É possível falar com um piano

É possível falar com um piano. Não não estou me referindo a beleza da musica e sua mensagem sutil que toca a alma de que escuta. Também não estou falando em pessoas doidas que batem papo com objetos inanimados. Estou falando de um piano conseguir produzir o som da voz humana.
Obviamente que isso não se dá com um sujeito tocando, mas sim com um computador e um sistema de controle automatizado de cada nota. Através do engenho, foi possível reproduzir a fala de uma criança. Confira:

A criança está recitando um trecho de “Proclamation of the European Environmental Criminal Court” que foi lida no World Venice Forum de 2009.
É meio estranho e talvez até assustador, mas se formos decompor a voz humana, perceberemos que são inúmeros pequenos tons que somados conduzem nossa percepção.
O compositor Austríaco Peter Ablinger começou este trabalho pegando a voz de crianças e decompondo-as e transferindo a freqüência de espectro para o piano.
Evidentemente, a voz não sai perfeita, já que foi decomposta em uma variação tonal pequena. A velocidade também interfere na composição da “fala” do piano.
Este experimento chega aos limites entre a musicalidade e a comunicação.
fonte

Artigos relacionados

Comments

comments

5 comentários em “É possível falar com um piano”

  1. me lembra um pouco esses filmes onde tem uma empresa q é controlada por computador, e o computador tem a imagem de uma criança medonha, que sempre é a causa do problema..

    ex: resident evil/eu, robô

  2. muito interessante, é uma pena que alguem tocando nao possa fazer isso… legal como a velocidade das teclas fazem o som.
    sempre imaginava isso quando tinha aulas de flauta na escola: sera que qualquer som pode ser decomposto em notas musicais?
    aparentemente sim.

    Philipe… off-topic mas depois da uma olhada e ve se vale um post.

    http://br.noticias.yahoo.com/s/07102009/40/saude-temperatura-sobe-400-c-regiao.html

    UmPonto

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.