Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)

Depois da tragédia com o vôo da TAM ocorrido no aeroporto de Congonhas, SP, muito se especulou, muito se falou, colocaram a culpa no grooving, na chuva, no piloto, no avião, na infraero, na ANAC, na TAM, no ministro da defesa, e até no Oscar Maroni e seu galinheiro de luxo(o único que realmente se ferrou nessa história além das vítimas diretas e seus parentes)
Teve culpa e desculpa para tudo que é lado. Até agora não há consenso no que deverá ser feito. Pensando sobre o problema dos aeroportos sinistros como o de congonhas, onde há uma avenida no fim da pista e no do Rio onde há uma RUA (WTF!) bem na cabeceira da pista – inclusive, outro dia um taxi ia passando e o avião ligou a turbina, lançado o veículo dentro da Baía – o mundo Gump vai apresentar alguns aeroportos “que ninguém merece”.

1- PISTA OU RAMPA? %name Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)
Não sei porque a pista tem que ser reta. A prova de que não precisa está aqui.
Se o avião chegar rápido ao invés dele parar, ele decola (de cara pra montanha). Por mais bizarro que isso possa parecer, este aeroporto existe e está em funcionamento em Courchevel, na França.

2- Você acha que congonhas é lotado? %name Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)
Pense novamente depois de ver isso. Todos sabemos que a lógica é simples. Muitos passageiros = muitos vôos = aumento na margem de erros humanos e mecânicos = risco de desastre maior.
O aeroporto de Atlanta nos EUA recebeu nada menos que 84 milhões, 846 mil 639 passageiros em 2006. Aqui estão as estatísticas.

3 – A pista é muito curta em Congonhas? Então olha só pra essa!%name Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)
Este é o aeroporto de Saba. Fica numa ilha do Caribe. Trata-se de uma insana pista de 400 metros apenas. Não há margem de erro. Qualquer vacilinho, por mais ridículo que seja, significa um mergulho no oceano ou umas belas cambalhotas nas rochas. Este aeroporto é famoso por ser um dos mais perigosos do planeta. Por esta rrazão, os aviões precisam de uma autorização especial de pouso ali.

4- O fator preço%name Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)
Todo aeroporto vem servido de uma taxa própria de desembarque. Em geral esta taxa serve para cobrir as despesas operacionais ( no Brasil, a terra da esculhambação, algumas dessas taxas são contingenciadas pelo governo para fazer superavit). A mais cara taxa de embarque/desembarque é a do aeroporto Pearson, em Toronto, no Canadá. Para descer com um 747 lá o preço é 10.986 dólares!

5- Quando o PILOTO faz juz ao próprio título.%name Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)
Não dá pra ser só comandante não. Pra pousar no aeroporto de Lin Zhi no Tibet, o cara tem que ser PILOTO, grifado em caixa alta e negrito. ( se pudesse, piscante)
Tudo isso porque a aproximação de descida é simplesmente INSANIDADE.
O avião tem que despencar para uma pista há 2947 metros, encravada no vale de um rio, que é atingido por rajadas absurdas de vento encanado por uma série de montanhas que ladeiam o vale, formando um corredor com paredes de seis mil metros de altura. Na maioria dos dias o tempo é péssimo e com nuvens tão densas que todos os pousos tem que ser feitos via instrumentos, até no verão.

6- O aeroporto mais caro %name Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)
O aeroporto mais caro já construído é o de Hong Kong, que custou vinte bilhões de dólares. ( afinal é uma ilha artificial) Este é o mais caro construído. Mas se projeto em andamento valer, aí o mais caro é uma coisa incomparavelmente gigante chamada até de “aerotrópolis”. %name Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)Nem precisa comentar que isso fica em DUBAI. O país dos exageros. Com centenas de detalhes de ouro puro, a coisa vai consumir nada menos que 82 bilhões de dólares! E é tão grande que levará 11 anos para ser feito. Olha só um pedaço da maquete. ( os pontinhos brancos são aviões 747!)
%name Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)

7- O mais bonito%name Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)%name Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)
O aeroporto mais bonito que existe é este aqui. O de Suvarnabhumi, em Bangkok, na Tailândia. Uma beleza. Já o mais arrojado visualmente é o de Incheon, aqui em baixo.%name Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)

8- O “mais maior de grande”%name Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)
Gigante, incomensurável, pós apocalíptico. Nenhum superlativo é páreo para a área construída desta coisa. São 780 km quadrados! Se bobear, tem até estado que cabe ali dentro!Chamado de aeroporto Monstro ( um nome apropriado) este aeroporto é maior que Singapura! Trata-se do King Fahd Airport, na Arabia Saudita. Este aeroporto tem até um terminal exclusivo e restrito para a realeza. Este aeroporto é gigante, mas circulam poucos passageiros. Por ele passam 2.782.000 passageiros por ano apenas. ( compare com o volume de passageiros do aeroporto de Atlanta, que deve caber inteiro dentro de um dos terminais desse aí.)

9- O aeroporto com a pista mais insanamente posicionada
Trata-se do Princess Juliana International Airport, cuja pista de pouso e decolagem fica numa praia. Isso mesmo, numa praia com barraquinhas e banhistas. O legal é a plaquinha que tem ali na areia:
%name Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)
Isso faz com que muitas pessoas corram pela praia quando vem um avião pousando. O calor das turbinas e o vento gerado faz uma minitempestade de areia que simplesmente gera queimaduras de graus variados nos banhistas a cada decolagem e pouso. O you tube tá cheio de videos desses pousos.

Fonte: Deputydog

Comments

comments

14 comentários em “Aeroportos escalafobéticos ( bizarrões mesmo)”

  1. Corrija um erro: a 1ª pista fica em Lukla, no Tibet, e não na França. Um site cometeu este erro, e isso se espalhou. Esta pista é considerada a porta de entrada para os alpinistas que irão escalar o Everest. Ela fica no pé da Cordilheira do Himalaia.
    Um abraço

  2. Parece que tudo que se tem de mais caro sendo construído vem de Dubai.. todo mês aparece alguma coisa diferente. Uma vez eu vi um projeto de um hotel, que no meio das duas torres tinha uma imensa roda gigante O.O

    • fome: eu ja fui pra Dubai, em Dubai NINGUÉM PASSA FOME, e é uma cidade turística onde 80% são estrangeiros, e isto é o que gera renda da cidade, sera que são idiotas ou não se pesquisou sobre o assunto antes de comentar?

  3. Eu gostaria de tirar uma dúvida. Vocês sabem onde fica aquele aeroporto que passa uma avenida cruzando sua pista. Quando uma aeronave está trafegando, baixa uma cancela, para que a aeronave passe e depois o trânsito é liberado? =D

  4. É amigo. Eu trabalho em aeroporto (infraero) e sei que brasileiro reclama de barriga cheia mesmo, quanto à segurança em aeroportos. Mas em termos de investimentos, nós seremos sempre atrasados. Brasil, um país de alguns poucos, a terra da roubalheira!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.