Chemtrails

Eu perdi as contas de quantos leitores do blog já me sugeriram este tema. Alguns chegaram até a me perguntaram, desconfiados, por que não toco no assunto chemtrails aqui.

A resposta que dou é a de sempre: Ainda estou estudando o assunto chemtrails.

Não é uma resposta evasiva. Estou de fato, lendo sobre a questão dos chemtrails há pelo menos dois anos. Então, mesmo que você saiba bem sobre o assunto, lhe pedirei licença para explicar muito basicamente do que se trata o assunto. Se você  já sabe, pode pular o box:

Chemtrails

As pessoas que acreditam na teoria da conspiração envolvendo chemtrails (do inglês, chemical trail: ‘trilha química’) sustentam que os rastros deixados por alguns aviões são na verdade agentes químicos ou biológicos, deliberadamente pulverizados a grandes altitudes, com propósitos totalmente desconhecidos das pessoas abaixo. Essas pulverizações na atmosfera estariam causando danos à saúde da população. Há quem acredite que o lance dos chemtrails é só mais uma moderna teoria da conspiração, e como toda boa teria da conspiração que se preze, ela tem milhares e complexas facetas, se desdobrando sobre si mesma numa espécie de fractal de notícias, indícios e suspeitas. Versões da teoria da conspiração da chemtrail já circulam na Internet há um tempo, e programas de rádio dizem que a atividade é dirigida por funcionários dos governos. Muitos dos que levantam esta hipótese citam o documento “Weather as a Force Multiplier: Owning the Weather in 2025”, que sugere que a Força Aérea dos Estados Unidos está conduzindo experiências de mudança do clima. De fato, esse documento é real e fez parte de um trabalho acadêmico que consistia em delinear uma estratégia de uso para um futuro sistema de mudança do clima, inicialmente com objetivos militares.

%name Chemtrails

Apesar da crença nos chemtrails estar crescendo, a existência de de trilhas químicas no céu vem sendo negada pelas agências governamentais e por cientistas de todo o mundo. A Força Aérea dos Estados Unidos afirma que a teoria é um simples embuste “que tem sido investigado e refutado por muitas universidades credenciadas, organizações científicas e principais publicações da mídia”. O Departamento Britânico para o Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais afirmou que chemtrails “não são fenômenos reconhecidos cientificamente”. O Líder do governo da Câmara dos Comuns do Canadá declarou que “o termo chemtrails é uma expressão popular, e não há provas científicas para apoiar a sua existência.”

O termo chemtrail não se refere a formas comuns de pulverização aérea, tais como a de uso agrícola, a semeadura de nuvens ou o combate aéreo de incêndios. Este termo refere-se especificamente a trilhas aéreas decorrentes do lançamento sistemático, em grande altitude, de substâncias químicas diversas, contendo elementos estranhos e que não são encontrados nas trilhas de condensação (em inglês, contrails), resultando no aparecimento de faixas não usuais no céu. Os adeptos dessa teoria especulam que as finalidades da liberação de produtos químicos poderiam ser: O escurecimento global, controle populacional, controle do tempo ou guerra biológica, e essas trilhas estariam causando doenças respiratórias e outros problemas de saúde. fonte

A coisa mais comum sobre a questão dos chemtrails é vermos a “ignorância de mão dupla”. A ignorância de mão dupla começa quando alguém olha para o céu e vê um avião soltando uma linha de fumaça “estranha”, que na verdade, é um contrail. Certamente você já deve ter visto algo assim:

%name Chemtrails

Imediatamente o cara, dado a creditar em teorias da conspiração diversas, vai olhar isso e pensar: Nossa, o avião está soltando produtos químicos na atmosfera!

Talvez ele fotografe com o celular, vai correr pro face, orkut ou seja la que merda for e vai espalhar que estamos sendo bombardeados com armas químicas misteriosas, e se o cara for hard core na teoria da conspiração, ele JÁ SABERÁ que os mandantes desses borrifamentos são os illuminatis, que controlam o governo e as instituições e que são comandados por um déspota alienígena reptiliano que provém de um planeta escuro e distante, visando a dizimação da espécie humana neste planeta. Não ria, tem gente assim de verdade!

A outra face da ignorância surge quando alguém vê essas bobajadas que caras como o sujeito acima descrito coloca na rede, e resolve dar um debunk naquilo. Então o que ele faz é dizer que TODOS os rastros no céu são produtos da condensação, ou contrails e que a ideia de chemtrails é 100% viagem na maionese de maluco.

Embora essa seja uma forte possibilidade, a ignorância está em atribuir a todo um largo espectro de fenômenos aéreos uma causa, estabelecida pelas simples intuição de que aquilo só pode ser vapor d´água.

Muitos amigos meus, sabendo que sou um mergulhador em fóruns de viajantes na maionese, e que diariamente pesco porcarias num rio de viagens mais poluído que o Tietê, me perguntam se chemtrails é verdade ou caô.
Eu realmente gostaria de ter uma posição definida quanto a este assunto, mas eu prefiro dizer a verdade: Não sei.
A parada dos chemtrails é “complicada”. Muito mais do que parece na superfície. Este post aqui não visa te dizer que chemtrails são verdade e que devemos “fugir para as montanhas” nem que são puro delírio. Eu não estou aqui para te pegar pela mãozinha e te dizer no que você deve acreditar, porque acho que você é um pateta que não sabe pensar nem pesquisar usando sua própria inteligência. Ao contrário, eu SEI que muita gente que entra aqui sabe bem mais sobre chemtrails do que eu, né Cmd CS?

Se me perguntassem hoje o que eu penso do assunto, eu diria que neste momento eu penso que chemtrails são plausíveis. Do mesmo modo que são plausíveis, é inegável que eles são parte de uma teoria da conspiração, que envolve, entre outras coisas, algumas boas viagens na maionese. O que eu posso dizer com certeza, é que estou convencido de que a frase “não há nada aqui” não pode ser aplicada à questão dos chemtrails. E neste post, pretendo dar meu ponto de vista do assunto.

A questão estrutural

%name Chemtrails

Ninguém é burro de negar certas coisas. Uma dessas coisas que todo mundo está cansado de saber que existe, chama-se GUERRA QUÍMICA. Saddam Hussein usou armamento químico em seus inimigos. Os grandes países do mundo tem reservas deste tipo de armamento e já vimos até este uso sendo levado à cabo recentemente na conflituosa disputa pelo controle da Síria. As armas químicas foram oficialmente inventadas na primeira Guerra Mundial e usadas desmedidamente em muitos conflitos posteriores. Na verdade, o uso da arma química é bem anterior à Primeira Grande Guerra, porque se considerarmos o bioterrorismo como um tipo de arma química, até os invasores portugueses e principalmente os Bandeirantes usaram este expediente para exterminar tribos inteiras. (eles levavam um corpo de alguém morto de doença e sabendo que os índios não tinham anticorpos para as doenças mais simples, largavam o morto contaminado perto de uma tribo hostil no meio da madrugada. Aí recuavam e esperavam que a doença desse uma limpa). Formalmente, O bioterrorismo data de 1340, quando cadáveres de cavalos doentes eram catapultados sobre as muralhas de castelos na França. Corpos humanos infectados com a peste também foram usados como munição na Europa central durante os séculos 14 e 15. Em 1763, um general do exército britânico ordenou que cobertores usados por pacientes com varíola fossem enviados a tribos indígenas americanas. Na Guerra Revolucionária britânica, os soldados se infectavam com traços de varíola, tornando-se imunes, com a intenção de transmitir a doença para o inimigo.

%name Chemtrails
O uso de gás mortal na Guerra

Durante a Primeira Guerra Mundial os alemães infectaram com antraz o gado que era enviado aos Aliados. Apesar de o ataque ter se mostrado bem-sucedido, ele levou à criação do Protocolo de Genebra em 1925. Esse protocolo proibia o uso de agentes biológicos e químicos em épocas de guerra, mas permitia que a pesquisa e o desenvolvimento desses agentes continuasse. Os exércitos britânico e alemão podem ter se envolvido com guerra biológica, mas os japoneses tomaram a dianteira nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial. Centenas de milhares de civis chineses foram mortos por meio de ataques biológicos nas mãos do exército japonês. Um desses ataques incluía jogar, de aviões em voo rasante, sacos de papel contendo pulgas infestadas com a peste.

Observe que não estamos falando de nenhuma novidade na superfície deste planeta. Há décadas que muitos países do mundo desenvolvem produtos químicos ou agentes biológicos com função bélica.

Até aqui, mesmo que você ache chemtrails uma babaquice pura, você precisa concordar que estou dizendo uma verdade, ou é o caso de você voltar pra escola.

Uma vez que os países desenvolvem armas químicas, precisam desenvolver maneiras de liberar esses agentes contaminantes no seu opositor, concorda? Nem todos os países detém tecnologia para armar mísseis com armas químicas e a explicação para isso é simples: O míssil sempre explode. E se explode, ele certamente anula o impacto de um vírus, por exemplo. Outro fator é que um míssil custa caro na medida em que seu peso aumenta. Um míssil costuma usar combustível de foguete. Essa queima de combustível altamente explosivo é calculada envolve uma engenharia FERRADA. Paralelamente a isso, quanto mais pesado é o míssil mais lento ele voa e mais chances dele ser destruído. Um míssil também custa caro de acordo com seu raio de alcance, que está diretamente ligada ao seu equipamento de controle e direcionamento, além de sua carga de combustível. Se não bastasse, muitas armas quimicas não são armas de características explosivas, elas precisam ser espalhadas para cobrir uma grande área. Quanto maior a área coberta por uma asperção química, mais eficiente seu impacto será. Um míssil, por sua natureza, despeja todo um conteúdo num só local. Isso permite ao inimigo evacuar o local atingido com facilidade, fugindo da nuvem contaminante. Por tudo isso, usar armas químicas em mísseis é um problema técnico difícil de solucionar.

É por isso que aviões são uma boa ideia. Primeiro porque há muitos tipos de avião a se escolher.

Se você for retardado, você vai imaginar um avião militar, com a insígnia e o caralho, talvez até camuflado, liberando armas químicas no inimigo. Era assim antigamente quando o mundo era um pouco mais noob. Hoje, se você vai fazer algo assim, é claro que você não quer ser visto. O que você faz? Você compra um avião parecido com o avião que sobrevoa o seu oponente dia e noite. E então chegamos numa questão importante:

Os aviões

Os aviões… Já reparou como o numero deles cresceu no mundo nos últimos 50 anos? Não? Estima-se que o numero de aeronaves comerciais (apenas as comerciais. Não inluindo jatinhos e de pequeno porte) já exceda as 30.000. O gráfico abaixo pode te assustar:

%name Chemtrails
Grafico de voos em 24 horas sobre a europa

Achou muito? Então olha os EUA:
%name Chemtrails

Puxando pra nossa sardinha:

E aqui na Europa:

Leia mais sobre estes gráficos de trafego aéreo aqui.
Os Estados Unidos tem um volume tão colossal de tráfego aéreo, que é quase impossível distinguir o país sobre o gráfico, onde CADA VOO dentro de um período de 24 horas forma um risquinho quase invisível.

A verdade é que hoje, não tem praticamente lugar nenhum, tirando os polos, onde não fica zanzando avião em cima.

Some este detalhe ao fato de que a maioria dos aviões grandes tem capacidade para levar muito peso, muita carga e muita autonomia de voo. Eles também são fabricados por um punhado restritíssimo de companhias, sendo as lideres a Airbus e a Boeing e lá atrás a Antonov.
Com pouca oferta de fabricantes, fica limitado o numero e tipos de aeronaves que voam pelo mundo, tornando MUITO FÁCIL qualquer país adquirir um avião de classe comercial para a finalidade que bem desejar, incluindo bélica.

O lance é que ao olhar para o céu, você sabe na hora quando vê um avião de caça inimigo. Mas e um avião de passageiros? A chance de um avião militar disfarçado passar batido é muito grande, sobretudo se o voo em questão se passar por um voo previamente agendado (o que envolve uma complicada hipótese de guerra eletrônica, que não é o caso deste post).

Até aqui não estamos falando de chemtrails. Estamos falando de aviões de uso comercial sendo usados por grupos militares, para finalidades militares.
Caso uma força militar resolva fazer isso, ela terá em mãos tudo que precisa para modificar o layout da aeronave para colocar nela seus propósitos mais diversos. É possível fazer muita coisa e aqui vamos começar a ver isso que eu estou dizendo na prática:

 

%name Chemtrails

Compre o avião, tire os bancos e encha de tonéis para os químicos que preferir!

%name Chemtrails

%name Chemtrails

 

Muitos dos aviões dispersores são equipados com complexas estruturas de radar (suspeito que para a parte da gerra eletrônica)

%name Chemtrails

%name Chemtrails

 

Existem muitas fotos desses aviões comerciais com tonéis estranhos dentro. Mas um chama especialmente nossa atenção:

 

%name Chemtrails

Note no tonel dentro do avião a especificação da patente: US7.413.1582 – e é óbvio que eu fui procurar que porra é essa. 

%name Chemtrails

A patente é de adaptação de um avião de passageiros para levar carga líquida, que pode ser usada para apagar incêndios ou derramar em grande quantidade, qualquer liquido. Claro, com aspirações sempre altruístas, né? Ficou triste porque esperava ver a palavra guerra ou arma química na patente?

Calma. Não estamos falando de chemtrails ainda. Estamos falando de aviões capazes de derramar químicos. Mas vamos recapitular: Temos armas químicas. Temos aviões capazes de liberar armas químicas na atmosfera.

Isso NÃO significa que estejam liberando qualquer merda que seja.  Pra muita gente, isso é uma soma simples de 2+2=4, só que o fato de eu ter um carro e poder te atropelar não vai me colocar na cadeia como assassino sem que eu efetivamente use meu carro para te atropelar. aqui é a mesma lógica.  A munição existe, a arma do crime existe, mas não há o crime. Ao menos que se possa provar.

%name Chemtrails

Mas os aviões então não estão jogando NADA?

Bom, estamos falando aqui de muitos aviões dispersores como os das fotos acima. Somente UMA das varias bases americanas mostra um patio com um numero significativo deles. Olha aí:

%name Chemtrails

Apesar da patente dizer que seu equipamento é pra combater incêndio… Vou te dizer, HAJA INCÊNDIO hein?

Para os Estados Unidos é fácil ter um porrilhão de aviões assim, porque eles tem uma coisa la chamada “orçamento negro” que é um ralo por onde entra uma montanha de dinheiro e some. Ao longo de décadas de serviço secreto e operações sigilosas no mundo com a CIA, eles conseguiram assegurar grandes volumes de grana para coisas que o contribuinte NÃO TEM COMO SABER no que foi gasto. E é  muita grana MESMO! O próprio Espião fugido da NSA, Edward Snowden liberou recentemente este documento que mostra um pedaço do dinheiro que vai para o orçamento negro, especialmente para operações de espionagem internacional. 

Leia mais informações sobre o orçamento negro aqui. 

Bom, então sabemos que alguns governos do mundo tem armas químicas letais de todos os tipos, tem acesso a aviões que são aviões comerciais e que podem realmente equipá-los como dispersores. E sabemos também que há um ORÇAMENTO que permite isso.  É estranho, é assustador, mas a verdade, é que ainda não temos um crime, porque esses aviões podem só ficar estacionados, muito embora faz pouco sentido comprar uma coisa cara com um avião, (uma não uma porrada!) e deixar paradinho no patio de terra batida da base.

A questão agora é: Esses aviões voam?

Resumindo? Voam.

O avião que é armado com um caro equipamento de dispersão de fluidos precisa voar. Pense nisso como comprar uma arma e encostar. Ninguém faz isso, pelo simples fato de que é perigoso. Os EUA e todos os países, incluindo o Brasil precisa fazer manutenção e USAR seu arsenal permanentemente, mesmo que seja em operações conjuntas, treinos e etc, porque qualquer equipamento arado se deteriora. Além do mais se o equipamento se trata de uma provisão para uma situação de crise, ele precisa estar em condições operacionais o tempo todo. Isso significa que uma montanha de grana é usada para manter essas aeronaves em condições de jogar armas químicas na galera a qualquer momento, mesmo que isso nunca venha a acontecer. E é por isso que eu não duvidaria nem um pouco que essas operações periódicas de testes dos equipamentos sejam levadas à cabo.
Obviamente para testar um avião assim ele pode estar armado apenas com água, ou um liquido inerte com algum elemento químico capaz de gerar uma leitura para os especialistas em terra poderem mensurar o volume dispersado, precipitação, taxa de alcance e etc.

Um avião da Air India esteve numa perigosa rota de colisão com o que parecia ser duas aeronaves de pulverização de Chemtrails. Apenas uma separação vertical entre os aviões evitou esta colisão. POsteriormente surge outro avião voando quase em paralelo com o primeiro e ao lado já aparece mais outro, todos loberando trails escuros.

No vídeo, é óbvio que a aeronave está em rota de colisão com duas aeronaves, que parecem ser compatíveis com as descrições das pulverizações de Chemtrails, até porque contrail, que é uma trilha de condensação costuma ser branco e não marrom. Em todo caso, a coloração estranha poderia ser devido à incidência da luz na hora do video. Os aviões parecem ser Beings 747. Eles voavam em altitudes compatíveis com voos comerciais. Uma vez que os aviões, parecem ter sido qualificados como “tankers” pela pessoa na cabine. Eu não consegui entender o que ele diz porque o audio é bem ruim. Tem uma versão fake deste video circulando dizendo que seria um avião da FedEx que quase bateu nos aviões de chemtrails que vinham com os transponder desligados. A verdade é que este video não nos permite ter certeza de nada.

Muitas fontes sobre o assunto chemtrails sugerem que em meados da década de 1990 foram observados os primeiros aviões militares sem identificação a fazer pulverização de aerossóis a partir de orifícios localizados nas asas e em todo o escape dos motores a jato. No video deste link podemos ver um avião liberando um trail que parece sair da barriga do avião, num jato estreito e aparentemente com consistência diferente do trail que vem dos motores. O que seria aquilo?
%name Chemtrails

Seja o que for aquilo, é importante termos em mente que só porque algo é factível de acontecer não significa que ele vá ocorrer. Eu tenho serias dificuldades em acreditar no que muitos sites alarmistas e conspiratórios alegam, como serem os chemtrails instrumentos para ocultar a visão do céu e impedir o povo de ver um outro astro que se aproxima da Terra. (sério, nego pensa isso mesmo. Veja só) Também não acho muito logico usar esse sistema para atenuar o problema do aquecimento global, de modo que o sol reflita nas nuvens artificiais criadas pela fumigação do céu. De fato, particulas na atmosfera podem resfriar o planeta. Sabemos que issoa contece porque a temperatura do planeta decai rapidamente quando vulcões liberam cinzas na atmosfera.
Mas uma vez que uma operação para cobrir os céus de todo o planeta com chemtrails parece caro de mais, suspeito que isso seria inviável. Há também as hipóteses de que os chemtrails teriam como função envenenar a população gradualmente, com compostos que iriam aos poucos produzindo uma progressiva infertilidade, e assim os poderosos do mundo conseguiriam controlar a explosão demográfica e o apocalipse malthusiano.
De todas, acho essa hipótese a mais instigante do ponto de vista de uma exploração ficcional, mas meio improvável no mundo real. de fato, a taxa de fecundidade humana vem decrescendo rapidamente. De acordo com o Relatório sobre a Situação da População Mundial em 2010, do Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), a taxa de fecundidade global é de 2,52 filhos por mulher. Esse resultado confirma uma tendência mundial de redução no número de filhos. Mas atribuir a queda na fecundidade ao efeito de compostos aspergidos por aviões misteriosos acho forçado demais.

%name Chemtrails

Essa queda da taxa de fecundidade é consequência de vários fatores, tais como projetos de educação sexual, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, maior participação da mulher no mercado de trabalho, e migração maciça do campo para a cidade, onde o filho deixa de ser um recurso de mão-de-obra para se tornar um gasto efetivo que compromete a qualidade de vida.

%name Chemtrails

%name Chemtrails

%name Chemtrails

%name Chemtrails

%name Chemtrails

Outra suposição que encontrei num desses sites conspiratórios dizia que nem todos os aviões são de um mesmo programa. Achei que isso faz sentido, uma vez que os relatos de chemtrails provém de testemunhas oculares de todo o mundo, mas o cara supõe que alguns desses aviões são de grandes laboratórios, e que estão espalhando patógenos geneticamente modificados, como gripes de animais que não deveriam atacar humanos e que são alterados para fazê-lo. Os caras soltariam as doenças, para posteriormente oferecerem a cura por um preço cuidadosamente planejado. É viagem? É, mas eu também não duvidaria que alguém não tivesse esse tipo de escrúpulo, vide o caso dos chineses que usaram uma tinta industrial cancerígena para falsificar leite, o que matou dezenas de crianças na china. Dê poder a um cara desses e ele é capaz de soltar patógenos na atmosfera numa boa, sem o menor remorso.

Mas tudo isso parece coisa de filme. Parece muito mais plano mirabolante do inimigo do James Bond do que a realidade, né?

A grande questão dos chemtrails é:

Será que o governo norte americano teria coragem de envenenar seu povo?

É difícil dizer isso com certeza. Os Estados Unidos são um país marcado por uma impressionante capacidade de planejamento. Eles tem até campos de concentração prontinhos para ser usados. Os Estados Unidos tem planos para todo tipo de cenário futuro e adversidades (o que não significa que eles consigam, vide as cagadas na época do furacão Katrina).

%name Chemtrails
Campo de concentração da FEMA

Além do mais, de todos os países do mundo, os Estados Unidos são o país mais envolvido em conspirações. Não estou me referindo a Teorias da conspiração, (com elas eles também são líderes), mas estou me referindo a CONSPIRAÇÕES REAIS DA CIA.

É até engraçado que de vez em quando esbarro em alguém que diz que “não acredita em conspirações”. Como se conspiração fosse algo de natureza religiosa. Amigo, você pode optar por acreditar em cristais, gnomos, fadas, no Espírito Santo. Mas conspiração não é algo a que se escolhe ou não acreditar. Basta estudar História.
Lógico que não me refiro aqui a conspirações como a morte do Kennedy, ou se o Homem foi na lua com um filme do Stanley Kubrick.
Uma conspiração é definida por lei, como um acordo por duas ou mais pessoas para cometer um crime, fraude ou outro ato doloso

Casos como a conspiração Tuskegee, no qual pesquisadores financiados pelo governo enganosamente negaram tratamento para pacientes negros infectados com uma doença sexualmente transmissível, nos levam a pensar que alguns setores do governo poderiam repetir a dose.

O fato é que há muita porcaria sendo inventada o tempo todo. Conseguir separar o que é lixo, do que pode ser real do que É real, é uma grande dificuldade hoje em dia, dado o gigantesco volume de informações sendo disponibilizadas permanentemente.

Na prática, ou como dizem, no pau da goiaba, não vejo nenhuma prova absolutamente conclusiva que chemtrails estejam sendo derramados sobre as grandes cidades. Talvez existam sim os aviões para tal, as fórmulas para tal e até programas para tal, e inclusive podem haver aviões já derramando coisas, mas tudo, como eu já falei, pode ser apenas testes dos equipamentos. Podem estar aspergindo água ou outra coisa que não armas químicas sobre o povo.
%name Chemtrails

%name Chemtrails

Antes de finalizar acho importante dizer que há um volume MONUMENTAL de fenômenos atmosféricos, condensações, produção de gelo, fallstreaks, caminhos gerados por vácuos de aeronaves (distall), precipitações e padrões curiosos produzidos pela ação de um motor quente num ambiente úmido e frio. Não é porque algo parece incomum que será obrigatoriamente de natureza sobrenatural ou conspiratória.
Há um documentário sobre a questão dos chemtrails. Pode ser interessante para a discussão. É claro que você deve usar seu raciocínio para poder separar o que é viagem do que é realidade. Não sou eu quem vai dizer no que você deve ou não acreditar.

Artigos relacionados

Comments

comments

50 comentários em “Chemtrails”

  1. “Familiaridade, o primeiro mito da realidade. Você observa menos o que conhece melhor.”

    Realmente, já vi tantos aviões desses voando pelos céus com seus rastros de fumaça, nunca imaginaria que houvesse algo a mais que isso.

    Mais uma vez um ótimo post Philipe

  2. Boa postagem Philipe. Eu também tenho pesquisado a respeito dos chemtrails faz uns 4 anos e gostaria de complementar com algumas informações;
    Sobre a guerra biológica aqui na América do Sul:

    “Consta que os aliados teriam promovido a contaminação proposital de rios da região do conflito, jogando em suas águas cadáveres de vítimas do cólera. Em despacho privado ao imperador Pedro II, datado de 18 de novembro de 1867, atribuído ao marechal Luiz Alves de Lima e Silva, na época ainda marquês de Caxias, a prática desta espécie de guerra bacteriológica primitiva teria sido admitida como uma estratégia “para levar contágio às populações ribeirinhas”. O general Bartolomé Mitre teria não só aprovado a medida como o exército argentino, sob o seu comando, praticaria uma variação igualmente mórbida: a de enviar para as linhas de frente soldados portadores de varíola. Embora sem condições de combater, os militares doentes, ao serem capturados, disseminariam a moléstia entre os inimigos.” Fonte : http://www.uff.br/comunicacao/holocausto/32-34.htm

    Agora sobre as fotografias (posso falar um pouco pois trabalhei como piloto de linha aérea):
    -Os aviões no pátio do deserto provavelmente são aeronaves desativadas e estão ali aguardando a venda/arrendamento ou para canibalização de peças pois o clima seco do deserto ajuda na conservação;

    -A que parece pulverizar algo pela barriga está na verdade alijando combustível para um pouso de emergência;

    -Aqueles equipamentos adaptados nas janelas laterais são tubos de venturi, pitot e tomadas de pressão que são usados para monitoração e estudos meteorológicos.

    Também não acho muito verossímeis as afirmações feitas na internet sobre a quase colizão mostrada no vídeo. Desculpe pelo comentário gigante!

    Um abraço!

  3. Concordo com o post.
    Não da pra saber mesmo qual o real objetivo dessas “fumacinhas” que ficam riscam o ceu e ficam horas sem se dispersarem.
    Na minha cidade, interior de SP, flagrei um chemtrail em formato de “X”. Fiquei impressionado e obviamente não seria uma ação de marketing aéreo da Xuxa.
    Notei que ultimamente eles sempre eram frequentes, em grandes extensões. Riscos que iam de norte a sul, leste a oeste. O espaço aéreo daqui é mais ocupado pelos aviões comerciais que voam até o aeroporto de Ribeirão Preto.
    Pode parecer coincidencia ou não, mas a minha cidade enfrenta uma estiagem fortissima, nunca vista antes, decretando ao estado de calamidade. Entretanto notei que ha quase 1 mes não vejo mais essas “fumacinhas” no céu e voilà, esta semana choveu na região. Chuva rápida e pouco volumosa, como é a chuva tipica de inverno, mas choveu. E há previsão de mais chuva para as proximas semanas.
    Tentei pesquisar na internet uma explicação para esta estiagem que inclusive atinge os reservatorios da cidade de São Paulo. Não achei nada convicente, técnico-profissional. Observem
    Como disse, pode ser uma coincidência.

  4. Seu site era mais inofensivo quando você somente inventava seus causos. Ultimamente está beirando a esquizofrenia. Pessoas mais bobinhas podem ler estes seus textos e levar a sério. Acho até q é perigoso isso.

    • Roberto, a matéria está cheia de advertências quanto a conclusões precipitadas ou direcionamento de opiniões, creio que somente pessoas muito bobinhas se deixariam levar. Aliás, pessoas bobinhas ficam no Facebook mesmo, graças a Deus nem chegam até aqui.
      Também não vi nada esquizofrênico na matéria, não houve quase nenhuma opinião própria do autor, e todo o material consultado possui fonte própria, devidamente descontados os possíveis exageros e tendenciosidades.
      Particularmente achei a matéria totalmente equilibrada.

    • Nota-se que vc desconhece este blog. Afinal, eu jamais “só inventava causos”. Além disso, não entendo como pode ser perigoso um post onde eu digo que apesar de plausível, não vejo nenhuma prova concreta de que chemtrails de fato existam. Talvez vc não tenha lido o texto. Aí sim, não ler ou só ver as imagens e ler pedaços pode ser muito perigoso.

    • É que o Roberto pode ser um Illuminati que usa avião-fumacinha que deseja ocultar o Sol e matar a todos nós a longo prazo e tal… :v
      Pessoas bobinhas levam tudo de forma literal, até um desenho do Pica-Pau… :v

      Falando sério agora: ele de fato não leu o post, e se por um acaso leu, leu muito mal e “por cima”, um caso típico da péssima interpretação de texto (o grande mal do mundo, segundo David Coimbra).

      Parabéns pelo post Phillipe. 😉

  5. Bem, chemtrail eh o nome usado nas conspiracoes, Geoengineering eh o que voce vai encontrar em jornais, televisao e periodicos. Embora um termo mais amplo, nao eh dificil de achar em artigos relacionados ao termo mencionando o uso de avioes para o proposito de geoengineering .

  6. Excelente post, como sempre, Philipe.
    Apenas gostaria de repassar uma informação que detenho sobre estes aviões civis com tanques para contenção de líquidos dentro (e que não exclui ou refuta sua teoria, mas apresenta uma tese paralela para seu propósito): Novos projetos de aviões, especialmente os que envolvem modificações estruturais, utilizam estes tanques cheios de água para testar a capacidade de carga e, mais do que isso, a capacidade da estrutura do avião em tolerar variações de distribuição de carga durante o voo. Para este fim, a água é bombeada entre os reservatórios para causar desequilíbrio distributivo entre diversos pontos da aeronave a fim de verificar a capacidade da estrutura em manter-se integra mesmo no mais desfavorável dos cenários, sendo inclusive bombeada para fora da aeronave em plena atividade (até para que se crie uma maior desigualdade de carga, vez que com o sistema completo não é possível criar grandes zonas de desigualdade distributiva).
    Estes testes também contemplam a capacidade dos motores em lidar com variações e mudanças bruscas de rota com o compartimento de carga integralmente carregado, perdas bruscas de peso, etc.
    Como mencionei, tal propósito não exclui que este exato mesmo mecanismo possa ser usado para outras finalidades de dispersão de substâncias com finalidades extrínsecas ao voo, mas dá explicação de um porque suas fotos sejam disponibilizadas na internet com certa contumácia.

  7. Roberto, é por isso que o Philipe deixa explícito no texto em diversos momentos que ele não quer induzir o pensamento do leitor e muito menos fazer sensacionalismo.

    Eu sou bem cético em relação a chemtrails, mas não excluo a possibilidade de eles serem reais.

  8. Preparei-me para comentar alguns detalhes técnicos sobre os equipamentos instalados dentro das aeronaves, mas vi que já foi esclarecido pelo leitor Melias de maneira absolutamente clara. E também cito o comentário do facebook do leitor Thiago Zeni aproveitando ainda pra dizer que compreendo a indignação do leitor Clóvis. Prá quem conhece da aviação, nenhuma foto aqui é estranha. Vi aeronaves equipadas para calibração de carga, reabastecedora em voo, e vi aquela dispersando pela cauda o lastro d’água em velocidade cruzeiro – provavelmente estuda a variação de carga abrupta no equilíbrio dinâmico da aeronave – E aeronaves equipadas para combate a incêndio totalmente adaptados de antigos modelos usados para voo comercial de passageiros (eles tem até um gigantesco DC-10 hoje!).
    Mas estou derivando…o que eu quero dizer é que do ponto de vista estratégico e tático dispersar uma arma química ou o que quer que seja dessa maneira, pode parecer até fácil mas não é! É na realidade muito complicado, quanto a objetivos, doses ideais, e o motivo dessa dispersão acontecer! Se é pra matar aí a história é outra! Mas para exercer algum tipo de controle ou efeito seria melhor contaminar a comida da região ou a água potável. Aí sim o objetivo é atingido.
    Saberemos um dia se tal fato for verdadeiro. Mas por ora eu acho perda de tempo e dinheiro. Há maneiras mais eficientes de se fazer o mal.

  9. Excelente como sempre. Aliás, eu sempre me impressiono com a sua pesquisa e como tu encontra tanta informação e vídeos. Já li bastante sobre os Chemtrails mas é tanta "desinformação" com as teorias conspiratórias (não que eu não acredite nelas, mas algumas chegam a doer os rins pelo absurdo) que ficamos em saber no que acreditar.

  10. Eu tb já li mto a respeito desses chemtrails e a minha opinião é: SABE-SE LÁ o que pode ser…

    Pra ser sincero, eu via muito desses rastros nos céus entre os anos de 95-99, mas eram constantes.. ainda pequeno eu via aqueles rastros e achava interessante pq dava pra notar q o aviao estava numa altitude elevada e aquilo ficava no céu desenhado por horas até!..

    Hoje em dia, vejo muito poucos! pra falar a verdade, da ultima vez q vi um e tirei uma foto inclusive foi no mês de outubro do ano passado passando aki em Recife/PE.. de lá pra ca nunca mais vi

    e pelo q ja li os contrails são rastros que nao sao uniformes e desaparecem em alguns minutos.. o que me faz crer ser algo alem de simples contrails sao justamente estes rastros q pintam o ceu de uma forma tao perfeita e daquele modo permanecem por tanto tempo q fica dificil acreditar ser algo inofensivo.. eu ja presenciei dos 2 tipos e sei diferenciar ambos.

    • Dependendo da umidade do ar, da pressão atmosférica e da temperatura, o rastro pode durar mais ou menos tempo, isso é normal. Presta atenção em dias bem quentes e secos se vc vir um avião fazendo um contrail no ar, ele dispersa rapidinho, fica só um rabicho atrás.

  11. Haha, fui um dos chatos que pediu pelos chemtrails! 😀 Aliás, Phillipe muita gente tenta conectar isso a suposta doença de Morgellons, teria como no futuro fazer um post sobre isso ou algo do tipo, acho que combina perfeitamente com a proposta do blog e é um assunto quase desconhecido por aqui.

  12. Isso me fez lembrar do filme Snowpiercer, onde aviões dispersaram um produto químico na atmosfera para baixar a temperatura e barrar o aquecimento global, levando o planeta de volta para a era do gelo, enquanto o restante da humanidade a habitar um trem em movimento perpétuo pelo globo.

    É fácil acreditar em conspirações malucas porque a pessoa se sente a espertona, a sabe-tudo, aquela que “sabe da verdade”. Mas na real mesmo, quando menos alguém compreende algo, mais ela quer opinar. 🙁

  13. Muito interessante e instigante o post, Philipe. Eu não duvido de nada mais, nesse mundo. Li os comentários abaixo, e concordo também com alguns pontos abordados pelos leitores. Mas creio que é, como vc falou, sobre a "provavel intenção" de redução da população mundial,e a operação de algum gigante farmaceutico sobre a inserção de patógenos na atmosfera, pois pessoas sem escrúpulos, tentariam qualquer coisa para estarem por cima da "carne seca ". Enfim , me faz lembrar aquela cena onde o ator Tommy Lee Jones, no filme MIB, buscava informações nos tablóides sensacionalistas, casos de experiencias alienígenas. De onde todo mundo acha improvável vir, uma hora sai…rs .

  14. Bom post! Parabens!
    Philipe, em termos da hipotese de ser real e nao so a utopia de teoria de conspiracao, o que estaria mais proximo de ser real o fenomeno ufo (de seres estarem nos visitando) ou chemtrails? Segundo a tua opiniao e logica.
    Abracos!

  15. Belo post!

    Moro no sul, Jaraguá do Sul, em SC e aqui vejo quase que diariamente aviões deixando rastros nos céus e principalmente em dias que o vento está na direção do litoral.

    Pra que servem? Gostaria muito de saber!

  16. Bom post!! … eu acredito que haja a dispersão intencional de material químico na atmosfera via aviões! Se são armas, eu duvido muito! Acredito que a dispersão seja de restos químicos industriais e/ou algum material de pesquisa via testes de campo. Ao ler, me lembrou da legislação ambiental brasileira, que autoriza as indústrias a fazerem a dispersão de materiais no ar, de coloração escura somente a noite, para que a população não veja! e outra, nas chaminés tem filtros para mal cheiro e controle de químicos emitidos, o que não quer dizer que os químicos deixem de ser exalados na totalidade… na boa, indústrias químicas e as que usam químicos, são perigosas… e quem tem dinheiro manda!!

  17. Postagem muito bem redigida Philipe,é bom ouvir a opinião bem estruturada e argumentada e que realmente procura se interessar sobre o quê esta em pauta.
    Fico em cima do muro pensando sobre o que os camaradas falaram nos comentários,caso a finalidade dos chemtrails seja realmente como arma química ou uma nova doença para os poderosos sobressairem sobre a *rale*,creio eu que ao contrario que dizem *existe jeito melhor de fazer o mal*,creio eu que não,pois nem todos mundo come e bebe toda hora,mas nunca paramos de respirar e creio eu que essa seria uma maneira mais rápida de propagar o que quer que eles queiram.
    .Contudo não creio que isso não seja nada porém uma arma química ou meteorológica não me passa pela cabeça,mas é estranho,mas como eu costumo pensar *Nunca confie plenamente em ninguém*
    .Estranho que nunca ouvi falar no assunto nos jornais que assisto,nem nas revistas e jornais que leio,nem que mesmo uma matéria de 1 minuto,mas os jornais não abordam vários assuntos como exemplo Cicada3301,falando no assunto vou cobrar o tema novamente Philipe

  18. Philipe, tem também o lance da doença de Morgellons que pode tá relacionada a isso. Ouvi dizer também que pode tá sendo usado pra bloquear raios solares ou algo do tipo. Alguma coisa relacionada ao sol.

    “Será que o governo norte americano teria coragem de envenenar seu povo?”
    Achei essa pergunta bastante ingênua, talvez fosse essa tua intenção. A resposta é: óbvio que sim. A quantidade de operações “false flags” usadas contra o próprio patrimônio, para garantir a execução de certos interesses é imensa! São tantos exemplos que me perco, principalmente nas guerras – que é onde se obtêm os maiores lucros. Vejamos, o Incidente no Golfo de Tonkin é o exemplo mais óbvio que me vem em mente. Outro seria o projeto MK Ultra já esmiuçado aqui [operação Midnight Climax é bem interessante]. É aquela velha tática da Dialética Hegeliana: problema – fabricar uma crise ou tirar proveito de uma já existente, a fim de obter o desejado. Reação de clamor em que o público exige uma solução que foi predeterminada desde o início.

    • Esqueci de mencionar o programa de esterilização de detentos violentos, negros, hispânicos e doentes mentais – a EUGENIA, um conceito que nasceu nos EUA. Mais de 60 mil americanos foram esterilizados, muitos contra a vontade, como parte de um programa que terminou em 1979. Seu objetivo, na prática, era impedir que pobres e deficientes mentais procriassem.

  19. Philipe, bom dia!

    Mais um post instigante! Só completando o que foi dito pelo colega melias, segue um link: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3508.pdf
    O lugar onde aparece aquele monte de aviões pode ser esse aqui:
    http://www.internationalforeigntrade.com/page.php?nid=7376#.U9ZrQuNdW1w
    Outra coisa, é imprecisa a informação de quanto maior o míssil, mais lento ele é. Na verdade é o contrário, mísseis mais pesados são muito mais rápidos (podem até ser menos manobráveis em alguns casos, é verdade, mas muito mais rápidos):
    http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=291
    http://www.defesabr.com/Tecno/tecno_misseis%20russos.htm
    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-o-missil-mais-devastador-que-existe

    No mais, abração!

  20. Ainda dentro do tema das “conspirações, acho difícil que qualquer governo espalhe subtância toxicas deliberadamente no ar para seus próprios cidadões, mas como voce já teve ter tido conhecimento, empresa inescrupulosas podem muito bem acediar orgãos governamentais com idéias mirabolantes e mentirosas alegando algum projeto benéfico para a populaçõao quando na verdae é tudo “fake”., para causar algum mal e depois vender o antídoto, nés pá?

  21. Não acredito que eles lancem produtos químicos no ar para modificar geneticamente a humanidade, diminuir a longevidade ou qualquer conspiração tal qual nos fazer virarmos etes saindo de casulos em 2025. Acredito que há aviões capazes de pulverizar produtos letais no ar sim, e mais, os dirigentes de várias partes do mundo não hesitariam em fazer isso caso houvesse uma necessidade do tipo apagar um vilarejo de oposicionistas/terroristas em países subdesenvolvidos, atacar inimigos extremos em uma invasão ou então propagar sarin para conter uma cidade que está virando todos zumbis (sai até mais barato que bomba, afinal as pessoas morrem e a estrutura se mantém). É que nem as bombas atômicas, por mais que deve ter dado muita coceira no dedo para lançar essas armas na Guerra Fria, o custo benefício sempre foi para manter as armas guardadas. Imagine se alguém despeje gás em seu país usando tecnologia americana ou própria ou então se esses produtos químicos por motivo qualquer saiam do controle, o prejuízo que seria limpar a bagunça. Partidos inteiros afundariam, mansões e esperança de boa vida iriam embora. As pessoas, em sua maioria, só querem viver uma vidinha mais ou menos, com pouco de hedonismo e paz, uns por burrices outros por praticidade, por isso coisas óbvias como saneamento básico em certos países não saem, é algo que vai além da burrice. A mesma estupidez que faz as pessoas não acreditarem em conspirações ou em maldade humana. Boa matéria, não concordo que haja uma conspiração química no ar, mas que os norte americanos entre outros países estão é preparados para reagir em uma situação emergencial que vai desde de fogo incontrolável em local perigoso, como uma usina nuclear até a atacar pessoas nocivas aos dirigentes que pagaram pelos aviões, como sei lá, invasão de ets que podem ser assassinados com alguma bactéria alienigina a eles, a la “Guerra dos Mundos Tom Cruise”. Bom post Philipe

  22. o termo teoria da conspiração se banalizou. ninguem mais do q nunca leva a sério mais nada. tratam esses assuntos como se fosse circo e sensacionalismo.e muita gente fala fala fala e fala e no fim nao quer meter a mão no fogo. isso tambem faz parte do plano. banalizar esses assuntos para virarem assuntos de papinho de roda. na tv ja tem disso,na net pior ainda. há muita desinformação quando se trata dos Chematrails. nessas fumaças ja foram comprovados existencia de aluminio e baro. metais pesados. mas ninguem dá bola preferem ainda colocar o tema conspiração como ficção. existem coisas erradas no mundo,mas eles sao espertos e jogam um monte de desinformação na cara de todo mundo. Desinformaçao é tranformar mentiras em verdades absolutas e inquestionaveis. isso ta em toda parte da midia oficial. esses avioes ja eram vistos nos anos 90..mas de maneira muito baixa. raramente apareciam. mas de maneira gradativa foram se espalhando pela Terra e hoje estao aí. o pior cego é aquele que nao quer ver.

    • O documentário do post é assustador quanto ao aparecimento de grandes volumes (até 6000 vezes de aumento) da concentração de microfilamentos de alumínio e também bário nas neves no alto das montanhas. A única forma viável desse material chegar lá em cima e contaminar a neve, é vindo pelo ar. Então, esse é DE FATO um grande indicador que “debaixo do angu realmente existe algum caroço”.

  23. Olá Philippe. Tem duas coisas que gostaria de acrescentar a sua pesquisa:
    1 – Vi a um tempo atrás um vídeo da BBC da década de 90, creio eu, falando sobre a questão da fecundidade. O buraco parece ser mais embaixo sobre os fatos que estão gerando a queda de fecundidade conforme você explicitou. A um estudo sobre isso desde a década de 60 ou 70 em que esta taxa vem caindo e isso está relacionado a contagem de espermatozóides masculinos que vem caindo em progressão geométrica. As causas não são conclusivas, mas as pistas vieram de despejos no meio ambiente e o impacto em animais. Eu teria que ver novamente para lembrar de mais detalhes, mas atribui-se a utilização do plástico em todo tipo de embalagem. E se for realmente isso, iremos ficar sem capacidade de reprodução natural em breve.
    2 – Essa é mais especulativa às conspirações, em que associa-se os chemtrail com HAARP, onde as partículas que estariam sendo pulverizadas potencializam a ionização da atmosfera permitindo o HAARP alcançar níveis mais altos.

  24. E também meu caro, sou morador do Recreio aqui no Rio e vou a praia com bastante frequencia. Existem sim pulverizações aqui na nossa cidade margeando a costa. Se reparar algum dia vai poder verificar o mesmo avião passando fazendo trilhas paralelas ao longo do litoral, que com o vento vão entrando rumo ao interior. Já vi em um dia de céu claro ficar mormaço por conta disso. É possível ver o avião iniciando o spray e terminando como se ligasse e desligasse o dipositivo. Durante um tempo, todo dia as 6;30 da manhã indo pro trabalho também era possível ver o mesmo avião fazendo o spray em ângulo quase que de 45° subindo. Os aviões que fazem isso aqui não são comerciais. Parecem jatos militares. Isso tudo é no mínimo muito esquisito, pois trata-se de fenômeno relativamente novo e boa coisa não deve ser. Da mesma forma que não há provas para confirmar uma conspiração, não há esclarecimento e isto por si só é preocupante, não acha?

  25. A anos muita gente se dedica a estes fenômenos, por que não coletar amostras destes rastros, utilizando-se de outra aeronave? Compreendo a dificuldade em se capturar este material, mas poxa, já temos equipamentos aptos a medir dados da atmosfera de outros planetas..

  26. Phillipe, veja isso também:
    http://www.anovaordemmundial.com/2014/02/dr-rey-renomado-cirurgiao-plastico-faz-declaracoes-surpreendentes-sobre-o-sol-protetor-solar-e-bpa.html.

    E não foi somente o Dr. Ray, Dr. lair Riberio também. Os videos dele tem muito conhecimento não divulgado.

    Esse aqui foi um programa sem censura com um dos maiores especialistas em esclerose múltipla falando da cura com tratamento de vitamina D:
    https://www.youtube.com/watch?v=FR7G9By1PFI

    E ainda teve a Gisele Beautiful falando disso que depois teve que se retratar por conta de seus patrocínios L´oreal é o escambau…

    Valeu camarada, parabéns pelo site, muito legal mesmo.

  27. Aqui parece estar havendo atividades de Chemtrail, não tenho visto estas coisas no céu.
    Mas o clima aqui parece artificial nesses últimos dias, está MUITOS quente e nublado, vento quente, porém nublado e o céu claro… E tem um cheiro horrível, não tenho certeza.

  28. O fato de se pesquisar bastante sobre o assunto, mas acreditando no que os militares ”explicam”, não se faz conhecedor! Simplesmente um ”crente” nas explicações! Acontece que contrails, são condensações do ar quente em atmosfera muito fria, e isso é natural! O que NÃO É natural, é o fato desta atividade estar ocorrendo em nível GLOBAL! Eu tenho mais de 700 ”prints” de imagens com flagrantes chemtrails, onde o assunto não é esse, em quase todos os países do mundo! Faço parte de grupos americanos e holandeses, onde pessoas de vários países, postam fotos e vídeos, do que está se passando nos céus, de seus países! Está aumentando cada vez mais!! Quadriculam, cruzam, vão e voltam, inexplicavelmente!! Desde quando existem aviões e atmosfera gelada?? Por que então, de 10 anos pra cá, essa ”coisa” começou a acontecer? Abram seus olhos, e pesquisem no Google, e YouTube também! Não acreditem em ”desculpas esfarrapadas”!! Pensem por si próprios! Raciocinem! Contrails, condensação, some em poucos segundos! Chemtrails, se expandem, se espalham e se misturam na atmosfera! Tem dia que o céu, está opaco, apesar de estar parecendo que está sem ”fumaça”, parece envolvido em uma camada de neblina! O assunto é sério! Por isso digo que pesquisem e tirem suas próprias conclusões, ao invés de somente ”se informar” com matérias feitas pra convencer-nos, só isso!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.