora, se tiver fobia de altura mas tiver que subir essa em espiral, é melhor ir de fraldão por baixo das calças!! RSRSRS

    • Mas a escadaria em espiral parece ser a mais segura de todas. De metal, robusta e encravada na rocha. Foda mesmo são as escavadas na pedra, que podem fazer você escorregar, ou as tábuas de madeira velhas, que podem despencar a qualquer momento. De qualquer modo, coisa pra maluco ou fanático.

  5. Eu já sou cagão demais com altura, aí combina altura com paredões retos e íngremes, nem por R$ 3.000.000.000,00 eu iria num lugar desses. Já fico com vertigem quando vou no Corcovado e olho para baixo.

  6. Parabéns pelo blog, sou leitor do blog desde 2008 eu acho hahahaha, quando o blog só tinha umas 10 postagens, sobre peixes abissais, homens-árvores com raizes pelo corpo, e insetos gigantes, comecei a ler o blog eu tava na sexta serie, agora to quase no terceiro ano e continuo lendo. podemos dizer q até msm alguns dos meus ideais tenham se formado aqui, lendo e lendo, é meu passa tempo, fora o fato de eu ter descoberto o blog por acaso procurando coisas sobre a guerra do vietnã e o meu filme preferido: Forrest Gump

  7. Há correntes pregadas na rocha, pra você segurar num dos momentos mais “trancacu” da sua existência.

    HU3HU3HU3HU3HU3HU3HU3HU3HU3HU3HU3HU3HU3 é disso que eu gosto velho. Um belo texto com uma boa dose de humor

  8. Já ouvi falar muito nesse lugar. É um dos lugares mais falados para se visitar aqui na China sim. Venho pra cá de vez em quando mas minha empresa ainda não fechou nada naquela área, então ainda não consegui dar uma escapada lá. Mas não se enganem, tem outros lugarem bem tensos de se visitar aqui também hahaha. Mas digo particularmente que esse é o mais Gump de todos!

    Só uma info: Não sei exatamente sobre a montanha da flor (??), mas furtos e roubos é algo muito incomum na China. As cidades aqui costumam ser muito seguras, com policiamento frequente. Brasileiro que é brasileiro tem precaução com tudo né, mas aqui é muito light com isso.

      • QUanto a aglomeração, nisso eles são PhDs realmente. Não existe muita nossão de espaço entre uma pessoa e outra. Assim, as “encoxadas” são comuns, apesar de não terem a malícia da terra tupiniquim.
        Mesmo eu dizendo que aqui é seguro, eu como brasileiro “treinado” sempre olho por onde ando e não deixo minha mochila exposta em aglomerações. Nunca se sabe!!!

  9. “trancacu” foi á mais hahahahaha

    Agora falando serio eu gosto de caminhar bastante mas altura não é comigo, apesar de ter essas correntes fincadas na parede.

  10. Problema não é vc ir, mas sim vc confiar nas outras pessoas. Se alguém acima de vc escorregar, já era, leva um monte embaixo junto.

    Se fosse um dia deserto só com meia duzia lá eu ia de boa, mas cheio de gente assim? Não confio tanto na esperteza de alguns seres hahaha.

  11. Essa questão de descer sempre foi a parte mais foda para mim (não que eu já tenha feito uma besteira deste tamanho).
    Sempre fiquei imaginando a cena: o alpinista chega no topo da montanha depois de vários dias se fudendo prá chegar, comemora um pouquinho, vira para traz e se fode tudo de novo só para dizer que fez.

    COISA DE MALUCO!

  12. Eu fiquei pensando como era quando não tinha essas “facilidades”, e como foi foda também pra construie essas escadarias.
    Isso é que eu chamo de queres estar longe de tudo. Imagina que tem gente que “mora” num lugar desses?
    Cansei só de olhar

  13. philipe, gostaria de sugerir um post sobre o caso da elisa lam…vc ficou sabendo? muito estranho…eu acho que é hoax, mas tem muito jornal gringo falando a respeito…

  14. Lembrei da subida da cachoeira Boca da Onça em Bonito – MS (cânion do rio Salobra) que eu fui no reveillon do ano passado, tem uma escadaria bem considerável lá (886 degraus):

    https://boxixo.wordpress.com/2013/01/15/resenha-sobre-bonito-ferias-e-reveillon-2012-2013/

    http://boxixo.files.wordpress.com/2013/01/dsc00823.jpg?w=640&h=480

    http://boxixo.files.wordpress.com/2013/01/dsc00825-e1358294699850.jpg?w=640&h=853

    Mas claro, nem se compara a essa do post em nível de gumpice.

  15. Olá Philipe vou a Huashan em setembro e estou com várias dúvidas. Para subir ao topo da montanha posso ir de escada e descer de teleférico? ou tenho que utilizar os dois? Só conseguirei ir na trilha da morte (as tábuas de madeira) se utilizar a trilha norte? Qual das trilhas você fez? Sabe se tem um hotel lá no topo? Obrigada.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares