Bizarro: Estátua do Deus da Morte egípcio gira em seu próprio eixo dentro do museu. Será um mau presságio?

Imagine a estranha situação de um egiptólogo que ao chegar para trabalhar no museu se dá conta que uma estátua do deus da morte numa vitrine no setor de arqueologia egípcia encontra-se de costas. E a estátua está na vitrine onde só ELE tem a chave.

Campbell e a estátua que teima em ficar de costas. Ele crê em algo fantasmagórico em ação.
Campbell Price e a estátua que teima em ficar de costas. Ele crê em algo fantasmagórico em ação.

Foi o que aconteceu recentemente no Museu de Manchester.

Segundo a matéria do Daily Mail, durante vários dias, a estatueta egípcia de dez polegadas girou gradualmente até ficar de costas para o público, mesmo com o armário de vidro trancado. Intrigados com o estranho movimento que teria começado do nada, os funcionários do museu colocaram uma câmera em time lapse dentro da vitrine, afim de flagrar alguém mexendo na estátua. Mas para espanto de todos, a estátua vira-se sozinha ao longo do video.

Aqueles que gostam de contos de pirâmides assombradas e múmias vagando com os braços estendidos, podem considerar este mistério de uma relíquia com 4000 anos – uma oferenda a Osíris, deus dos mortos – como a coisa mais estranha dos últimos tempos.

Campbell Price, de 29 anos, curador do Museu foi que se deparou com a estátua que havia girado. Ele acredita que pode haver uma explicação espiritual.

Notei que um dia ele se virou. […] Eu pensei que era estranho, porque ele está em um armário lacrado e eu sou o único que tem a chave. Eu a coloquei de volta, mas, no dia seguinte, ela tinha se virado novamente.

Não tardou a aparecer gente supondo que aquilo seria um estranho “aviso” do Deus dos mortos.

Evidentemente, nem todos os que se deparam com este estranho e intrigante fenômeno o consideram algo sobrenatural. É possível uma explicação bem mundana para o giro do deus dos mortos.

Quem dá uma explicação plausível para o fenômeno é o Físico e Professor Brian Cox.

“As vibrações causadas pelos passos dos visitantes que passam faz a estatueta se mover em sua prateleira de vidro.”

Brian acha que é um belo caso de “fricção diferencial “, onde duas superfícies, a pedra da estatueta de vidro e prateleira em que está, causam uma vibração sutil que faz virar a estatueta. Mas um elemento estranho é que a estátua sempre esteve ali e o giro só começou recentemente.

Price ainda crê em uma ação misteriosa e desconhecida, e lança a pergunta no ar:

“E por que ele iria uma girar em um círculo perfeito? Seria ótimo se alguém pudesse resolver o mistério.”

Pessoalmente, desconfio que o sujeito do museu SABE que a estátua só se move durante o dia porque pessoas passam ali. Se o museu tem o piso de madeira, ele pode com o tempo se soltar e empenar, e a passagem das pessoas produz a vibração que desencadeou o movimento da estátua. Se essa estátua não tem a base completamente nivelada, tendo um ponto central mais alto, ele operará como um “peão”, fazendo a estátua girar para a posição de conforto, graças ao peso. Se a prateleira estiver muito sutilmente inclinada, isso é o que tenderia a acontecer naturalmente. Mas sabe como é… Dizer isso não faz aumentar a venda de ingressos no museu onde ele trabalha, né?

fonte

Related Post

22 comentários em “Bizarro: Estátua do Deus da Morte egípcio gira em seu próprio eixo dentro do museu. Será um mau presságio?”

  1. Parece golpe publicitário, temos uma estátua na frente tapando um ponto crucial onde poderia alguém estar manipulando a estátua, parece mais jogada de marketing para atrair visitantes..

  2. Acho que é o caso de simples trepidação. Notem que a noite, quando não há visitação no museu (e, consequentemente, não há trepidação do solo provocado pelos passos) a estátua não se vira…

  3. Algum ruido, de um motor, aparelho musical por exemplo, mesmo que um pouco ao longe poderia provocar essas vibrações. Étambem uma resposta à pergunta de que se a estátua sempre esteve ali, porque só agora começou a se mover? Provavelmente algum motor ou alguma lanchonete musical também só agora começou a operar em algum lugar das proximidades.
    Frente a minha casa passa carro com o som ligado bem alto e as coisas tudo treme e vibra, os armários , as janelas, etec.

    • Não porque o peso dela não esta distribuído igualmente. Qualquer miligrama fora do eixo faria a estátua apontar numa direção específica, puxada pela gravidade. Imagina um peão com um pesinho num lado. Ele até gira, mas terminada a força centrífuga, ele vai girar e tender para o lado do pesinho para baixo.

  4. Acabei de saber de um site que é a cara desse “causo”… E lembra muito o teor dos seus contos, Philipe. Acho que vc já conhece, mas tô meio viciado no negócio. O nome é SCP Foundation.

  5. Então, se não se trata de uma campanha publicitária, nao dá pra pensar em trepidacao…pq só ela giraria? Moro no México onde temos váaarios mini terremotos todos os dias e no museu de antropologia nenhuma estatua se move!kkk….
    muito interessante…eu gosto de pensar que as coisas podem realmente acontecer, Teríamos que descartar vários fatores e seria legal continuar investigando! o Vídeo aqui no site já saiu do ar mas encontrei outro no Youtube!

  6. rapaz, esse lance de trepidacao eu sei nao viu… se fosse mesmo, a estatua ficaria rodopiando sobre o proprio eixo de forma indefinida, ja que publico em um museu, desde q seja aberto diariamente, vai ser constante.. e como ela se vira em determinada posicao? é escrotooooooo.. kkkkkkkkkkkkkkk

  7. Não sei se alguém já especulou sobre o assunto, mas na minha cabeça louca, penso que estas estátuas talvez tenham sido dadas como presente pelos "Deuses" afim de avisar quando estivessem próximos. Penso que uma civilização avançada que manipula muito bem campos magnéticos, poderiam criar objetos que respondessem ao padrão magnético da aproximação de um paneta, e viajando ainda mais na maionese, penso que pode ser um sinal da aproximação do tal Planeta – X, que é citado por Zecharia Sitchin.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares