Dez games de fliperama que marcaram minha infância

Compartilhe

vf cabinet2 Dez games de fliperama que marcaram minha infância
O fliperama foi a Cuba Libre da geração dos 80

Hoje amanheceu com um tempo ruim de doer aqui. O dia estava chuvoso, e não havia em sinal de sol. Nesses dias de chuva e tempo ruim, uma das coisas mais legais que tem é ficar deitado vendo filme. Mas é também um tempinho perfeito para jogar aquele game sensacional que você está querendo zerar faz tempo. Como estou num período de entressafra de games para zerar, (zerei todos que eu podia e estou economizando grana pra viajar) resolvi matar a saudade dos velhos jogos de fliperama.

Antigamente a gente ignorava que as maquinas chamavam-se na verdade “arcades” e todo mundo chamava os jogos eletrônicos (e seus estabelecimentos) de fliperama. Mas o fato é que “fliperama” é um estabelecimento destinado ao uso de máquinas do tipo “pinball” , o nome “flipper” vem das alavancas usadas para controlar a bola nos jogos de pinball. Como os estabelecimentos tinham sempre maquinas de pinball e arcades, acabou que o povo juntou tudo numa coisa só. O termo arcade acabou não pegando por aqui e de certa forma isso é compreensível, já que se deve ao fato das máquinas do tipo “arcade” serem em maior número do que as máquinas de “pinball” em quase todos os fliperamas brasileiros.

urlinvade Dez games de fliperama que marcaram minha infância
Joguei numa maquina igual a esta. Logo, sou velho.

Engraçado falar em jogos de fliperama. Sempre adorei jogar em fliperama. Mas minha mãe só deixava eu e meus irmãos jogarmos nos fliperamas de Cabo Frio que ela considerava que eram melhor frequentados (e eram!). Esses fliperamas que existiam em Cabo Frio durante o fim dos anos 70, toda a década de 80 e até o meio da década de 90, quando os consoles caseiros praticamente os extinguiram, eram em sua maioria maquinas de ganhar muito dinheiro dos turistas, que explodiam no balneário em certos períodos do ano, sobretudo no verão.

 

Durante muitos anos, as férias eram sinônimo de Cabo Frio pra nós, e ficávamos num apartamento emprestado de uns amigos lá. Todo ano. Durante décadas foi tudo igual até que meus pais compraram uma casa de praia lá, pra justamente continuar igual.
Dessa forma, eu fiquei tão íntimo daqueles fliperamas lá de Cabo Frio que sabia de cor e salteado cada máquina que havia em cada um. No início os jogos eram bem básicos, e as maquinas pareciam gigantescas, talvez pelo fato de que eu era pequeno. Me lembro claramente de uma maquina de tiro que se chamava Bazuca. Essa maquina era legal porque tinha uma replica de uma bazuca que você usava para mirar na tela. Um sistema de espelhos invertia a imagem. Naquele tempo, isso era o supra-sumo da tecnologia num game. A bazuca ficava num fliperama que havia em frente ao Boliche, colado num restaurante caro onde a gente nunca ia.

Então, depois de algum tempo, nós começamos a ficar num apartamento emprestado que era do avô do meu primo. Este prédio ficava bem do lado do Boliche. Pra nós era ótimo, pois o acesso pra jogar ficava ainda mais fácil. O problema era dormir com as musiquinhas repetindo na madrugada adentro. Eu preferia jogar no Boliche, pois era aberto e não era tão abafado quanto o que tinha ao lado do Play Gui, que ficava na rua da praia e mais parecia uma caverna quente como a boca do inferno. Imagine o lugar mais quente que é possível antes de ser promovido a sauna. É o flipper que tinha do lado do Play Gui. Curiosamente, este fliperama era também uma sorveteria.

Naquele tempo (e acho que em muitos fliperamas ainda hoje) as maquinas só funcionavam se você comprasse uma ficha. Cada ficha te dava direito a uma única jogada. Morreu, deu game over, só comprando outra ficha.
Você não pode imaginar o quanto eu, meus irmãos e meus primos aporrinhávamos o saco dos adultos para ganhar dinheiro pra comprar ficha. Como nesse período que a cidade enchia absurdamente, de tal jeito que tinha fila pra tudo e até acabava a água da cidade, as coisas explodiam de preço numa inflação que era ainda mais bizarra que a inflação quase Africana que assolava o Brasil nos tempos em que a Simony era musa.
Então meus pais limitavam muito claramente a quantidade de fichas que daria pra jogar numa noite. Isso fazia a escolha do jogo uma tarefa árdua, que se resumia a peregrinar de um em um fliperama, vendo cada máquina e apreciando cada demo que ficava rolando na tela pra saber exatamente qual seria a que mais valeria à pena.
Não era chegar e sair jogando no primeiro que aparecesse. Precisava todo um requinte de escolha, pra saber onde era melhor investir sua diversão da noite, já que a outra chance só se daria na noite seguinte.

galaga Dez games de fliperama que marcaram minha infância
Galaga era uma replica de Space Invaders, que bombou no fim dos 70´s

No início os jogos de fliperama eram bem bobinhos, com uma qualidade gráfica bastante (no termo da época) “fafal”. Mas a cada ano, novas maquinas surgiam e víamos a evolução da tecnologia gráfica surgir como uma magica verão após verão. Obviamente que as maquinas tops de cada ano produziam imensas filas, já que todos queriam jogar nelas.

1181241628106 Dez games de fliperama que marcaram minha infância
Afterburner, o primeiro arcade que movia a cabine a surgir no ano de 1987. Essa merda comia duas fichas por jogada!

Eu já estava começando a perder meu interesse integral nos fliperamas e começava a pensar em pegar meninas (ignorando a fase de seca-looser que ainda me acompanharia por quase quatro anos seguintes) quando os jogos de neogeo surgiram nas maquinas de flipper, levando o visual dos jogos e animações a um nível sem precedentes.

 

Hoje, graças a tecnologia maravilhosa que nos permitiu ter computadores e celulares que são milhões de vezes mais poderosos que o mais avançado fliperama da minha infância, é possível matar a saudade daquele tempo. Isso porque pessoas do mundo todo trabalham para construir os “emuladores”. Emuladores são programas de computador que fazem sua máquina pensar que é um fliperama, e graças a isso, ela consegue rodar os jogos do passado exatamente como eles eram, com toda sua riqueza de som de 8 bits e profundidade bidimensional. Engraçado parar para jogar uma velharia dessas e como isso nos provoca uma saudade enorme daquele tempo. Não havia jogos tão reais quanto são os de hoje, nem o grau de complexidade envolvido nos games mais ridículos, mas havia muito espaço que era preenchido com a imaginação do jogador.

50% da diversão era construída na tela da maquina, que contava com uma manete (quase sempre agarrando) e três botões, e os outros 50% era na nossa cabeça. Por exemplo, enquanto eu jogava Elevactor Action – um dos jogos com a musica mais irritante da história – eu imaginava toda uma saga de espionagem no melhor estilo James Bond e Duro de matar. Quando as fichas acabavam, eu via meu irmão menor, o André jogar sem fichas (“jogar sem ficha” se resumia a sacudir feito louco a manete e apertar freneticamente todos os botões enquanto o demo do game rolava na tela. Enquanto isso, um puta dum INSERT COIN piscava na tela, mas as crianças pequenas como o André e o Diogo, realmente pensavam que estavam jogando).

Hoje, com o emulador Mame (existem outros) dá pra jogar todos aqueles jogos sem se preocupar com a compra das fichas. O bom é que o mame é grátis e existem sites que oferecem as Roms (os jogos) gratuitamente também. E como até meu relógio é mais potente que as maquinas daquele tempo, qualquer computador, por mais zé ruela que ele seja, roda o jogo.

Em homenagem aos games daquele tempo, que consumiram tanto dinheiro e produziram tanta diversão, resolvi montar minha lista dos dez games de fliperama que mais marcaram a minha infância.

Green Beret –
green beret Dez games de fliperama que marcaram minha infância
Joguei muito esse jogo. Basicamente você é um soldado de uma tropa de elite fodão como rambo e todos os heróis daquela época eram. Seu objetivo é correr pelas linhas inimigas e resgatar os prisioneiros. Olhando assim, até parece fácil, mas é difícil. Nunca passei da terceira fase.

1942 –
shot2 Dez games de fliperama que marcaram minha infância
Este jogo inaugurou todo um estilo de jogos de avião. Eu joguei muito o 1942, mas os que o sucederam, 1943, 1945, 19XX, The Mission, etc, eram difíceis pra danar. Maquina maldita pra comer ficha. O volume incomensurável de fichas que você gastava pra passar da primeira fase faziam estes jogos algo quase intocáveis. O 1942 ainda era mais fácil que os demais. te dava a chance de sobreviver mais tempo. O 19Xx é uma coisa esquizofrênica de tanto tiro na tela. Impossível vencer. É bom que se diga que no início da era moderna dos games, os fabricantes faziam sim jogos que roubavam descaradamente e alguns não deixavam a menor chance de escapar pro jogador.

Elevactor Action –

taito memories gekan 20050907104635208 Dez games de fliperama que marcaram minha infância

Este é das antigas. A Taito era uma companhia do japão que fazia a maior parte dos games de fliperama antigos. O jogo é da Taioto e é tão simples que da até raiva. Nele, você desce por um prédio pegando inúmeros elevadores e evai entrando em portas que contém segredos. Para te impedir tem os homens de preto, que surgem por todos os lados. O jogo tem a musica mais irritante da história de todos os videogames na minha opinião. Se você chegar no primeiro andar inteiro, pega seu carrinho e passa pra segunda fase, que é o mesmo prédio, com os mesmos elevadores e os mesmos agentes. Só que mais espertos. Nunca passei da quarta fase, nem no emulador.

Double Dragon –
double dragon xbla Dez games de fliperama que marcaram minha infância
Este jogo era legal porque a gente jogava de dois. Geralmente eu jogava este com o meu irmão Raphael. A história do jogo é que um cara mal, líder de uma gangue, raptava uma garota que era namorada dos caras fodões e eles iam atrás, metendo a porrada na gangue inteira para resgatar a garota. Lembro do pânico que dava a cada chefão de fase. Este jogo juntava uma galera enorme em volta pra assistir. Na linha do double dragon surgiram vários, como o Bad Dudes, que era uma imitação barata do double dragon, na qual você lutava com ninjas e final fight, que era pura pancadaria, também em caras de gangue, no melhor estilo “nada se cria, tudo se copia”.

Black Dragon (ou black Tiger – era normal um jogo ter dois nomes antigamente)
1181242060368 Dez games de fliperama que marcaram minha infância

– Neste jogo, estilo medieval, você é um bárbaro que atravessa fases lutando contra os mais estranhos monstros, pedras que caem do nada, caveiras, fantasmas, demônios flamejantes, morceguinhos (porra como eu odiava aqueles morceguinhos) e eventualmente libertava um mago petrificado que te oferecia novas armaduras e armas. Você usava um chicote magico e enfim… Era isso. Matar e morrer. Mas era divertido pra dedéu! Ainda é! Deviam fazer um remake desse pra PS3.

Cadillac Dinossaurs
cadillac dinosaurs Dez games de fliperama que marcaram minha infância
Um clássico das antigas, este jogo envolve lutadores, dinossauros e carros. Basicamente se resume em andar e bater em tudo que se move, tentando ficar vivo.

Street Fighter –
sf2 Dez games de fliperama que marcaram minha infância
Street fighter surgiu bombando no fim da primeira era dos arcades. Era bom demais jogar aquilo, mas rapidamente os moleques que frequentavam os fliperamas que eu ia ficaram viciados e eu perdia toneladas de fichas pros viciados. Na mesma linha vieram muitos outros, como o Pit fighter, que usava fotos de lutadores reais. A cada ano, um novo street fighter surgia, com mais personagens e tal. Isso inaugurou uma família imensa de jogos de porradaria que eram absolutamente divertidos (desde que você soubesse as manhas para lutar com os moleques). De memória me lembro bem de Marvel versus Capcom, Samurai shadow, street fighter alpha, street fighter zero, king of the fight, super street fighter, mortal kombat, killer instint, darkstalkers, enfim…
Uma coisa que nunca me conformei foi o guerreiro brasileiro ser um monstro verde elétrico.

Knights of the round
Knights of the Round SNES ScreenShot4 Dez games de fliperama que marcaram minha infância
Eu adorava este jogo. Os graficos eram muito bons e o som supreendente (pra época). Nele você jogava como alguns dos homens do Rei arthur, viajando por uma terra de cavaleiros e descendo a espadada em todos os que cruzassem seu caminho.

Golden Axe –
goldenaxe Dez games de fliperama que marcaram minha infância

Eu adorava este jogo. Nele você podia escolher entre o anão, um fortão de sunga e uma mulher com a sensualidade do Kid Bengala, que descia a lenha em caveiras e diabretes mil. O maneiro do jogo era poder montar em dragões e matar inimigos a vera. O chato era ter que pegar um anãozinho irritante que invadia seu acampamento durante a noite. Ele era rapido, mas se a gelnte bicasse ele, o anãozinho soltava potes de magia.

Termino o post dizendo que é muito difícil fazer uma lista tão pequena com os jogos que mais marcaram, porque eu joguei pra dedéu! Por falta de espaço não estão aí o arcanoid, o operation Wolf, o Cabal, o moon patrol, altered beast, donkey kong ( o primeiro jogo do Mario), Rtype, outrun, rally X (que tb tinha uma musica mega chata), afterburner, Gladiator, e tantos outros.

Deu saudade? Joga aí. Para baixar o mame (é de graça!) clique aqui. Como o mame é o mais antigo, de 1997, existem mais de 6000 roms pra ele (!) E para baixar roms (nem sempre as roms funcionam, tem que garimpar) tem alguns sites aqui:

Rom World
Rom Nation
Rom Hustler

Basta baixar a rom, copiar o arquivo zipado pra pasta rom que fica na pasta do mame. Não precisa descompactar. O mame faz isso automático.
Obviamente, o mame não é o único. Existem muitos outros emuladores, como os de Super Nes, Super nintendo, emuladores de playstation, de Neo geo, enfim… É só procurar. O Google é seu amigo.

Nada mal para um dia de chuva.

Artigos relacionados

122 comentários em “Dez games de fliperama que marcaram minha infância”

  1. Aproveitando o post, esses dias tomei um susto ao encontrar um CD de jogos antigos e ver que nenhum deles rodou.

    Pesquisando um pouco na internet vi que desde o windows XP os programas em DOS dificilmente rodam. Bom, pra quem tem saudade dos jogos em ms-dos que cabiam tranquilamente num disquete foi criado um emulador de MS-dos: o Dos Box. Ele tb possui versões pra linux e smartphones.

    Só uma correçãozinha besta no texto.
    Super Nes e Super Nintendo são o mesmo console. 

  2. Faltou o Ghouls’n Ghosts (ou seria Ghosts’n Goblins?), parecidíssimo com o tal Black Dragon…

    Tinha um jogo que tinha em um fliperama no balneário de Sta. Terezinha (uma desgraça de praia aqui no litoral do PR), isso nos meados dos anos 80, que era um carinha que andava numa trincheira de guerra largando granadas p/ todos os lados, achava muito bacana esse jogo mas não faço a menor ideia do nome desse… no mesmo fliperama tinha o Moon Patrol, versão melhorada do jogo de mesmo nome do Atari 2600.

    Quem não lembra dos “esquemas” para fazer a máquina dar crédito de graça, dando porrada do lado ou batendo com o cabo do taco de sinuca  (sim, quase todo bar da época tinha uma máquina dessas) na parte que pões a ficha? Claro que o dono do buteco não podia ver isso senão já era…

    Quanto aos jogos, a maioria dos arcades deles rodavam consoles “normais” por baixo, como nos exemplos acima (mega drive, neo geo, NES, etc), mas como na época esses consoles não estavam disponíveis a gente achava que eram máquinas específicas (fui jogar o 1942 no NES anos depois de ter visto no fliperama).

    E sim, em Curitiba também está frio  e nublado… 🙁

    • Seu comentario sobre como jogar sem fichas me lembrou do dia que levei uma chave na cabeça. Descobrimos que tinha uma maquina que bastava dar uma pancada que liberava uma jogada. Eu dei tanta porrada na maquina que o cara saiu do balcão e me deu outra. Ahahaha

      • Hehe bem isso… a sorte é que onde fazíamos isso era um bar de um primo meu no qual o pai dele trabalhava no balcão (mas não era o dono), então rolava espancar a máquina que não dava nada, passava a tarde jogando de graça.

        Quanto ao jogo mencionado acima, descobri agora que ele se chama “Front Line”, já baixei o MAME e a rom do dito cujo… ô troço difícil! Ah sim, uma dica: achei o nome dele no site Games Database ( http://www.gamesdbase.com/) pesquisando por Arcade e indo ano a ano até achar pelo thumbnail do lado  (no caso, ele é de 1982 e está na 2a página).

  3. Esse Golden Axe era muito legal, me lembro que jogava isso no Mega Drive. Eu sempre selecionava aquela pantera que dava uns saltos, ou botes, em cima do inimigo. Um dia desses me deu saudade do Top Gear e baixei o zsnes, quando começou a música inicial, fiquei bem empolgado e até baixei a musiquinha pra colocar de toque no celular, mas depois de uns vinte minutos jogando vi que aquilo era divertido em outro tempo. Hoje me divirto bem mais com jogos da atualidade, mas para quem quer variar um pouco e fazer uma “sessão nostalgia” em um dia de chuva, é uma boa opção.

  4. Fala Brother,
    Realmente DD marcou nossa infância/adolescencia.
    Acho que voce ta ficando mais velho e esquecido que eu. Sei que faltaram pelo menos 3 ai que eram inesquecíveis.

    1- Altered Beast- Jogo sensacional, com enredo, graficos fodas, bem balanceado…

    2- Gladiator- Sei lá quantas fichas tu gastava pra destruir a espada e o escudo da mulher até poder arrancar a roupa dela fora

    3- Esse na verdade é u mbonus pois era off Cabo Frio, naqueles passeios pras bandas de São lourenço onde não tinha porra nenhuma pra fazer. E não lembro o nome,  só lembro a chamada da voz computadorizada 100% da década de 80- ¨Eu sou o cavaleiro negro a procura de um desafio… como é ? Vai desistir do combate ? ¨

    Abs
    Rap

  5. Desses que vc citou, ja joguei 1942, double dragon(muito bom) street fighter(excelente) e cadillac(jogo até hj no arcade perto da minha casa).

    Gostava de um tb de briga de rua (gangues)  que tinha um tarado ,com roupa de couro, que ficava agarrando todo mundo)Ve se alguem lembra o nome ae….

    • O nome do jogo referido do tal tarado era o Vendetta. Muito censurado ná época por ser muito apelativo a violência e principalmente ao homossexualismo.

  6. Olá Philipe:

    Primeira vez comentando.
    Joguei tudo isso aí que vc comentou, porém a que mais marcou foi o R360
    http://www.youtube.com/watch?v=meYx9RuCAQY
    Jogava-se por minuto e custava um rim e duas córneas. Joguei só uma vez, no Center Norte, em SP.
    Quando moleque, meus pais não me deixavam jogar em fliperama (lugar de vagabundo, segundo eles) e para curar a frustração, fiz o meu próprio:
    https://picasaweb.google.com/rodolfo.caproni/May302011?authkey=Gv1sRgCKKQjorPgfv3bQ#5612500805000452802
    É um gabinete de arcade comum, devidamente reformado e com um PC rodando MAME dentro. Além do mame, roda emuladores de NES, SNES, Master System e Mega Drive. Tem uns 10.000 jogos no total.
    É muito divertido jogar quando tem amigos em casa, principalmente os jogos de luta e de porradaria, tipo Double Dragon, mas jogar sozinho é meio chato porque as “fichas” são infinitas.

    • Que bacana, cara. Depois que vc citou o R360 eu me lembro que ele apareceu no boliche de Cabo frio em um verão dos anos 90, mas era absurdamente caro. Só os filhos dos ricos jogavam naquilo. O resto do proletariado assistia com a boca aberta. Hahaha.
      Me amarrei no gabinete que você montou em casa. Muito massa!

  7. Nos anos 80/ início dos 90 só existiam 2 lugares (na minha opinião de bosta) no Rio de Janeiro com ótimas máquinas de fliperama/arcade… Era o Barrashopping e o TivolyPark.
    Lá joguei cláaaaaassicos como:
    – Yie Ar Kung-Fu
    – Rastan Saga
    – Ivan “Ironman” Stewart’s Super Off-Road
    – Gradius (Nemesis)
    – Tartarugas Ninjas (primeiro arcade para 4 jogadores simultâneos que eu joguei)
    – Virtua Racing (primeiro arcade com graficos 3D vetorial que eu joguei)
    – Power Drift

    .. e por aí vai!

  8. Época boa a era dos
    Arcades… um que eu sempre jogava era Os Simpsons onde você podia escolher a
    família inteira e dava para jogar em até 4 neguinhos… Tartarugas Ninjas idem,
    Cadilac Dinossauros e o Street Fait II (rs), rolava uns campeonatos aqui na cidade
    muito boa essa época…

  9. Philipe,

    Li o post e fiquei lembrando de um outro jogo há muito esquecido. Não sei se você chegou a jogar para o 1 playstation o ”Lode Runner – The Legend Returns”. Eu simplesmente era apaixonado pelo joguinho e a pouco tempo atrás vasculhei a internet procurando um emulador pra jogar a versão do PS1 (é melhor versão), mas nunca consegui encontrar nada. Será que você, conhecedor que é desta imensa rede tem alguma informação sobre esse jogo ou mesmo um emulador?
    Valeu, curto muito o site!

    Pedro

  10. Cara, você definitivamente deve procurar conhecer o Dingoo A330 DT ou o Dingoo A320 DD.

    Depois deles, nunca mais você fica com “saudades” dos games clássicos.

  11. Teve um jogo dos Xmen tb, onde, parafraseando Philipe, você “jogava de quatro” (eram 4 conjuntos de controles, dava pra jogar com 4 amigos ao mesmo tempo rsrs)

    Mas agora vou defender o Blanka “monstro verde que dá choque” da CAPCOM: pouca gente percebe, mas é uma amostra do conhecimento CORRETO desses gringos sobre o nosso país. Blanka é inspirado em ninguém menos do que no Curupira, personagem folclórico para nós mas presente nos mitos amazônicos, que por lá é grande, verde e tem os pêlos vermelhos (ás vezes com cara de cachorro), exatamente como o Blanka. Além disso, segundo o background do personagem, ele teria “aprendido” a técnica elétrica com as enguias dos rios amazônicos, que muita gente nem sabe que existe.

    Inté!

  12. Par mim Cabo Frio também era sinônimo de fliperama, assim como vc passei muitas férias lá.
    Como meu  tinha (na verdade ainda possui) um apartamento ao lado do antigo boliche, gastei várias fortunas naquele lugar.
    Play Gui e a sorveteria Fliperama?  também frequentava muito.

    Posso dizer com 100% de certeza, que nos esbarramos em alguns destes lugares sem ao menos termos ideia que a internet um dia, anos depois,  poderia nos mostrar isto. 

    🙂

  13. Boa Philipe, lembrei da maioria desses jogos, mas só ia no Flipper escondido, meu pai achava que lá só tinha vagabundos, eheheheh. Me tirou 2 vezes pela orelha….

    Faz anos quero achar um jogo de nave, que não tem jeito de lembrar  o nome. Você iniciava com uma nave básica e conforme ia catando umas estrelas amarelas, podia tanto aumentar a velocidade da nave ou melhorar seu armamento, que ia desde tiro normal, bombas até lazers, e em determinado ponto o laser atirava em uma pequena árvore até ela crescer totalmente. Caso alguém lembre e quiser passar o nome, agradeço.

    Abraços e sucesso.

  14. Realmente, quem tem 40 (ou um pouquinho mais como eu), e obviamente gostava de jogos de fliperama, já jogou grande parte desses jogos. Quando tinha 15 anos, um percentual elevado do meu salário era gasto em fliperamas. Não me arrependo em momento nenhum, pois a prática dos jogos desenvolveu a coordenação motora e o pensamento rápido. Parabéns pelo post.

  15. eu estou procurando um jogo muito raro amigos.
    me ajudem por favor ,
    eu falei do jogo para meu filho e agora ele está no meu pé querendo o jogo.
    eu nao sei o nome dele.
    so lembro que o jogo é de guerra onde no jogo vc pode atirar nos pés de cocos para pegar muniçao  e tambem atirar em umas  galinhas.
    o jogo  é em uma aldeia e para reforçar a ideia  é o seguinte,
    na abertura do jogo parecia um cara tipo a rambo.
    ele amarrava uma fita na cabeça,  depois pegavas umas granadas e   é por ai.
    quando eu joga este jogo eu era adolescente,  a maquinha de fliperama tinha uma metralhadora acoplada nela.
    espero ter dado umas ideias para ajudar a identificar o nome do jogo.
    vou deixar meu msn aqui para caso alguem souber o nome do jogo  entrar em contato e desde
    ja eu agradeço a todos.

    [email protected]      

  16. Gostaria de saber se vc se lembra de um jogo de futebol arcade que tinha o Milan (MIL) Inter (INT) Ajax, PSV, Napoli… e outros, estou a 3 anos atrás do nome desse jogo…um jogo que sempre que mostrava a foto do jogador comemorando quando fazia o gol….

    se soube me mande um email por favor para [email protected]

  17. Moon Patrol
    =========
    Pra quem gosta deste tipo de jogo, tem o Lunar Patrol pra celulares Nokia S40, disponivel na loja da Nokia (OVI Store).
    Roda lisinho (50 fps!) com excelente jogabilidade. Recomendo!!!

  18.  alguem me ajuda!!!!ao jogo vc poderia escolher 3 personagens, eram um negão, um cara loirinho de roupa azul, e um cara de roupa verde q dava altos chutes tipo os chutes da chun-li! Lembro q tinha uma fase q uma estatua virava um chefão, Que a segunda fase era num Trem! e dependendo do golpe q vc dava nos seus inimigos eles voavam pelos ares. eles tao atraais de uma mulher que um cara sequestra ela,o cara e igual o blanka que sequestra a mulher!aajuda

  19. Tinha um jogo de nave q podia atirar no chão para destruir umas bolinhas q liberava umas estrelas q vc ia atirando nela e ela mudava para 2 e 3 estrelas e se abrisse as assas dava mais tiros… ah tinha uma parte q tinha uma chuva de misseis… se alguem lembrar o o nome do jogo me ajudem por favor..

  20. Talvez vc possa me ajudar, tinha um jogo onde vc controlava um carrinho que saia atirando era grafico simples antes do double dragon, o carro danificava e pegava fogo, dai vc pulava dele e tinha que tentar sobreviver até vir outro carro. o objetivo do jogo era passar as fases para resgatar sua familia, pegando itens no caminho e destruindo defesas e carros inimigos. Só que não me lembro nada do nome do game.

  21. Eu estou procurando um jogo, que eu joguei muito na minha infancia em shoppings, era um arcade, que tinha 2 metralhadoras acoplacas, dai vc atirava de cima de um Helicoptero, em tpw robos extra terrestres.. Era mto bom esse jogo, qria ver se achava pra emular no pc

  22. Olá amigos .
    Não me lembro o nome de um jogo que eu jogava muito alguém pode me ajudar ,
    O jogo era mais ou menos assim começava com tiro em um monte de morceguinhos ai vc passava de fases atirava numa bruxa depois só sei que pegava um chefão alguém lembra o nome deste jogo se lembrarem por favor era o meu jogo preferido na adolecencia como era bom jogar.

    Atenciosamente; jerry

  23. Fala, Philipe! Embora seja um pouco mais jovem que vc, vivenciei em Cabo Frio boa parte dos eventos que vc relatou. Também íamos sempre pra lá nas férias e comecei a frequentar os fliperamas da região no fim da década de 80 até meados da de 90. Parabéns pelo texto! Ele me despertou uma tremenda nostalgia daqueles tempos que não voltam mais. Hoje o “boliche” é um condomínio com uma galeria embaixo…quem poderia imaginar…rsrs..Enfim, valeu, meu caro.

  24. philip vc embra um fliper que era uma luta de espadas, o boneco tinha uma espada e um escudo , vc tinha q ir tirando a armadura ate conseguir matar, tinha ate um que era uma mulher conseguiamos deixar com os peitos de fora, vc conhece esse??? sds

  25. Philipe, valeu por me ajudar a lembrar o nome “Black Dragon”. Eu procurei muito no google o termo “fliperama dragon”, já que lembrava que o jogo tinha “dragon num sei o que lá”!!! kkkk
    Também estou chegando nos 40 e torrei muita grana e coloquei muito pedaço de papelão para jogar de graça nas máquinas!!! Época boa, camarada. O vício era tão grande que quando viajávamos com a família pelas cidades pequenas do interior, eu corria atrás dos botecos (escondido dos meus pais, claro) só para ver se encontrava pelo menos uma maquininha… Geralmente encontra o velho “Cavaleiro Negro”!!! kkkkkkkkkkkkk
    Abraço e paz na família!

    • “Eu sou o cavaleiro negro… À procura de um desafio! Como é? Vai desistir do combate?” – Era um classico. Certa vez eu desmontei este pimball com meu irmão lá no Hotel brasil de São Lourenço nos anos 80. Lembro de ter ficado admirado com o maquinário interno.

  26. Parabens!!!
    adorei philipe eu tenho 38 anos
    joguei muito esses jogos
    que saudade
    se podesse voltar nesse tempo
    eu voltaria
    abraço amigo
    sou de Pouso Alegre MG

  27. Sou ia muito fã dessas máquinas só que não sou muito bom com tecnologia e estes emulidores que existem eu não consigo aplicar esses jogos no computador .

  28. gostaria de saber qual o nome de um jogo de fliperama q tinha um cowboy e indio com mira e atirava em indios carroças tinha bombas e etc…
    no aguardo, e obrigado

    • gilbert faria on 13 de outubro de 2012 at 17:42

      gostaria de saber qual o nome de um jogo de fliperama q tinha um cowboy e indio com mira e atirava em indios carroças tinha bombas e etc…
      no aguardo, e obrigado

      jogo: Blood Bros.

  29. Amigo,sou Ivan,embora não tivesse tempo nem dinheiro que sobrasse pra isso,o fato de trabalhar em um fliperama,me fez conhecer um jogo que espero que você o lembre.É tipo o galaga,só que eram naves contra naves e você ganhava mais naves com determinados pontos ,depois vinha a nave mãe,os tiros mudavam de acordo com a fase.tem como você me dá o nome dele,pois nesse tempo,embora de muito trabalho,foi boa e feliz.mande pra o no,me por favor.

  30. cara muito bom … vc fez eu lembrar de uma parte da infancia que estava meio apagada,, quantos momentos bons ,, nossa como eu cabulava aulas kkkkk obg abraço.

  31. Olá Pessoal. Há algum tempo estou tentado achar o rom de um jogo de fliper dos anos 80. Era uma nave que girava em seu próprio eixo e atirava para todos os lados, e também lançava mísseis teleguiados. Sempre uma vez em cada tela passava uma esquadrilha que se destruía com os mísseis. No fim de cada tela tinha que destruir uma nave mãe redonda e logo após a nave se teletransportava. Valeu pela atenção galera.

  32. muito legais seus jogos, tinha um tb que era um policial que poderia ser azul ou vermelho, tinha uns chefões muitos locos, um jogava um bumerangue, outro era bem gordão, depois de algumas fazes, os policiais viravam robos, era muito irado o jogo, pode me ajudar que jogo era esse? agradeço desde ja

  33. Moon Cresta era (é) demais!
    Para quem não lembra é aquele jogo onde três naves se desacoplam, mas que podem ser acopladas a medida que se passa de fase!

  34. Cara,estou procurando um jogo dos anos 80 que eu jogava muito aqui no shopping em Campinas,era um carinha que descia de para-quedas em um rio e ia dando tiros e jogando granadas e soldados e tanques alemães,saia do rio e as vezes entrava em um tanque,no final ele chegava no quartel general nazista…já faz anos que eu procuro,se alguem puder ajudar eu agradeço demais.

      • Não,esse jogo era de visão de cima,podia ser jogado em modo de cooperação (o que era chato pra caramba,as vezes vc estava querendo jogar sozinho e sempre tinha um fdp que colocava a ficha e entrava no meio do seu jogo sem sequer pedir)era um bonequinho azul e o outro vermelho,eles ficavam andando dentro de um rio e atirando e jogando granadas nos inimigos,tinha que pegar os bonus de granadas e armas pelo caminho.
        Esse jogo é muito dificil de achar,eu já estou procurando á dez anos na net,até hoje nada…

  35. GALERA BOM DIA VEJO QUE TODOS VCS REALMENTE ESTAO ASSIM COMO EU ANTENADO NO GAMES DA NOSSA EPOCA DE OURO, RSRSR, POREM TEM UM JOGUINHO DESSES AI DESSA EPOCA QUE JA FIZ DE TUDO PARA ENCONTRAR E NAO CONSIGO, POIS NAO ME LEMBRO O NOME DELE, VOU CONTAR COMO INICIAVA E AI VEEM SE ALGUEM PODE ME AJUDA: O INICIO DELE ERA EM UM CEMITERIO E TINHA UM CARINHA COM UMA NAMORADA, AI VINHA UM CAPETA VERMELHO E RAPTAVA A MOCINHA, A META DO JOGO ERA O CARINHA SALVAR A NAMORADA E PARA ISSO ELE TINHA VARIAS FASES, PASSAVA POR CEMITERIO MATANDO ZUMBIS, CADA ZUMBI TRAZIA UMA TIPO DE ARMA QUE ELE PODIA TROCAR, TIPO, LANÇA, TOXA, E OUTROS, TAMBEM GANHAVA UMA ARMADURA, ERA MUITO TOP, MAS NOA ME LEMBRO O NOME E POR ISSO NAO CONSIGO ENCONTRAR SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR AGRADECO…..VALEU….GALERINHA

  36. Galera, essa é pra desenterrar. Alguém lembra de um beat’n up de 2 punks velhotes que detonavam num mundo apocalíptico. Lembro que como energia eles bebiam coca cola e giravam a cabeça tipo arrotando… não acho esse jogo em lugar algum. Valeu pelas boas memórias.

  37. Ola, vc que lembra bem dos fliperamas, tinha um jogo de policial que uma das fases tinha um gurilão pra matar, vc se lembra o nome, nos anos 90, joguei muito e não me lembro o nome. Valeu, abraço.

  38. Boa noite amigos.
    Joguei muitos desses jogos, são tempos muito marcantes.
    Mas o meu predileto infelizmente não sei o nome, por isso queria uma ajuda.
    Era uma nave que ficava na parte inferior da tela, atirava e vc podia ativar um campo de força. Na parte superior, vários alienígenas e ao final de cada fase, uma Nave Gigantesca surgia criando muitas dificuldades para ir adiante.
    Alguém pode dar uma força aí? Sabem o nome?

  39. Olá, gostaria de saber se alguem lembra de um jogo anos 80, não era nave nem luta mas apenas um gráfico que o objetivo era diminuir o espaço de uma bolinha que ficava passeando pela tela, mas ela nao podia tocar as paredes laterais antes que vc terminasse de fazer o seu traçado. acho complicado explicar mas basicamente era isso aí. rsrsrs

  40. Tinha um jogo que o guerreiro começa em tempos de guerra (presente), o desafio da fase era um jipe, qdo detonava, vc tinha a opção de continuar no tempo atual ou entrar nun portal que levava para o passado (tempo dos dinossauros). Alguém lembra o nome do jogo?

  41. Tinha um jogo que eu adorava ficar observando os outros jogarem, mas joguei poucas vezes. Eu lembro que uma nave deixava um homem em um planeta alienigena e ele ia atirando em insetos, plantas e seres alienijenas. Ae passando de fase ele pegava a nave novamente e ia atirando no espaço. Lembro que os cenarios erammuito alucinantes, tipo selva, deserto, tudo em planetas diferentes. Ja tentei achar na net algo mas nada. Se alguém lembrar de algo asim e me passar o nome agradeço.
    Abs galera.

  42. Tinha um jogo nos anos 80 que jogava nos fliperamas e adoraria encontrá-lo novamente, porém está difícil. O jogo era na vertical, era uma espécie de pequeno guerreiro medieval tinha poderes a medida que ele pegava máscaras. Se alguém lembra por favor me avisem, detalhe não é Kid Chameleon. Era um jogo de fliperama. Valeu galera, recordar é viver.

  43. Cara que post legal fiquei emocionado ao ver a Afterburner.Eu acabava com minha grana toda nela pois era muito louca,ela reproduzia todos os movimentos do voo e nas explosões ela tremia toda e era isso mesmo comia 2 fichas por jogada.

  44. faltou TANK , jogava no fliper chic da xv ,,, tempo que na tinha dinheiro mas se divertia um monte. Hoje piazada nem sai na rua morre dentro de casa;

  45. Nossa eu ia de ônibus 26 km só para jogar fliperama tinha a maioria desses jogos em uma cada de fliperama que época boa da minha vida

  46. Demais era mesmo estes jogos que eu jogava também só não consigo saber o nome de um jogo de pinball que também se jogava muito onde tinha 3 quadros onde tínhamos que tirar a estra em cada um deles para ganhar um especial se alguém souber por favor avise me ok ………….. [email protected] ficava muito agradecido obg

  47. Gostaria da ajuda dos amigo do blog, na minha adolescência eu joga um fliperama que tinha uma nave com um mira bem na frente, que lançava bomba nas base inimigas no chão, tinha uma nave mãe inimiga q tinha cinco pontos fracos q agente lançava a bomba pra derrotar, alguém sabe o nome de jogo ou tem a rom dele, Por favor alguém sabe manda um email pra [email protected]

  48. Dois jogos que eu não esqueço é o TOKYO que tinha um avião vermelho que ia se juntando a outros , o outro era do rambo que entrava dentro de um tanke e tinha que abastecer e tudo mais senão ele explodia ! Nunca mais consegui jogar ou ver estes jogos novamente , alguem ja viu algo parecido ?

  49. Gostaria de saber,qual o nome do jogo que um trenzinho tinha que juntar os vagoes, pegar os passageiros na estação , e depois uma nave ficava voando , e tinha qual lugar ela ia parar p vç desembarcar os passageiros.

  50. Eu e meus irmãos, jogava bastante estes jogos nos bares, tais como: commando, xevious, carrier air wing, moto race usa, karate champ, rygar,raly x, época boa, o legal , que quando não tinha dinheiro p/ comprar ficha , nós só ficava pescoçando as pessoas jogarem , que quando arrumava a grana , já sabia onde estava todos os macetes , para não perder logo a ficha kkk.

  51. PESSOAL ERA UM AVIÃO PEQUENO QUE SE PASSAVA TELAS E TINHA NO FINAL DA PRIMEIRA TELA UM NAVIO GRANDE , DEPOIS UM TANQUE DEPOIS UM SUBMARINO , SE EU NAUM ME ENGANO O JOGO SE CHAMAVA MUSTANG

  52. GALERA DA ANTIGA, QUAL O NOME DO JOGO DE FLIPERAMA QUE OS PERSONAGENS PARECIAM SEREM UMA FAMÍLIA NUMA CASA, ONDE NAS FASES VC PODIA MUDAR DE PERSONAGEM ONDE A TELA FICAVA PARADA, COM OS COMODOS (NÃO SEI EXATAMENTE AGORA SE ERA ISSO MESMO), E O PRINCIPAL, ELES USAVAM UM MARTELINHO E TINHA UMA BRUXINHA QUE SEMPRE APARECIA?.. É O QUE ME LEMBRO, MAS PRA MIM ERA MUITO LEGAL. OBS. ERA DA ÉPOCA QUE TINHA BOMB JACK, WONDER BOY, MISSION XX, XEVIOUS, ETC. VALEU, ABRAÇÃO!!

  53. Final fight e Capitão commando eram sensacionais também. Estava tentando lembrar outro jogo de briga de rua que tinha um tarado com roupa de couro preta, e gostava de ficar agarrando os jogadores. Alguém lembra o nome ? Obrigado.

  54. Rapaz, alguém jogou Dungeons & Dragons? aquilo ali era incrível, não era um simples ”bater até zerar” como Cadillacs Dinossaurs(outro clássico excelente) , o D&D trazia elementos de RPG, cada personagem era único, tinha que dominar e tals, no meio das fases vc tinha a opção de escolher qual caminho queria seguir, além de lojas para comprar armas e poções de curas, acho que foi o jogo mais complexo para um fliperama que eu cheguei a jogar na época.

  55. Caras estou tentando me lembrar mas nao consigo era um jogo de futebol lancado no fim dos anos 90 vc fazia uma manha e os jogadores se transformavam em outros personagens como ex urso panda , em eskimo num tigre e entre outros ,nao tenho certeza mas parecia ser SNK vs Capcom nome nao sei ao certo youkucham acho alguem poderia me ajudar ok muito obrigado

  56. Procuro um game que não me recordo o nome, vc devia resgatar sua família que era sequestrada. Vc entra em um carro pequeno e segue lutando contra outros veiculos e pequenos bunkers, há inimigos apé também. Quando toma bastante dano seu carro pega fogo e vc pode pular dele e aguardar vir outro carro. Era um jogo antigo um pouco mais que double dragon, Vc devia passar estágios eu chegava ate o 4. … também tinha umas caixas que vc atirava nela e libertava refens. que lhe davam reparo ou bonus….

  57. Por favor preciso saber o nome de um jogo que tem varias fases, o mocinho recruta vários homens e mulheres parados para ajuda-lo na missão, e no final de cada fase ele levanta uma bandeira para marcar o término da fase e depois ele vai para outro território começar uma outra fase. Ele tem que matar o chefão. Eu jogava muito ele mas perdi minha HD e não consegui recupera-lo. [email protected]

  58. Olá , procuro um jogo de fliperama antigo , era de guerra , que vc era um soldado , que no começo entrava em um barco , e depois que sai do mar, e chegava em terra , entrava em tanque de guerra e helicoptero , tinha uma fase que o soldado subia encima de um trem e ficava atirando , poderia me ajudar ?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.