A árvore venenosa

Você sabia que existem plantas venenosas. Todo mundo sabe isso. Mas que tal uma árvore INTEIRA venenosa?

A Manchineel (ou Mancinela) é a árvore mais perigosa do mundo. Ela é completamente venenosa da raiz aos frutos, folhas, seiva e até a casca do tronco!

Ela nasce na Florida, no Caribe e nas Bahamas. A árvore é tão perigosa que nos EUA ela é marcada com uma faixa vermelha de alerta para prevenir desavisados.

Esta árvore é tão venenosa que as recomendações são que você não chegue nem perto! As frutas dela parecem com pequenas maçãs. Comer um é dar entrada garantida no CTI! A fruta é conhecida com o apelido que ganhou de ninguém menos que Cristóvão Colombo: “maçãzinha da morte” – por que será, né?

A fruta é a parte mais venenosa de toda a árvore.

manchineel-tree2-550x412

A seiva da Manchineel também é venenosa e cáustica. Apenas uma ridícula gota da seiva da árvore pode causar queimaduras severas, bolhas, dermatite e destruição de tecido. Isso é algo que acontece com muitos viajantes desavisados, que sem saber dos riscos, escondem-se da chuva sobre a árvore venenosa.

Para piorar a árvore solta uma resina nas folhas que ao ser molhada, cai na pele e causa queimaduras.

O tronco dela também é venenoso. Queimar esta madeira libera fumaça toxica que pode causar cegueira permanente ou temporária. COnsiderando todas suas “defesas” a Manchineel conseguiu o lugar no Guiness Book como a árvore mais perigosa da face da Terra.

manchineel-tree3-550x412

Diz a lenda que a morte mais infame atribuída a esta árvore do diabo foi do conquistador espanhol Juan Ponce de Leon. O conquistador estava de volta à Flórida em 1521, em busca de ouro. Logicamente, os nativos locais não estavam dispostos a ver um espanhol se proclamando o dono de suas terras. Assim, num conflito, uma flecha embebida na seiva da planta atingiu sua perna. Isso o levou à morte por envenenamento.

A árvore Manchineel tem sua folhagem verde permanentemente, as suas folhas são ovais e a árvore pode atingir até  16 metros. A planta geralmente conduz os desavisados à armadilha, pois os frutos são bonitos atrativos e cheirosos. Pra piorar o bagulho é bem gostoso até a hora em que a boca começa a queimar horrivelmente e sua glote fecha. Felizmente, os casos de acidente com ela são raros, muito em função das placas e faixas avisando dos riscos.

manchineel-tree-550x412

 

fonte fonte

 

Related Post

13 comentários em “A árvore venenosa”

  1. Tem umas arvores dessas no bosque do Museu Imperial de Petrópolis. E bem perto dela te uma pracinha onde todo dia está lotada de crianças, felizmente nunca soube de algum acidente com elas, em contato com a arvore ou seus frutos.

  2. Existem muitas plantas e árvores tóxicas com maior ou menor grau de toxidade, mas eu acho que a mais curiosa é o Neem, aquela árvore indiana que é um inseticida natural, só mata insetos e invertebrados, sendo inofensiva para humanos e animais de sangue quente.

  3. Nos distanciamos cada vez mais da vida simples e natural. Se um dia acontecesse o tal “apocalipse zumbi” (tá na moda, atualmente) o maior inimigo dos seres humanos seria sua falta de capacidade em se readaptar à vida como ela era no começo. Morreríamos pela ignorância e pelo comodismo, antes de qualquer coisa.
    – Como um bom exemplo cito nossa extrema dependência da energia elétrica: tente viver por algum tempo sem ela e seus derivados diretos e indiretos e seria uma boa hora para repensarmos nossas prioridades…

  4. Putz… Que árvore do diabo! Minha família sempre teve várias plantas e árvores em casa. Muitas são venenosas como a “Dieffenbachia seguine” mais conhecida com “comigo ninguém pode”. Se alguém comer um pedaço da planta, pode ter asfixia ou até levar a morte. Mas somente se comer mesmo (no casa de crianças pequenas). Ou se você for burro mesmo. hehehe

  5. Falando em plantas venenosas, não podemos esquecer de duas, pelo monos, e por experiência própria. (já masquei folhas delas e quase tive um troço. Uma é chamada por alguns de “banana do brejo” e é muito usada em decorações de jardins, principalmente nos shoppings, a fruta é parecisa com uja espiga de lhilho mas é doce e não faz mal, ja comi. Mas a folha e altamente toxica e causa um tremendo mal estar na garganta e pode ocasionar até uma obstrução severa. outra é o “cedro’. esse mesmo usado para decoração de natal, para “pinheirinhos’, smastigar suas folhas pode ser fatal. A “banana do brajo’ tem as folhas enormes e recortadas como uma mão cheia de dedos gigante e produz raizes aéreas muito compridas principalmente se ela se reproduz no alto de alguma arvore, muito comum também nas florestas brasileiras.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares