A arte de se esconder

c97edfa9d4fd 1024x685 1 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo

Na selva da vida, saber se esconder não é frescura, é sobrevivência pura e simples. Pode ser a diferença entre virar o jantar de alguém ou conseguir o seu próprio. E olha, a natureza é a maior artista quando o assunto é camuflagem. Ela não faz curso, não lê manual. É instinto na veia, uma necessidade que moldou formas e cores de um jeito que a gente, com toda nossa tecnologia, ainda fica de queixo caído. Já parou pra pensar como seria se a gente pudesse sumir assim, só ficando parado?

Vou te contar uma coisa: essa arte de passar despercebido, que os biólogos chamam de cripsia, vai muito além de só ter uma cor parecida com o ambiente. É uma estratégia complexa, um jogo de percepção onde o objetivo é quebrar o contorno do corpo, enganar os olhos do predador ou da presa. Tem bicho que é mestre na imitação, o famoso mimetismo. O bicho-pau, por exemplo, é um clássico. Ele não só tem a cor de um graveto, como o corpo dele *é* um graveto. Fica parado durante o dia, se balançando levemente como se fosse movido pelo vento. Genial, né? A gente passa reto e não vê.

fba7a5b672a4 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo c97edfa9d4fd | Animais | animais, curiosidades, mimetismo 55ed64b010f7 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo 08700e01f4ee | Animais | animais, curiosidades, mimetismo e7558ecdd6e6 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo ffc75403c003 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo bce94d9b2487 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo 4b2c3a23cdcb | Animais | animais, curiosidades, mimetismo 3127bc85ba8d | Animais | animais, curiosidades, mimetismo 2e26109bf670 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo f7aad1b83af8 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo b0d0aaa814f8 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo 8f599a181947 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo 976c40083850 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo 6d907ba6c585 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo 1836eeec6c59 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo c350850d1889 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo cb45b4bc08b7 | Animais | animais, curiosidades, mimetismo

E tem os caras que levam a coisa pro próximo nível. Os polvos e as sépias, esses moluscos cefalópodes, são os verdadeiros mestres do disfarce dinâmico. A pele deles tem umas células especiais chamadas cromatóforos, que são basicamente saquinhos de tinta que eles controlam com os músculos. Em um piscar de olhos, o bicho muda não só a cor, mas também a *textura* da pele para imitar corais, pedras ou areia. É como se eles tivessem um painel de controle interno pra ficar invisível. Dá uma olhada nas fotos ali em cima e tenta achar todos. Aposto que vai passar raiva com alguns.

Não é Só Cor, é Comportamento

Aqui que tá o pulo do gato, ou melhor, do predador. De nada adianta ter uma camuflagem perfeita se o animal fica se mexendo que nem um doido. A imobilidade é a parceira essencial da camuflagem. A coruja, por exemplo, tem uma plumagem que parece casca de árvore. Mas o que realmente faz ela sumir é ficar absolutamente parada, fundindo-se com o tronco. É uma paciência de monge, esperando a hora certa de atacar. Outros, como alguns peixes da areia, enterram-se no fundo do mar e só ficam com os olhos de fora. É um jogo de esconde-esconde onde quem se mexe perde.

E sabe o que é mais doido? Às vezes, a camuflagem serve pro ataque, não só pra defesa. A famosa “flor-orquídea mantis” é um louva-a-deus que evoluiu para parecer exatamente com uma flor. Lindo, né? Só que é uma armadilha mortal. Insetos que vêm buscar néctar acabam sendo capturados por um predador que eles nem enxergaram. A natureza pode ser bem traiçoeira.

E a Gente no Meio Disso Tudo?

Fico pensando como a gente, no nosso mundo urbano barulhento, perdeu quase totalmente essa habilidade. A gente se destaca, quer ser visto, postado,incensado pelos outros…
Tempos modernos.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *