• W

    Muito bem feito D:

  • André Mendes

    Os uruguaios estão de parabéns! Eles não ficam devendo nada as produções americanas como Guerra dos mundos e outras!

  • daniel

    melhor do que nos em :B

  • wander gustavo

    Philipe, que coisa heim exepcional esses efeitos, mas isso se deve a muito estudo,dedicação e tentativas.Fiquei fã desses “hermanos”.Mas tambem sei que vc deve mandar bem…vc podia nos presentear com um curta comtendo uma das estorias aqui do gump.. que tu achas?
    abraços e eu sou fã do “nosso” mundo gump. :*(

    • O problema é que isso leva muito tempo, eu teria que ter muito tempo livre para fazer algo assim, além de uma equipe. Qualquer dia desses eu conto a história de um curta metragem nacional de fantasia que acabou dando origem a este blog aqui. Uma história legal, embora meio triste.

  • O Mauro

    Muito mais complexo do q muito filmes da écada passada???
    Vcpodia ter dito muito mais tecnologia do q qualquer coisa profissionalmente produzida no Brasil .
    Isso mostra o qto querer é poder…
    Gostei da ideia se um dia vc tiver tempo bem q poderia produzir uns 5 min p/ nós babarmos né

    • Quem me dera ter esses poderes, hehehe.

  • W

    Porque você não lança um concurso?
    ou algo do gênero?
    em que os usuarios do blog possam desenvolver curtas metragens com suas estorias preferidas do site? Seria legal hehe

    • William, certa vez eu participava de uma lista de discussão de caras que só mexiam no 3d. Aí surgiu a idéia de um curta animado da galera da lista, já que lá só tinha gente que fazia isso. Sabe o que aconteceu? O projeto naufragou porque ninguém teve interesse. Eu temo em lançar um concurso assim e acabar no vácuo, ainda mais que aqui o blog não pega só os caras que fazem isso, o que aumenta a dificuldade.

      • W

        Entendo… você tem razão mas ainda seria legal ver um video amador feitos pelos usuarios das historias, mesmo que não tenha nada em 3D e seja algo simples Hehe
        De qualquer modo , otimos posts o/
        continue assim rapaz , tenho acessado o blog diariamente desde aquele primeiro comentario e não me arrependo :happy:

  • William

    Cara mto fera!!! mto legal cara!!! fico mto bom tpw… se eles tivessem trabalhado + na sombra do robo iriam dizer que era de verdade!

  • Fran

    Realmente fantástico o vídeo!

  • Gerard 32

    mto bom Phill belo post ,,mto bem feito ,,parabens a eles…. nem sei se fazemos coisas do tipo..mas noolhar dum leigo…..poderiam achar q iso é feito em US !
    eu nao imaginaria q é feito no Uruguay …
    mas pélo q tenho lido de vc durante o ano Phill… vc tbem sabe fazer algo parecido nao?
    e o MagLev?
    adorei o post dos temas do Super MArio em varios instrumentos… voltei no finalzinho da decada de 80 e começo da 90 !!
    vlw

    • Eu sei o que deve ser feito para sair algo assim, mas daí a fazer, são outros 500. Nem sempre sabendo a receita de uma comida faz ela sair boa, saca?
      Quanto ao maglev, está indo bem. A Faperj tem atrazado o repasse do financiamento, como já imaginávamos que aconteceria (pagamento de deputado e senador não atrasa, mas P&D sempre atrasa) mas estamos nos virando, pegando grana emprestada e tal, para não parar. Nossa meta é testar o funcionamento em março, mas o cronograma certo vai até dezembro de 2010.

  • Sensacional. Só não consigo imaginar por que os invasores começariam a dominar o mundo pelo Uruguai. =)

    • Simples, porque o alien não tem noção da distribuição política do nosso mundo. Pra eles Uruguai, África do Sul, Sumatra ou Polo norte, é tudo a mesma coisa: Planeta Terra.

  • Hmmm nada mal, só poderiam ter melhorado as explosões em algumas partes.

    Fazer é fácil, difícil é coordenar a equipe. Sempre tem alguém que não faz o que é pedido, como solucionar isso? tirar esses caras da equipe para não ter que se incomodar mais com coisa atrasada. Pode parecer meio rude, mas infelizmente não tem outro jeito…

    • Isso é foda mesmo.
      O lance pior é quando o diretor não está seguro o suficiente de que caminho tomar. Aí o bicho pega feio e pode destruir o projeto.
      Uma forma de solucionar isso (em digital) é conversar com o cara que quer fazer a cena “do jeito dele” e deixar rolar. O diretor pode pedir pro cara fazer dos dois jeitos e dizer que vai comparar depois e decidir. Então na montagem ele resolve o que vai ficar e o que vai sair, sem stress, sem brigas nem climão na equipe. O diretor tem sempre que deixar claro que ele quem manda. Mas ser obtuso tb acho que não é legal. Muitas vezes ótimas idéias surgem da espontaneidade do grupo. Sacadas interessantes de planos podem ser sugeridas até pelo faxineiro.
      Vai do estilo do diretor. Tem os que querem tudo do jeito deles. E tem os que orientam o basico e deixam o ator livre para fazer o serviço.
      Agora nego que não entrega o combinado no prazo, aí puta que pariu… É foda mesmo.
      Vai do compromisso das pessoas. Nem todo mundo se motiva facil e este é um dos maiores desafios que tem. Motivar.

      • Também tem o problema do dinheiro, dinheiro é um grande incentivo e também digamos assim… uma desculpa, sim pois o diretor/game designer(sim os fazedores de jogos também tem esse tipo de problema) pode dizer o seguinte: “Eu te paguei quero que tu faça isso para mim no prazo ou então te tiro da equipe”.

        Mas e se não tem dinheiro o suficiente? Começar por baixo é uma ótima ideia, e então a mesma equipe ir fazendo coisas mais complexas. E suco de maracujá também resolve pois organizar equipe é bem complicado.

        Eu tinha(tenho na verdade mas tá parado) um projeto de jogo e tinha uma equipe mas ninguém se interessava, então decidi manter apenas aqueles que se interessavam, de 12/13 desceu para 3(incluindo eu) e eu paralisei para que eu aprende-se mais sobre programação, modelagem, desenho, documentação e etc… para que quando retorna-se com o projeto não acontecer o mesmo problema.