Dez cobras lindas

Tem gente que não gosta de cobra. Minha sogra, por exemplo, tem tamanha fobia de cobra que ela seria capaz de correr mais que o Usain Bolt se desse de cara com uma.
A serpente é o tipico animal que “leva na cabeça” – literal e figurativamente – desde sempre. No Gênesis já estava ela, representando o mal, influenciando Eva a dar o fruto proibido para Adão.

As cobras são símbolos universais e complexos. Do mesmo jeito que costumam representar a morte, a destruição e o mal, personificados em uma essência rastejante de penetração e também de veneno, a cobra tem outros simbolismos associados em diferentes culturas. Por exemplo, em algumas culturas, as serpentes são fortes aliadas contra as forças mais poderosas que possam nos atacar. POr trocarem de pele com regularidade, culturas ancestrais associaram as cobras ao recomeço, ao rejuvenescimento. São muitas as crenças que cercam esse réptil. A ela está associada a imagem do Uroboro, a serpente que morde a própria cauda formando uma circunferência, símbolo de processo, da continuidade, eternidade.
00-Luroboro-antico-simbolo-della-ciclicità-480x480

Ela simboliza uma força inconsciente da natureza que não é boa nem má, seu estado ainda é indiferenciado e corresponde a base do instinto e da impulsividade natural. Pode ser considerada como um símbolo do falo e possui conotações sexuais simbolizando a existência de conflitos eróticos em certos casos, como sonhos recorrentes.

A cobra na mitologia

cobramitologica

A cobra frequentemente aparece na mitologia, no simbolismo da religião ou em cultos e ritos, onde podemos encontrar imagens da serpente do paraíso, a Mitgard germânica, da cobra da época de Moisés e das cabeças de serpentes das Górgonas malignas. Essa imagem está associada ainda a Grande-Mãe que geralmente é retratada como sendo uma mulher forte, de seios nus e com os braços estirados para fora, segurando uma cobra em cada mão.

Costumam simbolizar o sistema nervoso autônomo, a energia instintiva e são símbolos transcendentes de profundidade que costuma também estar associado à sabedoria, à cura e ao auto-conhecimento. A serpente pertence ao reino da mãe e ela pode ser uma representação simbólica em sonhos, do medo do incesto como regressão e a imagem em que o ego onírico é envolvido por uma delas é um símbolo de penetração no ventre materno, e que corresponde a mesma simbologia da imagem de devorar uma serpente. Na Antiguidade, era considerada como sendo o símbolo da terra, que sempre foi concebida como feminina.

Elas podem ser vistas também como uma representação do falo mas só poderá ser interpretada como falo, se a encararmos como o simbolismo gerador e criativo da libido. Para os gnósticos, é um símbolo do tronco e da medula cerebral.

avedon21

Na tradição Cristã. Satã, disfarçado de serpente, instiga a queda enganando Eva para desobedecer uma ordem de Deus. Por isso a serpente também representa tentação, demônio, e enganação. A cobra possui uma forma fálica mas também pode ser vista como um ser andrógeno. Os traços positivos da cobra podem ser vistos quando interligada com a Árvore da Vida e representa bondade, também associada com poder curativos e ou renascimento simbolizado na mudança de sua pele. O mito da tentação da serpente no jardim do Éden, refere-se a necessidade de autorealização do homem, o princípio da individuação, e é comum que seja apresentada por alguns como a representação simbólica do princípio sedutor da mulher.

No Hinduismo, está também associada à Kundalini, energia vital e sexual situada na base da coluna e que, se despertada, pode fluir pelo corpo do homem através da espinha dorsal, em forma de uma serpente que enrolando-se, em espiral, sobe até chegar à cabeça.

Mas se por um lado há pessoas que odeiam serpentes e outros que sofrem de herpetofobia, que é a fobia de cobras, (fenômeno que foi muito bem explicado pela Psicologia), há os que sentem atração por esses animais.

Indiana Jones sofria de herpetofobia
Indiana Jones sofria de herpetofobia

 

Pessoalmente, eu gosto de cobras, embora reconheça que não sou um amante de serpentes ao ponto de querer ficar com uma enrolada no pescoço. Mas admiro seu design. Uma criatura que evoluiu sem pernas nem braços e ainda assim se espalhou pelos quaro cantos do mundo e até debaixo d´água, a gente tem que respeitar.

Há cobras verdadeiramente lindas. Algumas parecem verdadeiras obras de arte. Tem cobra que me faz perguntar se é de verdade de tão bacana o seu visual. Assim, se você não gosta de cobras ou morre de medo só de olhar para a foto de uma, talvez esse post te incomode um pouco, já que vamos ver dez cobras muito bonitas.

 

1- Cobra videira (Ahaetulla)

e701932abc11e654ba90633cdefdd88f

Essa cobra é bem legal, não só pelas cores que sempre são tons de verde e branco, mas pelo design aerodinâmico dela. É fina, verdona e esperta. Ela consegue ficar “em pé” numa pose bem engraçada quando se sente ameaçada. Essa cobra chega a parecer uma bengala às vezes.

3160c297bdce8612db5b640bc6e147ec

fonte

2-Boiga

A boiga é uma cobra muito bonita e ameaçadora. Ela é preta e amarela, com padronagem listrada que deixa claro seu perigo. Ela é apelidada de olho de gato, ou cobra-gato. Só um cego não sentiria cagaço de olhar pra ela de frente. fonte

5f7497dd539af234cf357c6b2668058b

cbb5d3c3ea893b3d8528c7ff69ceafe8

 

3- Píton Leucística

0a946270fefe30c484ed1a0fe3ed880a

Muita gente se confunde, achando que uma cobra totalmente branca é albina. Na verdade albinismo é uma falta de melanina. Ao contrário do albinismo, que é a ausência completa de melanina, o leucismo pode envolver outros tipos de pigmento. Mesmo indivíduos leucísticos completamente brancos podem ser diferenciados de indivíduos albinos: a cor do olho no primeiro é normal, enquanto no albino os olhos são vermelhos.

25e2723ac16df65bc9f6adeec20daa8e

Isso faz com que essa cobrona enorme que é a Píton pareca ser feita de leite.

4- Cobra preta rei mexicana (Lampropeltis getula nigrita)

Essa cobra é completamente preta (até na língua). Seu brilho lembra a de um carro. Ela não é venenosa (apesar de parecer muito a black mamba que é venenosa pra chuchu!)

tumblr_mb6eijQR501r83k2io3_500 9b886b50333ff60cd021a8acb5757550 5f8df0a5116af229cd1d24d19f3d079b

5- Jibóia verde (Corallus caninus) 

596564__green-emerald-boa_p

10052943-md

Essa é na minha opinião uma das cobras mais lidas do mundo. E é natural da Amazônia. Essa cobra é uma jibóia, que mata sua presa por constrição. Ela tende a assumir sempre uma mesma posição nos galhos, onde se enrola de forma peculiar e simétrica. Sua medida pode ultrapassar mais de 1,50 metros de comprimento e sua marca registrada é a belíssima tonalidade de verde, com barras transversais branco-amareladas e região ventral amarela, mas podem ser encontrada na coloração verde ou também com pigmentações pretas. Ela alimenta-se basicamente de roedores, pequenas aves e répteis. São ovovivíparas (os ovos desenvolvem-se dentro da mãe). Seus filhotes apresentam uma coloração avermelhada e podem caçar e comer sapos de árvores quase que imediatamente após seu nascimento. Uma coisa que ela tem, são dentes enormes na frente. Isso é para agarrar bem sua presa, enquanto a cobra pode ficar enrolada no galho, de cabeça para baixo, pronta para atacar. fonte

 

6-Víbora dos arbustos (Atheris)

Essa também é uma das minhas cobras preferidas. Natural da África, esta cobra ficou famosa por lembrar as escamas dos dragões. fonte

b336808ab7dd24aa4d7b395d25c85a97

dfd451057e07942a8953499547a64993 c3f5ab1cf7eb2c2bccc0cf6be9da4362

Lindinha, né? Mas veja o que dá se ela te morder.  (Aviso: nojento!)

 7- Naja (king cobra)

Dez cobras lindas

Tá aí uma cobra que faria minha sogra morrer só de olhar pra ela.  é um cobrão responsa, e como se não bastasse, tem a tendência de ficar em pé e abrir essas belas abas ameaçadoras. Acho que é difícil uma cobra que dê mais cagaço que dar de cara com este monstro.

Dez cobras lindas

Segundo a wikipedia, a king cobra é  a maior cobra venenosa que existe, podendo ultrapassar os 6 metros de comprimento. É carnívora e a sua dieta consiste basicamente em outros ofídios, venenosos ou não, mas não despreza lagartos, ovos e pequenos mamíferos. O seu nome científico, “Ophiophagus” significa literalmente “comedora de serpentes“. Desloca-se à vontade no solo, em cima das árvores e na água.

Indiana jones cagaria nas calças!

4d0c5346ef286a5c41c640ec3d23b7b8

Apesar de não ter um veneno excessivamente virulento (com uma toxicidade inferior à da maioria das suas “primas”, as najas), possui a capacidade de inocular grandes quantidades por mordida, o que a torna uma das serpentes mais letais. [wp_ad_camp_5] Numa só mordida ela pode libertar até sete mililitros de neurotoxina, suficiente para matar um tigre ou até mesmo um elefante. Porém, tal como a maioria das cobras, é tímida e evita o contato com o homem e só se for acossada se torna ferozmente agressiva. Ao ser confrontada, é capaz de elevar um terço do seu corpo, ficando à altura de um humano adulto, e continuar a avançar para o ataque. Simultaneamente, abre as suas típicas abas, e emite um assustador sibilar, que soa como o rosnar de um cão.

fonte

8-(Morelia Boeleni)

Natural da Indonésia, esta magnífica serpente é, além de grande, especial, pois suas escamas são iridescentes.

bo3

Dez cobras lindas

De acordo como a luz incide sobre as escamas da Boelen Phyton, ela adquire diferentes tonalidades, quase que como um CD.

Screen+shot+2011-05-17+at+3.52.06+PM2

Detalhe das escamas:

810b5757c35c267a1f52cec54803d55c

 

9- Cobra do mar da barriga amarela (Pelamis platura)

54f91b8fd97d8c50c706e9ba03d223cb

Uma coisa legal desta cobra marinha( no Brasil ela se chama cobra-do-mar-pelágio ) é que ela evoluiu e se adaptou ao ambiente aquático, alterando a parte final de seu corpo, para uma forma afinada, que lembra uma nadadeira. A cobra usa isso como um remo para se impulsionar. Bacana, mas o que realmente chama atenção nesta cobra é a padronagem de amarelo e preto ao longo do corpo, formando uma linha preta da cabeça até o inicio da cauda, onde a linha se fragmenta em um padrão tipo “splatter”.

serpente marinha 1

unnamed (13)Apesar de seu design tão atrativo, essa cobra é um perigo! Numa simples mordidinha ocorre a liberação de em média 90 e 100 mg de veneno, que é o suficiente para matar cerca de 100 humanos adultos. Isso torna o cara aqui em baixo um belo exemplo de pessoa com culhões de aço, ou com espaço extra na caixa craniana.

images (52)

10- Cobra listrada (laticauda colubrina)

Essa cobra é um mistério pra mim e sempre foi. Eu acho essa serpente linda, mas esse animal habita águas do oceano Índico, porém, -não sei como! – eu já vi este bicho durante um mergulho em cabo Frio (RJ), que fica na costa do Brasil. Então, pode ser que haja algum tipo de moreia ou cobra marinha que seja bem parecida com esta, e tal, mas o fato que eu sei é que o bicho que eu vi passar bem debaixo de mim quando estava mergulhando para ver corais era igualzinha a esta. Infelizmente meu nivel de cagaço não me permitiu chegar muito perto, até porque, com a sorte que eu tenho, tava arriscado essa cobrar dar uma de candiru pra cima de mim.

5375226426_7801def510_z

 

Essa cobra nada bem pra dedéu, e como você já poderia supor, é venenosa feito o catiço! Mas ela é menos agressiva e por isso sempre diante de uma ameaça tende a tentar fugir. Os mais mordidos por esta cobra são os mergulhadores excessivamente confiantes e os pescadores, quando tentam tirá-las de suas redes de pesca.

 

Seu padrão listrado é hipnótico e ela nada muito rápido. Essa cobra passa boa parte do tempo no mar, caçando peixes, mas ela também vem regularmente para as praias, em busca de água doce para beber.

sea-snake-banded-4

 

 11- Bônus (menção honrosa)

Olhe esta cobra que estranha:

tumblr_inline_nbgmrgPC9C1rdedp7

Estranha, né? Pois é. Isso não é cobra! É uma lagarta!

Quando essa lagarta se sente ameaçada, ele vai puxar em suas pernas e cabeça e ampliar a parte da frente de seu corpo para assemelhar-se a uma cobra.

hemero

A cabeça marrom deste ‘cobra’ é, na verdade, a parte inferior da lagarta hawkmoth.

sanke-caterpillar-tours

 

A natureza é foda, né?

 

 

 

 

 

 

 

Related Post

8 comentários em “Dez cobras lindas”

  1. nossa a lagarta é “fodasticamente-foda”.
    eu sou fascinado por todos os animais com seus jeitos belos de vida ate os com jeito de vida sinistro
    outro ótimo posts Philipe 😀
    n sei si vc já fez um posts sobre elevantes mai seria ate legal eles são seres muito inteligente ao ponto de nunca se esquecer de nada da sua vida de filhote a adulto é incrível O_o

  2. Grande Philipe, essa ultima que você diz ter visto é a mais louca hein, e depois aquela primeira, verde/branco;
    Ei Phil, vc poderia um dia desses falar das peripécias deste cara ‘Kevin Richardson’, @lionwhispererSA, eu amo leões e esse cara mora com vários hehehe;

  3. A corallus caninus tem uma irmã, muito parecida e igualmente bela corallus batesi. E a cobra salamanta “epicrates cenchria” que não está na lista, também possui as escamas iridescentes, por isso também é chamada de cobra “arco-íris”. Valeu pelo post, muito interessante.
    Estou na espera de mais artigos sobre casos estranhos, como aquele sobre os alpinistas russos que morreram de forma gump.
    Abraços de Rondônia

  4. Puta merda abrir a porta de casa e ter uma King Cobra olhando , olho a olho comigo véiiiii era milhões de desmaios repetidos em 1 segundo kkkkkkkkkkkkkkk

  5. caaaaraacaaa, vc viu essa cobra marinha, é a cobra mais venenosa do MUNDOOO!! una picadina, te mata em alguns minutos. e não duvido q a encontre no Brasil tbm.. Ela só não é a mais perigosa, por conta do gênio doce que ela é. Mas é a mais venenosa sim, tenho certeza. Só essa cor roxa dark já diz tudo.

    Amoo essas cobrinhas, pra mim são perfeitas obras da natureza. A minha favorita é a Mamba Negra. *—* aiin (suspiros) um dia vou ser uma..
    Cara muito obrigado por me apresentar essa cobra dragão. O.O me apaixonei. Vou descobrir mais delas, e do post meu voto favorito foi para elas!

    abraços!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares