Dicas de Stop Motion

Engraçado, no meu site eu tenho um monte de artigo sobre modelagem, bonecos e etc, mas nenhum específicamente sobre stop motion.

Não porque eu não goste da técnica. Aliás, eu amo. Gosto tanto que quando comecei a fazer um artigo disso, ele saiu do controle e virou livro. Mas o livro tá parado no meio e não sei quando poderei retomar.
Recentemente, numa das listas de discussão que eu faço parte, um amigo estava com dúvidas sobre o porquê a massa que ele usava estava quebradiça. Então eu respondi, mas como gosto muito do assunto, a respota ficou enorme.
Como pode ajudar muita gente além da galera da lista, eu resolvi adaptar a resposta e botar aqui também:

Por que a massa que eu uso fica quebradiça?
R: A massinha está quebradiça. Pode ter mais de uma causa. A primeira possibilidade é que a massinha não seja à base de óleo, e sim à base de amido. Na verdade, no mercado hoje de papelarias de esquina ( não me refiro às grandes lojas nem as de material importado) você acha dois tipos de massa em umas quatro marcas. O primeiro é a massinha à base de óleo, a comum. É feita de cera, cargas minerais e corante. Essa massa nacional tem tendência a “suar” óleo quando exposta a temperaturas altas por muito tempo. O segundo tipo, é a massa à base de amido, que é um completo LIXO para o stop motion. Só use se você for masoquista Hard core.
O problema dela é que a massa à base de amido é uma massa X MEN! Ela tem poderes! Ela encolhe, fica quebradiça, perde volume do nada, racha, forma crostas e ainda por cima cristaliza no ar condicionado!
Se a massa que você está usando não for a de amido, for a Acrilex, que é de cera, provavelmente o que acontece é que você está operando com ela em um lugar frio. Ela tenderá a ficar quebradiça em lugares frios. Como pra stop motion se usa muita luz, me parece meio estranho isso. Pode ser também que a massa que você esteja usando, seja de outra marca que use um volume de cera menor e maior de carga. Isso deixa a massa mais quebradiça, porém, bem melhor para esculpir.
O que o pessoal da Aardman ( os caras lá da “Fuga das Galinhas”, “Wallace eGromit”, etc) fazem é misturar a massinha industrializada com giz, cera deabelha, óleos e cargas -eu perguntei a uma modeladora deles no último Animamundi, mas ela fez um jogo duro danado pra contar – Seguindo uma tabela de valores, que permite a eles obter quase qualquer grau de dureza e flexibilidade nas massinhas. Eles usam a Roma plastelina.
Aqui no Brasil, o bicho pega, pois temos praticamente só duas marcas de massinha pra comprar. Acrilex e Corfix. A Corfix costuma ser mais dura e conter menos óleo que a Acrilex.
A mistura da Corfix com a Acrilex e um pouco de carga mineral ( você compra carga em lojas de produtos para fibrade vidro) e com corante xadrez, pode obter bons resultados. A adição de óleo mineral também ajuda a amolecer a massa quando a coisa fica mais feia, hehe.
No geral, a dica mais importante é que o segredo todo nem sempre tá na massa.
Tá no esqueleto. Eu sei, é chato. Dá trabalho e fura muito o dedo, mas comum esqueleto bem feito, você reduz em 90% o problema com os bonecos.
Do mesmo modo que na massa, existem dois tipos de esqueleto que vc poderá usar.

Um esqueleto profissional, com juntas articuladas ( pequenas juntas homocinéticas baseadas em esfera, chamadas ball joints) que custa caro pra dedéu e não é fácil de fazer. – ( mas na maioria das vezes dá resultados dignos de um Ray Harry Hausen) e o esqueleto de arame, usado em 99,9% dos casos no Brasil, devido ao alto custo do esquelto profissional, que pode passar fácil dos cinco mil reais quando de certas marcas importadas.

O de arame é facílimo de fazer. Eu uso arame de alumínio, cobre e também plastrame ( aquele araminho que fecha o saco do pão. Ele é o melhor materialdo mundo para fazer dedos, pois tem uma boa resistência à quebra)
Em geral, faço o esqueleto trançando o arame a partir dos pés do boneco, seguindo um model sheet impresso que eu vou colocando por baixo do esqueleto e vendo se as proporções tão certas.
Feito o esqueleto, eu pego durepoxi ( o melhor amigo do maluco) e isolo partes do boneco.
Pra quê? Faço isso porque se meu boneco fosse de verdade,teria ossos. Isso implica no fato de que dobramos sempre nos mesmos lugares.
Isolar ossos do seu boneco com durepoxi, previne por exemplo, que você dobre o braço em tamanhos diferentes, como se o boneco fosse de borracha. Assim, ele só dobrará na área não coberta pelo durepoxi.
Eu uso também espuma para fazer o volume corporal. A massa é pesada e aespuma permite um enchimento fácil de áreas do corpo sem aumentar o peso do boneco. Algodão também dá. Mas tem que ser recoberto com fita crepe antes de receber massinha.
Isso será especialmente útil para as cenas de walk cicle, quando seu boneco terá que ficar paradinho no ar entre um passo e outro. Com o boneco pesado, tudo é mais difícil.
Outra dica é fazer a estrutura corporal com encaixes, para que você insira acabeça e as mãos separadamente. Isso permite arrancar a mão do boneco para modelá-la ou limpá-la cuidadosamente e depois reimplantar. Isso também evitaretirar todo o boneco do registro ( posição) a cada X frames.
Pra finalizar, bote uma roupa de verdade no boneco. É um bom macete que além de acentuar o realismo, dá uma aparência mais profissional ao filme e encobre áreas complicadas de ficar limpando.
A roupa de massinha, por natureza, te obrigará a trabalhar com muitas cores de massa. Isso vai virar um pesadelo enorme na hora de filmar, pois terá que limpar carda esbarrãozinho que o boneco der em si mesmo. Com retalhos, você faz uma roupinha maneira pro personagem e precisará ter massinha só nas extemidadesdo boneco. ( mãos e cabeça)
É isso aí. Espero ter ajudado.

Related Post

5 comentários em “Dicas de Stop Motion”

  1. Gostei muito desse site. Achei as dicas incríveis.De agora em diante ficarei ligado pois gosto muito de animação. Tenho roteiros maneiros de filmes infantis que pretendo anima–los. A dica para se colocar a roupinha no bonecoóé de ‘pai para filho’. São dicas que o pessoal do animamundi só ensinam em seus caríssimos cursos.
    Em tempo: Sou artezão e lido com diversos tipos de materiais. um grande abaraço de Fred Araujo
    de Niteróis

  2. [quote comment=""]Uma parada que pode ser bem útil pra você são os imãs superpoderosos que temos aqui, principalmente para usar na cabeça e nas mãos. Vou ver se mando na próxima vez que alguem for pro Brasil[/quote]

  3. opa! beleza?
    cara, tbém goste demais de stop motion, bom arrtigo e dicas… ando fazendo uns experimentos e tal, mas no meu caso está muito amoador ainda,com arame e tripé bambo, etc… mas vamo que vamo…se tiver um tempo aê, da uma olhada,ok? http://www.lirrthum.blogspot.com.br/2012/09/bicho-papao_30.html
    bom, é isso aê, 1 abraço e até mais.

  4. Você falou que é bom fazer partes moveis no boneco, para facilitar limpezas e mudanças, mas como você aconselha que se faça isso? E você saberia dizer as medidas de carga mineral, óleo e corante xadrez?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares