A bola de HDRI

Sharing is caring!

Primeiro eu pensei em usar um rolamento gigante. Entrei em contato com alguns fabricantes perguntando qual a maior esfera de rolamento possíveld e ser feita e se dá pra verder uma só niquelada pra mim. Até agora não obtive nenhuma resposta.
Depois eu pensei mais um pouco e me lembrei que uma boa bola de árvore de natal poderia facilmente resolver meu problema. Algumas são bem reflexivas mesmo. Mas nessa época do ano é dificílimo.
A idéia final é comprar um globo esférico de lustre e pratear ele.
Eu andei pesquisando como se prateia um espelho. È bem interessante. Aprendi algumas coisas curiosas.
A técnica de criação de um espelho evoluiu muito desde a idade média. Antigamente era feito pela deposição da prata numa superfície de vidro ou metal. Depois novos processos permitiram a criação dos espelhos de alumínio feitos a vácuo.
Eu descobri a receita do espelhamento antigo, que dá pra fazer em casa:

LIQUIDO REDUTOR– Num balão de vidro bem limpo, põe se 250 gramas de água destilada. Em seguida com uma pipeta , mede-se 1,5 cm3 de acido nítrico “pró –análise e mistura-se o mesmo com água do balão.

Coloca-se essa mistura para ferver em fogo moderado. Quando a mesma começar a ferver vai-se adicionando aos poucos 22,5 gramas de açúcar cândi ; deixa-se esfriar. Junta-se 44 gramas de álcool, o qual é usado para conservar a solução. Esta solução é bastante estável e dura de 4 a 6 meses.Usar a solução 24 horas depois de estar preparada.

SOLUÇAO DE PRATA

Líquido “A” : Põe-se num frasco de vidro 120 gramas de água destilada. Dissolve-se nesta água 1,3 gramas de potassa caustica em Bastões.

LIQUIDO “B”:
Num copo de vidro põe-se 2 gramas de nitrato de prata cristalizado.Junta –se 4 cm3 de amônea liquida a 24° que ira dissolver o nitrato de prata. Estando os dois líquidos prontos, mistura-se os mesmos. Ao fazer-se essa mistura é preferível que o liquido tome uma cor levemente escura. Quando isto se der, toma-se com uma pipeta amônea e pinga-se algumas gotas no liquido escura, que irá se tornando claro. Quando este se apresentar com uma cor ligeiramente amarelada, cessa-se de pingar amônea, e a solução de prata esta pronta. Esta solução é bastante instável, durando cerca de 2 horas e porisso deve ser preparada somente quando se vai pratear.

PRATEAÇÃO – Para se retirar a prata velha de um espelho, são suficientes algumas gotas de ácido nítrico comercial; e em seguida lava-se o espelho em água abundante, deixando o mesmo imerso em água limpa, para evitar que a superfície do mesmo fique seca

LAVAGEM DO ESPELHO-
A lavagem dos espelhos para prateamento é uma etapa que requer muita atenção

Pois os materiais utilizados na sua fabricação e polimento contaminam sua superfície de tal forma que mesmo após inúmeras lavagens encontra-se fragmentos principalmente dos líquidos de polimento e breu que aderem muito a sua superfície fazendo com que a camada de prata não se fixe bem a superfície do vidro.

Lava-se os espelhos com água e detergente repetindo essa operação varias vezes, se necessário usar uma borracha de apagar lápis e esfregar em toda a superfície do espelho e repetir a lavagem

Toma-se 8 gramas de liquido redutor, juntando-as á solução de prata liquido “B” mistura-se rapidamente e despeja-se o conteúdo em uma vasilha rasa previamente bem lavada e isenta de gorduras. Ao despejar ,o liquido vai tomando uma cor escura. Em seguida sem muita perda de tempo pega-se o espelho pelos bordos com os dedos polegar e indicador e sem tocar na superfície a ser espelhada, põe esta em contato com o liquido, sempre segurando o espelho pelos bordos e evitando que bolhas de ar fiquem presas entre o liquido e a superfície a ser espelhada e faz se movimentos com o espelho para manter o liquido em leve agitação. Em 10 minutos a prateação esta terminada. Banha-se então a espelhação com água abundante sem pressão. Com um pano seco bem usado e macio , acalca-se sobre a superfície espelhada, sem esfregar isso se faz para enxugar o espelho. Em seguida com um jornal, papelão ou mesmo um ventilador. Seca se pôr completo o espelho ate ficar bem seco. Se a prata ficar um pouco turva, deve se passar de leve algodão bem seco depois de embebido em água de rouge bem fino.

Só que eu tô com um certo cagaço porque soube que dá pra ficar cego com os vapores da solução e eu tenho uma certa facilidade pra me ferrar nos olhos:
Nesse tempo já caiu nos meus olhos tinta, super-bonder, plástico derretido e formol…
Não seria legal ficar cego depois de tudo isso.
Além disso num outro site soube que esses produtos ficam corrosivos, daí poderiam me corroer a pele. E que um dos produtos aí de cima é um veneno sem antídoto conhecido… Acho que vou mandar fazer ao invés de me arriscar. Não tenho mais 15 anos.

Comments

comments

Ufos,mistérios,curiosidades e muito mais
Luminária Ufo

4 comentários em “A bola de HDRI”

  1. Ola colega… onde vc encontrou estas informações sobre espelhação? Estou ha tempos procurando isso pois gostaria de espelhar alguns produtos aqui da empresa. Agradeço qquer informação. Tks

    Responder
  2. Mauricio, eu não me lembro onde foi que eu achei. Tenho quase certeza que foi pelo Google mesmo, e acho que era num forum de astronomia. Só lembro que passei mais de 3 horas procurando até achar. Isso tá muito malocado. cê vai ter trabalho cara. Boa sorte aí.

    Responder
  3. Eu vi que já se passaram alguns anos desde esse Post… Mas no final das contas, você conseguiu a bola para o HDRI?  Estou procurando também e ainda não achei uma legal…

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

A bola de HDRI

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.