27 Comentários

  1. Cacinho

    Cara são pessoas assim como esse cara.. que nos fazem pensar.. SERÁ QUE EU DESENHO?
    kkk
    phodásticos

    Responder
    1. Philipe3d

      Caras assim me fazem pensar: “desgramado!” Em termos de artes eu me sinto como um cara no térreo olhando para o bacana milionário fazendo festa na cobertura.

      Responder
  2. Hugo

    Philipe, seria muito complicado habilitar as fotos para aparecerem no feed RSS?? talvez só habilitar o domínio do google reader, para o pessoal não ficar fazendo hotlinking delas…

    Responder
    1. Philipe3d

      OI Hugo. Cara, esta pergunta é bem difícil de responder. Até agora eu achava que elas apareciam normal. Veja:
      http://feeds.feedburner.com/MundoGump
      A ampla maiorioa delas não esta no meu server, por isso não creio que seja um bloqueio ao hotlinking.

      Responder
  3. Poer Dhenri Drummond

    Quanto tempo em média ele demora pra fazer essas pinturas??
    São fantásticas, sem comentários.

    Responder
    1. Philipe3d

      Pela quantidade de tons que o sujeito usa, eu acho que leva muitas horas.

      Responder

  4. Philipe, a maioria das fotos não está aparecendo devidamente via RSS. Tentei identificar alguma diferença óbvia entre as que aparecem e as que não, mas não consegui encontrar nada. :-p

    Responder
    1. Philipe3d

      As que não aparecem estão hospedadas no photobucket. Isso irá mudar em breve.

      Responder
  5. Heitor Leal Farnese

    Muito bom! Sublime. As pinturas dele não têm cara de foto. Ele conseguiu ser super-realista sem descaracterizar a arte.

    Responder
  6. Ibraim Roberson

    Pra mim é só um monte de fotos copiadas, independente da técnica que ele usou é só mão de obra, nada que um macaco treinado não soubesse fazer.

    Responder
    1. Paulo

      Beleza, chupa bolas, e você é um macaco treinado para comentar besteiras, certo?!

      Responder
      1. Philipe3d

        PAulo pega leve com o cara. Se virar flame terei que moderar o post.

        Responder
    2. Philipe3d

      Imagino a grande habilidade desse treinador de macacos que vc conhece, para ensinar um símio a fazer isso.
      Cara, você tem direito a sua opinião, mas eu vejo um grande talento no trabalho deste cara. Não acho que seja mão de obra, muito pelo contrário. Saber escolher as cores, estudar como obter a transparência. Sobretudo porque não existe tinta branca na aquarela, você só pode lidar com o branco do papel, e as cores vão sendo adicionadas em camadas de transparência. Quem já tentou sabe o quanto é foda. Escolher quando detalhar mais e quando usar aguadas. O cara é mestre.
      Quando você desqualifica o trabalho dele, nas suas palavras “independente da técnica” dizendo que ele usa fotografias, está justamente usando a técnica para desqualificar a habilidade dele. Desde quando o uso de fotografias na arte é errado? Ou crime? Ou cheating? Os pintores do renascimento inventaram a técnica da câmara escura que nada mais é que a fotografia rudimentar.
      Eu não vi no site dele o sujeito dizer que usa fotos, mas devido ao realismo, é bem provável. No entanto, se ele mesmo obtém as fotos, isso o torna mais que um grande pintor, um excelente fotógrafo também. No meu ponto de vista não é apenas técnica ou mão-de-obra. É isso também, mas há paciência, investimento, há um olhar, há uma relação emocional na construção do assunto.

      Responder
      1. Ibraim Roberson

        O que eu quero dizer, Philipe, é que: vamos supor que eu tire uma foto ótima, mas ao invés de mostrar a foto para as pessoas, eu pinto A MESMA coisa que se teria com uma foto, entende?

        Por isso não bejo tanto valor na pintura dele, lógico que eu adoraria ter a técnica que ele tem, porém acho que repetir algo que já foi feito é mais valorizado pela mão de obra do que pela criatividade em si.

        Responder
        1. Philipe3d

          Cara isso se baseia apenas na suposição que é este o jeito do cara trabalhar. Mas e se não for? E se ele usa referências fotográficas mesmo, mas de modo diferente? Uma foto de uma praia, o rosto de uma mulher, uma paleta cromática que ele achou legal… E mistura isso tudo gerando uma imagem do zero? Existem muitas maneiras de se trabalhar com fotos.

          Responder
          1. Ibraim Roberson

            Independente do processo. Eu não me importo muito com o que não seja o resultado. E o resultado que esse cara faz, pelo menos para mim, tem pouca ‘profundidade’, entende? Claro que eu penso de um jeito e outra pessoa de outro. O que quero dizer é que não vejo muito de emoção e criatividade nesses trabalhos. Valorizo a mão de obra, ele com certeza é um cara que sabe usar os instrumentos. Mas na minha opinião ele é mais mão do que cabeça na hora de fazer esses quadros.

          2. koga

            Fotografia é a arte de desenhar com a luz.

            No entanto, a crítica que coloco ao Steve Hanks não é por sua habilidade e controle que ele tem sobre a técnica, mas o charme da aquarela não é fazer pinturas realísticas (se quiser perfeição, usa-se uma foto) e sim dar sugestividade na obra. O mais legal da aquarela são as manchas soltas que a própria água executa livremente, e quem conseguir controlar isso realmente é fera. Exemplos de artistas consagrados da aquarela: Winslon Homer, John Singer Sargent, Andrew Whyeth.

            E se quiser ver os mestres dos mestres da aquarela, procure os pintores chineses, aonde numa única pincelada se define volume, sombra, luz e textura numa única pincelada.

            Obs1: Não estou falando de estilo, estou falando de técnica.

            Obs2: Usar fotografia para pinturas não é cópia e sim referência.

    3. Ão

      Concordo com você em gênero número e grau pra esses “artistas” que copiam fotos, mas parece que não é o caso aqui, o cara é pintor de verdade, faz isso no máximo olhando a cena, nada de ficar imitando a foto “pixel a pixel” como faz muito 171, parece que ele simplemente usa a simples técnica de aquarela, o que é realmente impressioante. nunca vi nada igual.

      Responder
    4. Guillermo Rivera

      Sim, sacrifica anos de aprendizado. Quando era momento de ir alem da técnica e focar na linguagem pessoal somada a técnica prefere se acomodar e fazer trabalhos erotizados. Trágico.

      Responder
  7. Andresenhos

    os grandes mestres do passado tb usavam modelos! ou vc acha q o davi de michelangelo foi criado da imaginação dele????

    Responder
    1. Ibraim Roberson

      Cara, entendo você! Não quero comparar um artista com outro, o que quero comparar é o tipo de arte.

      Responder

  8. trabalho com aquarela a qse 10 anos e me achava fodona…ainda bem que existem injeções de humildade como essas heuheuheuhe excelente trabalho do cara…sem palavras…só quem já passou pelo odio fulminante de trabalhar dias numa peça em aquarela e um nanolitro a mais de agua no pincel fazer tudo virar uma bosta uahhauahha sabe do que eu to falando!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.