Dropshipping – Será que realmente funciona e pode ganhar dinheiro?

Compartilhe

Tempão que eu não faço um post e dicas, então, aqui vai um interessante sobre o famoso dropshipping, porque eu já vi gente ficando rica com esta prática.

top dropshippers Dropshipping   Será que realmente funciona e pode ganhar dinheiro?
Este é um gráfico de uma loja de dropshipping com mais de UM MILHÃO DE DÓLARES EM VENDAS  fonte

Quando uma loja online resolve oferecer apenas produtos de dropshipping, ela não precisa de se preocupar com o estoque de mercadorias e não precisa de se preocupar com o envio do produto para o cliente final.
Tudo que tem a fazer é vender o produto, receber os pedidos, repassá-los ao parceiro e tentar ter um lucro decente na intermediação da compra. Fácil, certo?

madruga 1 Dropshipping   Será que realmente funciona e pode ganhar dinheiro?
A unica forma de trabalho que  o Madruga não fez foi Dropshipping

Infelizmente, não é tão simples e como qualquer coisa que soa muito boa para ser verdade, há sempre algumas questões escondidas.
Na teoria, o dropshipping soa como uma grande ideia porque é inerentemente escalável sem que você tenha que fazer um monte de trabalho ou ter um investimento gigante. Mas quando começamos a cavar um pouco mais para baixo, há uma série de complicações que precisam ser equacionadas, meu chapa.
A maioria das pessoas tentam abrir uma loja de dropshipping e esperam que seja fácil, mas na realidade, não é essa terra prometida não. Há muito mais para fazer do que aquilo que se pensa. Logico que sabendo os canais, as coisas ficam melhores. Por exemplo, existem ferramentas como a Oberlo que facilitam o seu trabalho nm modelo de negócio de dropshipping. Obvio que este post não cobre tudo relacionado ao assunto dropshipping, mas o meu intuito é dar uma visão bem básica a quem nem imagina que dropshipping exista, com seus prós e contras.

Dropshipping: o que é?

Dropshipping é um modelo de negócio de comércio eletrônico onde você vai vender produtos físicos online sem ter que lidar com estoques, nem fabricação e muito menos ter que alugar um armazém para guardar os seus produtos. Talvez de tudo o melhor seja que você não vai nem ter que lidar com transporte e expedição. Além disso, não há praticamente custos iniciais para começar uma loja online dropshipping. Isso acontece porque você não tem que investir qualquer dinheiro no inventário. Se você sabe um pouco de wordpress, ou tem um amigo capaz de configurar uma loja online, nada te impede de ganhar dinheiro, xará!

Na verdade, você pode literalmente começar dropshipping com menos de R$ 100 com um carrinho de compras de código aberto.
Tudo que precisa é um site, processamento de cartão de crédito e pode começar a aceitar pedidos imediatamente.
Será que este modelo de negócio parece atraente para você? Aqui está o que precisa para começar.
Em primeiro lugar, você tem que se associar com um fornecedor ou distribuidor dropship que enviará os produtos diretamente para os consumidores. Como parte da sua parceria, você e o fornecedor dropship vão decidir sobre o preço por atacado nos produtos que você deseja vender.
Uma vez que tenha chegado a um acordo com o seu fornecedor, o ciclo irá dar início. Você monta a sua loja e faz propaganda. Daí o cliente faz um pedido para um produto na sua loja online e realiza o pagamento. Você encaminha o pedido e detalhes de envio diretamente para o seu fornecedor dropship e paga o preço por atacado já definido para o produto. O seu fornecedor cria todos os pacotes e envia a ordem diretamente para o cliente final como se fosse enviado da sua loja online.

O seu lucro vai ser a diferença entre o seu preço de venda e o preço por atacado.

depositphotos 71095139 stock photo blond happy man Dropshipping   Será que realmente funciona e pode ganhar dinheiro?
E aí você fabricou dindim!

O que procurar num fornecedor Dropship

Boa parte do teu trabalho envolve achar fornecedores de qualidade. Aí que é a questão mais complexa.
Porque o seu negócio depende da qualidade do seu dropshipper, aqui estão alguns atributos que você precisa ter em mente ao avaliar os seus fornecedores.
Lembre-se, para ter um serviço de dropshipping bem sucedido é FUNDAMENTAL haver uma parceria entre você e seu distribuidor. E nesse caso, a confiança é essencial. Como resultado, antes de confiar em qualquer fornecedor dropship que apareça prometendo mundo e fundos,você deve sempre colocar um pedido de teste para ver como o pedido é tratado.

Especificamente, você deve procurar…

  • Quão rápido o pedido é expedido – O tempo de envio é extremamente importante para uma loja de comércio eletrônico e é essencial que os pedidos sejam enviados dentro de 1-2 dias úteis
  • Como o pedido é embalado – A caixa veio mesmo sem o nome comercial do fornecedor? O produto chegou aí com segurança e sem danos?
  • A Qualidade do Atendimento ao Cliente – Eles respondem em tempo útil? Eles fornecem informações de rastreamento e uma fatura? Fazem reembolsos por mercadorias defeituosas e devoluções?

Antes de começar a vender, seu trabalho é  pegar o telefone e fazer perguntas detalhadas ao representante de suporte ao cliente sobre o produto para ver se eles sabem do que se trata. Também é importante ter um único ponto de contato no seu distribuidor para lidar com o apoio ao cliente e eventuais problemas que possam surgir quando começar a vender os seus produtos.

Por exemplo, o que acontece quando um produto está esgotado? O fornecedor oferece uma taxa de reposição de estoque em tempo real para que você não venda acidentalmente mercadorias já esgotadas? Todos estes fatores são importantes e você deve dedicar algum tempo para avaliar a qualidade do seu fornecedor.

Quando Evitar o Dropshipping

drop1.1 Dropshipping   Será que realmente funciona e pode ganhar dinheiro?

A menos que seja um novo empresário com pouco orçamento ou um proprietário de loja online que está a explorar novos produtos, o dropshipping geralmente não é uma boa escolha para os proprietários de lojas experientes.
Porque o negócio envolve intermediar a venda de produtos de outras pessoas, torna-se difícil construir a sua própria marca. Afinal, muitos aspectos da sua cadeia de abastecimento e do seu serviço ao cliente que estão além do seu controle.
Por exemplo, você não tem controle sobre a experiência de “unboxing” do cliente, porque na maioria das vezes, o seu produto vai chegar em uma caixa marrom e sem sua marca. E a principal desvantagem: Se uma encomenda for enviada com atraso ou nunca chegar, a culpa é sua. Como aqui no Brasil se rouba muita mercadoria no transporte, isso é algo a se pesar antes de mergulhar de cabeça nisso.  Variações cambiais e taxas (algumas ilegais) dos correios também são um pé no saco quando se trata do dropshipping.

Por isso, pense bem antes de avançar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.