Curso de Animação 3D no Senac

Sharing is caring!

Conforme eu havia dito neste post, fui convidado pelo Senac junto com mais alguns membros do grupo Epic que são especialistas em diversas áreas, para batermos um papo sobre arte, economia criativa e mercado. O bate papo foi bem legal e a sala de apresentações estava cheia.

12039736_860472477394956_5273351074702014320_n

Bom, agora que passou o encontro com os meus amigos épicos, eu gostaria de falar um pouco sobre o curso em que eu sou o especialista convidado:

Animação 3D

Acho que é dispensável dizer o quanto o 3d se tornou parte integrante da nossa vida hoje em dia. Vamos no cinema e… 3D. Liga a televisão, vem a propaganda e… 3D. Vamos jogar um videogame e… Bem, você entendeu.

Tem 3d para tudo quanto é lado, e não é preciso ser uma pessoa muito esperta para perceber que com tantos espaços usando 3d, o domínio das ferramentas que permitem criar e animar objetos e elementos tridimensionais pode ser um upgrade e tanto para o currículo de qualquer artista.
Além disso, pode perguntar para qualquer cara que trabalhe com o 3d: É gostoso pra caramba. Você tem um gostinho de ser meio que um Deus de seu próprio mundo. Você começa a se sentir capaz de fazer qualquer coisa, começa a viajar, imaginar mil filmes. É uma doideira cara!
Se você planeja estudar 3d, nem que seja só para saber os fundamentos desse negócio que (não vou te enganar: o 3d traga sua alma!) está sendo tão usado hoje em dia, eu tenho duas notícias. Uma boa e outra ruim.

Primeiro a notícia Ruim

A má notícia é que se você quer aprender 3d hoje, você deu mole e está pelo menos uns cinco anos atrasado! Ok, vou quebrar teu galho: Você tá pelo menos uns três anos atrasado! Você devia ter feito isso antes, porque essa demanda foi prevista há muito tempo atrás, todo mundo falou, todo mundo sabia que o 3d era o futuro. A galera que correu na frente já está surfando esta onda faz tempo e ganhando um bom dindim! Mas calma… Não precisa se descabelar, meu chapa.

A boa notícia

A boa notícia na verdade são várias. A primeira delas é que: Essa onda só aumenta. A demanda pelo 3d é tão gigantesca e com novos espaços surgindo a cada dia, que não estamos falando duma marolinha. Esse é um ondão fodaço de tsunami como aquele que o Cobra Plissken surfou em A Fuga de Nova York 2.

KKKK deve dar karma points invocar uma cena tão infame!
KKKK deve dar karma points invocar uma cena tão infame!

Ainda há tempo. O 3d ainda não chegou no ponto de saturação, mas apresenta sinais de maturidade (dá pra notar isso pensando naquele Bruno Mezenga 3d dourado da abertura da novela Rei do Gado… Ninguém normal aprovaria aquilo hoje em dia, felizmente. Naquele tempo tudo tava bom se fosse em 3d porque 3d era cool!).

Se há demanda há espaço no mercado para quem sabe 3d. E quem sabe, começou de algum lugar, já que ninguém nasce sabendo, e o lugar que vai te preparar para a decolagem, é um curso como este do Senac.

A outra boa notícia é que a cada versão os programas de 3d vão ficando ao mesmo tempo mais poderosos, com mais recursos e MAIS FÁCEIS! Sim, eu disse mais fáceis. Você não faz ideia de como era um inferno aprender o 3dStudio Max 1 sem livro, sem manual e sem ajuda da internet. Com o tempo, o numero de usuários aumentou, a estabilidade do programa foi melhorada (na verdade o 3dsmax foi praticamente refeito do zero algumas versões atrás) e novos e sensacionais recursos foram sendo adicionados, coisas que eram um parto de fazer foram sendo simplificadas. Alguns recursos hoje nativos, antigamente só dava pra fazer com plugin pago ou pior, programando você mesmo numa coisa chamada Maxscript!

Por isso, boa parte desse tempo “perdido” pode não ter sido um mau negócio de todo. Se você entrar nesse mundo do 3d agora, estará entrando num universo muito mais estável do que quando essa joça surgiu, lá nos tempos do DOS (sim, velho, antes do Windows! Se bobear, nessa época você nem era nascido!).

É por isso que eu recomendo que se você é um artista, ilustrador, ou se pretende em algum dia trabalhar com visualização científica, visualização arquitetônica, edição de videos, efeitos especiais, curtas, animação, games, design de produtos, design gráfico ou seja lá mais o que for que tangencie a criação tridimensional, é uma boa fazer este curso do Senac. Primeiro porque o Senac é bem conhecido pela boa qualidade de seus cursos, sempre voltados para DEMANDAS REAIS do mercado de trabalho. E também porque o curso de 3d não tem pré requisito.

O Curso de animação 3d do Senac

Neste curso, eles vão trabalhar com o 3Dstudio Max. O curso é de 84 horas no total, e envolve a introdução em diversos aspectos da criação tridimensional. Modelagem, Render, Efeitos e Animação. O aluno vai aprender a modelar objetos tridimensionais utilizando os recursos de modificação do 3DS Max. Ele também vai aprender como animar personagens e objetos em 3D para criar filmes animados, além de textura, render, iluminação, controles de animação e etc. É uma introdução muito boa.

Para se matricular é preciso:

Para inscrição nessa oferta, o candidato deverá ter Ensino Médio completo, ou cursando o 1o ano, e conhecimentos básicos de informática.

Documentos:

  • Documento oficial de identificação (orig. e cópia)
  • CPF (orig. e cópia)
  • Comprovante de residência (orig. e cópia)
  • Título de eleitor ou comprovante de quitação da última eleição para maiores de 18 anos (orig. e cópia)
  • Comprovante de escolaridade (orig. e cópia)
  • Autodeclaração informando ter conhecimentos básicos de informática. (orig.)

Para saber mais sobre o curso de animação 3d, dá uma olhada aqui no link do curso no site do Senac

Enfim, acho interessante um curso como este, até porque, se pararmos pra pensar, hoje em dia o “mar não tá pra peixe”. O que mais ouvimos por aí é sobre a crise, desemprego, recessão, redução de vagas. Como você lida com um mundo em crise? Você lida se adaptando, se qualificando. Ao aprender 3d, você vai imediatamente ser catapultado para uma ampla gama de espaços de trabalho, não só no Brasil, mas também no Exterior.
O profissional que sabe 3d pode atuar em empresas privadas como integrante dos serviços especializados em 3D como criação de jogos, cinema, comunicação, agências de publicidade, escritórios arquitetura e construção civil, bureau de impressão, canais de Tv… Hoje, a média de salário para quem está iniciando na área gira em torno de R$1500,00 à R$2500,00.

Ufos,mistérios,curiosidades e muito mais
Luminária Ufo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Curso de Animação 3D no Senac

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.