A maluca teoria da Terra plana

Eu estava aqui revisando pela última vez meu livro do zumbi que este ano sai pela editora Avec, quando apareceu uma pessoa desconhecida no chat perguntando se eu era o editor do Mundo Gump. Como sempre faço, (sempre) paro tudo que estou fazendo e vou pacientemente atender ao leitor.
Eis que para meu espanto, a leitora gostaria que eu divulgasse uma incrível conspiração:

A TERRA É PLANA!

Seguiu-se um diálogo tão insano quanto improvável, de modo que não posso me furtar a fazer o print dessa porra sob o risco de alguns pensarem que é mais um conto meu, já que ninguém pode ser tão néscio assim. Acredite, é tudo real e eu ia perguntar se ela me deixava publicar o diálogo, mas a pessoa me bloqueou. Veja se eu não mereço receber adicional de insalubridade.

A maluca teoria da Terra plana

A maluca teoria da Terra plana

A maluca teoria da Terra plana

A maluca teoria da Terra plana

 

Então é isso. A terra é plana. Apenas saiba. E a prova, é este DESENHO. Depois disso não pude falar nada, porque ela me bloqueou. Muito provavelmente com medo de que eu destruísse um a um seus argumentos decorados dos sites obscurantistas.

Há grupos de terra plana no facebook onde basta uma só palavra contra o “senso comum” que está num padrão abaixo da idade média para ser expulso. Eles expulsam dezenas de pessoas diariamente. Não há argumentos, apenas gritos. Funciona como nossa querida leitora  diz. “Apenas saiba”. Quem não sabe, vaza, porque o clubinho é para quem já chega acreditando.

Olha, vou confessar uma coisa: É bem difícil escrever rindo tanto.

Essas pessoas, em pleno ano de 2016 ainda acreditam que a Terra é um plano à deriva no espaço, talvez apoiada sobre elefantes que estão sobre uma tartaruga gigante que nada no vácuo. Seria somente cômico se isso não fosse gravemente trágico. É uma constatação assustadora que cada vez mais pessoas usem a tecnologia não para se instruir, mas para se agrilhar na ignorância, como dinossauros afundando em silêncio num poço de piche. Há alguns que acreditam que do lado de “fora” da hemisférica barreira de ar que está (não me pergunte como) agarrada na terra plana, há infinitos volumes de água de modo que…

ojumento

Igual a este exemplo máximo de evolução humana, existem milhares de pessoas que realmente crêem que estamos habitando um disco no espaço… E que a Gravidade não existe! 

É no minimo assustador que essas pessoas se encastelem, impedindo que qualquer um que não seja um crédulo naquelas alegações se manifestem ao contrário. As alegações dos caras são baseadas com fundamento na Bíblia, e em puro achismo e interpretações de ilusões de ótica e na fantasia de uma gigantesca conspiração que usa a mais alta tecnologia cinematográfica para iludir as pessoas (como numa Matrix).

É no mínimo curioso que essas pessoas instruídas o suficiente para buscar informações que validem ou inviabilizem essas hipóteses acreditem de cara no negócio que vira praticamente um dogma. Note que a ideia da terra plana não era corrente NEM NA IDADE MÉDIA! Na Idade Média não era consenso que a terra era plana. Podemos notar isso pelos escritos de Santo Agostinho.  Essa ideia de que eram tão burros na idade media é uma famosa crendice popular sem amparo histórico.  A ideia da Terra ser plana era um conceito de antes de 6 AC, ou seja, dos filósofos Pré-Socráticos. Veja a porra do GAP intelectual que representa gente pensando isso ainda hoje, nos tempos de clonagem, terapias genômicas e dos colisores de partículas!!!

Parte da grande diversão dessa disputa de “verdades” como podemos ver nesse sensacional diálogo com minha leitora de nome estranho, é que muito disso se edifica sobre o Gênesis da Bíblia. Mas por que a Bíblia diria que a terra era plana?

O mais provável é que o livro de Gênesis foi redigido sob quatro fontes, ou 4 estilos literários distintos:

  • Javista
  • Elohinista
  • Deuteronomista
  •  Sacerdotal

Cada um estilo desses vai contando a mesma história básica, porém, unidas por vários editores diferentes e com ideologias também diferentes. Assim, é previsível que alguns estudiosos modernos  consigam localizar historicamente a elaboração do livro do Gênesis como tendo sido compilado nos séculos 6 e 5 a.c. (Van Seters, 1998 & Davies 1998).

Essa concepção de uma Terra plana coberta por uma abóboda tem expressão conhecida na mitologia da Mesopotâmia. Em seu conto cosmogônico, o universo emerge quando Nammu, (um abismo sem forma), enrolou-se sobre si em ato de auto-criação, gerando An, o Deus do céu que forma uma cúpula sobre Antu (Ki) que é a deusa da Terra e Zuri, Deus do equilibro entre as dimensões. Em alguns pontos essa cúpula, ou abóboda é vista como algo físico e feito de algum tipo de metal mágico.

Nammu também teve um filho, chamado Enki, deus do abismo aquático (também chamado de Absu) (veja em Introducción a la Mitología Mesopotámica, 2012). Como é sabido que os contos de Adão e Eva e Noé tem uma profunda influência na mitologia suméria não é surpreendente que a concepção de Terra plana com uma abóbada tenha também provindo dessa mesma fonte.

Mas não adianta falar nada disso. A parada é na linha do “alienado!”, ou “apenas saiba!”

Se você entra num dos foruns desses caras de onde saiu essa menina, e comenta algo como:

“Como pode haver voos de São Paulo para Taiwan seguindo dois caminhos diferentes (um via Austrália e outro via África/Tailândia)?

É BAN NO ATO!  Mas se o cara durar o suficiente até o BAN, ele vai se deliciar com uma saraivada de xingos e ad hominen.

Isso é assim porque é impossível mostrar a um crédulo da Terra Plana que o nosso orbe é esférico. Mesmo que o simples e poderoso experimento do Pêndulo de Fucault tenha demonstrado isso há séculos, qualquer pessoa que tente fazer isso será visto como um defensor da ilusão, segundo o qual, nas palavras de Morpheus do filme Matrix:

morpheus

“A Matrix é um sistema, Neo. Um sistema que é nosso inimigo. Mas quando olha a sua volta, o que vê? Empresários, professores, advogados, carpinteiros. São estas as mentes que estamos tentando salvar.

Mas até que o façamos, estas pessoas continuarão fazendo parte deste sistema, o que as tornam nossas inimigas.Você tem que entender, que a maioria destas pessoas não estão prontas para serem desplugadas. E a maioria delas estão tão inerentes, tão irrevogavelmente dependentes deste sistema, que lutarão para defendê-lo”.

Apesar de tudo há muitas pessoas fazendo isso, embora a ampla maioria esteja fazendo pouco caso e escarnecendo desses nossos amiguinhos que seriam menos favorecidos na compreensão do próprio planeta.

O que é pior em tudo isso é que você fala qualquer coisa sobre a terra não ser plana (ela também não é perfeitamente esférica mesmo, ela parece mais uma batata, meio amassada) e o site enche desses caras, usando argumentos patéticos, como certos fenômenos atmosféricos causados pela refração da luz no gelo atmosférico chamado Sun dogs que pra eles são a “prova” de que há um “Domo” ao redor da Terra (plana) . Chega a doer.

 

Não me leve a mal, eu acredito SIM em conspirações. A evidência de que conspirações de todos os tipos existem é ampla e basta estudar História para ver isso ocorrendo direto (principalmente com o Tio Sam), em diversos períodos históricos, mas nem todas as coisas do mundo estão envolvidas em conspirações, meu chapa.

Se você acredita mesmo que tudo é uma enorme conspiração mundial, o problema é seu, meu camarada. Não sou eu que vou perder meu tempo tentando te convencer de que a Terra é redonda. Mas caso você esteja aqui em busca de argumentos que provem que a terra não é plana, esse video de um cientista de verdade, que  talvez ajude.

Related Post

66 comentários em “A maluca teoria da Terra plana”

  1. Hahaha!!! Ao ler esta matéria fique indecisa entre estar pasma, ter dó da criatura e rir muito. Como assim, foi sério isso? A melhor parte são os argumentos dela… Ou melhor, a falta deles… Inacreditável!!!
    Engraçado que nesta semana mesmo vi um vídeo rolando no Facebook, em que o Neil deGrasse Tyson manda a real para o rapper B.o.B. (who?), que acredita e defende (???) esta teoria doida. Achei um link que tem o vídeo, caso vc ainda não o tenha visto: .
    Abraço!

  2. Mas que interessante, “nublar” a fotinho, depois do texto postado, foi um lapso Philipe? Em todo caso meus parabéns, vc realmente deveria ganhar um extra por essas maluquices, mt bom, o pior é que fora a da terra plana ainda há uma sorte de conspirações do msm nível em que um pessoal bota fé, mas acho que o problema n é acreditar e sim ficar negando as provas que estão aí na cara, será esse um aspecto ruim da proliferação de informação que adveio da internet? Cada vez mais vejo pessoas absorvendo informação “irreal” sem nem se questionar e o pior refutando informação “real” pelo suposto que seja conspiratória, no mais, espero que seja só uma zueira dela pra conseguir que vc fizesse um post..

    • Nivea me obrigou a dar o blur. Ela é a ombundsman do blog, hahahaha. Nivea é aquela pessoa que tem a função de dizer “isso vai dar merda”. è graças a ela que sou um dos únicos blogueiros que nesses onze anos de vida não levou nenhum processinho. A própria garota depois voltou e disse que não tinha problema identificar ela, mas sou bom marido e obedeço à patroa.

    • È o que eu digo. Eles tem o direito sagrado de acreditar no que mais lhes aprouver. O foda é eu quieto e vem ela querendo me dizer que a terra é plana. Se eu não concordo sou EU o alienado!

  3. Caraca!
    KKKKKKKKKKKKKK

    Caramba, Philipe, que doidura!

    Tirando a obvia risada, eu vejo um recrudescimento dese tipo de mentalidade torpe na sociedade brasileira. Esse fundamentalismo babaca é incrível. Eu sou presbiteriano e convivo com pessoas que acreditam realmente que Noé viveu 950 anos e fez uma arca que encheu com todos os animais do planeta! É mole?
    Isso também mostra a que ponto nossa educação básica chegou.
    Abraços brother!
    Ah, lembrei: já está CUrado? kkkkkk

  4. Eu fiquei entre o choro e o riso histérico na primeira vez que vi uma página no facebook pregando sobre a Terra plana.

    E isso não é só no Brasil. Nos EUA tem um rapper (dentre outros malucos) que anda pregando a mesma coisa;

    https://youtu.be/XHBZkek8OSU

  5. Apesar das discussões exaltadas, esse é um tema bastante interessante. Eu não acredito que a terra seja plana, só pra constar kkkk. Recomendo a leitura do livro: Inventando a Terra Plana de Jeffrey Burton Russel que é historiador e
    pesquisador da Universidade da Califórnia. Ele trata do tema com a seriedade de um pesquisador, esclarecendo tanto a origem quanto os motivos de ao longo dos anos vários grupos de pessoas haverem insistido nessa ideia.
    Partindo para a parte mais estapafúrdia e bem humorada do assunto, segue aí um vídeo do Projeto Portal (Aquele mesmo, do E. T. Bilu) no qual o próprio alienígena faz afirmações a respeito do formato da terra. Vale muito a pena kkkkkkk
    https://www.youtube.com/watch?v=Wy26JGKzFb0

  6. Ambos estão errados. A terra é mesmo meio arredondada, só que vivemos do lado de dentro dela! As estrelas são as luzes das cidades do lado oposto…. Pra chegar ao espaço exterior precisaríamos perfurar Quilômetros de rocha, mas se perfurarmos haverá uma enorme descompressão que aniquilaria a vida na Terra.

  7. Pois é Philipe, quando vejo casos como este, o sentimento que predomina em mim é um medo profundo, um quase pânico. Por que é como você falou, em pleno 2016 ainda existem pessoas com este tipo de mentalidade, que acreditam em algo absolutamente estúpido e falso. E estas pessoas estão circulando por aí, eventualmente até exercendo atividades que exijam maior responsabilidade, dirigindo veículos pesados, fazendo cirurgias, controlando tráfego aéreo, trabalhando na cozinha de restaurantes, com porte de arma ou com acesso à bancos de dados restritos. Se há pessoas que acreditam em algo assim, em uma ideia que é tão facilmente demonstrada como sendo falsa, já imaginou quantas e quantas outras pessoas há por aí, defendendo coisas igualmente falsas, porém não tão simples de se comprovar? Pessoas com este nível de ignorância são capazes de qualquer coisa… é assustador.

    • Pois é, é o caso de como era antigamente, quem afirmava que a Terra era um globo e rodeava o Sol era herege e condenado pela igreja, hoje vemos uma ascensão forte do fanatismo cristão, vemos isso na política, e cada vez mais adeptos com práticas violentas, a maioria dos terraplanistas se mostram agressivos e não refutam com argumentação e sensatez, e isso realmente é perigoso e preocupante.

  8. Gostei tanto da minha teoria que vou transforma-la em verdade.. esta decretado que moramos na Terra de Dentro. A gravidade só existe porque essa terra gira tão rápido que impele tudo para seu exterior, nos fazendo assim ficar com o pé no chão. O Sol é bem menor do divulgam por ai, fica ali no centro da Terra. O por e o nascer dele é só uma ilusão de ótica…

  9. Phillipe,

    Depois de quase 10 anos acompanhando o seu blog, vai ser o meu primeiro comentário rsrs.

    Primeiramente sou um grande fã do seu trabalho, da sua jornada de vida e da suas histórias loucas envolvendo Wasabia kkkkkkk

    Eu penso: Quantas matérias incríveis já li aqui no seu blog e não tive a menor vontade de quesitonar ou ir atrás de outras fontes. Eu já estava muito confortável com todo o seu trabalho jogado na minha tela, eu poderia ter sido a menina da terra plana muitas vezes 🙁

    Minha opinião é que as pessoas devem saber usar a internet, não estou falando de conhecer os links, botões e etc.. digo, saber buscar informações e comparar as fontes.

    Eu só me deixo meio que ludibriado pelo seus posts por que eu sei que você faz exatamente isso (já li um post seu de como funciona todo o seu processo de pesquisa, sobre os assuntos).

    Grande abraço!

    Dica: Cria uma promoção pra gente poder passar um fim de semana com vc (no bom sentido) seria irado trocar uma ideia ao vivo.

    • Cara, seria bem legal isso aí, hein? Eu não tinha pensado nessa possibilidade. Vou conversar com a Nivea pra ver se ela deixa, já que como todo bom marido, sou sempre obediente à esposa. Vai que quem ganha a promoção é um dos vários que já me juraram de morte, né?

  10. cara o que me deixa doente, é o fato de que pessoas desse tipo sejam predominantes no osso planeta e que boa parte dele é comandado por elas, não apenas por malucos que acham que o planeta é plano pela derivação de seu nome mas entre outros que ainda acreditam que é possivel por um casal de cada animal dentro de um barco e tudo daria certo acreditar em coisas desse tipo é acreditar em fantasias, magicas se preferir,… o problema é que essas pessoas são nossos lideres são presidentes de países ou de companhias multimilionárias com poderes a seu dispor para influenciar massas de pessoas com mente vazias do tipo que é produzidas dia apos dia, perpetuado ideias desse tipo e escravizando a forma de pesamos, e pessoas com a mente liberta é vista como loucos e simplesmente ignorada pela sociedade ao seu redor tornando nossa vida cada vez mais dificil

  11. Fico imaginando a lógica dessas pessoas, suponhamos que a Terra fosse mesmo plana por que diabos existiria uma conspiração pra dizer que ela é redonda?

  12. cara o que me deixa doente, é o fato de que pessoas desse tipo sejam predominantes no osso planeta e que boa parte dele é comandado por elas, não apenas por malucos que acham que o planeta é plano pela derivação de seu nome mas entre outros que ainda acreditam que é possivel por um casal de cada animal dentro de um barco e tudo daria certo acreditar em coisas desse tipo é acreditar em fantasias, magicas se preferir,… o problema é que essas pessoas são nossos lideres são presidentes de países ou de companhias multimilionárias com poderes a seu dispor para influenciar massas de pessoas com mente vazias do tipo que é produzidas dia apos dia, perpetuado ideias desse tipo e escravizando a forma de pesamos, e pessoas com a mente liberta é vista como loucos e simplesmente ignorada pela sociedade ao seu redor tornando nossa vida cada vez mais dificil

    • Então, devido ao mau uso de muito malandros nos comentários (fazendo propaganda irregular), eu trabalho com comentários retidos para moderação. Eu não consigo ficar o tempo todo entrando para aprovar os comentários, e faço isso em blocos. Isso acontece com TODO mundo.

    • Quando você posta o comentário, aparece escrito logo acima dele que está em moderação. Se você visitar a página em outro momento, e o comentário ainda não estiver sido aprovado, ele não vai aparecer nem pra você, nem pra ninguém. Mas, a não ser que você escreveu algo que ofendeu alguém, o Philipe vai aprovar seu comentário. 😉

  13. Houve um equívoco por parte da pessoa que afirmou ser a Bíblia a fonte a qual diz que a terra é plana. Há uma tradução, por exemplo, que trata da terra como “redonda”, e alguns usam isso para dizer que uma pizza é redonda, mas não esférica. Bem, uma bola é redonda, ainda que esférica.

    O infeliz fato é que as muitas pessoas atribuem à Bíblia a fonte de seus argumentos insanos. Não, a Bíblia não afirma que a terra é plana, isso é loucura da cabeça de ateu revoltado e de cristãos mal-informados.

  14. Cara, vc já viu aquele filme “Idiocracia”?
    Acho que aquilo não foi simplesmente um filme, mas sim uma previsão do futuro… Triste, mas acho que é verdade…

      • Apesar das piadas e da “comédia” ser fraca, o filme vale a pena pela crítica.
        Assiste que talvez até renda um post hahaha.
        Admiro sua habilidade de conseguir escrever (e muito bem) sobre qualquer assunto.

        Ele pode até entrar no post dos filmes apocalípticos.

  15. Minha gente, existem vários canais no YouTube de gente que realmente acredita nisso, chega ser preocupante!!! Não sei se posso falar nomes de canais, mas existe um canal chamado “Sem Hipocrisia”, de um doente defensor ferrenho dessa teoria ridícula.

    Alguns dos argumentos chegam a ser cômicos, pra não dizer insanos:

    1) Se a Terra é redonda, pq as águas do oceano não caem no espaço?
    2) Se um balão fica parado várias horas no mesmo ponto, e a Terra gira, como que ele permanece no mesmo lugar?
    3) Se a Terra gira tão rápido, como não sentimos a velocidade??
    4) Se a Terra realmente gira, como um avião consegue viajar no sentido contrário da rotação da Terra?? (esse eu não aguentei e tive que responder: do mesmo jeito que você consegue andar pra trás num ônibus que tá indo pra frente, animal!)
    5) Eles acreditam que o Sol está a 3000 milhas da Terra, e é bem pequeno;
    6) Eles acreditam que existe uma muralha de gelo circulando a Terra (que seria a Antártida);
    7) Eles acreditam que a Terra é o universo único, que tudo gira em cima da Terra (estrelas e tudo mais) e que lá no final existe uma redoma de cristal.

    Isso é sério e não inventei, esses doentes realmente defendem esta ideia e pessoas sem conhecimento em física e matemática, ficam lendo essas coisas e realmente acreditando nesses absurdos, e essa teoria cada vez mais ganha adeptos.

    Desculpas pelo post longo, mas precisava desabafar hahahahah

  16. So podia ser ideias de crentes mesmo eta povinho babaca irracional !!!!Sem comentarios para este bando de idiotas!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. TEm um tal irmao rubens (Irmao asno que defende estas ideias de retardados mentais)Ele meche com destes canais chmado de verdade oculta melhor bobagens ocultas .Este retardado ele e oultros trouxas lançaram uma serie de dvds prepara-te 2012 com um monde de merdas conspiratoria para assustar trouxas sem cerebro igual eles e faturar grana com estes lixos conspiratorios que sao um insulto a inteligencia elementar do ser humano .Triste saber que muita gente vai na onda destes retardados!!!

  18. Eu fiz uma pergunta recentemente, do porque aviões que partem do Chile para a Austrália, não passam pelo México, EUA, Canadá, POLO NORTE* Japão, Indonésia e enfim, Austrália? Já que na lógica planista, isso seria um voo reto, e na realidade essa linha passa por um pedaço da Antártida, mas o cara me refutou dizendo que esse voo passa ao redor da Antártida, então na terra plana o voo teria que fazer 180° de percurso até a Austrália pelo pacífico, ou atlântico (mas seria quase uns 200°) sendo que terraplanistas afirmam que todo voo é reto, sem exceções, uma alma viva me explicou que nesse caso não seria a Antártida que aparece na janela do avião, mas sim o POLO NORTE!, justificando a linha reta do voo no mapa planista, mas aí perguntei, mas poh, então do México até na Indonésia deve nevar e toda noção de tempo no voo não faria sentido, já que seria uma viagem longa por esse trajeto, sendo que essa rota, na vida real, é rápida, o cara não respondeu mais nada, acho que até me deletaram kkkkkkkkkkk, lamentável que as pessoas estejam assim, a tecnologia que deveria nos ajudar está é emburrecendo a população, ainda não entendo como as pessoas não conseguem o domínio das informações.

  19. Hj dia 26/03/2017 um conhecido veio me falar desta “revelação” de q a terra é plana. Fiquei assustada pq achava q ele era uma pessoa razoável. Me mandou um monte de vídeos a maioria de comediantes. E achei assustador pessoas se aproveitarem de pessoas ingênuas ou mesmo desfavorecidas intelectualmente para isto. Entrei em uns sites e realmente existem pessoas q acreditam e brigam com amigos e parentes. Tentei argumentar: se a terra é plana, quadrada ou em forma de um abacaxi, o q faz diferença para tua vida? Este meu amigo disse que eu estava tentando esconder a verdade dele. Realmente me preocupou pq pessoas fazem este tipo de “brincadeira” e prejudicam outras. Não sei ao certo se ele usou drogas ou se foi “doutrinado ” . Fiquei com pena

  20. Passados três anos de muito estudo, o que antes eu tinha como convicções agora são certezas. A terra é plana sim! Com muito orgulho ministro na minha igreja workshops sobre o tema, e muitos no meu público são crianças e adolescentes. É com muita felicidade que conclamo que consegui tirar a lavagem cerebral do globo de muitas jovens. Alguns até participam de fóruns online.
    Desculpa globistas, mas essa guerra está começando a virar.

  21. Podem rir, pode escrachar, isso só mostra a maturidade de alguns porque quanto mais mostram a verdadeira face, mais gente casca fora de diso , bastante mesmo já cascaram fora, já são 11 milhões brasileiros que são terra planistas e não para de crescer , quer dizer que pra cada cada terra planista é um globalista a menos, então é por isso da reação exagerada na defeza, tão perdendo pessoal estão tudo debandando, por isso que o sistema inteiro tá querendo abafar o caso e junta tudo na defesa do indefensavel , é o sistema do demiurgo, é o tal da matrix, ninguém pode pensar diferente, que coisa num sistema que se diz democrático, isso só no papel, porque na realidade só protege os seus e nada além

    Nem sempre a maioria é sinonimo da verdade, verdade não tem dono não.

    e nem sempre a maioria é o dono da verdade e que está com a razão, isso mostra em qualquer livro de história

    Até Jmanuel sendo a minoria naquela época não era a favor o sistema, e ele é considerado homem mais importante e influente até o dia presente por muitos a mais de 2019 anos

    E eu não sou religioso e sei disso porque sou um cara de mente aberta, e sem preconceitos e pior cego é aquele que finge que vê, e que acha que sabe tudo e o tempo parou, e não precisa evoluir, e não prcisa aprender mais nada, só ficar na base do copy e cole o resto da vida…

    E para finalizar lembrar que no Brasil pela medidas mundiais está nas últimas posições educação, é o proprio sistema que fala isso e não eu, então pela lógica por ai vê que nem sempre um diploma é sinômimo de inteligência para alguns, e para esses nem preciso falar, é só na base do copy e cole mesmo

    eu não falei nome a ninguém pra ninguem sentir ofendido, então se quiser chorar vai chorar na cama que é um lugar quente kk

    Mas isso não é culpa nossa não é do sistema, porque a gente desde criança é programado a pensar igualzinhos e agir igualzinhos, como robos e papagaios sempre repetindo, sem nunca poder questionar nada. se não o sistema inteiro cai em cima dos quatro lados

    (eles )não, é tridimensional kk

    Como o profeta Raul Seixas sabiamente cantou

    “O que que a ciência tem, tem lápis para cálcular
    Que mais que a ciência tem, borracha pra depois apagar”

    Verdade mesmo, vai dar um trabalho danado o sistema ter de rescrever a história tudo de novo kk

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares