26 Comentários

  1. Adriano Torres Azevedo

    Isso mesmo! os "photographer" adoram cagar regra, repetir citação como papagaio de pirata e ficar medindo equipamento como forma de se achar mais pintoso "ui minha cam é maior e melhor que a sua".

    Existem 3 tipos desses seres infelizes:

    – o que é "o sabichão do hardware" que fala algo como o carinha que você citou e jura de pé junto que tal marca é superior a outra e esquece que quem tem olho, cérebro, alma e dedo é quem comprou a porcaria da câmera.

    – o "cagador de técnica que adora perguntar que "tecnique" você usou, que as fotos eles vieram inspiradas por um estudo da obra de (insira um fotógrafo obscuro europeu aqui) e que adora desmerecer o trabalho alheio dizendo "não acrescentou em nada técnica e artisticamente" é apenas um mero (ou belo) registro.

    – e o infeliz auto intitulado Mestre que compartilha com seu clubinho da pagação de pau mútua. formados por outros auto intitulados Mestres, que fazem um combo dos dois tipos anteriores e conseguem ser a maior influência nefasta na fotografia atual.

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    1. Ronaldo

      Amigo, com a boca suja que você tem cuidado para não cagar tua câmera.

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  2. Marcílio Oliveira

    Muito bom o post! Sempre considerei fútil esse tipo de comentário (capitalista claro) que alimenta essa indústria do "compre agora e troque amanhã". Já fiz poucas e boas fotos com uma caixa de sapato de papelão coisa que não se vê mais hoje em dia (e olha que nem sou tão velho assim, 30ão rs)! O que temos a fazer? Vamos continuar com nossos valores e crenças. O que vemos pelas redes à fora é fruto dessa orgia desenfreada de informação que todo mundo captura, interpreta e julga se mostrando como mais sábio e correto do que o outro. O que temos hoje de filósofos de redes sociais não é brincadeira.

    Parabéns pelo site! Tô sempre acompanhando e, como agora mexeu um pouco mais na minha área, tive que comentar rsrs.
    Abraços!

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  3. Juan Capraro

    Tem uma história boa que diz assim:
    O patrão da revista manda o fotógrafo tirar fotos de animais. O fotógrafo vai, tira as fotos e mostra para o patrão. O patrão não gosta muito e mostra uma revista National Geographic dizendo, é assim que eu quero! O fotógrafo indignado responde, mas o pessoal dessa revista tem os melhores equipamentos! Eis que o patrão retruca, você quer equipamentos melhores? Então ele tira uma caneta de ouro do bolso e diz, então pegue esta caneta e escreva um romance…
    Adoro essa história heheh

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  4. Me permitam discordar, com respeito, de algumas opiniões. Discute-se o que é uma câmera fotográfica profissional e se, com outra que não o seja, fotos com a mesma qualidade podem ser obtidas. A resposta é simples: sim. É óbvio que quem faz a câmera não faz o fotógrafo, assim, a câmera "mais profissional do mundo" na mão de alguém sem qualquer talento fotográfico não vai adiantar de nada. Então, por que a confusão? Simples:
    Uma câmera fotográfica profissional é aquela cujas especificações excedem as das mid-range (como a Canon T3 e também a 7d, que não pode ser considerada como profissional, e sim também mid-range, apesar de bem robusta). Partindo como exemplo da 7d, que tem vários elementos considerados profissionais, podemos citar o material do qual o corpo é feito (no caso dela e da maioria das profissionais), uma liga de magnésio, que aia pouco peso e resistência. Uma câmera de corpo plástico certamente não aguentará as agruras da vida de um repórter fotográfico (como batidas, tombos, calor em demasia, chuva, etc…). As câmeras profissionais apresentam o corpo lacrado, que impede a entrada de água espargida e pó.
    Outro detalhe a ser levado em conta é o tamanho do CMOS (sensor que substitui o filme), que, na maioria absoluta das câmeras profissionais é full-frame, ou seja, apresenta o mesmo tamanho da área de exposição de um filme de 35mm (24X36mm), facilitando assim a recepção da luz que vem a formar a foto. As câmeras mid-range (inclusive a T3 e a 7D, são "cropadas" ou seja, seus sensores são reduzidos na proporção de 60% para as Canon e 50% para as Nikon. Não existem, pois, dúvidas quanto a qualidade de imagem obtidas pelos sensores maiores, ainda mais que normalmente aliam enorme número de Mega pixels, e processadores (alguns duplos) de alto rendimento.
    Dessa forma, acredito, não existe lugar para discussões. Cada coisa em seu lugar. As câmeras profissionais primam por aquilo que elas devem fazer: atender da melhor maneira possível o fotógrafo profissional, seja em um estúdio ou no meio da guerra. Algumas podem alcançar R$ 60.000,00. Qual de nós precisa de uma dessas? Lentes também existem em vários segmentos e podem chegar a custar R$ 20.000,00.
    Nós, mortais, podemos nos contentar com o que de melhor existe em matéria de fotografia, excetuando o "segmento astronômico": as mid-range, hoje absurdamente perfeitas.
    Eu particularmente tenho uma Canon 7D maravilhosa, e, por paixão comprei uma Canon 5D Mark II. Ambas são incríveis, sendo a 5D considerada profissional e utilizada pela maioria dos profissionais que usam a linha Canon. Amo as duas e uso a7D para fotos sociais (o "crop" de 1.6 aumenta o a distância focal das lentes em 60%) e a 5D para fotos externas, paisagens. Para isso, pelo maior campo de visão e profundidade de cores, é perfeita.
    Portanto, vamos acertar o seguinte: existe um sem número de câmeras, e um número maior ainda de fotógrafos. Existem câmeras profissionais? é claro que sim e são fabricadas visando um uso e um público específico, que não somos nós. Cada macaco com a sua cumbuca.

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    1. A diferença na qualidade do corpo e a blindagem é realmente um ponto a favor do material Top.
      Até hoje não me convenci que um sensor fullframe valha a diferença no preço que justifique um upgrade de corpo e lentes. Até agora (considerando que apesar de ja vender meu trabalho eu não vivo dele) dar alguns passos para trás tem sido uma solução mais ao meu alcance.
      Megapixel não me afeta, porque a própria 1Dx tem 18Mp a mesma quantidade que minha T3i. Aquela vantagem do sistema que faz o Hdr é legal, mas isso desbloqueei com o magic lantern…
      Sobre “aguentar o rojão” acho que depende bastante do estilo do cara. Vi a necessidade de um corpo mais vigoroso pra minha quando despenquei com ela, tripé e o caralho a 4 do alto de uma pedra de uns 8 metros de altura, num platô lá do Parque de Itatiaia (nem sei como ainda to vivo). mas ela segurou a onda, felizmente, pq só tenho grana pra essa e olhe lá. Fiquei todo molhado e quase deu hipotermia.

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      1. Luiz Morais

        Também entrei num papo brabo desses uma vez com meu irmão, que é fotógrafo profissional desde uns 2 anos atrás.
        O fato é que comecei a fotografar com uma Kodak Instamatic de cartucho, depois fui para uma Yashica de 35mm, depois para uma Pentax K1000 com uma lente maravilhosa de abertura 1.2 e 50mm, sem zoom, purinha. Com todas essas fiz fotos excelentes sem nenhum recurso.
        Hj tenho uma Nikon 3200 com lente básica 18-55mm, meu irmão quase me matou quando comprei, pq canon é melhor, é mais acessível, émais isso ou aquilo, no fim, falei que o que faz a foto é o olhar e a impressão do fotógrafo.
        Ele tem uma canon 6d cheia de pra quê isso e que ele nunca usa nada a amais do que tem na t3i dele, no fim das contas ele usa a 6d para mostrar aos outros um equipamento mais profissa e as pessoas pensarem que ele é melhor por conta do equipamento.
        Na verdade tudo isso é uma grande bobagem a não ser que realmente se precise de um sensor full frame e de uma velocidade de isparo absurda, mesmo profissionalmente as canon e nikon t3 e 3100 já são suficientes para a maioria dos trabalhos feitos, ficando mais especificamente a lente para cada tipo de trabalho.
        Para o cotidiano das pessoas normais, tá cheio de câmeras super zoom e point and shoot que, certamente, fazem acontecer menos erros do que uma profissional.

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  5. Talita Bitencourt

    As pessoas estão cada vez mais chatas!!
    Até 2 meses atrás meu celular (perfeitamente funcional) não suportava a instalação do whatsapp.
    Me sentia completamente deslocada no meu círculo de amigos porque não fazia parte do “grupo do whats” e não recebia os vídeos, logo não sabia das piadas.
    Tem alguma coisa errada com a humanidade cara.

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  6. Diego

    Meu antigo professor de fotografia (não um curso profissional, mas tive um ano de fotografia na faculdade de arquitetura) dizia que a qualidade dos fotógrafos piorava a medida que a tecnologia evoluía. Tipo, você pode tirar trocentas fotos com uma câmera digital até que saia uma imagem que preste. Já com um filme de trinta poses, você tem que caprichar pra tirar a foto perfeita num único ‘take’.

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    1. E o pior nem é isso. O pior mesmo é só saber se ta boa depois que revelou. Antigamente, para fotografar pra Playboy, o cara tinha que setar a câmera e uma polaroid. Ele usava a polaroid como uma espécie de “viewfinder” para calcular como estariam ficando as fotos na outra câmera. Era foda.

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  7. osmar tavares junior

    tirei da net, acho pertinente!

    O fotógrafo J.R. Duran não quis opinar sobre a Lytro. Só contou essa historinha:

    “Toda vez que surge uma novidade tecnológica na área da fotografia, lembro-me de uma história que li, contada por Sam Haskins [fotógrafo sul-africano]. Um amigo dele, também fotógrafo, foi convidado a um jantar da alta sociedade em Nova York. Na entrada, a dona da casa disse: ‘Gosto muito das suas fotos, são incríveis. Você deve ter um equipamento fantástico’. O rapaz ficou quieto até que o jantar terminou. Na hora da despedida, falou para a dona da casa: ‘Este foi um jantar inesquecível. Seu fogão deve ser fantástico’.”

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  8. Não entendo nada de fotografia ou de câmeras mas posso citar um exemplo que ilustra seu argumento. Qual a diferença entre uma esteira (de correr) residencial e uma profissional? Basicamente é que a esteira profissional pode ser usada ininterruptamente por, sei lá, 8 a 12 horas e a residencial não. Há uma diferença gritante no material do motor e também no tipo do motor escolhido entre uma e outra. Logicamente as especificações da profissional são bem mais robustas em todos os sentidos para aguentar o tranco. Não serão 3 ou 4 pessoas que irá usá-la. Não serão pessoas de 70 a 100 kg que irão usá-la. Será gente de todo tipo de tamanho e peso.

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  9. Concordo, também já passei pela tentação de comprar uma DSLR. Hoje possuo duas GoPro, uma Hero 2 que é a primeira que comprei e uma Hero 3+ Black Edition, adquirida recentemente. As duas me servem muito bem, faço meus videos e arrisco umas fotos. Claro, elas não tem o zoom e nem a correção, foto com elas é loteria, é na sorte e na minha intuição de que saíra boa, kkkkkkkkk.

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  10. Alexandre Lima

    Bah Philipe, muito bom teu texto, disse tudo. Já vi caras com câmeras boas tirando fotos terrivelmente feias, sem olhar fotográfico, sem estética e sem a menor preocupação com a grande matéria-prima da fotografia, que é a luz.

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  11. eduardo

    fotografar é como atirar com arma de fogo… tem armas de todos os tipos e tamanhos… cada uma mais sofisticada que a outra… e apertar o gatilho é fácil… agora, SABER atirar é pra quem pratica, pra quem estuda… caso contrário, ou vc mata alguém sem querer ou atira no próprio pé…
    a composição é tudo, na fotografia…. se vc não sabe compor a cena, sua foto, por mais regrada que seja, vai ficar no máximo bacaninha… mas perfeita, só com bastante conhecimento em composição…

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  12. eduardo

    Esqueci do mais importante: composição perfeita é aquela em que o fotógrafo consegue passar sua mensagem…

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  13. Abinael

    Depois de ler esse texto, me veio a cabeça uma frase de Mario Cortella que eu acho interessante:

    “Antigamente, um sapato era importante porque eu o calçava, porque ele me servia, porque o essencial era eu não andar descalço; hoje, inverteram os valores, meu valor de importância é medido pelo valor do preço do sapato que eu calço.”

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  14. Luciano Silva

    Este texto foi muito bom, Philipe! É o mesmo caso dos guitarristas: que o cara não toca bem porque não tem uma guitarra boa… oras…

    Eu vi maluco com guitarra tosca tirar um sonzão e cara com guitarra top fazer m…

    Em boa parte das obras humanas, 80% é feeling humano, o resto é complemento.
    Equipamento profissional ajuda mas não é o que separa o profissional do amador em alguns casos.

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