A bizarra formiga pote de mel

Compartilhe

Basta uma rápida olhada para esta formiga que entendemos de imediato a razão para seu nome:
honeypotant A bizarra formiga pote de mel

Seu abdome gigantesco, está repleto de um caldo gosmento. Essas curiosas formigas vivem em locais áridos ou desérticos, onde a água é absolutamente escassa. Devido à essas restrições naturais, a formiga evoluiu para transportar sua própria água (pra ela e pra colônia) de modo que poderíamos dizer que a formiga é mesmo um pote de mel ambulante. Após o período das chuvas, surge o néctar em pequenas plantas que, devido ao inóspito ambiente, tem vida muito curta. Então as formigas mais do que depressa, coletam todo este néctar, pois sabem que em breve as condições climáticas irão piorar. Algumas formigas da colônia são escolhidas e alimentadas com gigantescas doses de néctar, de modo que elas simplesmente viram esferas de comida, até ficarem do tamanho de uvas!

ants05 A bizarra formiga pote de mel
Então quando o tempo esquenta de vez e toda a vegetação morre, a água que havia já evaporou faz tempo, essas formigas se tornam verdadeiros supermercados para suas irmãs. Elas vão gradualmente vomitando o mel até esvaziar completamente.

honeypotant2 A bizarra formiga pote de mel

Graças a esta engenhosa artimanha, elas sobrevivem ao mais rigoroso dos verões em lugares inóspitos da Terra. E também graças a isso elas são muito apreciadas por diversos animais, inclusive o ser humano.

previewcku A bizarra formiga pote de mel
Aborígene fazendo um ranguinho de formiga no deserto australiano

Em função do tamanho que adquirem, essas formigas acabam presas no fundo do formigueiro a maior parte do tempo, pois elas atingem um tamanho tão grande que não conseguem passar pelos caminhos de tuneis estreitos que levam para fora da colônia. Então a vida dessa formiga se resumje a apenaas duas coisas. Ficar parada no alto do teto da câmara (pra não ocupar espaço no caminho) e esperar. Mas não é uma só. São centenas, talvez milhares delas.

repletes1270x180 A bizarra formiga pote de mel

Uma outra razão para que elas fiquem no escuro e distante fundo do formigueiro é que como são uma grande fonte de energia, elas precisam ser protegidas a todo custo, pois representam a sobrevivência da espécie. É mais ou menos como a gente faz com barras de ouro.
Além disso, ficar no fundo do formigueiro ás mantém protegidas de animais que tentam escavar em busca delas. Outra curiosa característica deste animal é que ele muda de cor, sendo as mais comuns o verde, vermelho, amarelo, laranja e azul.

No Brasil não existe dessa formiga, porque nosso clima é tropical e tem fartura de comida  para formigas e outros bichos.

fonte

fonte

Artigos relacionados

11 comentários em “A bizarra formiga pote de mel”

  1. Olá, uma correção:

    Então as formigas mais do que depressa, coletam todo este néctar, pois sabem que em breve as condições climáticas irão piorar.

    Embora não possamos ter certeza do que ocorre nos diminutos gânglios neurais que poderiam ser chamado de “cérebro” da formiga, é muito pouco provável que ela “saiba” que as condições climáticas piorarão. Até mesmo que ela tenha algum tipo de consciência ou noções de futuro é bastante improvável. O que ocorre é que esse comportamento útil de abastecer algumas das formigas com muita água evoluiu, isto é, algumas formigas, por influência genética (mutação aleatória), começaram a fazer isso, isso acabou rendendo maior reprodução aos formigueiros que tinham o(s) gene(s) responsável(is) por esse comportamento e portanto o gene se propagou. Não precisa de nenhum tipo de capacidade de “saber que as condições climáticas vão piorar” ou coisa semelhante. Mas pode ser um comportamento ativado pelos mesmos sinais que indicam que o tempo vai piorar, como uma diminuição da umidade do ar — a seleção natural também favoreceria isso.

    • Quando eu disse que a formiga sabe que o tempo vai mudar, não quis dizer que ela sabe intelectualmente, ou conclui. Ela sabe como um suricate sabe que tem que vigiar o tempo todo para não ser comido. A natureza e o processo evolutivo deu aos animais maneiras de saberem as coisas sem precisar de um pensamento estruturado como o nosso. Como uma mudança climática é acompanhado de uma série de sinais sutis (o que explica também a marmota conseguir prever o tempo com incrível precisão) certamente que essas formigas conseguem perceber esses sinais e agem conforme sua programação.

    • Que comentário mais rebuscadamente desnecessário. Obviamente que quem escreveu o artigo não estava tentando dizer que estas formigas são “cultas”.

  2. Aliás… Instintos quase sempre são inconscientes. Um homem heterossexual humano, ao ver uma mulher bonita, não pensa “que seios fartos – servirão para alimentar uma criança que eu tenha com ela! Que cintura fina e quadris largos, indica que terá facilidade em conceber e parir! Que pele sedosa, indica resistência a doenças!” – ele simplesmente olha para o corpo dela e intuitivamente sente tesão, sem ter idéia consciente dos motivos evolucionários que levaram o instinto a surgir e a finalidade reconhecível desses instintos. Se a cultura em que vive já não o informar, ele nem relacionará isso a ter filhos!

    É a mesma coisa com as formigas. Elas simplesmente têm o comportamento programado de nascença. A mesma coisa com o pernilongo que te pica, ele não tem consciência de nada, simplesmente segue um programinha de computador com algumas regras simples, incluindo em algumas oportunidades fazer um zunido irritante que fará o sangue subir à sua cabeça – sem que ele tenha qualquer idéia que faz esse efeito sobre ti.

  3. nossa, nunca tinha visto! e estranhamente, gosto de mel (q é manipulado pelas abelhas) mas fikei com nojinho dessa formiga, não sei se comeria :X já experimentei içá mas nem gostei tbm…

  4. “No Brasil não existe dessa formiga, porque nosso clima é tropical e tem fartura de comida para formigas e outros bichos.” – Exceto no agreste nordestino, onde são bastante comuns as chamadas “formigas tanajuras” – Não sei se têm parentesco ou se guardam alimentos também ou outras coisas no “traseiro”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.