Conheça Pulpit rock

people g013d39395 640 | Curiosidades | curioso, incrível, montanha, noruega

Conheça o Pulpit Rock: O Púlpito da Noruega que Tira o Fôlego

Já imaginou ficar de pé na beirada de um penhasco de mais de 600 metros, olhando diretamente para um fiorde de águas cristalinas lá embaixo? Pois é exatamente essa a experiência, meio aterrorizante e meio sublime, que o Pulpit Rock oferece. Esse lugar não é só bonito, é daqueles que a gente vê em filme e pensa: “não é possível que seja real”. Mas é, e fica na Noruega, um país que já nasceu fotogênico.

Vista aérea espetacular do Pulpit Rock e do fiorde Lysefjorden na Noruega

O nome oficial norueguês é Preikestolen, que traduzindo literalmente significa justamente “Púlpito”. E faz todo sentido. A formação é um bloco maciço de granito, quadrado e praticamente plano no topo, que se projeta sobre o vazio do Lysefjorden. A vista dali é simplesmente uma das mais cinematográficas do planeta. O fiorde, com seus 42 quilômetros de extensão e paredes íngremes, parece uma obra de arte esculpida a golpes de geleira durante milênios.

Pessoas sentadas na beirada do Pulpit Rock, Noruega

Não é Só Chegar e Ficar de Boa: A Caminhada até o Topo

Aqui vai um detalhe crucial que as fotos idílicas não contam: para chegar nesse paraíso dos instagrams, você tem que suar a camisa. O acesso não é de carro, ônibus ou teleférico. É no pé mesmo. A trilha até o topo do Pulpit Rock tem cerca de 4 km (só a ida) e leva, em média, 2 horas de subida. O nível é considerado moderado, mas exige um certo fôlego e, claro, um calçado decente. Não dá pra fazer de chinelo, meu amigo.

Mas acredite, cada gota de suor vale a pena. O caminho em si já é lindo, passando por paisagens típicas da Noruega: pedras, musgos, pequenos lagos e uma vegetação rasteira que resiste ao clima frio. E aí, quando você finalmente chega e a vista se abre… é um daqueles momentos de silêncio absoluto. Ou de gritaria, depende do seu nível de adrenalina.

Trilha de caminhada com sinalização para o Preikestolen (Pulpit Rock)

A Beira do Abismo e a Busca pela Foto Perfeita

E é aqui que a coisa fica interessante. O topo do penhasco é um quadrado natural de cerca de 25 por 25 metros. Não há grades, corrimãos ou qualquer tipo de proteção. É você e os 604 metros de queda livre. Só de escrever isso meu estômago já embrulha.

Algumas pessoas, em busca daquela foto absolutamente épica (ou de uma dose cavalar de adrenalina), se arrastam até a beirada e deixam as pernas penduradas no vazio. Olhando as imagens, dá um frio na espinha. Eu, particularmente, sou do time que tira a foto uns cinco metros pra trás, seguro em algo firme e respiro fundo. Cada um com sua coragem, né? Mas é bom lembrar: acidentes, embora raros, podem acontecer. O vento pode ser traiçoeiro e a pedra, quando molhada, fica escorregadia. Segurança em primeiro lugar, sempre.

Vista do fiorde Lysefjorden a partir do topo do Pulpit Rock
Homem de costas contemplando a vista do Pulpit Rock

Uma História Esculpida pelo Gelo

E de onde veio esse trambolho gigante de granito? A história geológica é tão impressionante quanto a vista. A formação do Preikestolen está diretamente ligada à ação das geleiras há mais de 10.000 anos, durante a última era glacial. O peso colossal do gelo moldou o vale que hoje é o fiorde, e as fraturas naturais no granito, expandindo e contraindo com o gelo e degelo, foram aos poucos definindo aquele bloco quadrado e separando-o da montanha principal. Não foi um evento catastrófico, mas um trabalho de paciência extrema da natureza. Saca só que maneiro: a gente está vendo a “assinatura” da era do gelo.

O granito que compõe o púlpito é parte de um enorme batólito, uma grande massa de rocha ígnea que se formou no interior da Terra e foi revelada pela erosão. É uma rocha duríssima, o que explica por que ela ainda está ali, resistindo aos elementos.

Detalhe da formação rochosa e textura do granito no Pulpit Rock
Vista panorâmica ampla do topo plano do Pulpit Rock

Quando Ir e o Que Esperar

A temporada principal para a trilha vai de abril a outubro. No inverno, o caminho pode ficar coberto de neve e gelo, tornando a subida perigosa e recomendada apenas para excursionistas experientes e com guia. Mesmo no verão, o clima na Noruega é famoso por sua… personalidade. Pode fazer um sol lindo de derreter ou fechar uma névoa densa em questão de minutos. Leve agasalho impermeável, mesmo no auge de julho.

Uma dica de ouro: comece a trilha cedo. Você evita as maiores multidões (sim, o lugar é bem popular) e tem mais chances de ter aquele momento de paz no topo, só você e a paisagem grandiosa. Leve água, lanches e, claro, a câmera ou celular com bateria cheia. Porque vai querer registrar cada ângulo.

norway 09 | Curiosidades | curioso, incrível, montanha, noruega

norway 10 | Curiosidades | curioso, incrível, montanha, noruega

norway 12 | Curiosidades | curioso, incrível, montanha, noruega

norway 13 | Curiosidades | curioso, incrível, montanha, noruega

norway 14 | Curiosidades | curioso, incrível, montanha, noruega

norway 17 | Curiosidades | curioso, incrível, montanha, noruega

norway 18 | Curiosidades | curioso, incrível, montanha, noruega

Sente o visual:

norway 20 | Curiosidades | curioso, incrível, montanha, noruega

norway 21 | Curiosidades | curioso, incrível, montanha, noruega

norway 23 | Curiosidades | curioso, incrível, montanha, noruega

norway 24 | Curiosidades | curioso, incrível, montanha, noruega

norway 25 | Curiosidades | curioso, incrível, montanha, noruega

norway 27 | Curiosidades | curioso, incrível, montanha, noruega

Pessoa em pé na extremidade do penhasco, mostrando a escala do abismo
Vista lateral do penhasco do Pulpit Rock sobre o fiorde

Conhecer o Pulpit Rock é mais do que fazer um passeio turístico.

Compartilhar

82 Comentários

  1. Uronim

    Dá nervoso só de ver as pessoas na ponta da rocha. Eu é que não iria ali.

  2. Reinaldo

    Muito bonitas as imagens…

    Da um frio na barriga só de olhar…

    Mais deve ser legal… ;]

    1. djo

      Né meo. Dá um frio no cú.

  3. Marcelo Cajueiro

    Medo real só de ver! Até um mal estar!

  4. Angel[69]

    :love: Oh, meu Deus do Céu!

    Tudo que eu peço é que eu não morra sem conhecer a Escandinávia!

    Oh, somente isso…

    Meu… é MUITO lindo, né?

    Brasil também tem lugares lindos… Mas eu sinto o friozinho de lá só em ver as fotos.

    :love: :lol:

  5. Guilherme

    Eu recebi isso por e-mail há uns meses
    É um espetáculo, um dia vou ai

  6. Guilherme

    Eu recebi isso por e-mail há uns meses
    Fantástico esse lugar

  7. Mme. Danica

    Também senti medo só de olhar as fotos! :omg:

  8. koveiro

    caramba deu até vontade de ir pra noruega agora

  9. Marcelo BsB

    Olha… Eu tambem fico impressionado com esses lugares… apesar de já ter usado Rapel pra descer de algumas rochas de uns 70 metros, não chegaria nem perto da ponta deste lugar.

    Vai que bate um vento!!! É confiar demais que não é a sua hora de morrer.

    Dá pra se sentir um pouco insignificante, não dá???

  10. Ana Paula

    :shocked: Dá o maior arrepio só de olhar.
    Mas o lugar é lindo, se eu fosse ficaria longe só olhando a paisagem.

  11. Marie

    Eu já fui!!!!
    Não é assustador quanto se parece nas fotos… é super lindo, e super legal. Quem for vai amar e quem já foi, vai sempre querer voltar.
    O cale todo é maravilhoso, vale a pena!

  12. Alessandro

    Estive lá em 1997. O lugar é fantástico. Por causa da distância, os barcos passando no Fiorde parecem minúsculos, mas na verdade são enormes.

  13. claudio

    Oh my God! (a pesar de no creer en Dios, o será Odin, Manitú, Jehová, etc.,etc.)

  14. claudio marcio

    :love: a naturesa de Deus e linda isso fantastico adorei esta fotos

  15. Garcia

    Tantos lugares, muita vontade. Tão pouco tempo e dinheiro…

  16. Thomaz

    :lol2: :omg: :cool: :)
    muito loko

  17. Vania

    Muiiiiiito lindo! Mas dá medo até de olhar!
    Mas quem sabe tendo a oportunidade eu iria lá. . .

  18. juliano

    fotos

  19. Otavio

    Estive la esse ano…é sensacional.

    O único problema é que entre essas fotos está um lugar que não é a Pulpit Rock (ou Prekestolen).
    A foto com uma pessoa em cima de uma pedra entre duas montanhas se chama Kjerag, fica a uns 20km de Prekestolen.
    Existe tmb outro lugar sensacional, procurem no google imagens por Trolltunga (ou lingua de Troll na mitologia nórdica).

    Abraços!

  20. eloina

    kkkkkkkkk :love: x_x :( :wow:

  21. Moni Solon

    Fiquei c um frio na barriga e uma bambeira nas pernas só de ver as imagens… ufaaaa…
    Mas, Simplesmente lindo o lugar…

  22. phileas

    OMG!!!!Blood hell!!!! Soooo awesome!!!!!!

  23. carmelinda

    Céus… que lugar mais lindo… as fotos são incríveis! Eu adoraria estar lá neste momento! Emocionante poder deixar as pernas soltas como daquela foto ali…. ou ficar em cima de uma rachadura imensa como aqueloutra ou, ainda, simplesmente deixar o tempo passar admirando o infinito… uauuuuuuuuu demais!!!

  24. bet Negra Mota

    muito lindo! e só de ver aumenta nossa carga de adrenalina..rrsrs

  25. jaqueline oliveira

    noooooossaaaaaaaaaaaaaaaa…….puta vontade de i la….mais vontade ainda éra de pula de um lugar deste mas depois continua viva né!!hsushushsuhsu…lindo o lugar :love:

  26. Reginaldo

    Olá Reginaldo,

    Segue fotos do tão bonito granito noruegues…
    abraço,

    Rosangela

  27. Reginaldo

    granito noruegues…
    lindo o lugar…rs

  28. luis Henrique

    Muito doido,dmaissssss!!!!!!!!

  29. Raquel

    :omg: My God!!!
    Será que rola um rappel? Um paredão desses seria alucinante!!!

  30. Sandra C. B. Urang

    O VALE LYSEFJORDEN TODO, (APESAR DO BAITA FRIO QUE FAZ) TRAZ MESMO ESSA SENSAÇÃO MAGNÍFICA! TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER ESSA MARAVILHA DE LOCAL QUANDO FUI MORAR EM OSLO EM 2004. MAS, CONCORDO C/ O OTÁVIO(acima). TEM FOTOS AÍ NO MEIO QUE NÃO SÃO EXATAMENTE DE PULPIT ROCK EM PREIKESTOLEN!

    BJOS E NESSA AVENTURA AÍ… VALE A PENA CONFERIR OK?!

  31. Leonel

    Deve ser maravilhoso poder meditar num lugar como esse. Quando for a Noruega (e eu irei!) faço questão de conhecer a Pulpit Rock. Não há porque ter medo é só tomar cuidado e confiar.

  32. Mayrinha

    Fui pra Preikestolen duas vezes e realmente posso afirmar que é um lugar incrível!!!
    Apesar de parecer perigoso não há nenhum caso de acidentes nesta região. Quando fui haviam muitas criancas lá correndo pela rocha rsrsrs.
    Pra quem planeja visitar a Europa, recomendo a Noruega!!! Eleita o país mais bonito do mundo, merece ser visitada!!! E quando chegarem aqui, é claro, visitem Preikestolen, ou Pulpit Rock!!! :lol:

  33. Nemariza

    nooosssaaa …. arrepia dos pés a cabeça!
    Lindo!

  34. franklin

    Muito show…
    eu ficaria com muito frio na barriga só de imaginar lá em cima…hehehhehehe :happy: :(

  35. Antonio Carlos

    Eu ia ficar rico só explorando granito para todo o MUNDO…..

  36. ira

    Se eu fosse vcs não perderia a portunidade de conhecer a Cachoeira da Fumaça no interior da Bahia, num lugar chamado Capão.Não é tão alto assim, mas também e chocante!!!!!!!

  37. fernandu

    nossa como eu sonhooo qtas maravilhas um dia realizooo nao sei comoo e fantasticoo

  38. Normando

    KD o Pessoal do Parapente e SkyDivers?????
    Deve ser muito bom decolar daí!!!!!! Lindo! Visual fantastico

  39. Normando

    Basejump??? kd vcs??????????/

  40. renato

    fiquei com a mão suada só de olhar!!!!

  41. Henrique Lima

    Top de mais!!!
    :lol:

  42. Marco Aurélio Miranda

    Depois tem gente que não acredita em Deus, que fez toda esta beleza. São fotosque jamais esquecerei, lindas e lindas, a beleza do coração de Deus.

  43. Maria Elvira

    Lindo!

  44. Edenilson

    AINDA VOU PULAR DE CABEÇA DE CIMA DESSA PEDRA VOCÊS VÃO VER :lol2:

  45. sonia dos santos

    é lindo o lugar, estive na Noroega uma vez ,com certeza e assustador olhar a altura hehehhe! fica perto d q cidades?

  46. Gess

    Bom pra fazer BASE Jump…

    Eu vou…!

  47. Gess

    .
    .
    .
    .
    Muito bom pra fazer BASE Jump…
    .
    .
    Eu vou…!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *